Skip to main content
Header

 

O Power Wi-Fi da NOS ajuda-o a garantir a solução adequada para expandir o sinal de Wi-Fi em sua casa. Neste tópico falamos-lhe do Extender – Devolo, um dos equipamentos que faz parte deste serviço. :grinning:

Este equipamento utiliza tecnologia Wi-Fi de última geração para aumentar a cobertura de Wi-Fi em sua casa, expandindo assim a rede do router. Apresenta como principais vantagens:

  • Sem fios e com instalação incluída
  • Wi-Fi 80112.ac
  • Dual Band 2.4GHz e 5GHz
  • 4 Antenas – MIMO 2x2
  • Velocidade de download até 867Mbps

 

O Extender tem dois modos de funcionamento:

  • ponto de acesso (AP), para Giga Router
  • repetidor (extender), para Giga Router, Power Router e Router.

Veja aqui o manual do equipamento, onde encontra tudo o que é possível fazer com este equipamento.

Atualmente disponibilizamos a solução Wi-Fi Total  e o Wi-Fi Total 6e, um serviço completo de Wi-Fi e Certificação Wi-Fi realizado por um técnico especialista. Saiba mais em:

Saiba aqui mais sobre o serviço de Internet NOS. :grinning:

Caso tenha alguma dificuldade partilhe connosco. Nós ajudamos!

@Luis Caldeira , pretende ligar o repeater em modo AP, é isso?


@Luis Caldeira , pretende ligar o repeater em modo AP, é isso?

Boa tarde @C24XXXX201, correto, pretendo ligar em modo AP.


@Luis Caldeira , se o equipamento permite tal modo, tem de aceder à pagina de configuração do equipamento, ligando-se ao mesmo, de preferência após um hard reset e usando as credenciais por defeito, para escolher o modo AP e definir as credenciais de acesso (SSID e password).


@C24XXXX201, ok irei tentar, obrigado pela dica!


@C24XXXX201 surge a seguinte mensagem de erro:

Não foi possível encontrar o endereço IP do servidor de devolo.wifi.

Qual será o problema?

Obrigado 


@Luis Caldeira , o endereço http://devolo.wifi/ é para aceder à pagina interna do equipamento (repeater) e deve ser usado num equipamento (PC, p.ex.) ligado directamente ao repeater, como indiquei acima e como indicado no manual. Se digitar este endereço num equipamento ligado à sua rede com acesso à internet vai sempre obter a mesma mensagem de erro.

Efectue um reset de fábrica ao repeater (toque no botão WPS durante mais de 10 segundos, até os indicadores luminosos mudarem de estado) e depois procure na lista uma rede com o SSID “WiFi Repeater devolo” e ligue-se à mesma.

Só após se ligar à rede wi-fi do repeater deve então digitar o endereço acima no seu browser.


@C24XXXX201, obrigado pela sua ajuda, mas não consigo, parece que não assume o repeater, tenho net mas 1 a 5mb, ou seja, com o cabo direto do router ao devolo wifi mas tenho velocidade, esquisito, algo não consigo, como repeater atinjo 30mb.


Olá, reinicie o seu Router e tente configurar novamente. Pode ser que ajude. 


@Luis Caldeira , mas conseguiu configurar o equipamento no modo AP?

Sinceramente não percebi grande coisa do seu ultimo comentário… não assume… mas tenho velocidade...


@Luis Caldeira , mas conseguiu configurar o equipamento no modo AP?

Sinceramente não percebi grande coisa do seu ultimo comentário… não assume… mas tenho velocidade...

@C24XXXX201, caro amigo, boa noite, não consegui configurar no modo AP, quando referi que não assume é o equipamento wifi extender, porque internet tenho via router pelo wifi mas com velocidades muito baixas 1mb a 3mb, depois ao ligar o equipamento wifi extender no modo repetidor consigo alcançar entre 20 a 40mb, queria tentar no modo AP para verificar se de facto conseguiria atingir a velocidade máxima contratada ou perto, agradeço a sua ajuda.


@Luis Caldeira , vamos lá por partes:

Depois de efectuar reset de fábrica ao repeater não aparece nos seus equipamentos (PC, tablet, smartphone,etc) uma rede wi-fi com o nome “WiFi Repeater devolo” ou algo parecido?


