Header
Destaque

Débito Direto na NOS

Reputação 7
Crachá +5
  • Gestor da comunidade
  • 18995 comentários

O débito direto é a maneira mais cómoda e simples de fazer os seus pagamentos, sem atrasos e sem pensar no assunto. 😉

Garanta que faz os pagamentos das faturas NOS sempre dentro do prazo, sem preocupações e de uma forma segura, através de débito direto. Descubra também a comodidade da fatura eletrónica.

Vantagens da ativação do débito direto:

• Sempre dentro do prazo

Não gaste o seu tempo a lembrar-se dos prazos de pagamento. Quando chegar a hora, na altura certa, as suas faturas pagam-se a si próprias, sem mais trabalho para si;

• Segurança à prova

O débito direto só é realizado a seu pedido e com a sua autorização expressa. É sempre avisado da realização de um pagamento e, em qualquer momento, pode alterar o que quiser. Pode ainda definir no Multibanco limites máximos a debitar, controlando assim o valor da transação;

• Sem ter de fazer nada

Não se preocupe com as datas de limite de pagamento das suas faturas. No dia certo, as suas faturas são pagas automaticamente, sem pensar no assunto. E, no fim, recebe uma notificação a avisá-lo de que está tudo tratado;

• Totalmente gratuito

Não há nenhum custo adicional. O Débito Direto é totalmente gratuito para si e apenas é pago o valor devido pelos produtos e serviços que autorizou;

• Simples de ativar

Basta que selecione o botão ‘Ativar’, entrar na sua App NOS ou Área de Cliente e indicar o seu IBAN. Pode fazê-lo também em qualquer loja NOS ou caso precise de ajuda fale connosco;
Saiba como ativar o débito direto na App NOS ou Área de Cliente:

• Flexível

Ative, cancele ou altere o Débito Direto a qualquer momento. Com toda a comodidade e conveniência.

• Visibilidade antecipada do valor a pagar

Não há surpresas. Recebe a sua fatura antecipadamente para que possa ver o valor a pagar e o valor só lhe é debitado na data limite de pagamento da fatura.

Ative agora a o débito direto através da App NOS ou Área de Cliente.

Saiba ainda, caso necessite, como alterar o IBAN do débito direto na App NOS e Área de Cliente:

Ficou com duvidas sobre o débito direto? Consulte as perguntas mais frequentes:

1. Em que consiste o SEPA?

Sigla de – Single Euro Payments Area, representa uma diretiva da União Europeia para simplificar os pagamentos entre países da zona euro e ainda a Islândia, o Liechtenstein, a Noruega e a Suíça, pela grande interação económica que mantêm com os restantes países para utilizarem uma única conta localizada.

2. O que é o IBAN?

O IBAN, número internacional de conta bancária, identifica o número de conta à ordem de um cliente num contexto internacional, validando o país, o banco e a conta do beneficiário. Permite melhorar a eficácia do serviço prestado pelos bancos em transferências internacionais.

3. O que é o SWIFT ou BIC?

O SWIFT, ou Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication, é uma entidade que gere os códigos que permitem a identificação de um banco, códigos esses denominados por Bank Identifier Code (BIC). Normalmente o código BIC é denominado de SWIFT.

4. Onde posso consultar o IBAN?

A consulta pode ser feita no multibanco e no homebanking, ou caso já tenha associado consulte na sua App NOS ou Área de Cliente. Se precisar de ajuda fale connosco para o ajudarmos.

5. O que é necessário para alterar o IBAN?

Altere o IBAN na sua App NOS ou Área de Cliente. Se precisar de ajuda fale connosco para o ajudarmos.

6. Como é que posso confirmar que o DD está ativo?

A ativação/desativação é confirmada com o envio da fatura ao banco para pagamento. Em caso de boa cobrança deve considerar que está ativo. Caso contrário, é notificado via SMS, com a indicação do motivo pelo qual não ficou ativo. Consulte também na App NOS ou Área de Cliente.

7. Não quero que a fatura deste mês seja descontada no banco. O que devo fazer?

Para evitar que o débito seja feito, pode pagar por MB ou numa loja NOS, se pagamento for feito 3 dias úteis antes da DLP, a fatura não será descontada no banco.

8. Paguei por débito direto mas quero revogar o pagamento. O que devo fazer?

Deve contactar o seu banco e solicitar o reembolso. De acordo com a normativa do Banco de Portugal, dispõe de 73 dias após o débito para o efeito.

Caso precise de ajuda, partilhe connosco, estamos disponíveis para ajudar. :slight_smile:

62 Comentários

Boa tarde. Tenho debito direto, mas encerrei a conta e precisarei fazero o pagamento deste mês por MBWay. Entretanto a fatura não tem a referência… Como devo fazer?

