Header

Canais via BOX com Som Dolby Digital 5.1


Reputação 2
Boa tarde,

Porque a BOX não possui canais com som Dolby Digital 5.1 visto ter saída HDMI ou mesmo Saída Digital óptica, ao ver filmes nos canais (TV Cine) só são emitidos em stereo, até os canais 4K via RF têm Dolby (exemplo RTP1 4K) porque as boxes não tem? Ao ter esta opção ver filmes seria bem mais interessante.

Esta opção está disponível no NetFlix ou mesmo com os canais 4k que estão disponiveis via RF

42 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Como curiosidade, há 10 ANOS ATRÁS, este era algum do conteúdo transmitido em DOLBY DIGITAL 5.1!!! Como é possível até hoje NENHUM CANAL da NOS transmitir os programas no seu SOM multi-canal?

https://www.hometheaterforum.com/co...are-broadcast-in-5-1-digital-surround.277915/

ABC:
Desperate Housewives
Lost
Life on Mars
Private Practice
Gray's Anatomy
Homeland Security USA
Ugly Betty

NBC:
Sunday Night Football
Chuck
Heroes
Law & Order
Law & Order: Special Victims Unit
Law & Order: Criminal Intent
Knight Rider
Life
The Office
30 Rock
Kath & Kim
My Name is Earl
Saturday Night Live
Friday Night Lights

CBS:
Cold Case
The Unit
The Mentalist
The Big Bang Theory
How I Met Your Mother
Two and a half Men
Worst Week
CSI
CSI:Miami
CSI:NY
NCIS
Without a Trace
Eleventh Hour
Ghost Whisperer
Flashpoint
Numb3rs
Most sports

FOX:
The Simpsons
Family Guy
American Dad
House
Prison Break
24
American Idol
Fringe
Lie to Me
Bones
Sports coverage

Olá @marcolopes,

Neste momento, os canais National Geographic e Fight Network já têm disponível som no formato 5.1.

National geo emite dolby mas em 2.0 

Em 5.1 nao

 

Cump.

Viva, tenho uma subscrição Netflix Ultra HD mas através da box UMA 4K não consigo obter som Dolby Digital 5.1 no meu sistema sonoro.

Esta box UMA 4K apenas tem saída HDMI, que está ligada à minha TV, sendo que o som sai depois da TV, via cabo óptico, para um amplificador Dolby Digital 5.1, no entanto apenas consigo receber som PCM 2 canais e não o som 5.1. No Prime Video acontece o mesmo, aparecem os vídeos como tendo 5.1 mas apenas obtenho som 2 canais...

Haverá forma de conseguir obter o DD5.1 através da box UMA 4K?

Obrigado desde já por eventual ajuda.

MC

Reputação 7
Crachá +2

Alguma novidade neste departamento?

Algum canal (pelo menos via BOX) a transmitir em DD 5.1?

Algum canal de FILMES?

Algum canal de SÉRIES?

Reputação 7
Crachá +2

Ninguém consegue prestar informações sobre este tema?

Há alguma mudança no paradigma do som STEREO vs Dolby Digital 5.1 na grelha de canais NOS (pelo menos via BOX)?

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @marcolopes

De momento, não há nenhum canal em que disponibilizemos áudio em 5.1. Há alguns em que disponibilizamos em Dolby AC3. 

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde @marcolopes

De momento, não há nenhum canal em que disponibilizemos áudio em 5.1. Há alguns em que disponibilizamos em Dolby AC3. 

Obrigado

 

@Mário P. DD 5.1 ou Dolby AC3 vai dar ao mesmo (o correcto é DD 5.1, uma vez que AC3 é o método de compressão de audio utilizado pelo DD 5.1). O que interessa aqui é NÚMERO de canais! 2.0 ou 5.1!

 

A questão aqui é: para quando a emissão de DD 5.1 (ou AC3 5.1) na grelha de canais NOS (que seja via BOX), pelo menos no que toca aos canais de FILMES?

