A chegada do novo Giga Router Wi-Fi 6 da NOS, o primeiro router Wi-Fi 6 de operador do mercado, é uma grande novidade. É normal que queira saber mais sobre a nova geração Wi-Fi.
Neste tópico esclarecemos-lhe algumas das questões que pode ter sobre a tecnologia e equipamento Wi-Fi 6:
- O que é o Wi-Fi 6?
O Wi-Fi 6, também conhecido como 802.11ax, é o standard de tecnologia Wi-Fi da próxima geração.
- Quais são as vantagens do Wi-Fi 6?
São muitas as mais valias da tecnologia Wi-Fi 6.
Conheça melhor as principais vantagens abaixo:
- Velocidade ultrarrápida
O Wi-Fi 6 permite velocidades 1.5 vezes superiores quando comparado com a tecnologia anterior (Wi-Fi 5);
- Melhor performance em ambientes congestionados
O Wi-Fi 6 permite aceder a ambas as bandas 5GHz e 2.4GHz (rede que não tinha evolução tecnológica desde 2009).
O acesso a ambas as bandas é uma mais valia, especialmente em ambientes congestionados.
- Eficiência
A tecnologia OFDMA aumenta a eficiência, tanto em uploads como em downloads. Além do mais, o Wi-Fi 6 permite larguras de banda de 5GHz até 160MHz, permitindo com esta configuração o dobro das velocidades às verificadas na configuração pré-definida (80MHz);
- Mais equipamentos ligados em simultâneo
As tecnologias presentes no Wi-Fi 6 permitem um ganho na eficiência e na estabilidade dos equipamentos ligados, quando a rede está congestionada.
O Wi-Fi 6, para além da tecnologia OFDMA, introduz também uma otimização na funcionalidade UM-MIMO, já disponível anteriormente. Desta forma o router comunica com múltiplos equipamentos em simultâneo, aumentando a eficácia e o desempenho da rede.
- Menor consumo energético
A tecnologia Target Wake Time (TWT) permite que os dispositivos ligados à rede façam a gestão da frequência com a qual estão conectados, para envio e receção de dados, reduzindo assim o consumo de energia e consequentemente o aumento da duração da bateria dos equipamentos.
- Velocidade ultrarrápida
- Como posso trocar o meu router pelo Giga Router Wi-Fi 6?
O Giga Router Wi-Fi 6 está atualmente disponível para novos e atuais clientes com velocidades contratadas de 1 Gbps.
- Que equipamentos suportam a tecnologia Wi-Fi 6 e como sei se o meu equipamento é compatível?
Grande parte dos novos equipamentos lançados no mercado contam já com a tecnologia Wi-Fi 6.
Desde 2020 que tem vindo a crescer o número de equipamentos que suportam esta tecnologia, alguns dos quais estão disponíveis na nossa loja online.
Consulte alguns exemplos de equipamentos compatíveis:
SmartphonesSamsung Galaxy S10, S10E, S20, Note 10 e Fold
Iphone SE 2020, 11, 11 Pro, 11 Pro Max, 12, 12 Mini, 12 ProLG V60 ThinQ
Huawei P40 Pro
Motorola Edge Plus
OnePlus 8 e 8 Pro
PC’s
Microsoft Surface Pro, Asus Chromebook Flip c436, Dell XPS 13 (2020), HP Spectre x360, Lenovo Yoga c940, LG Gram 17, MSI Prestige 14, Acer Aspire 5Consolas
Playstation 5
Para saber se o seu equipamento é compatível, verifique na embalagem se consta a informação ou logotipo “Wi-Fi 6” ou “Certificado Wi-Fi 6”.
- Como sei se o meu equipamento está ligado por Wi-Fi 6?
O seu equipamento ao estar ligado por Wi-Fi6 tem identificada a rede Wi-Fi 6 junto ao habitual símbolo do Wi-Fi.
- Quais são as principais diferenças em relação ao router anterior, Wi-Fi 5?
As melhorias relativamente ao Wi-Fi 5 são evidentes, mas o que mais se destaca é a rapidez e a eficiência.
O Wi-Fi 6:- Permite ligações 1,5 vezes mais rápidas;
- Suporta mais dispositivos ligados em simultâneo sem que a velocidade seja prejudicada de forma substancial (até 100 equipamentos ao mesmo tempo);
- A latência é menor;
- Existe uma redução de até 7 vezes do consumo de energia;
Consulte o nosso tópico com o comparativo das duas gerações de Wi-Fi. Conheça as principais diferenças entre as tecnologias Wi-Fi 5 e Wi-Fi 6, aqui.
- Porque preciso de um router com Wi-Fi 6 em minha casa?
Numa altura em que o teletrabalho e as aulas online estão presentes na nossa vida, muitas vezes existe a necessidade ter vários equipamentos ligados em simultâneo à rede Wi-Fi, em diferentes divisões da casa.
É também uma mais valia para quem faz videochamadas, partilha ficheiros de grandes dimensões ou até para entretenimento, como jogos online ou ver séries e filmes em streaming.
É necessário termos uma solução de topo e o Giga Router Wi-Fi 6 permite que todas estas tarefas sejam mais rápidas e mais eficientes, devido à velocidade ultrarrápida, maior cobertura em toda a casa e a possibilidade de ter toda a família ligada em simultâneo.
Partilhe connosco outras questões que tenha sobre o novo GiGA Router Wi-Fi 6 ou a tecnologia Wi-Fi 6, estamos disponíveis para ajudar a esclarecer.
Ligue-se ao novo Giga Router Wi-Fi 6 da NOS, o primeiro router de operador com Wi-Fi 6 do mercado!
Descubra também as principais diferenças entre o Wi-Fi 5 e o Wi-Fi 6, num artigo comparativo das duas gerações de Wi-Fi.