Os Giga Router marcam a aposta continua da NOS na evolução tecnológica.
Após conhecer algumas informações sobre os diferentes equipamentos Routers Wi-Fi 5.0, neste tópico descubra todos os seus detalhes. Preparado para conhecer ao pormenor cada um dos três equipamentos?
Giga Router Wi-Fi 5.0
Principais funcionalidades:
Ver se os serviços de internet, Wi-Fi e telefone estão ativos e a funcionar corretamente
Aceder a configurações básicas de Wi-Fi
Definir um horário para ter a rede Wi-Fi desligada, através da funcionalidade Eco Wi-Fi
Configurar uma rede Wi-Fi para a família ou amigos em Wi-Fi Visitas
Gerir e definir horários em que os equipamentos não podem aceder à internet, através da funcionalidade Gestão de acessos
Possibilidade de desligar o indicador luminoso
Smart Antenna Steering, combina de forma inteligente 8 antenas Wi-Fi na banda dos 5Ghz, que permitem ter mais velocidade em todas as direções
Design Premiado, distinguido pelo prestigiado prémio mundial iF Award Design 2019
Principais características:
Wi-Fi Dual band 2,4/5GHz, 2,4GHz 802.11 b/g/n com MIMO 3x3 e 5GHz
802.11 a/n/ac Wave2 com MU-MIMO 4x4
4 portas LAN (Ethernet) para acesso à internet por cabo
2 entradas telefónicas
Porta USB 3.0 para ligar impressora, pen, discos e dispositivos multimédia
Ligação para cabo coaxial para utilização em rede DOCSIS 3.1
Botão para emparelhar Wi-Fi
Botão de reset
Indicador luminoso de estado
Como ligar o router:
Ligue o cabo coaxial à tomada
Ligue o telefone à entrada Linha 1 (verde), utilizando o cabo telefónico
Ligue o router à tomada elétrico
Com o router instalado, ligue o computador por Wi-Fi ou através de cabo de rede
Os routers Wi-Fi 5.0 permitem o acesso ao serviço de internet e telefone, que configure e gira funcionalidades, em qualquer lugar, através do site aminhanet.nos.pt ou da App NOS Net, disponível para Android e iOS.
A versão de Giga Router a ser instalada depende da morada de instalação e da disponibilidade de stock.
Saiba ainda como configurar os equipamentos em
Caso tenha alguma dificuldade, partilhe connosco.
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Tenho estado atento à monitorização do ROUTER 5 v2 (HITRON) e hoje, para além da frequente perda de performance, tive pela “primeira vez” no espaço de 15 dias, uma FALTA TOTAL de resposta do ROUTER (que resulta no CONGELAMENTO de TODOS OS SERVIÇOS, incluindo o TELEFONE FIXO). Durou cerca de 1 minuto, após o qual o ROUTER voltou a funcionar correctamente, tal como acontece com o ROUTER 4: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/o-power-router-4-0-deixa-de-responder-a-todos-os-servicos-14191
@marcolopes Um minuto, possivelmente o tempo em que adquiriu alguma nova atualização, as pessoas queixam-se que o WiFi dimanado por esse router é fraco, fraquissímo.
@marcolopes Um minuto, possivelmente o tempo em que adquiriu alguma nova atualização, as pessoas queixam-se que o WiFi dimanado por esse router é fraco, fraquissímo.
Não… nada disso… quando CONGELA (e note-se que é a PRIMEIRA vez que vejo isto no ROUTER 5 v2) não é por causa de actualizações… é o ROUTER que deixa mesmo de responder a todos os serviços. Achei estranho porque foi a primeira vez em 3 semanas que isto aconteceu (o Router está ligado sem ser reiniciado há 7 dias, 12 horas, 54 minutos)
isso para ja não deve ser possivel, pois no HUB3.0 tinhamos acesso à configuração da impressora na pagina do router, o que não acontece com o 5.0, nao tem nada.
isso para ja não deve ser possivel, pois no HUB3.0 tinhamos acesso à configuração da impressora na pagina do router, o que não acontece com o 5.0, nao tem nada.
Mas a porta USB está a funcionar!
Funciona com Pen e com disco Externo.
Mas a porta USB está a funcionar!
