Skip to main content
Header
Destaque

Recebi uma fatura inesperada da NOS

  • November 18, 2025
  • 7 comentários
  • 129 visualizações

João H.
Forum|alt.badge.img+6

Existem diversos motivos pelos quais pode receber uma fatura inesperada. Pode estar relacionado com a adesão ou desativação recente de serviços, consumos, alteração de titular, entre outros.

Neste artigo, explicamos detalhadamente quais os principais motivos:

 

Ativação recente de serviços

Pode receber uma fatura com um período de faturação diferente do esperado, sobretudo se for a primeira fatura, que pode ter um período de faturação inferior ou igual a um mês completo, que se inicia no dia da ativação do serviço e se prolonga até ao final do ciclo de faturação.

Se é um cliente NOS com pacote de TV, a fatura é enviada logo após a ativação dos serviços, mas a data para pagamento é próxima do final da data de usufruto dos serviços.

Por exemplo: ativou o serviço no dia 7 de agosto, a fatura é emitida nos dias seguintes e incide sobre a mensalidade do pacote de televisão de 7 a 31 de agosto. 

 

Desativação recente de serviços

Pode receber uma fatura depois de pedir a desativação, nos casos em que há incumprimento contratual, equipamentos não devolvidos, pedidos a menos de 10 dias do fim do período de faturação ou consumos anteriores.

  • Incumprimento contratual: na adesão são disponibilizadas ofertas de instalação e ativação, bem como descontos nas mensalidades. Como contrapartida a estas ofertas é associado um período de fidelização.
    Nas ofertas de instalação e ativação incluem-se as ofertas relativas aos custos que a NOS tem nas instalação e/ou ativação do serviço e respetiva disponibilização de equipamentos. Nas ofertas de desconto nas mensalidades incluem-se os descontos nas mensalidades dos serviços durante o período acordado.
    Assim, se existir uma desativação dos serviços dentro do período de fidelização é cobrado o valor do incumprimento contratual.
     
  • Equipamentos não devolvidos: após a desativação dos serviços, os equipamentos da NOS devem ser devolvidos num prazo de 30 dias. Caso os 30 dias sejam ultrapassados e não tenha devolvido os equipamentos, irá receber uma fatura com o valor dos mesmos.
    Saiba como devolver os equipamentos e os custos associados em:
     
  • Pedido a menos de 10 dias do fim do período de faturação: o pedido de desativação dos serviços deve ser feito até 10 dias antes do fim do período de faturação, para que tenha efeito até ao final do mesmo.
    Por exemplo: se o seu período de faturação é de 1 a 30 de cada mês, deve formalizar o pedido de desativação até ao dia 20, para que esta seja agendada para dia 30.
    Saiba mais informação em:
     
  • ​​​​​Consumos anteriores: a última fatura pode incluir apenas os consumos/serviços adicionais que fez no último período de faturação, que apenas são contabilizados após a desativação dos serviços. Assim, recebe esta fatura após a desativação dos seus serviços.
     
  • Equipamentos a prestações: o pedido de desativação dos serviços associado a uma compra a prestações com valores em dívida implica o pagamento imediato de todas as prestações em falta, sendo esse valor devido à NOS e incluído na última fatura do serviço.

 

Faturas separadas

De acordo com os serviços que tiver contratados, pode receber mais do que uma fatura da NOS. Existem algumas tipologias de serviço que podem dar origem a mais do que uma fatura, como:

  • Ter um pacote TV e um serviço sem pacote TV
  • Ter serviços contratados em duas moradas distintas

Se pretender agrupar os seus serviços numa fatura única, fale connosco aqui, no Fórum NOS. Para ser possível fazê-lo não pode ter valores em dívida e, caso existam períodos de fidelização nos seus serviços, ao agrupá-los poderá ter impacto nos mesmos.

 

Faturas apenas com consumos

A última fatura pode incluir apenas os consumos extras que fez no último período de faturação, que são contabilizados após a desativação dos serviços. Assim, recebe esta fatura depois de concluída a desativação.

Pode também receber uma fatura apenas com consumos, caso os seus serviços estejam suspensos. Nesta situação, não é faturada a mensalidade do serviço, mas podem ser faturados os consumos extras que fez no período em que os serviços ainda estavam ativos.

