Header
Destaque

A experiência de Diogo na sala ScreenX dos Cinemas NOS


Reputação 7
Crachá +1
  • Super User
  • 1834 comentários

Fotografias: @Diogo 

Olá comunidade ☀️,

 

Cinéfilos chegou a vossa vez. Esta review é dedicada em especial a todos os amantes da 7ª arte. 🎥 Quantos por cá? 

O entusiasmo andava a acumular-se e era tempo de ver um filme na nova sala ScreenX do NorteShopping.

Quando o cinema encerrou para obras eu sabia (ou melhor esperava) que vinha algo sensacional, mas nunca pensei que se fosse estabelecer num piso inteiro do centro comercial só para si.

No complexo mais avançado até à data em Portugal, encontram 9 salas todas elas Dolby Atmos (nem todos os filmes usam esta tecnologia) e Projeção Laser, 6 salas com lugares Premium e as 1.ªs e únicas salas NOS XVision e ScreenX do país.

O Cinema NOS do Colombo saiu do grupo de WhatsApp. 😂

É todo um outro piso deste cinema em particular. As zonas premium estão presentes em 6 das 9 salas acompanhadas de um bar com + opções de snacks, mesas e cadeiras caso cheguem um pouco mais cedo.

É uma zona muito calma, logo, as filas intermináveis para buscar pipocas, bebidas etc ou para uma ida à casa de banho deixa de ser um problema.  

 

Lugares Premium

Existe uma barreira de segurança feita de madeira a dividir a zona premium dos restantes lugares da sala. Cria a ilusão da inexistência de outra zona além daquela em que nos encontramos, uma vez que não avistamos nada pertencente à zona comum (se ninguém próximo à barreira se levantar). Os corredores e espaço entre as poltronas são amplos e, dessa maneira, somos capazes de ausentarmo-nos do lugar sem perturbar as outras pessoas ou dar os típicos pontapés na cadeira da frente sem querer durante o filme. 

As cadeiras são autênticas poltronas sofisticadas, e melhor do que os looks é o conforto. 

Por ser, também, uma zona pequena e isolada, os burburinhos indesejados e remexidas nos baldes de pipocas é consideravelmente menor. 

 

Sugestão NOS Lounge

Os bilhetes são confirmados numa máquina automática que se encontra na entrada do piso inferior para a zona comum. Faria mais sentido colocarem um leitor adicional na entrada do NOS Lounge antes de subirmos as escadas rolantes. 

A nível de segurança, deve estar um funcionário sempre presente na entrada porque estava somente 1 a controlar a validação dos bilhetes em ambas as entradas para zonas diferentes. 

Apenas uma pequena barreira de fita interdita a passagem para as escadas rolantes. Estando o funcionário um pouco distraído as pessoas podem subir sem se aperceber. Isso aconteceu, mas os indivíduos desceram regressando à sala só que desta vez na zona corresponde aos seus bilhetes. 

É necessário um melhor controlo de segurança.

Oh boy! Ecrã 270º (frente e laterais) com projeção laser até aos cantos traseiros da sala. O ecrã principal é maior do que antecipava. Pelos trailers achava que este formato tinha um ecrã bem reduzido, mas enganei-me.

A sala desperta-vos oferecendo uma experiência aprimorada de cinema. 

Quando o filme se amplia para todos os lados eu soltei um “incrível”. Parece mesmo que estamos a assistir as sequências aéreas dentro de uma varanda envidraçada onde está tudo a acontecer na parte de fora ou dentro do próprio cockpit com o Tom Cruise. 😮‍💨

 

O filme passe-se na íntegra em 270°?

Isso não acontece, mas não sei se é regra em todos os filmes neste formato. 

Existem dezenas de cenas específicas que tiram partido dos 3 ecrãs. Eu sentia-me impactado e com adrenalina todas as vezes que os projetores se ligavam, e se usassem os 3 ecrãs no filme todo acho que essa sensação dissipar-se-ia um pouco. 

 

Diferença de cor ou definição entre os ecrãs? 

