Skip to main content
Header
Bit
July 3, 2019
Respondido

Atraso no pagamento da fatura

Uma vez que não consegui uma caixa postal para enviar uma questão, tenho de me remeter ao forum. Não vou telefonar para a linha de apoio porque não tenho de PAGAR uma comunicação a quem me está a vender serviços.
A minha questão é a seguinte, ontem ia efectuar o pagamento da factura de JUNHO, mas reparei que já tinha uma penalização de 2.50 euros por atraso no pagamento. Vejamos, 2.50 euros por algo que terminou no dia 30 de Junho, e no dia 2 de Julho já está a render juros. Voces são uns grandes malucos, para não usar a palavra ladrões que é muito forte. Pedia por isso para me enviarem um codigo de pagamento sem os referidos 2.50 euros que são ILEGAIS.
Obrigado.
João Paulo
Melhor resposta por Mário P.

Boa tarde @armando29

O Fórum tem objectivo de partilha de informação e de entreajuda, tanto pela comunidade como pela equipa de moderação. Se tiver alguma questão ou sugestão, por favor, partilhe-a connosco. Estamos aqui para ajudar. 

Quanto ao atraso de pagamento, sim, existe um custo associado pelo atraso, uma vez que incorremos em custos a título de indemnização quando um cliente se atrasa no pagamento da sua fatura. Nas condições específicas do contrato NOS prevê-se que caso o pagamento não seja efetuado dentro do prazo fixado, aos montantes calculados. 

Obrigado  

99 Comentários

July 23, 2021

Respostas para:

• O Sr. Joao H. Obrigado pela atencao dispensada.
  • Sr. Diogo N. Ja que o senhor se deu a macada de me responder, permita-me dizer o seguinte em minha defesa. A coisa de ano e meio tornei-me cliente NOS. Antes disso, eu ja tinha a experiencia da TvCABO em casa dos meus pais. Quando meus pais, por ventura se atrasavam no pagamento de alguma fatura (ou se esqueciam mesmo). A TvCABO apresentava a fatura no mes seguinte acrescida do valor em divida do mes anterior. Eu nao me lembro de multas nessa altura, com atrasos de 1 mes. Quando finalmente tive a oportunidade de aderir a NOS (antiga TvCABO) porque ja tinha aceso disponivel na zona da minha residencia, nem pensei duas vezes. Eu, o senhor e muitos compatriotas nossos por este pais fora, ainda sao seres humanos, que erram e muitas vezes falham, nao por malicia, mas antes devido a complexidade da vida moderna.  Por isso, deixo para si o mote:  Se possivel “Humanize-se” mais um bocadinho e nao seja tao estrito a seguir as regras a risca.

Suponho que se a pessoa leva um castigo de 2,5euros por se atrasar, entao tambem deveria ter a oportunidade de ter um desconto de 2,5euros, caso paga-se a fatura adiantada. Estou a dizer isto numa perspectiva, digamos mais cooperativa, um “quid pro quo”, onde a relacao nao seja apenas servidor-cliente mas antes de amizade.

Diogo N.
Super User
Super User
July 24, 2021

Não importa há quanto tempo é cliente nem se antes havia essa "multa" ou não, o que importa é que é uma condição que a operadora define e o consumidor tem de cumprir.

July 29, 2021

Pronto, ja que devemos seguir tudo a risca!

Entao eu solicito que no MINUTO (ou segundo se preferir) em que ultrapassei o periodo de tempo de pagamento da minha fatura (e entrei em incumprimento) seja imediatamente bloqueado o pagamento da mesma no Multibanco. Assim, ja pode vir na fatura do mes seguinte, o valor contratado a dobrar mais a devida multa.

Pode ser?

Inês B.
Moderador
July 30, 2021

Olá @SideTips,

Lamentamos a demora na resposta.

Vamos responder à sua mensagem logo que possível.

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
September 19, 2021

Boa tarde,

Verifico que existe, na fatura,  um valor de 3 euros relativo a créditos. Gostaria de saber do que se trata e se será um valor cobrado por um breve atraso de dois dias no pagamento. De salientar que nos meses de julho e agosto nem usei TV e net fixa e também  não  recebi sms a alertar a data do pagamento nem o atraso. Creio que  essa  cobrança  não é  justa e mostro aqui a minha indignação. Já  enviei um mail a pedir nova fatura sem a cobrança  desses 3 euros que não  tenciono pagar. 

Cumprimentos

Helena Sá 

Guimas
Super User
Super User
September 19, 2021

Existe o 16990 opção 2 para faturação e obter esclarecimentos nesse sentido :).

Inês B.
Moderador
September 20, 2021

Olá @helena sá,

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum. Vamos analisar a situação. 

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
October 4, 2021

Estou seriamente a pensar em deixar a NOS. Cobram-me 3€ por me atrasar 2 dias.

Jose Rodrigues
Super User
Super User
October 4, 2021

Estou seriamente a pensar em deixar a NOS. Cobram-me 3€ por me atrasar 2 dias.

Reclame para a moderação do Fórum,  envie por mensagem privada o seu numero de cliente para o perfil @Fórum solicitando que os moderadores revejam essa situação. 

Inês B.
Moderador
October 5, 2021

Olá @tzbaiao,

Sempre que ultrapassa a data limite de pagamento da fatura, após 2 dias, é debitado um valor de 3€ na fatura seguinte.

Obrigada