Funciona com Pen e com disco Externo.
Oh caro @Sergio Sousa , eu já perguntei 2 ou 3 vezes QUAL é o MODELO do ROUTER!!!
Foi feita alguma configuração no Sistema operativo? QUAL é o sistema operativo?
EU já liguei PENs aos ROUTERs 5 v1 e v2 e NADA!
Acabei de ligar um disco de 4TB ao ROUTER e… NADA!
De qualquer forma, esta funcionalidade não está documentada (embora esteja anunciada) e não permite qualquer configurações pelo CASTRADOR interface da NOS (está presente no interface nativo do ROUTER, mas a NOS não permite o acesso!)
Oh caro @Sergio Sousa , eu já perguntei 2 ou 3 vezes QUAL é o MODELO do ROUTER!!!
Foi feita alguma configuração no Sistema operativo? QUAL é o sistema operativo?
EU já liguei PENs aos ROUTERs 5 v1 e v2 e NADA!
Acabei de ligar um disco de 4TB ao ROUTER e… NADA!
De qualquer forma, esta funcionalidade não está documentada (embora esteja anunciada) e não permite qualquer configurações pelo CASTRADOR interface da NOS (está presente no interface nativo do ROUTER, mas a NOS não permite o acesso!)
Mesmo com a perda de performance em certas alturas, como já descrito (que levam por vezes o router a “engasgar” e até a fazer um REBOOT por iniciativa própria, o que me deixa sem serviço durante uns minutos) decidi não mexer mais neste assunto.
Tendo em conta que os meus devices WiFi não se queixam a nível de conectividade, a minha TV (que se desligava do Router 5 v1 após algum tempo) também não tem mostrado qualquer problema, os DEVICES WiFi comunicam entre si na mesma rede (o que não acontece no ROUTER 5 v1 - e apenas neste modelo!), bem como o facto de NÃO perder a configuração AUTO da WiFi 5Ghz, fizeram com que eu decidisse ficar com o ROUTER 5 v2. Pode ser que um novo firmware (NÃO BETA) venha resolver os problemas de performance / estabilidade (esta era a parte boa do ROUTER 5 v1, pois não tinha grandes problemas de estabilidade).
BUG no interface de configuração do ROUTER 5 v2 (tanto via WEB como APP android!)
Existe UM equipamento de REDE ligado, que até há uns dias estava perfeitamente identificado, e agora desapareceu…
EDIT: Aparentemente o router anda “baralhado”… um reset (desligar da corrente) resolveu o problema… enfim...
Boas, a nível de transferência de dados na mesma rede, como se comporta, tenho um Media Player ligado ao V1 que a transmissão de dados por rede não passa dos 7Mb/s enquanto no 4.0 passava dos 30mb/s, acontece que a ver um filme de uma pasta partilhada no PC, se o ficheiro tiver um bitrate superior a 10Mb/s o filme engasga. No 4.0 isso nao acontecia.
Boas, a nível de transferência de dados na mesma rede, como se comporta, tenho um Media Player ligado ao V1 que a transmissão de dados por rede não passa dos 7Mb/s enquanto no 4.0 passava dos 30mb/s, acontece que a ver um filme de uma pasta partilhada no PC, se o ficheiro tiver um bitrate superior a 10Mb/s o filme engasga. No 4.0 isso nao acontecia.
Como se comporta QUAL deles? Existem 3 GIGA ROUTERS…
HFC (cabo) v1
HFC (cabo) v2
FTTF
Posso dizer que o ROUTER 5 v1 (HFC) até se portava bem, mas tinha de ter os canais em AUTO… se não colocasse os canais WiFI em AUTO, por vezes tinha fraca qualidade de transmissão…
Com o ROUTER 5 v2 (HFC) também não tenho problemas (os canais estão em auto, ao contrário do v1, nunca tive problemas com o WiFi)
NOTA: os SSID são ÚNICOS (um para cada rede, 2.4 e 5Ghz, para ter a certeza a que rede me ligo)
Boas, estou a falar de transferência de dados, do PC (pastas partilhadas) para o media player por cabo de rede ligado ao router V1 (cilindro), tendo o Media Player um IP associado 192.168.1.8.