Sim, na cor e brilho. A cor nas laterais é um pouco diferente do ecrã principal. É mais notório quando são cenas com cores claras, por exemplo o céu.

Não me incomodou, porque estamos maioritariamente concentrados no ecrã principal, o restante é “background” e complementar. 

 

Este formato cria algum tipo de desconforto visual ou distrai? 

Não, achei super tranquilo. O filme foi extenso e não me cansou de jeito nenhum ou distraiu-me da ação principal. 

 

🕶️ Incorporaram a tecnologia 3D? 

Sim*, poderás ver filmes em 3D nesta sala futurista. 

 

*Não foi utilizada para o filme que fui assistir.

 

💺 Escolha de lugares

A última fila da zona Premium. Conseguem ver o panorama completo e o ecrã da frente mantém-se grandioso. Esse é um dos pontos fundamentais quando vou ver uma sessão 2D num ecrã normal, gosto de ficar no meio da sala para sentir que estou a ver um filme no cinema e não na SmartTV de casa. 

Em ScreenX experimentem a última fila do topo.

Os meus lugares de eleição nesta sala:

Agora vejam lá se não os ocupam sempre. 😅

 

Demonstração

Encontram uma pequenina demonstração (spoiler free!) de todos os ecrãs ligados durante o filme no meu canal de Youtube. Está sem som por motivos óbvios. 

Um pedacinho filmado apenas para fins de demonstração. Encorajo todos a vê-lo no grande ecrã. Não o repliquem, por favor.

 

 

Imaginem desta forma: 

Quando estamos num local público rodeados de ação os sons chegam-nos de vários lados, seja pessoas a conversar numa esplanada, obras ao fundo da rua, um avião a sobrevoar as nossas cabeças, um carro a buzinar no trânsito etc. O som Dolby Atmos recria isso mesmo numa sala de cinema. É estrondoso quando é suposto e mais profundo.

Se não escolherem uma sala especial (NOS XVision ou ScreenX) escolham uma sessão com Dolby Atmos. 

 

Curiosidade:

A sala está apta a projetar filmes no teto e chão. 🤯

 

🎟️️️️️️️️️️️️️️️️️️️️️️️️️️️ Valor dos bilhetes

10,60€ cada lugares normais e 12€ cada lugar premium.

Esta sala não adere à oferta dos bilhetes 2 pelo preço de 1. No filme Top Gun: Maverick aplicou-se.

Vale a pena os 2€ extra? 

Um gigantesco sim. Lugares super espaçosos, a melhor vista da sala ScreenX na minha ótica, um lounge calmo (livre de aglomerados de gente) perfeito para deslocações express durante o filme (idas à casa de banho e/ou bar).

Por 2€? Hoje, e todos os dias. 🫶🏼

Nota: Em XVision já prefiro os lugares normais. Ainda não vi um filme nesse formato, mas estive dentro da sala e é preferível ficar no meio. Varia de formato para formato e preferência. 

 

📲 APP Cinemas NOS

Filas?! Para quê se as podemos evitar?

Qualquer compra que desejem fazer pode ser feita via APP.

Escolhes o filme, o formato, sessão, lugares, o benefício, produtos do bar e os bilhetes e restantes artigos ficam disponíveis no separador “Carteira” e no vosso e-mail. 

Depois fazes scan dos bilhetes à entrada e levantas na balcão/bilheteira o teu pedido.

Vale referir que o Top Gun foi filmado e produzido para o formato ScreenX. Nem todos os filmes serão exibidos nesta sala. 

Creio nunca ter assistido ao 1.º filme, mas contextualizaram devidamente no seu decorrer. 

Conquistou-me pelos toques humorísticos, pela ação não exagerada, os momentos comoventes e a maldita missão e fuga que me deixou num estado de pura ansiedade. Deu para criar muita empatia pelos personagens e torcer por eles. 

Filme perfeito para este formato 8/10. Experiência 10/10 sem pestanejar. 

 

Houve intervalo?

Sem intervalo, cinéfilos! 

 

Segurança

Só posso falar por mim. Senti-me seguro e estava distanciado de todos os outros. A grande vantagem do NOS Lounge é conseguirmos ter um experiência mais intimista onde têm o menor contacto possível com as pessoas dentro e fora da sala. 

