Skip to main content
Header

Após tentativa de instalção, há quase um mês atrás, ainda estou a aguardar nova tentativa

• September 16, 2025
  • 18 comentários
  • 143 visualizações

Assinei contrato na última semana de julho e a instalação ficou agendada para 22 de agosto, devido a não haver disponibilidade mais cedo. Após tentativa de instalação, o técnico indicou que seria necessário trocar de PDO para fazer a instalação do serviço e indicou para aguardar o contacto para reagendar a instalação.

Tenho entrado em contacto com o comercial ou com a NOS todas as semanas ao qual me indicam que ainda não foi mudado o PDO, que vão reforçar com a empresa que irá fazer a troca e para aguardar.

Quero saber o o tempo máximo para a instalação do serviço após assinatura de contrato e qual a forma de ser recompensado por este atraso ou se poderem rescindir o contrato?

18 Comentários

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 16, 2025

Boa tarde ​@Fernanda Goulart,

Lamentamos a situação que descreve. Dê-nos, por favor, oportunidade de ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado

Boa tarde ​@João H. 

Já enviei o meu NIF para o link que indicou.
Qual a ajuda que pode dar relativamente à situação de cima?

E gostaria de saber qual é o tempo máximo, após a assinatura do contrato, que vôces têm para instalar o serviço antes de poder apresentar reclamação ou rescisão de contrato?

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 16, 2025

Boa tarde ​@Fernanda Goulart.

Recebemos a sua mensagem privada e vamos responder-lhe logo que possível.

Obrigado

Bom dia ​@João H. 

Já estou a falar com os seus colegas pelo as mensagens privadas no forum e serei contactado pela a equipa especializada.

Mas já é a 3ª vez que faço esta pergunta e gostaria de obter uma resposta:
“E gostaria de saber qual é o tempo máximo, após a assinatura do contrato, que vôces têm para instalar o serviço antes de poder apresentar reclamação ou rescisão de contrato?”

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 18, 2025

Agradecemos a sua mensagem.

O pedido de denúncia do contrato pode ser feito a qualquer momento. Não existe um período máximo estabelecido para instalação.

Pode consultar mais informações sobre o direito a livre resolução nas clausulas gerais contratuais.

Obrigado

Bom dia ​@João H. 

Mas vocês têm um período que devem instalar o serviço após o contrato. Caso esse período seja ultrapassado posso rescindir o contrato sem que me seja cobrar qualquer valor.

Gostaria de saber qual é esse período. Nas cláusulas gerais contratuais apenas encontro informação sobre a ativação do contrato após a instalação.

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • September 18, 2025

Bom dia ​@João H. 

Mas vocês têm um período que devem instalar o serviço após o contrato. Caso esse período seja ultrapassado posso rescindir o contrato sem que me seja cobrar qualquer valor.

Gostaria de saber qual é esse período. Nas cláusulas gerais contratuais apenas encontro informação sobre a ativação do contrato após a instalação.

Não há periodo nenhum desse tipo, não sei onde foi buscar essa ideia. Pode cancelar a qualquer momento, se o serviço ainda não foi instalado não pagas nada, se já foi instalado, pagas a instalação que são 400€. O direito a livre resolução são 14 dias desde  a celebração do contrato.

um bem haja 

@Bruno Aleixo então o que me está a dizer é que posso assinar o contrato em setembro e que se a NOS só quiser instalar o serviço em dezembro (por exemplo), pode? Sem que tenha nenhuma penalização sobre isso?

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • September 18, 2025

@Bruno Aleixo então o que me está a dizer é que posso assinar o contrato em setembro e que se a NOS só quiser instalar o serviço em dezembro (por exemplo), pode? Sem que tenha nenhuma penalização sobre isso?

Sim, a nos pode fazer isso sem nenhuma penalização, porque voce também não está a pagar o serviço, porque ele não foi instalado… e como não foi instalado, pode cancelar quando quiser sem custos, porque a empresa também não teve qualquer custo ainda. 

um bem haja 

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 18, 2025

Boa noite, ​@Fernanda Goulart 

A comunidade deu uma boa ajuda.

Os serviços apenas ficam ativos após a instalação, pelo que não existem custos associados antes da mesma.

Estamos disponíveis para ajudar se surgirem mais questões.

Obrigado.

Boa tarde ​@Mário P. 

Segundo a lei n°16/2022, Lei das Comunicações Eletrónicas, indica que a operadora deve dar prazos de ativação / instalação do serviço, algo que só se verifica no contrato mas só retrata a ativação após a instalação (48h) e não fala do prazo para instalação do serviço.

Sem este prazo para instalação do serviço no contrato, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) indica que é aplicado o "prazo razoável" até que seja instalado o serviço, que é um prazo de 30 dias.

Se contarmos desde do tempo da assinatura do contrato, esse tempo já foi ultrapassado e se for desde da primeira tentativa de instalação, esse preso será ultrapassado na próxima segunda feira, 22 de setembro.

Peço que verifiquem a situação com a lei atual pois, toda a minha pesquisa, indica que vocês não estam em cumprimento.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 19, 2025

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho sobre o tema ​@Fernanda Goulart. Os testemunhos da comunidade são muito importantes para nós.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Bom dia ​@João H. 

Ainda não ajudaram com esta e continuo a aguardar uma resposta relativamente à última mensagem enviada

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 19, 2025

Detalhe-nos, por favor, qual o seu pedido para que possamos ajudar.

Obrigado

Bom dia ​@João H. 

É só ver os comentários todos acima

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 19, 2025

Agradecemos o seu testemunho ​@Fernanda Goulart.

Consideramos que as questões colocadas foram já esclarecidas.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão ou detalhe caso permaneça com alguma dúvida ou pedido em que possamos ajudar.

Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Bom dia ​@João H. 

A última questão sobre a lei que estão em imcumprimento consideram esclarecida???

Gosto em ouvir que quando o cliente tem razão, vocês arranjam maneira de fugir à questão. Vamos ver se também conseguem fugir à ANACOM.

Não preciso nem quero mais esclarecimentos por parte de vocês. Obrigado pela falta de ajuda.

Cumprimentos

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 19, 2025

O Fórum NOS não é um espaço para debate legal. Esclarecemos a sua questão de acordo com a informação disponível nas clausulas gerais contratuais.

Conheça em maior detalhe o Fórum NOS e o seu contexto:

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado