Header
Respondido

Atraso no pagamento da fatura


Uma vez que não consegui uma caixa postal para enviar uma questão, tenho de me remeter ao forum. Não vou telefonar para a linha de apoio porque não tenho de PAGAR uma comunicação a quem me está a vender serviços.
A minha questão é a seguinte, ontem ia efectuar o pagamento da factura de JUNHO, mas reparei que já tinha uma penalização de 2.50 euros por atraso no pagamento. Vejamos, 2.50 euros por algo que terminou no dia 30 de Junho, e no dia 2 de Julho já está a render juros. Voces são uns grandes malucos, para não usar a palavra ladrões que é muito forte. Pedia por isso para me enviarem um codigo de pagamento sem os referidos 2.50 euros que são ILEGAIS.
Obrigado.
João Paulo
icon

Melhor resposta por Mário P. 10 April 2022, 13:11

Ver pergunta inicial

99 Comentários

Por atraso no pagamento de uma factura, foi-me cortado um serviço premium, neste caso a Sporttv, até que o valor fosse regularizado. Entretanto recebi a factura do mes seguinte onde me cobravam este serviço premium por inteiro estando este desactivado desde o inicio do mês. Liguei para a NOS e perguntei se a operadora cobrava juros por pagamento em atraso, foi-me dito que não, que a NOS não cobra juros. Assim sendo, perguntei se me iriam fazer um credito pelo tempo que estive sem Sporttv e a resposta foi que não o poderiam fazer uma vez que se trata de uma questão de facturação e não uma questão técnica. Resumindo, a NOS cobra ou não juros ou qualquer tipo de taxa/coima pelo atraso do pagamento? Sabendo eu que a partir do momento que decidir cortar a sporttv apenas me vão cobrar o valor até esse dia, porque razão é que a NOS não faz a mesma coisa a partir do momento em que me cancela o serviço? Após 1 mes de subscrição já não sou obrigado a pagar a totalidade do mes em caso de cancelamento, logo, sendo a opção de cortar o serviço e manter o mesmo a pagamento unica e exclusivamente da NOS e não do fornecedor do serviço, não está a NOS a cobrar-me juros? Para todos os efeitos estou a pagar a totalidade de algo que não tive.

O texto é longo mas espero que me consigam esclarecer.

Obrigado.
Reputação 6
Crachá +1
A NOS para já não cobra juros por atrasado de pagamento das facturas, mas como tem a SportTv, o mesmo é suspenso por estar com facturas em atrasado. Isso é uma política da NOS/SportTv. Todos os outros canais no entanto continuam ativos. A factura seguinte continua a ser facturado o serviço normalmente, como a anterior estivesse paga.
Caro Daniel,

Obrigado pela resposta.

Parece-me no entanto que a NOS está a cobrar juros, não declaradamente na factura mas sim no não fornecimento do serviço Sporttv, mantendo a obrigatoriedade do pagamento da totalidade da mensalidade. Poderá não ser juro, mas é uma taxa ou um penalização que me estão a imputar, é apenas uma questão de semântica. Por este mesmo motivo a NOS cobra efectivamente alguma coisa pelo atraso na factura e não será 100% honesto dizer que o cliente não é penalizado quando tem dividas em atraso quando efectivamente o é. O cliente que não tem serviços premium não é penalizado porque não há onde cortar este serviço, já os que investem mais, são penalizados.
Atenção que não estou contra o juro em si até porque reconheço as minhas obrigações mas prefiro que sejam completamente honestos e transparentes comigo em vez de me tentarem dizer uma coisa que não é.

Chamem o que quiserem mas a NOS cobra alguma coisa por divida em atraso.

Obrigado pelo esclarecimento.