Acontece que só consigo velocidades até 7M/s, enquanto no Power Router 4.0, conseguia velocidades de transferência de dados de 20Mb/s.
Se colocar no PC um vídeo com bitrate inferior a 7Mb/s consigo ver o vídeo, se for com bitrate de 10 ou 12Mb/s o video engasga. Isso não pode acontecer no router que se diz superior ao 4.0.
Gostava de saber se é problema do router ou da NOS mesmo ou se a mudança para o V2 HFC resolve a velocidade de rede.
Update: Liguei para o 16990 apoio técnico, não conseguiram resolver o problema, a velocidade de rede em ethernet é miserável, algo está a bloquear essa ligação, o que não acontecia no Power Router 4.0, e não sabem ver o que é.
Update: Liguei para o 16990 apoio técnico, não conseguiram resolver o problema, a velocidade de rede em ethernet é miserável, algo está a bloquear essa ligação, o que não acontecia no Power Router 4.0, e não sabem ver o que é.
Parece que o Router bom é o V2 que apareceu para resolver os problemas do V1 só pedir a troca.
Update: Liguei para o 16990 apoio técnico, não conseguiram resolver o problema, a velocidade de rede em ethernet é miserável, algo está a bloquear essa ligação, o que não acontecia no Power Router 4.0, e não sabem ver o que é.
Não… o ROUTER 5 v1 pode ter todos os defeitos (e tem uma série de BUGS!!!!) MAS não “afunila” nas ligações entre devices locais ligados ao HUB de REDE! Era o que faltava… ainda se estivesse em causa a ligação NET, mas estamos a falar do HUB de rede incluído.
Assim sendo, agradeço que verifique a VELOCIDADE do LINK estabelecido pelas placas de rede. TODAS as ligações devem estar sincronizadas a 1Gbit. Caso não estejam, significa que tem placas de rede que não suportam ligações de 1Gbit ou CABOS de rede CAT 5 ou inferiores (recomenda-se CAT 5e pelo menos)
De qualquer forma, a velocidade que apresenta é ridícula, e não me parece que seja apenas um problema das placas de rede / cabos, e o assunto merece ser investigado de forma mais profunda.
Claro que sim, mas o cabo já estava presente no router 4.0, não alterei hardware nenhum e baixou me a velocidade drasticamente. De 30Mb/s no 4.0 passou para 7Mb/s no 5.0 v1. Se fizer o teste de velocidade de Internet no pc, dá me 496/93.
Alguma coisa está a limitar essa velocidade na rede.
Atenção estou a usar dois cabos de rede, um para o pc outro para o media player. Tudo a funcionar corretamente no router 4.0.
Claro que sim, mas o cabo já estava presente no router 4.0, não alterei hardware nenhum e baixou me a velocidade drasticamente. De 30Mb/s no 4.0 passou para 7Mb/s no 5.0 v1. Se fizer o teste de velocidade de Internet no pc, dá me 496/93.
Alguma coisa está a limitar essa velocidade na rede.
Atenção estou a usar dois cabos de rede, um para o pc outro para o media player. Tudo a funcionar corretamente no router 4.0.
NÃO me respondeu à PERGUNTA!!! Se eu fiz uma pergunta concreta foi por uma razão!!!
Eu explico!
Quando mudei de ROUTERS (tive quase todos os routers da ZON e da NOS) um dos equipamentos era mais “esquisito” no que toca a “gostar ou não” dos cabos! Penso que foi exactamente quando fiz UPGRADE do ROUTER 4 (e tive 4 destes routers!) para o 5 v1. Usei os MESMOS CABOS, e no ROUTER 4 estava tudo sincronizado a 1Gbit… com o ROUTER 5 o meu PC sincronizava a 100Mbits!!! Depois de DIAS de debug, a reclamar por causa do ROUTER, decidi analisar tudo do ZERO… então substitui todos os cabos, e EIS QUE a ligação passou a ser estabelecida a 1Gbit!
Sim… TUDO funcionava bem com o ROUTER 4 com os cabos anteriores… e os cabos eram CAT 5e! Mas por alguma razão o ROUTER 5 v1 era mais “sensível” a nível de corrente, etc etc, e o LINK raramente era estabelecido à velocidade máxima, e quando era (depois de ter feito mais testes) rapidamente fazia o FALL-BACK para 100Mbits!