Por exemplo: A fatura a emitir no início de setembro deveria incidir sobre os consumos de 1 a 31 de agosto e sobre o pacote base e restantes mensalidades de 1 a 30 de setembro. No entanto, no dia 15 de agosto houve uma suspensão de serviço que ainda não foi regularizada.

Por esse motivo, a fatura emitida no início de setembro apenas terá a faturação dos consumos realizados entre 1 e 15 de agosto.

 

Portabilidade

O pedido de portabilidade consiste na entrega do formulário de portabilidade ao novo operador. O prazo normal para realização da portabilidade é de 1 dia útil, no entanto existem algumas situações em que não é possível cumprir esse prazo. São as seguintes:

  1. O formulário não estar corretamente preenchido e acompanhado dos elementos legalmente necessários, sendo rejeitado pelo operador de origem;
  2. Ter sido indicado no formulário uma data específica para a portabilidade: assinalado que pode ser realizada até 10 dias úteis ou indicada uma data anterior (neste caso é considerada a data da receção do formulário);
  3. Ter sido necessária uma intervenção física na rede que suporta o serviço a prestar: a portabilidade é realizada no prazo de um dia útil após finalização dessa intervenção;
  4. Ter aderido por telefone ou através de vendedor porta-a-porta: o prazo é de 3 dias úteis.

Caso esteja nalguma destas situações e tenha continuado a usufruir dos serviços NOS, pode ser enviada uma fatura referente ao período em que utilizou os serviços.

Saiba mais informações sobre a portabilidade do número em:

 

Alteração de titularidade

  • Fatura NOS com pacote de TV

Na alteração de titularidade do contrato, a última fatura emitida considera o ciclo na totalidade em nome do antigo titular. A retificação acontece na fatura seguinte, com a emissão de nota de crédito desde a data da alteração, para creditar os dias após a alteração da titularidade.

Quando altera a titularidade do contrato, a devolução dos dias que não usou, e que já tinham sido faturados, será efetuada na fatura seguinte à da alteração.

Por exemplo: A fatura a emitir no início de setembro deveria incidir sobre os consumos de 1 a 31 de agosto e sobre o pacote base e restantes mensalidades de 1 a 30 de setembro. No entanto, no dia 15 de agosto houve uma alteração de titularidade.

Por esse motivo, a fatura emitida no início de setembro apenas terá a faturação dos consumos realizados entre 1 e 15 de agosto e a devolução da mensalidade, de 15 a 31 de agosto, que já tinha sido faturada anteriormente e que não chegou a usar.

  • Fatura NOS sem pacote de TV

Na alteração de titularidade do contrato, a última fatura que vai receber corresponderá ao último período em que usou os serviços.

Por exemplo: se a alteração de titular ocorreu no dia 15 de agosto, a fatura que recebe no início de setembro incide sobre as mensalidades e consumos de 1 a 15 de agosto.

 

Saiba como comparar as faturas e perceber as variações, identificando quais os serviços que mais contribuíram para a variação do valor faturado:

 

Saiba ainda como consultar as suas faturas e o respetivo ciclo de faturação em:

 

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão deste e outros serviços na  my.nos.pt, ou na sua app my NOS, disponível através do Google Play e da App Store.

Saiba mais sobre a app my NOS e my.nos.pt em:

 

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão.
Estamos sempre disponíveis para ajudar.

7 Comentários

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • November 18, 2025

Bom dia a todos,

Existem diversos motivos pelos quais pode receber uma fatura inesperada. Pode estar relacionado com a adesão ou desativação recente de serviços, consumos, alteração de titular, entre outros.

