Header
Destaque

A experiência de Diogo nas salas 4DX 3D e RealD 3D dos Cinemas NOS


Reputação 7
Crachá +1
  • Super User
  • 1834 comentários

Fotografias: @Diogo 

Kaltxì Metkayina ☀️,

 

Esta semana aventurei-me a ir ver o Avatar - O Caminho da Água nas salas 4DX 3D e RealD 3D Laser. Yep, duas vezes para termo de comparação a pensar em vocês. 

O complexo escolhido foi o Cinema NOS do GaiaShopping. É um saltinho de minha casa até lá e foi o local escolhido para estabelecer o 4DX no Norte.

Este espaço demanda uma remodelação profunda, quer nas cadeiras (salas 2-9), upgrade ao sistema de som (sem Dolby Atmos), ausência de lugares VIP/Love seats e intervenção no espaço à volta da bilheteira (publicidade/destaque insuficiente aos filmes em cartaz e futuras estreias). Na região de Lisboa encontram a 2.ª sala do país no Cinema NOS Almada Fórum.

 

 

Curiosidade: Há 6 anos atrás (2016) inauguraram a 1.ª sala 4DX do país no Cinema NOS GaiaShopping. A 2.ª e última um mês depois.

Como se distingue das restantes?

 

A ideia passa por integrar-vos nas cenas e transmitir a sensação de estar a acontecer convosco através de elementos inusitados ao teu redor, a postos e sincronizados com o *filme que escolheste.

 

*Nem todos os filmes são exibidos nesta sala.

 

Lugares 4DX

 

Compõe-se por poucos lugares, sendo o ecrã de dimensões de um normal de cinema com cadeiras sofisticadíssimas!

Reclinadas para trás, elevadas, confortáveis com o auxílio de uma plataforma para repousares os pés + jatos de ar nos calcanhares. Não avistam uma única cabeça à vossa frente. 

 

 

🔊 Som Dolby Atmos?

 

Nenhuma das duas salas proporciona essa tecnologia. Culpabilizem o distribuidor por esse feito. 🫠 

 

As cadeiras movem-se o tempo todo?

 

Na maior parte. 🌪️

 

🌫️ O fumo interfere com o ecrã?

 

Não. Lançam um pouco de fumo em frente ao ecrã. Esperava esse elemento nas laterais do espaço.

 

💦 Quantidade de água? 

 

São lançados vários jatos de água por um orifício na cadeira à vossa frente.

As capas de chuva estão à venda à entrada… Estou a brincar. 😅

Livram-se de um banho com roupa ou encharcadela surpresa. É sereno.

 

📣 Barulho dos efeitos especiais?

 

As ventoinhas geram muito barulho, o som camufla-se assim assim com o áudio do filme. Dão conta do ruído quando se ligam e desligam.

As borrifadelas de água também fazem um barulho altivo semelhante ao carregar numa lata de spray. Poucas vezes atingem realmente o nosso rosto. Nesses momentos podem precisar de limpar as gotinhas nas lentes dos óculos…

 

👃 Quais cheiros o teu olfato detetou?

 

A sala tinha um aroma doce no ar e perdurou do começo ao fim. Penso ter sido propositadamente escolhido para Pandora. Aceito amostras! 

 

A 4DX propicia algum tipo de desconforto ou distração?

 

A mim sim. 😔 As cadeiras mexem-se muito e quanto mais a cena for agressiva os solavancos aumentam de intensidade. Não são atirados da cadeira, porém faz-vos reajustar a vossa postura, porque começam inevitavelmente a escorregar.

Agarrem com alguma firmeza os baldes de pipocas e no momento em que estão a beber algo, mas sem preocupações de entornar alguma coisa por cima de vocês ou dos presentes.

Senti enjoo (tomem um comprimido com antecedência) e fiquei incomodado com o movimento excessivo e recorrente da cadeira. Após alguns minutos, o que é novidade torna-se repetitivo e parece que agitam a cadeira para nos destabilizar.

Esses abanões bruscos não criam imersividade, causam desconforto e não me fazem sentir no meio da cena.

 

Realças pontos positivos?

 

Claramente. Amei os movimentos subtis da cadeira em alguns momentos chave, como o lançamento de uma flecha, motores a ligar, um Na’vi a cair, brincadeiras na água, as inclinações da cadeira para trás e frente e as descidas repentinas.

O vento era agradável, as bolhas de sabão muito bonitas nas cenas de água e os flashes de luz um toque sublime.

Se pudesse escolher estes efeitos estariam presentes por todas as salas de cinema.