 

O ideal seria transmitir também em 5.1 os canais de SÉRIES, por exemplo, pois há mais de uma década que quase todas são gravadas com som 5.1 originalmente!

 

Os operadores como a NOS têm de acordar para esta realidade… Se os produtos são criados com som 5.1 (pelo menos) e se o sistema de transmissão permite o SOM 5.1, seria expectável que uma boa parte dos canais transmitissem em 5.1.

Reputação 7
Crachá +6

Agradecemos a sua sugestão, @marcolopes

Mas de momento não temos novidades sobre a alteração que pretende para 5.1. 

Sugerimos que fique atento às novidades. Assim que existam iremos partilhar, aqui, no Fórum NOS. 
Obrigado

Viva, tenho uma subscrição Netflix Ultra HD mas através da box UMA 4K não consigo obter som Dolby Digital 5.1 no meu sistema sonoro.

Esta box UMA 4K apenas tem saída HDMI, que está ligada à minha TV, sendo que o som sai depois da TV, via cabo óptico, para um amplificador Dolby Digital 5.1, no entanto apenas consigo receber som PCM 2 canais e não o som 5.1. No Prime Video acontece o mesmo, aparecem os vídeos como tendo 5.1 mas apenas obtenho som 2 canais...

Haverá forma de conseguir obter o DD5.1 através da box UMA 4K?

Obrigado desde já por eventual ajuda.

MC

Conseguiu resolver?

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia a todos, 

Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado como, também, esclarecido. 
Deste modo, garantimos a boa organização da informação. 
Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Viva, tenho uma subscrição Netflix Ultra HD mas através da box UMA 4K não consigo obter som Dolby Digital 5.1 no meu sistema sonoro.

Esta box UMA 4K apenas tem saída HDMI, que está ligada à minha TV, sendo que o som sai depois da TV, via cabo óptico, para um amplificador Dolby Digital 5.1, no entanto apenas consigo receber som PCM 2 canais e não o som 5.1. No Prime Video acontece o mesmo, aparecem os vídeos como tendo 5.1 mas apenas obtenho som 2 canais...

Haverá forma de conseguir obter o DD5.1 através da box UMA 4K?

Obrigado desde já por eventual ajuda.

MC

Conseguiu resolver?

 

Só vai “resolver” para ver filmes no CLUBE de VIDEO!! porque não existem canais na grelha NOS a transmitir em DOLBY DIGITAL 5.1, o que, por sí só, demonstra o total desinteresse da NOS em fornecer aos clientes um serviço de excelência!

Basta ler este mesmo tópico uns comentários atrás, para perceber que há quase DUAS DÉCADAS que muitas SÉRIES, são gravadas e TRANSMITIDAS em DD 5.1 (desde que quem as transmita não converta o SOM para STEREO!!! é o caso da NOS ou que quem fornece o STREAMING à NOS...)

Mais gritante do que isso são os CANAIS de FILMES!!! Canais PREMIUM, com CUSTO para o cliente, onde o SOM continua a ser STEREO...

Reputação 7
Crachá +1

O método de compressão digital do som depende dos canais. A televisão está a levar forte dos serviços de subscrição e não lhes compensa utilizar um método de compressão que consome muitos mais dados, e mais caro fica, por alguma razão o HD é ainda 720p.

Reputação 7
Crachá +2

O método de compressão digital do som depende dos canais. A televisão está a levar forte dos serviços de subscrição e não lhes compensa utilizar um método de compressão que consome muitos mais dados, e mais caro fica, por alguma razão o HD é ainda 720p.

 

Não me parece que nos dias que correm (leia-se, última década!!!) exista uma justificação para cortar na largura de banda relativamente ao som 5.1, quando esta seria quase irrelevante, tendo em conta o restrito NÚMERO DE CANAIS de FILMES e SÉRIES (sejam pagos ou “livres”)

The data rate is selectable at the encoder and, for broadcast applications, is typically: ❍ 96 kbit/s for mono; ❍ 192 kbit/s for stereo; ❍ 384 or 448 kbit/s for 5.1-channel sound

Portanto, num STREMING FULL HD de video (média de 5 Mbps) adicionar mais 200kbit é uma insignificância que não justifica que um OPERADOR DE STREAMING DE VIDEO faça cortes de largura de banda!