Cumprimentos,

Vasco
Reputação 6
Crachá +1
Mesmo assim isso não são “juros” nem nada parecido. Se você tiver os canais TvCine&Series ativos, o mesmo não é suspenso, e são na mesma canais premium. Isto só acontece com a SportvTv, porque deve ser alguma regra da própria SportvTv.
Quando escolho uma operadora leio o contrato, e no mesmo deve estar mencionado todos os direitos e deveres, como consumidor e como operador de serviço.
porque se muda as regras a meio do jogo?
porque cobram taxa de atraso de pagamento de facturas, e não fazem reembolsos dos dias sem serviço por "avarias tecnicas" ?

eu tenho o dever de pagar as facturas a tempo e horas mas pelos 30 dias de fornecimento x 24 horas diarias = 0,05€ hora.
Este mes estive 48 horas sem internet, vão descontar 2,40€ na minha factura?
obrigado
@Ana Brandão, de facto, se consultar as condiçoes de prestaçao do serviço, verificara que existe nas mesmas uma referencia a possibilidade do operador aplicar penalizaçoes por incumprimento dos prazos de liquidaçao das faturas.
Verificara tambem que o prazo para resoluçao de problemas imputaveis ao operador é de 48 horas uteis, bem como que se ultrapassado esse prazo deve o operador proceder ao necessario acerto relativamente ao periodo em que o cliente nao teve acesso aos serviços subscritos nas condiçoes previstas.
Reputação 7
Crachá +6
Bem-vinda à comunidade, @Ana Brandão.

O valor de 1,50 € só será aplicado se a fatura for paga após a data limite de pagamento.
Reputação 3
Crachá
Nao é assim! Não tenho sport tv tenho tv cines e a nos suspende quando atraso pagamento. Liguei parava nos e foi-me explicado e suspendem primeiro os canais premium e depois os outros. Não sei se isto sera legal
Boa noite,
Acabei de me registar devido a mesma situação. Estou a ver que é politica da NOS cortar canais.
Ultimamente não recebo faturas da NOS, e como não recebo ... cai em esquecimento.
Tenho a fatura atrasada 15dias!!! E acabaram de me cortar a TVCine!!!! Estava a ver um filme .. e pronto... acabou-se!!
Estou cansada de reclamar do pessimo serviço. Internet funciona mal, canais TV bloqueam constantemente.... na loja nada resolvem e agora por um atraso de 15dias cortam a TVCine. Fantástico!!!
Vou definitivamente mudar para a MEO. Foi a pior escolha que fiz aderir a esta empresa.
Reputação 7
Crachá +5
Olá, @Mjose6 e @Claudia Aderneira.