É ligar para o apoio ao cliente, deveria chamar-lhes nomes por não ter referência na factura e pedir para eles lhe enviarem a referência por SMS por exemplo.

O problema é que estou fora do país, nem consigo ligar...

Reputação 7
Crachá +1

Depois admira-se de ser “censurado”, eu cá considero educado. Chamar-lhes nomes? Mas você é um selvagem? Antes que comece com as ilegalidades, não, não têm! Cabe ao cliente atualizar os seus dados, sejam eles quais foram! Chama-se a isso boa-fé contratual. 
@FRANCO IACOMINI, a partir do momento que ativa o débito direto não é apresentada a entidade e referência.

Tem de pedir ao serviço ao cliente. Envie uma mensagem privada @Fórum eles ajudam a gerar uma entidade e referência.

Reputação 2

Depois admira-se de ser “censurado”, eu cá considero educado. Chamar-lhes nomes? Mas você é um selvagem? Antes que comece com as ilegalidades, não, não têm! Cabe ao cliente atualizar os seus dados, sejam eles quais foram! Chama-se a isso boa-fé contratual. 
@FRANCO IACOMINI, a partir do momento que ativa o débito direto não é apresentada a entidade e referência.

Tem de pedir ao serviço ao cliente. Envie uma mensagem privada @Fórum eles ajudam a gerar uma entidade e referência.

Uns selvagens vejo eu a trabalhar nalgumas operadoras por aí, mas claramente são a única empresa que conheço que não tem referência de pagamento na factura.

Não vejo qualquer boa razão para isso, mas claro que fará todo o sentido para alguns. Tal como faz sentido aparecer pagamento em atraso quando o débito calha num fim de semana.

Reputação 2

Tem de pedir ao serviço ao cliente. Envie uma mensagem privada @Fórum eles ajudam a gerar uma entidade e referência.

Uns selvagens vejo eu a trabalhar nalgumas operadoras por aí, mas claramente são a única empresa que conheço que não tem referência de pagamento na factura.

Não vejo qualquer boa razão para isso, mas claro que fará todo o sentido para alguns. Tal como faz sentido aparecer pagamento em atraso quando o débito calha num fim de semana.

@Olaf Eu não iria dizer que não ter referência é ilegal, algumas coisas são só simplesmente estúpidas. Tenho 6/7 serviços por débito e 2 coisas só acontecem na NOS, não ter referência para pagar antecipado caso queira e dizer que está em atraso quando é num fim de semana.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @FRANCO IACOMINI,

Agradecemos o seu testemunho,

Recebemos a sua mensagem privada e estamos a acompanhar este tema.

Contamos ser breves na resposta.

Boa tarde.

Activei o débito direto no site da NOS, introduzindo o meu IBAN. Apareceu a mensagem que o processo estava completo.

Duas semanas depois recebo a seguinte mensagem da NOS:

“O seu banco recusou o debito direto da fatura NOS com data limite de pagamento a **/**/2023. Pague ainda hoje a sua fatura e evite o custo de 3.00 Eur por atraso no pagamento.”

A CGD diz que o problema foi da NOS.

O que é que eu posso fazer?

Obrigado.

Boa tarde.

Apareceu-me uma mensagem igual a esta.

Ativei o débito direto no site da NOS e agora tenho esse mensagem no telemóvel.

Já fui ao Banco e dizem que o problema não é deles, mas sim da NOS que não fez o processo como devido.

Será que me podem ajudar?

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde.

Activei o débito direto no site da NOS, introduzindo o meu IBAN. Apareceu a mensagem que o processo estava completo.

Duas semanas depois recebo a seguinte mensagem da NOS:

“O seu banco recusou o debito direto da fatura NOS com data limite de pagamento a **/**/2023. Pague ainda hoje a sua fatura e evite o custo de 3.00 Eur por atraso no pagamento.”

A CGD diz que o problema foi da NOS.

O que é que eu posso fazer?

Obrigado.

Boa tarde, a 1ª. fatura a ser emitida após a ativação do Débito Direto é ainda paga por MB ou outro meio, a 2ª. é que já será por Débito Direto. O que deve fazer é pagar a fatura pelos meios habituais e a próxima já será debitada na sua conta e é com este primeiro pagamento que o Débito Direto ficará ativo.

Entretanto, para que a moderação do Fórum possa verificar se de facto o Débito Direto está ativado, envie por mensagem privada o seu número de cliente para o perfil @Fórum e aguarde contacto.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Maria Taba, seja bem-vinda ao Fórum NOS. 
Vamos ajudar. 
Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum

Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Maria Taba  e @Jose Rodrigues
Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já foi abordado como, também, respondido. 