O problema aqui é o TOTAL desinteresse dos operadores ou das suas “fontes”, porque as pessoas também são desinteressadas… (o mais caricato é que muita gente usa uma SOUNDBAR STEREO que depois emula o SURROUND!!!)

Reputação 7
Crachá +1

O método de compressão digital do som depende dos canais. A televisão está a levar forte dos serviços de subscrição e não lhes compensa utilizar um método de compressão que consome muitos mais dados, e mais caro fica, por alguma razão o HD é ainda 720p.

 

Não me parece que nos dias que correm (leia-se, última década!!!) exista uma justificação para cortar na largura de banda relativamente ao som 5.1, quando esta seria quase irrelevante, tendo em conta o restrito NÚMERO DE CANAIS de FILMES e SÉRIES (sejam pagos ou “livres”)

The data rate is selectable at the encoder and, for broadcast applications, is typically: ❍ 96 kbit/s for mono; ❍ 192 kbit/s for stereo; ❍ 384 or 448 kbit/s for 5.1-channel sound

Portanto, num STREMING FULL HD de video (média de 5 Mbps) adicionar mais 200kbit é uma insignificância que não justifica que um OPERADOR DE STREAMING DE VIDEO faça cortes de largura de banda!

O problema aqui é o TOTAL desinteresse dos operadores ou das suas “fontes”, porque as pessoas também são desinteressadas… (o mais caricato é que muita gente usa uma SOUNDBAR STEREO que depois emula o SURROUND!!!)

Bem de acordo mas esta é a realidade que temos. Não é exclusivo de Portugal, por toda a Europa é assim. 

Reputação 7
Crachá +2

Bem de acordo mas esta é a realidade que temos. Não é exclusivo de Portugal, por toda a Europa é assim. 

 

Bem… se o UK não fizer parte da europa sim… porque há MAIS de UMA DÉCADA que os operadores de “televisão por cabo” no UK fazem transmissão das SÉRIES (por exemplo) no seu SOM NATIVO DD 5.1! (já tinha apontado para informações dadas em respostas anteriores...) https://www.hometheaterforum.com/community/threads/what-shows-are-broadcast-in-5-1-digital-surround.277915/

 

Portanto… NÃO… não é por toda a europa (irei investigar outros países), e mesmo que fosse, a decadência de um país não justifica a decadência dos outros!...

Reputação 7
Crachá +1

Bem de acordo mas esta é a realidade que temos. Não é exclusivo de Portugal, por toda a Europa é assim. 

 

Bem… se o UK não fizer parte da europa sim… porque há MAIS de UMA DÉCADA que os operadores de “televisão por cabo” no UK fazem transmissão das SÉRIES (por exemplo) no seu SOM NATIVO DD 5.1! (já tinha apontado para informações dadas em respostas anteriores...) https://www.hometheaterforum.com/community/threads/what-shows-are-broadcast-in-5-1-digital-surround.277915/

 

Portanto… NÃO… não é por toda a europa (irei investigar outros países), e mesmo que fosse, a decadência de um país não justifica a decadência dos outros!...

Eu tenho uma tv que mostra o método de compressão de som e definição de imagem e não há um canal, salvo talvez a Sporttv alta definição, quando emite, sai disto. Muito 720p, de vez em quando um 1080i, e muito DD 2.0, está é a realidade.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia a todos, 

Atualmente, temos alguns canais em AC3 como, por exemplo, National Geographic HD, ID Investigation Discovery, Fight Network HD e Caça e Pesca HD. No entanto, e de momento, não há nenhum em 5.1

Continuamos a trabalhar para melhorar os nossos serviços, pelo que assim que existam novidades, partilharemos. 
Muito obrigado

Comentário