Mesmo que a zona premium esteja lotada, é muito reduzida e exclusiva. 

 

🍿 Pipocas

A maioria já provou as pipocas dos Cinemas NOS, por isso não tenho muito a dizer. 

No que toca a pipocas não sou muito exigente. Basta estarem quentinhas, doces, crocantes e na minha boca. 🥴

Fiquei curioso… Digam-me são #TeamPipocasDoces,  #TeamPipocasSalgadas ou #TeamPipocasMistas

 

Sugestão de bar

Retirem, por favor, as bebidas Nestea e substituam pelas da Lipton. Como está é um big nono. 

E prestem atenção aos menus da UCI alusivos aos filmes em cartaz com direito a merchandise (ex.: balde de pipocas metálico e copo em acrílico). 

 

É para repetir?

CLARO em 270° 🤪

 

Disclaimer: 

Reviews 💯 imparciais baseadas nos meus testes, experiência, opinião e criatividade. Alheias a patrocínios, guião ou qualquer imposição por parte da NOS ou terceiros. 

 

2022 @Diogo - Créditos ao partilharem qualquer foto ou excertos de texto da minha autoria presentes nos meus artigos neste ou noutro local. 

 


21 Comentários

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Diogo S.

Excelente review! 😎

De certo que a sua opinião pode ajudar utilizadores que pretendam conhecer. 

Mais uma vez,  apresentou à comunidade uma excelente review e com bastante detalhe. 😊 Ficamos contentes que tenha tido uma optima experiência!

Endereçámos, também, a sua sugestão quanto à lipton. 🤗

Obrigado,

Reputação 7
Crachá +1

Olá @Mário P.,

Saiba que estimo muito a sua opinião e dos restantes membros da moderação.

Que esta como as reviews anteriores tenham utilidade para os membros da comunidade e não só. Crio-as com esse objetivo em mente. 

Muito obrigado. 🫶🏼

Reputação 7
Crachá +2

Está excelente! Muito bom mesmo. 👏👏

Reputação 7
Crachá +1

Olá @Olaf,

Muito obrigado pelo teu comentário tão agradável. 🥰

Assististe ao vídeo de demonstração? 

Reputação 7
Crachá

Muito bom novamente!  👌👌 Adoro estas reviews aqui da comunidade do Fórum da Nos.

Congrats @Diogo S. 

Falta agora para o Xvision e a recomendação ☺️

 

Reputação 7
Crachá +1

Olá @DalleyBorges,

Agradeço-te a constante demonstração de apoio. ☺️

Para já achei de maior interesse falar sobre a ScreenX por ser uma sala completamente única e chamativa (não esquecendo a 4DX).

 

NOS XVISION: 

Ecrã +20m, Dolby Atmos, GT Laser (projeção dual 4K), 1.85:1 3D HDR até 120fps, cadeiras com elevado declive e zona premium (poltronas).

Adere à oferta 2por1.

 

SALAS IMAX:

IMAX with Laser C.C. Colombo & CascaiShopping:

Ecrãs 300 m², Som 12CH DSS, GT Laser (projeção dual 4K), 1.43:1 3D HFR até 48fps e cadeiras com elevado declive.

IMAX MarShopping Matosinhos:

Ecrã 300m², Som 6CH DSS, Projeção dual Xenon 2K, Aspect ratio 1.9:1 3D HFR até 24fps e cadeiras com elevado declive.

As salas IMAX não aderem à oferta 2por1 salvo raras exceções.

Espera aí, não quero abusar mas... aí tens um tema para uma futura review. Como é que são as salas 4DX @Diogo S.? Tens de experimentar, queremos saber a tua opinião!

Reputação 7
Crachá +1

Olá @CP001,

É uma boa sugestão. Obrigado pelo claro interesse no que tenho a dizer sobre os diversos assuntos.

Talvez, a 4DX fica mesmo aqui ao pé. O @Fórum não quererá fornecer 2 bilhetes para a minha ida ao filme Thor: Amor e Trovão 4DX 3D no mês que vem? 🤪

*Imagem da minha autoria.