Neste artigo, explicamos detalhadamente quais os principais motivos. 😊

Obrigado,


Exmos. Senhores,
Venho por este meio solicitar o cancelamento imediato do serviço associado ao contrato em meu nome.
Informo que já tinha solicitado o cancelamento por telefone anteriormente, através de um colega vosso, sendo-me confirmado que o processo ficaria registado. No entanto, o serviço nunca foi cancelado e continuou ativo indevidamente.
Por esse motivo, não reconheço a cobrança do último mês, uma vez que o pedido de cancelamento já tinha sido efetuado dentro do prazo. Assim, não irei proceder ao pagamento dessa fatura, por se tratar de uma cobrança indevida resultante de falha da vossa parte em processar o pedido inicial.
Solicito igualmente que me enviem o pedido oficial de devolução dos equipamentos (voucher ou código de devolução), para que possa entregar todo o material numa loja NOS sem qualquer custo ou penalização.
Agradeço o envio do comprovativo do cancelamento e do número do processo, para efeitos de registo.
Com os melhores cumprimentos,
Rosa Manuela
NIF:********


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • December 2, 2025

Boa tarde ​@Rosa Manuela21212236553,

Dados pessoais foram ocultos do seu comentário, para sua proteção e dos mesmos.

Relembramos que qualquer informação partilhada no Fórum NOS é publica e de livre acesso a qualquer utilizador, registado ou não.

Pode submeter o seu pedido através da my NOS em “Gerir Conta” > “Dados de conta” > “Desativar serviços”.

Após submeter o seu pedido, uma equipa especializada irá contactá-lo para dar continuidade ao mesmo. Saiba mais sobre este processo e restantes formas de formalização do pedido através do Site NOS.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


Vinicius Lorato Bortolucci

Olá, tudo bem?

Fiz o pedido de cancelamento do contrato pessoalmente com o colega Flávio no CascaiShopping no dia 29 de Novembro de 2025. Ele não fez o cancelamento, não preenchi nenhum formulário com ele. Entretanto o mesmo me orientou que fez o pedido solicitado e que ainda seria necessário pagar uma última fatura (de Dezembro neste caso). Paguei a fatura de dezembro no dia 20/12/2025 e confirmei que meu contrato ainda estava ativo com a empresa, enfatizando a falta de vontade do colega Flávio.

Dia 22 de Dezembro, pedi pra cancelar a adesão novamente, desta vez na aplicação, então me ligaram de imediato e a colega na linha foi exemplar... me enviou o formulário, preenchi e assinei no telemovel e desliguei a ligação com o pedido feito e resolvido. (esta colega também me orientou que haveria um acerto mediante os dias que utilizei os serviços no mês anterior)... até aqui eu perdoei a falta de comprometimento do Flávio, pela assertividade da colega Luana na central. Porém na fatura de encerramento e quitação existe um calculo de roaming que gostaria de rever, não é justo e não é verdadeiro. Sou cliente a anos e gostaria de findar o contrato de uma maneira que eu queira um dia voltar a contratar os serviços... 

Contesto a cobrança do valor de €62,59 referente a tráfego de dados em roaming no Brasil, constante na fatura FT 2026/133645.
Esclareço que não houve qualquer utilização voluntária ou consciente de dados móveis em roaming, não tendo sido solicitado nem autorizado qualquer pacote de roaming internacional.


Os dados móveis encontravam-se desligados, tendo sido utilizada exclusivamente ligação Wi-Fi.
O reduzido volume de dados faturado corresponde a tráfego automático de sistema, ocorrido no momento inicial de registo na rede estrangeira, antes de qualquer ação voluntária do utilizador, situação que é tecnicamente inevitável e fora do controlo do cliente, conforme amplamente reconhecido em equipamentos móveis.


Tentei contacto prévio com a operadora, sem sucesso, conforme comprovativo de email devolvido.
Deste modo, solicito a anulação do valor faturado e a emissão de nota de crédito correspondente.

 

NIF: ************

Atenciosamente,

Vinicius Lorato


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • January 14, 2026

Boa tarde ​@Vinicius Lorato Bortolucci,

Agradecemos a sua mensagem e partilha. Vamos ajudar a analisar.

Dados pessoais foram ocultos do seu comentário, para sua proteção e dos mesmos.

Relembramos que qualquer informação partilhada no Fórum NOS é publica e de livre acesso a qualquer utilizador, registado ou não.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado


Vinicius Lorato Bortolucci

Enviei mensagem privada ​@João H. 


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • January 14, 2026

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho ​@Vinicius Lorato Bortolucci,

Recebemos a sua mensagem privada e vamos responder-lhe logo que possível.

Obrigado