@C24XXXX201, certo, aparece, depois de estabelecer ligação, escolho a opção em modo de AP, escolho o meu router e a password de acesso, fica um tempo para aceder e quando liga tenho velocidades como se estiveste a usar o wifi do router de 1 a 3mb, por isso é que disse acima que o equipamento não assumia.


Olá, reinicie o seu Router e tente configurar novamente. Pode ser que ajude. 

@oTonyStark, obrigado pela dica.


Desculpe @Luis Caldeira , depois de seleccionar o modo AP escolhe o seu router para quê? Para ficar com o mesmo nome (SSID) de rede do router? Se for o caso, não faça isso. Escolha um SSID para o repeater diferente do SSID do router para que saiba diferenciar onde se está a ligar.

Se possível coloque aqui um printscreen da página de configuração do modo AP.


@C24XXXX201, ok amanhã irei novamente experimentar, caso não consiga entro em contacto, obrigado 👍👌


@C24XXXX201, boa tarde, obrigado pelas suas dicas, estava difícil, mas já consegui, praticamente dupliquei a velocidade no modo AP.

Obrigado! Bem Haja!

 

 

 


@C24XXXX201, é recomendável quando não estiver a ser usado o WiFi Repeater devolo, desliga-lo da corrente? Obrigado.


@C24XXXX201, é recomendável quando não estiver a ser usado o WiFi Repeater devolo, desliga-lo da corrente? Obrigado.

O consumo em Stand-by deste tipo de equipamento é irrisório (inferior a 1W). Os benefícios maiores em o desligar nos períodos em que não é utilizado tem a ver com o risco de violação de acesso por estranhos e com redução de interferências em redes na vizinhança.


@C24XXXX201, ok obrigado, no modo AP noto uma certa instabilidade de rede, parece que bloqueia, deixa de ter acesso à rede por momentos, alguma configuração adicional que possa corrigir? Obrigado 


@Luis Caldeira , com que frequência verifica essas interrupções? São periódicas ou aleatórias?


@Luis Caldeira , com que frequência verifica essas interrupções? São periódicas ou aleatórias?

As interrupções são periódicas, obrigado 


@Luis Caldeira , podem estar relacionadas com o Lease Time (tempo configurado no router para a reserva de IPs pelo servidor DHCP). Tente verificar se existe alguma relação da periodicidade das interrupções com o tempo definido nas configurações do servidor DHCP do router.


@Luis Caldeira , podem estar relacionadas com o Lease Time (tempo configurado no router para a reserva de IPs pelo servidor DHCP). Tente verificar se existe alguma relação da periodicidade das interrupções com o tempo definido nas configurações do servidor DHCP do router.

OK @C24XXXX201, obrigado pela dica vou verificar 👍👌😉


@Luis Caldeira , podem estar relacionadas com o Lease Time (tempo configurado no router para a reserva de IPs pelo servidor DHCP). Tente verificar se existe alguma relação da periodicidade das interrupções com o tempo definido nas configurações do servidor DHCP do router.

OK @C24XXXX201, obrigado pela dica vou verificar 👍👌😉

Boa tarde @C24XXXX201, como já deve ter percebido não domino esta matéria, como tal preciso de ajuda para poder configurar corretamente o portátil, tenho a atribuição de IP como automático (DHCP) e continuo com interrupções, será que pode ajudar? Obrigado 


Caro @Luis Caldeira , para testar se a dificuldade tem algo a ver com o tempo de Lease do IP pode tentar as seguintes opções:

  1. Alterar o tempo de concessão (Lease) de IP,  acedendo à pagina de configuração do servidor DHCP do seu router (imagem apenas exemplificativa)

     

  2. Alterar na ligação do portátil a forma como obtém o endereço IP (alterar de Automático para IP fixo) introduzindo um IP fora da pool de IPs definida (não usar Endereço IP entre xxx e yyy) e os restantes valores configurados no servidor DHCP do router (Máscara de sub-rede, Gateway predefinido)

    Resumidamente estas são as opções para verificar se a dificuldade está associada à concessão de IPs pelo router.

ATENÇÃO: a dificuldade pode ter outras origens; as imagens acima são apenas exemplificativas, pois dependem do equipamento e do sistema operativo em uso

 


Comentário