Reputação 7
Crachá +1

Reforço a ideia... Será que não podem oferecer ao @Diogo S.para nos deliciar com as suas reviews.🙏😀

Reputação 7
Crachá +1

É muito gentil da tua parte, @Armindo Mateus. 🥺

Muito obrigado pelo teu apoio. ✨

Sempre que pretenderem enviem-me sugestões para novas reviews que queiram ver cá no Fórum. As minhas mensagens privadas estão abertas. 

Reputação 7
Crachá +1

De nada @Diogo S. Simplesmente é verdade... E estou também sempre ao dispor de ti e de qualquer utilizador fórum. 👍

Reputação 7
Crachá +2

Acho uma excelente ideia. 

Reputação 6
Crachá +2

Era bom em Montijo, ainda ontem fui lá no cinema fui ver um filme.

Reputação 7
Crachá +1

Queres ver o Avatar - O Caminho da Água em 270⁰ e 3D 😎?

Desfruta da vantagem* do teu Cartão NOS Cinema, e ao comprares 2 bilhetes 🎟️ ficam-te ambos por 10,60€ ou opta por lugares premium com um acréscimo de 1,40€ (12€).

Bilhetes já à venda!

* Não é válido para as sessões do dia 14 de dezembro.

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia @Diogo S.,

Agradecemos a sua partilha com a comunidade. 😊

Aproveitamos para relembrar que até dia 8 de dezembro, ao participar no passatempo da App NOS, podem ganhar convites duplos para a antestreia de “Antestreia Avatar: O caminho da água”, dia 14 ou 15 de dezembro de 2022: 😎

Participem e boa sorte! 🍀

Reputação 6
Crachá +2

Bom dia @Diogo S.,

Agradecemos a sua partilha com a comunidade. 😊

Aproveitamos para relembrar que até dia 8 de dezembro, ao participar no passatempo da App NOS, podem ganhar convites duplos para a antestreia de “Antestreia Avatar: O caminho da água”, dia 14 ou 15 de dezembro de 2022: 😎

Participem e boa sorte! 🍀

Este filme não esteve já anunciado em setembro?

Reputação 7
Crachá +1

Olá @PuccaPlayer,

O nome da sequela do Avatar e, o respetivo, logótipo foram revelados dia 28 de abril deste ano.

Esteve sempre com data de estreia marcada para dezembro.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @PuccaPlayer

O @Diogo S. deu uma boa ajuda. 😊

Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @Diogo S., 🤗

A sua sugestão quanto aos produtos do bar foi tida em conta. 

Os Cinemas NOS até 27 de novembro de 2023 está a atualizar os seu produtos do Bar, nomeadamente, substituindo os produtos da Coca-Cola pela Sumol+Compal. 😎

Esta alteração é faseada e, por isso, os produtos apenas são possíveis ser adquiridos diretamente na bilheteira. 

Assim: 

  • Coca Cola ➡Pepsi
  • Coca Cola Zero ➡ Pepsi Max
  • Fanta ➡ Sumol
  • Nestea ➡Ice Tea
  • Sprite ➡ 7 Up
  • Caprisun ➡ Bongo

Obrigado

Reputação 7
Crachá +1

Olá @Mário P.,

Acabou de largar uma mega bomba! Essa alteração tão drástica eu não esperava que chegasse pela popularidade da Coca-Cola. 😯

Conseguem, de novo, surpreender pela positiva e provar que os nossos contributos dão frutos e diz-vos algo! 

Haverá alterações no preçário? 

Muito obrigado 💪🥤

Reputação 7
Crachá +6

Agradecemos o seu feedback, ficamos contentes que tenha apreciado esta iniciativa, @Diogo S. 😊

Todas as vossas sugestões são recebidas, endereçadas e acompanhadas, pelo que todas as sugestões ou ideias são importantes para conseguirmos melhorar os serviços e produtos.

Quanto ao preçário, de momento, não temos conhecimento de que existam alterações. 😉

Muito obrigado, 

Comentário