Queremos ajudar, no entanto, como as situações que referem são específicas das vossas contas, para percebermos o que se passa, precisamos que nos liguem, por favor. Saibam aqui para onde podem ligar.
Lamento @Mjose6
Nao vou ligar. A última chamada que fiz custou me 6€.
Como ja tem clientes a mais... menos 1 não vai fazer diferença
Reputação 3
Crachá
Liguei para a Anacom para saber da legalidade da situação. O que a NOS faz não é legal. São obrigados a dar 30 dias suplementares e avisar por carta da suspensao
http://www.anacom-consumidor.com/documents/20181/21588/ANACOM_guia-suspensao-de-servicos.pdf/88027df3-b380-407a-903e-b830f3c239f0
A Anacom aconselhou a reclamar e a escrever também para eles, Anacom, pois não sendo informados não podem actuar.
Eu vou reclamar no livro de reclamações online e dar conhecimento por escrito a Anacom
Reputação 7
Crachá +1
Liguei para a Anacom para saber da legalidade da situação. O que a NOS faz não é legal. São obrigados a dar 30 dias suplementares e avisar por carta da suspensao
http://www.anacom-consumidor.com/documents/20181/21588/ANACOM_guia-suspensao-de-servicos.pdf/88027df3-b380-407a-903e-b830f3c239f0
A Anacom aconselhou a reclamar e a escrever também para eles, Anacom, pois não sendo informados não podem actuar.
Eu vou reclamar no livro de reclamações online e dar conhecimento por escrito a Anacom
Em telecomunicações, escrever no livro de reclamações, uma copia vai sempre para a Anacom, não é necessario uma queixa separada.
Reputação 3
Crachá
Cláudia Aderneira,cai na asneira de ligar ontem e a resposta que obtive foi onde tinha visto essa lei e que era norma procederem assim.
Comovê não vale a pena ligar. Tive que pagar para ter os canais tv cine de volta . Suspendem os canais e ainda cobram por atraso de pagamento
Reputação 7
Crachá +1
@Mjose6 esse aviso, com essa antecedencia, é para suspensão de serviços base e não serviços adicionais, como os TVCines.
Reputação 3
Crachá
como assim? Os canais TV cine fazem parte do meu pacote. Não pago mais por eles
Desculpe mas acho que não entendi
Reputação 7
Crachá +1
@Mjose6 eu também não pago mais, pois tenho plafond de serviços adicionais no meu pacote para gerir, mas isso não faz com que os tvcines deixem de ser serviços adicionais. Se fores à tua área de cliente, no teu serviço de televisão, não tens esses canais na lista de serviços adicionais?
Reputação 7
Crachá +5
@Mjose6 eu também não pago mais, pois tenho plafond de serviços adicionais no meu pacote para gerir, mas isso não faz com que os tvcines deixem de ser serviços adicionais. Se fores à tua área de cliente, no teu serviço de televisão, não tens esses canais na lista de serviços adicionais? Boa noite, estou interessado nessa informação acerca do plafond de serviços adicionais que se tem no pacote para gerir, pois eu sou cliente da NOS há mais de 20 anos, sempre com debito direto e nunca tive canais TV Cine, então gostava de saber como se faz para que a NOS também me disponibilize o plafond para eu poder ter também o TV cine, afinal está a aparecer muito pessoal com a TV cine no pacote sem pagarem mais por isso, aguardo informação sobre o assunto.
Reputação 3
Crachá
Ok, tem razão . Mas nao é por isso que podem suspender. Estou a "pagar" com os meus creditos. Para ter estes deixei de ter outros 😄
De qq forma a reclamacao ja seguiu. Vamos ver qual a resposta
Reputação 7
Crachá +2
@Jose Rodrigues em principio todos temos algum valor em serviços adicionais, normalmente atribuido a horas de gravação e packs de canais. O que dá para fazer é retirar essas horas de gravação e os packs de canais, usando o valor para ativar TV Cine.
Reputação 7
Crachá +5
Pois, mas o problema é que há uns anos atrás mudaram-me o pacote que eu tinha , uma senhora telefonou perguntando se via algum inconveniente em mudar de pacote pagando menos, não alterando os canais que já tinha, perguntei para ter a certeza (continuo a ter os mesmos canais ?) sim, sim, não altera nada, aceitei mudar, aí aconteceu que algumas séries como axn e uma outra desapareceram, a minha mulher seguia aquelas series naqueles canais, pronto, confusão armada liguei e lá consegui que me dessem um plafond para acionar o pacote das series e documentários, e é o que tenho, não posso deixar de ter as séries para não perder aqueles canais que com a mudança de pacote havia perdido. Plafond para acionar os filmes da tv cine nunca tive.
Boa tarde,

Gostaria de saber qual a base legal que utilizaram para cobrar 1,50 € em caso de atraso no pagamento da fatura.

Obrigado,
Rita Silva
Reputação 7
Crachá +6
Bem-vinda ao Fórum NOS, @Rita Silva_.

O valor cobrado pelo atraso no pagamento da fatura está de acordo com o previsto nas condições de serviço e no tarifário em vigor.
Reputação 7
Crachá +6
Bem-vindo ao Fórum NOS @Joao Paulo 000,

Queremos ajudá-lo.

Contudo, sempre que o cliente se atrasa no pagamento da fatura, 2 dias após a data limite de pagamento, é cobrado o valor de 2,50€ na fatura imediatamente seguinte.

Assim, para o podermos ajudar, sugerimos que nos contacte através da opção "Pedidos" disponível na Área de Cliente NOS.

Saiba como fazê-lo, seguindo os passos abaixo:

  1. Pedidos*
  2. Enviar pedido
  3. Faturas e Pagamentos
  4. Explicação de Fatura - Não percebo a Minha Fatura.
  5. Pedir
Como na imagem abaixo:



* O campo de pedidos só aparece caso exista um registo de serviços feito.

Caso tenha alguma questão, não hesite. Estamos ao seu dispor. 🙂

Boa noite, tenho a fatura do mês de janeiro em atraso, gostaria de saber como a posso pagar e queria alterar o meu ciclo de faturação pois todos os meses sou obrigado a pagar mais 2.50

Comentário