E o glorioso 3D mega realista!

O melhor de ambas as salas.

É, precisamente, a forma mais bonita de se assistir a um filme.

Desconheço o porquê de ter demorado tantos anos a ceder e experimentar por mim mesmo. Tinha uma ideia errada da tecnologia e surpreendi-me como nunca.

Cria camadas nas várias cenas, personagens, cenários e legendas. Dá-nos a sensação de estarmos a assistir tudo ao vivo com montes de textura que falta ao 2D. Tudo ganha uma nova vida, cores vivas e dimensão extraordinária.

Emocionei-me demais!

 

 

Existem diferenças no 3D usado na 4DX e sala RealD 3D?

 

Sim, colossais. 

O *3D da 4DX (projeção xenon 2K) é mega fenomenal.

Absolutamente em todos os momentos criam a sensação pretendida do ambiente a deixar o ecrã, a vir em nossa direção.

Em 3D (projeção laser) numa sala comum, é bom mas fraquinho em comparação. Havia alturas em que imagem aparentava ser flat, sobretudo nas legendas com pouco destaque ou a "flutuarem" à nossa frente.

Sentem-se de certa parte defraudados sendo que experienciaram um 3D tão top notch e luxuoso como encontram na 4DX.

 

*Para sessões 3D em IMAX, XVision, 4DX e ScreenX não precisam de adquirir óculos 3D. Sessões 3D (Atmos) cada par tem um custo de 1,50€.

 

O 3D escurece em demasia a imagem?

 

Sendo-vos sincero, não. Encontrarás cores mais vibrantes e chamativas na projeção 4DX.

 

💺 Escolha de lugares

 

4DX - Zona central da sala, fila D.

Evita que estejamos demasiado perto ou afastados elevando a fasquia e potencial do que o 3D tem para oferecer. A sala é reduzida, por isso o ecrã manter-se-á pertinho.

Prefiro ainda assim esquivar-me das restantes filas.

 

Sala 4 RealD 3D - Zona central da sala, fila K.

Alberga mais de 300 pessoas e considero esta fila a ideal por ser no centro. Pode, também, descer algumas filas equivalendo à aproximidade do ecrã na 4DX.

  

Curiosidade: Sabiam que no estrangeiro a tecnologia 4DX está implementada em algumas salas ScreenX? Dá-se pelo nome “4DX Screen”.

 

🎟️ Valor dos bilhetes

 

13,20€ cada (4DX) com a oferta dos óculos 3D.

Ficam com eles após a sessão.

(¹) 10,55€ respeitantes a 2 bilhetes (RealD 3D) sem oferta dos óculos. Às segundas e quartas 📉 diminui para (¹) 9,15€. A XVision cobra 9€ tendo um ecrã gigante + exibição em 3D e dão-vos os óculos.

O filme Avatar - O Caminho da Água  permite o uso do Cartão NOS Cinema ou do código WTF para o benefício 2por1. É uma exceção rara na 4DX (3D).

Desta forma, considero um valor razoável para a 4DX.

Sem a campanha, optava tranquilamente pela ScreenX (3D).

É a experiência mais dispendiosa que os Cinemas NOS têm para oferecer, superando o all mighty IMAX.

 

(¹) Valores praticados no Cinema NOS GaiaShopping. Oscila de cinema para cinema.

 

📲 APP Cinemas NOS

 

Filas?! Para quê se as podemos evitar?

Qualquer compra que desejem fazer pode ser feita via APP.

*Escolhes o filme, o formato, sessão, lugares, o benefício, produtos de bar ou não, óculos e os bilhetes e restantes artigos ficam disponíveis no separador “Carteira” e no vosso e-mail com o recibo.

Depois fazes scan dos bilhetes à entrada e levantas no balcão/bilheteira o teu pedido.

*Tenham em mente que o erro na escolha dos bilhetes/lugares não confere o direito a alteração ou devolução do valor dos mesmos.

Começo por dizer que é um filme para se assistir numa sala de cinema, acreditem em mim.

O mundo subaquático deste filme é, de alguma forma, a personagem principal e transparece ser esse o objetivo. É uma região inexplorada no primeiro. 

O realizador fez com que sentisse afeto e ternura por este lugar, dos seus residentes, da vida selvagem e, em especial, dos tulkuns. Um elemento importante da história, que nos lembra sucintamente dos nossos próprios cetáceos, podendo eles ser muito bem os nossos iguais intelectuais.

Imergimos neste lugar à procura de magia e encontrámo-la ao preço de um bilhete de cinema.