@marcolopes E não deveria ter sido o tecnico que substituiu o router a substituir também os cabos ? Como é que eu ou qualquer outro cliente e mero utilizador vai descobrir que para ter os serviços que a Operadora vende é necessário que eu troque os cabos ? Possivelmente será por esse motivo e outros semelhantes que há tantas e tantas reclamações e prejuizos para os clientes que contratam os serviços e depois não funcionam.
@marcolopes E não deveria ter sido o tecnico que substituiu o router a substituir também os cabos ? Como é que eu ou qualquer outro cliente e mero utilizador vai descobrir que para ter os serviços que a Operadora vende é necessário que eu troque os cabos ? Possivelmente será por esse motivo e outros semelhantes que há tantas e tantas reclamações e prejuizos para os clientes que contratam os serviços e depois não funcionam.
Por vezes não interferem, porque já está tudo ligado, com cabos na própria instalação… outras vezes assumem (tal como eu) que se funcionava com o Router anterior, vai funcionar com o novo! De qualquer forma, o que interessa é que a rede fique a funcionar, o resto pode ser problema de placas de rede, cabos, etc etc, e o técnico não está lá para fazer “despistes” :D
À frente… verifique no PC e no MEDIA center se os links estão estabelecidos a 1Gbit.
Faça testes de velocidade directamente dos equipamentos para o exterior (pelo menos terá a certeza que a velocidade NET está a ser conseguida em pleno) https://www.speedtest.net/pt
Não sei qual é o seu pacote de NET, mas se for acima de 100Mbits (e para ter o GIGA router deverá ser - embora o meu não seja!!) terá de ter toda a velocidade disponível (se os links de rede estiverem estabelecidos a 1Gbit TEM de ter a velocidade de NET total).
Se tiver a velocidade de NET total em cada um dos PC’s (digamos, 200, 500, 1Gbit) e ENTRE OS EQUIPAMENTOS de rede não, então aí a coisa muda de figura, e as razões do estrangulamento serão outras… (???)
O tecnico não está lá para fazer despistes e o cliente também não, no meu caso o problema não se coloca. Tenho as velocidades contratadas, não me queixo de nada, a NOS aumenta a minha velocidade de 120Mb para 200Mb se eu aceitar a instalação do router 4.0. Alega que não é possível aumentar mantendo o mesmo router 3.0 Hitron BVW3653 v2 Board eu não quero trocar o meu velho, antiquado e arcaico router por nenhum dos novos. É claro que a minha placa de rede suporta 1Gb.
A placa de rede suporta 1gb está incluída na board, o cabo que liga do router ao media player sempre foi CAT5e, hoje até liguei um cat6 para testar e nada, até liguei para o apoio técnico e não resolveram nada, para mim é mesmo do router que está a fazer o estrangulamento da velocidade de rede. Já que a Internet está boa. A velocidade contratada é 500/20, mas neste momento está 500/100. Por isso não é daí e os cabos o máximo que tem são 2 metros. Para mim é o router mesmo que tem essa limitação.
A placa de rede suporta 1gb está incluída na board, o cabo que liga do router ao media player sempre foi CAT5e, hoje até liguei um cat6 para testar e nada, até liguei para o apoio técnico e não resolveram nada, para mim é mesmo do router que está a fazer o estrangulamento da velocidade de rede. Já que a Internet está boa. A velocidade contratada é 500/20, mas neste momento está 500/100. Por isso não é daí e os cabos o máximo que tem são 2 metros. Para mim é o router mesmo que tem essa limitação.
Pelo menos faça um TESTE DE VELOCIDADE de NET em cada uma das máquinas para ver se obtém os 500 Mbits! Isso já dirá que os equipamentos comunicam com o ROUTER pelo menos a 500Mbits…
Depois faça uma cópia de um ficheiro entre o PC e o MEDIA CENTER (no PC tem Windows? Veja na janela de cópia qual a velocidade!)
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A analisar o ficheiro em busca de vírus
Lamentamos, mas ainda estamos a analisar o conteúdo deste ficheiro, a fim de nos certificarmos de que o mesmo é seguro para descarregar. Agradecemos que tentes de novo dentro de poucos minutos.