@Maria Taba, aguardamos a sua mensagem para verificar a situação. 
Obrigado

Boa tarde como faço para alterar a data de débito?

obrigado 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Pedro eufrazio,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

A alteração da data limite de pagamento para efeito de débito direto pode ser realizada para:

• Alteração para dia 4
  • Alteração para dia 12
  • Alteração para dia 1
  • Alteração para dia 19
  • Alteração para dia 28

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente e data que pretende.

Obrigado

Reputação 1
Crachá

Depois no dia de pagamento, há algum erro, o pagamento não é efectuado e das duas uma: ou pago manualmente e depois é debitado na mesma. Ficando com a factura paga duas vezes. Sendo que a solução foi ficar lá com crédito para o mês seguinte. Mas ninguém sabe a minha vida e se tinha essa possibilidade. Ou então por indicação de um colaborador, aguardar 48h para novo débito, eu assim fiz e passado as 48h nada de novo débito e ainda me acrescem 3€ na factura seguinte por falta de pagamento. 😂😂😂😂 muito cuidado, a NOS está cada vez pior. 

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @MAFALDA_MENDES

Respondemos ao seu comentário neste artigo.

Obrigado

Reputação 7
Crachá

Depois no dia de pagamento, há algum erro, o pagamento não é efectuado e das duas uma: ou pago manualmente e depois é debitado na mesma. Ficando com a factura paga duas vezes. Sendo que a solução foi ficar lá com crédito para o mês seguinte. Mas ninguém sabe a minha vida e se tinha essa possibilidade. Ou então por indicação de um colaborador, aguardar 48h para novo débito, eu assim fiz e passado as 48h nada de novo débito e ainda me acrescem 3€ na factura seguinte por falta de pagamento. 😂😂😂😂 muito cuidado, a NOS está cada vez pior. 

É só ligar e pedir o crédito dos 3€, caso não acedam peça a audição da chamada anterior, o crédito dos 3€ e o crédito da chamada para o apoio no livro de reclamações:
https://www.livroreclamacoes.pt/Pedido/Reclamacao
É mais eficiente do que postar aqui no @Fórum onde a moderação não faz muito mais que postar templates.

Reputação 1
Crachá

Já fiz isso. Mas a questão é que não se pode estar descansada. E ainda tenho de ligar e perder tempo para solucionar um erro sempre dos mesmos. 

Reputação 7
Crachá +1

Já viu com o banco o porquê de não ter sido debitado? 

Boa tarde @MAFALDA_MENDES

Respondemos ao seu comentário neste artigo.

Obrigado

Boa tarde @MAFALDA_MENDES,

Lamento a situação mas parece que já existe um tópico sobre esse assunto.

Obrigado

Reputação 1
Crachá

@Olaf se o erro fosse do banco não me diriam para esperar nem me devolveriam os 3€

Reputação 1
Crachá

@Jorge C não estou a repetir nenhum tópico. Estou a alertar os outros clientes. 

Reputação 7
Crachá +5

@MAFALDA_MENDES, quando há um pagamento em duplicado por Debito Direto, só fica o dinheiro na Empresa se for essa a sua vontade, porque basta pedir a revogação do pagamento por D/D ao seu banco e o estorno é feito de imediato.

Reputação 7
Crachá +6

Boa noite a todos, 

@MAFALDA_MENDES, o @Olaf, o @Jose Rodrigues e o @Jorge C, deram uma excelente ajuda. 

A informação faz-se, a partir do momento em que partilha com a comunidade e isso foi feito no artigo onde respondemos. 

Quanto ao motivo do débito se pretender que analisemos a situação, por favor, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum. No entanto, conforme indicado, e bem, pelo @Jose Rodrigues há sempre a possibilidade de solicitar o estorno ao banco quando há pagamento em duplicado como, também, há possibilidade de ficar em crédito

Obrigado

Reputação 1
Crachá

Caro @Jose Rodrigues estou a expôr o que aconteceu no meu caso. Disso não sabe mais do que eu. 

Reputação 1
Crachá

@Mário P. Estou a relatar o que se passou no meu caso. Solicitei a devolução do dinheiro e a mesma não foi efectuada. Talvez seja melhor aprimorarem a formação que dão aos vossos colaboradores em vez de vir para aqui ser politicamente corretos. Este Fórum é uma comédia sem sentido. 

Reputação 7
Crachá +6

Agradecemos a partilha da sua experiência connosco, dando a possibilidade que a comunidade e a moderação a informe em conformidade. 

@MAFALDA_MENDES, fizemo-lo. Como indicámos, também, se pretender que analisemos a situação, por favor, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum

Muito obrigado

Comentário