As criaturas aquáticas (uma espécie de borboleta) que estendia o fôlego são as minhas favoritas.

Comove só pelos visuais, realismo e cores! A Kate Winslet faz parte do elenco malta e houve parecenças com o icónico Titanic. Ai ai esse final. 🥺

 

 

Intervalos, houve?

 

Sem intervalos nas salas, cinéfilos!Não me batam, mas para um filme com a duração do Avatar (aprox. 3h30) eu apreciaria uma pausa a meio. Várias pessoas deslocaram-se para uma ida ao wc.  

Até ao momento a minha sala de eleição é a queridinha ScreenX. Com 3 ecrãs consegue oferecer uma experiência melhorada e imersiva, com um nível de impacto incomparável e direito a mais imagem na horizontal alargando-se pelos ecrãs extra vs a 4DX com tantas remexidas. Mas a imagem mais bonita e impactante foi na 4DX. O som na ScreenX envolve-nos por completo e é estrondoso. Afinal, é Dolby Atmos.

Hei-de experimentar o 3D na ScreenX e atualizar-vos se faz frente à 4DX.

 

Confus@ com tanta escolha? Eu percebo, é uma das razões para eu ter embarcado nestes artigos. Espero que te ajudem na hora de decidir.

Lê ou revê o meu artigo sobre a sala 270⁰ 👇

 

Irás repetir a experiência na 4DX?

 

Afirmativo, irei dar uma nova oportunidade num filme com menor duração.

 

E em 😎 RealD 3D?

 

Se o vosso objetivo é ver um filme com 3D incrível optem pela 4DX (acresce 2,70€). Estando longe de formatos especiais é sempre preferível comprar bilhetes para uma sessão 3D (Atmos) em vez de 2D.

 

🍿 Pipocas 

 

A maioria já provou as pipocas dos Cinemas NOS, por isso não tenho muito a dizer. Só consigo comer as doces. Têm tendência a ser generosamente amanteigadas. Basta estarem quentinhas, doces, crocantes e durarem o filme todo.

Dou preferência por outros snacks para dizer a verdade.

Fiquei curioso… Digam-me são

#TeamPipocasDoces, #TeamPipocasSalgadas ou #TeamPipocasMistas

 

Curiosidade: Sabias que cerca de 90% das pipocas vendidas nos Cinemas NOS são doces e 10% mistas e salgadas? Feitas com milho nacional 🇵🇹 e gluten free.

 

 

Sugestão de bar

 

As bebidas Lipton não constam na lista dos produtos vendidos ao balcão, site ou APP. Forçam-me a optar por uma água ou Fanta Laranja.

A cadeia de cinemas UCI lança sistematicamente menus alusivos aos filmes em cartaz com direito a merchandise (pulseiras, funko pops, copo personalizado, balde de pipocas metálico, entre dezenas de outros).

As pipocas azuis que os Cinemas NOS criaram na estreia do Avatar foi um passinho certo nesse sentido, todavia estendeu-se por uns insuficientes dois dias.

 

Próxima review de cinema?


IMAX 3D!  🪸🐚🌊

 

Queres que organize algum artigo sobre um outro tema? 

 

Envia-me mensagem privada com as tuas ideias, recomendações e pontos a aperfeiçoar. 

 

Muita felicidade, motivos para sorrir, incontáveis conquistas, saúde e renovação de paz para cada um de nós! Boa virada de ano 💙✨ 

 

Disclaimer: 

Reviews 💯 imparciais baseadas nos meus testes, experiências, opinião e criatividade. Alheias a patrocínios, guião ou qualquer imposição por parte da NOS ou terceiros.

É uma decisão minha partilhá-las convosco.

 

2022 @Diogo - Créditos ao partilharem qualquer foto ou excertos de texto da minha autoria presentes nos meus artigos neste ou noutro local, por favor.


33 Comentários

Reputação 7
Crachá +1

Espantosa review como já nos habituaste

Fantástico, fico sem palavras 😊

Reputação 7
Crachá +2

Está ótimo!! 👌 Parabéns 🎉 

Mas nos cinemas há lipton? Eu não me recordo de eles terem lipton, mas era uma ótima ideia.

Eu e o meu filho temos de experimentar 🤓

Reputação 7
Crachá +1

Kaltxì @Armindo Mateus e @Olaf,

Irayo (obrigado)! 🤩 Qualquer questão partilhem comigo. 

@Olaf,

Lamentavelmente não têm, por isso é que frisei de novo. 💔

Soberba review, mais uma vez @Diogo S. 

E soberba é pouco. Para mim esta é a melhor review que já li neste fórum 🙂

Reputação 7
Crachá +1

Olá @Diogo S. 

Excelente review, adoro a construção e o vocabulário utilizado. O teu feedback deu-me ainda mais vontade de ir ao cinema experienciar esses formatos todos 😃

Aproveito para sugerir que a NOS expanda o número de salas com formatos especiais pelo país.

Reputação 7
Crachá +1

Wow wow wow

Mil vezes irayo! Elogio impactante. 😲

Acabaste de fazer valer as últimas horas de '22. 

Oel ngati kameie, @CP001. 💙

@Diogo N.,

Missão cumprida! 😎 A vossa demonstração de apoio naquilo em que deposito tempo e carinho a preparar deixa-me muito satisfeito e realizado.

Reputação 7
Crachá +1

Uauuu @Diogo S.  falas Na'vi language ….que loucura 😎

Reputação 7
Crachá +1

@Armindo Mateus,

Sou o filho perdido do Jake e da Neytiri.

Aparecerei no 3.º. 🤫

Reputação 7
Crachá +1

Excelente review @Diogo S. 

Cada vez estou mais indeciso em voltar a fazer reviews… Mal me distraio sais com uma melhor… O pessoal fica melhor servido e eu fico melhor …. quieto.

Aproveito e apoio a sugestão do @Diogo N. de alargarem as salas a outros locais do país que também merecem… mesmo salas normais seriam bem-vindas para os clientes darem uso ao cartão NOS sem gastarem o ordenado em deslocações...

Reputação 7
Crachá +1

Kaltxì 'eylan @Vaz,

Muito obrigado! Viva a 2023 💙🎆✨

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde a todos,

Excelente review @Diogo S. ! 😎

Trouxe novamente uma incrível review e com bastante detalhe à comunidade. 😊 

Acreditamos que o seu testemunho, através desta review, vá ajudar utilizadores que pretendam conhecer este formato, ajudando-nos ainda, também, a identificar pontos de melhoria. 🙏

Ficamos contentes que tenha tido uma boa experiência. 

Endereçámos novamente, também, a sua sugestão quanto à inclusão de bebidas Lipton no menu. Esperamos poder trazer novidades brevemente 🤗

Obrigado e votos de um bom ano!

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @Diogo S., 🙂

Agradecemos a excelente partilha da sua experiência nos Cinemas NOS. 😉

Mais uma vez,  presenteou-nos com uma excelente review e com bastante detalhe. 

Obrigado 

Reputação 7
Crachá

Bem, como já dito aqui, mais uma daquelas exposições por um membro desta comunidade que faz água na boca!!

É das melhores até agora, se não mesmo a melhor @Diogo S. .Fez me reler até duas vezes, talvez por duas razões. A forma estrondosa como está escrito e estruturado, como pela quantidade de informação relevante que tem. Deu para imaginar como se tivesse lá 🤩.

 

Acho que com isto convenceu para ir experimentar em 4dx, mesmo assim. Apesar do preço ser ainda muito alto 🥴.

Talvez a quantidade de abanões e agitação tem a ver com algum algoritmo que vai lendo o próprio filme. Como assim não tem dolby atmos? Uma tecnologia desta sem este sistema?

Pois em relação aos intervalos já vinha a desconfiar, mas como nunca tinha estado num filme com duração grande, dei de barato. É estranho terem retirado os intervalos. Se em filmes de 2h faz sentido, 3h faz mais que sentido um intervalo, nem que seja ir a WC ou ir ao bar. Não percebo...

As pipocas estavam razoáveis, nada a opor? Em últimas vezes que fui senti que já saboreie melhor.

 

Excelente exposição!! Venham mais 👏👏

Reputação 7
Crachá +1

Kaltxì @DalleyBorges,

É tão bom abrir uma notificação e direcionar-me para esse teu comentário. 🫶✨ Somam-se centenas de visualizações e és dos únicos que lê na íntegra, deixa um "like" e, inclusive, manifestas-te de forma lisonjeante. Amo de paixão ir ao cinema, escrever sobre filmes e salas especiais é mesmo a minha praia e flui naturalmente. 

A taxa pelo uso da tecnologia + X percentagem das receitas de bilheteira não deverão ser baratas. 🫤

As manobras de diversão estão perfeitamente sincronizadas com o filme. 

É verdade, contudo, o som é envolvente. 

Um intervalo é essencial. 😔

Muito boas, naquele dia extra amanteigadas. Vê-se nas fotos (cor original inalterada). Quais preferes? As doces, salgadas ou mistas?

Reputação 6
Crachá +2

Review espetacular! Tem tudo! (pena não existir este tipo de salas no Fórum Montijo).

Prefiro as doces.

Reputação 6
Crachá +2

Kaltxì @Armindo Mateus e @Olaf,

Irayo (obrigado)! 🤩 Qualquer questão partilhem comigo. 

@Olaf,

Lamentavelmente não têm, por isso é que frisei de novo. 💔

@Olaf Penso que há apenas Nestea. Lipton acho que já vi nas máquinas automáticas deles só que não tenho a certeza.

Reputação 7
Crachá +1

Olá @PuccaPlayer 

Estou de acordo. No mínimo, devia haver em Lisboa "centro" uma sala 4DX, uma XVision e uma ScreenX. A NOS tem de rever isto, as pessoas do Sul não vão ao Porto exclusivamente para ir a estas salas...

Reputação 7
Crachá +1

Kaltxì @PuccaPlayer,

Anima-me muito teres gostado! Um enorme obrigado pela tua manifestação positiva.

És cá dos meus, as pipocas doces triunfam. 🍿

@Diogo N.,

Ambas ScreenX e XVision estrearam em 2019, instaurou-se a pandemia pouquinho depois e recomeçamos recentemente à normalidade. Coloco as minhas fichas na remodelação do complexo do Colombo.

Embora, por motivos óbvios, os alfacinhas sejam beneficiados em todas as frentes, não podem esperar sê-lo, também, reiteradamente em primeira mão. 😎

Reputação 7
Crachá

@Diogo N. @CosmoRandom Verdade, acho que devia haver mais oferta destas salas super premium dos cinemas da NOS.

Mas também se percebe perfeitamente, não são assim tantas pessoas que vão e se calhar o custo do investimento e tudo o mais pode não compensar. Eles devem saber. Mas se houvesse mais tambem se calhar era uma forma de mais pessoas conhecerem e apaixonarem.

@CosmoRandom sim é nestea. Tem acordo com a coca cola. E a nestea, como sprite ou Fanta pertencem ao grupo.

 

@Diogo S. Com o que disse fez me mesmo vontade de ir experienciar a 4dx. Mas acho que mais rapidamente vou agora outra vez ao IMAX ver um filme em atraso.

Quantos às pipocas eu gosto das mistas. Dá aquele tom surpresa e suspense como nós filmes, não sei qual vou encontrar. Mas maior parte das vezes, acompanhado, consumo as doces. As últimas não falharam.

Reputação 7
Crachá +1

Kaltxì @DalleyBorges,

Obrigado, a 4DX é muito procurada e a sala de eleição de muitos! É diversão garantida mesmo que tenhas preferência por outro formato. ✨

Onde costumas ir ao IMAX? 

Gostei da tua descrição acerca das pipocas, para quem gostar contribui como um extra à experiência já toda ela diferenciadora. 

Reputação 7
Crachá +1

Revive a intemporal história de amor pela 1.ª vez em ¹4DX 3D near, far, wherever you are. 🚢🌊🧊

TITANIC, com ²sessões a partir de hoje! 

*O poster sofreu alterações da minha parte.

(¹)Projeção em 2K.

(²)Somente de 9 a 15 de fevereiro.

Reputação 7
Crachá

É desta que a NOS afunda!

Reputação 7
Crachá

Kaltxì @DalleyBorges,

Obrigado, a 4DX é muito procurada e a sala de eleição de muitos! É diversão garantida mesmo que tenhas preferência por outro formato. ✨

Onde costumas ir ao IMAX? 

Gostei da tua descrição acerca das pipocas, para quem gostar contribui como um extra à experiência já toda ela diferenciadora. 

@Diogo S. 

4DX irei, sem dúvida já está prometido a mim próprio. Mas ainda estou a espera do filme perfeito 🫣. 😅

 

Ao IMAX "costumo" ir ao colombo é o mais próximo da minha residência atual. Ainda não fui por, mas vou ainda ver o Avatar. 🫣 Não posso de deixar de ir e ele sair depois do cartaz.

Ir ao cinema sem pipocas é como ir à praia e não ir à água.

 

Quando for vou dizer o que achei do filme. Nada comparado com está mega opinião. Mas só dizer o que achei tb e como foi a experiência 

Reputação 7
Crachá

As sessões do Titanic já sairam ou é impressão minha?!

Reputação 7
Crachá +1

@DalleyBorges,

É verdade. Deixou as salas no passado dia 15. 

A sequela do Avatar também não está mais a ser exibida em IMAX.

Comentário