Skip to main content
Header
Inês B.
Moderador
July 28, 2021
Destaque

Conheça as boxes satélite da NOS

É cliente com tecnologia satélite e quer conhecer melhor as boxes de TV que a NOS dispõe?

Saiba mais sobre os modelos de box satélite disponíveis atualmente. :blush:

Neste tópico identificamos os modelos da box HD e mostramos-lhe para que servem cada um dos botões ou entradas de cabo e ainda como ligar a sua box.

Box 1.0 HD Intek

Box 1.0 HD Intek (modelo HD-S61NV) 

Painel frontal

Painel traseiro

Introdução do cartão NOS

Painel

Box 1.0 HD Thomson

Box 1.0 HD Thomson (modelo DSR 7151)

Painel frontal

Painel traseiro

Box 1.0 HD+DVR Pace

Box 1.0 HD+DVR Pace (modelo DSR 8151)

Painel frontal

Painel traseiro

Box 2.0 HD KAON

Box 2.0 HD KAON (modelo M180 e M180_V2)

Painel frontal

Painel traseiro

Introdução do cartão NOS

Após conhecer todas as componentes da sua box satélite saiba como ligar para usufruir da NOS TV:

Como ligar a sua box satélite

1. Ligue o cabo de antena (não fornecido) da sua entrada satélite à ficha de entrada LNB IN da sua Box 1.0
  2. Ligue a Box 1.0 à sua televisão de acordo com as características da sua TV (Consulte as instruções anteriores)
  3. Ligue o cabo de alimentação entre a ficha de alimentação da Box 1.0 e a corrente elétrica. Só deve ligar a ficha de alimentação à corrente elétrica depois de todas as outras ligações estarem efetuadas de forma correta.

Box 2.0 HD KAON

1. Ligue o cabo da antena à entrada LNB IN da sua box;
  2. De seguida, ligue o cabo de alimentação à sua box. Só deve ligar o cabo à corrente elétrica quando todas as outras ações foram efetuadas;

3. Conecte a box à televisão através de cabo HDMI ou cabo SCART:
    • Ligue o cabo HDMI entre a saída HDMI da sua box e a televisão. Esta ligação assegura a melhor qualidade de imagem;
    • Caso o seu televisor não tenha entrada HDMI/DVI, ligue o cabo SCART entre a saída AV da televisão e box. Para ver programas em alta definição deverá fazer a ligação através de um cabo HDMI.

Caso tenha alguma questão adicional, estamos disponíveis para ajudar. :blush:

73 Comentários

João H.
Gestor da comunidade
April 17, 2025

Boa tarde ​@Malvino,

Agradecemos a sua mensagem e partilha.

Sendo que, pelo que refere, a box que tem instalada é a modelo “DSR 8151”, sugerimos que verifique se tem 2 cabos de sinal ligados à box, conforme descrito no nosso artigo abaixo. 
Para que a box seja capaz de transmitir conteúdos em direto e efetuar gravações em simultâneo, é necessário que tenha 2 cabos de sinal ligados e não apenas 1, como noutras boxes. 

Relativamente ao consumo de MMS, alguns equipamentos fazem automaticamente a conversão de SMS para MMS quando o SMS excede o limite de caracteres para este formato (160 caracteres.). Uma forma de contornar esta situação é enviar a sua mensagem em vários SMS ao invés de um SMS mais extenso. 

Partilhe connosco o seu testemunho, por favor.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
April 17, 2025

Boa tarde! Obrigado pela resposta!

Quanto à box. Só há um cabo, que é o que vem da cabeça (LNB?) do prato da antena e que liga à entrada LNB IN 1 da Box. E depois há o cabo HDMI que liga a Box à televisão. Por acaso eu já aqui tinha lido dois cabos de sinal, mas confesso que nem sei que sinal e cabo são. Não estou a ver, confesso. Estranho (ou não) é que nem a assistente de atendimento ao cliente, com quem falei e através dela foram efectuadas algumas experiências, que não resultaram, daí ter-me encaminhado para uma loja da NOS, para troca da BOX, nem os funcionários que me trocaram as Boxes, me falaram nos dois cabos de sinal.  Como eu disse, na loja onde me trocaram as Boxes, na segunda vez que lá fui o funcionário até ligou a BOX nova que eu levei, e que não gravava, à antena parabólica que há na loja. Unicamente através da entrada LNB IN 1 e do único cabo que vem da cabeça da antena. Como nada gravou deu-me outra BOX, que por mim ligada em casa tem o mesmo problem da anterior. Não grava. Eu ainda lhe pedi para a experimentar lá na loja, mas ele não o fez. Deu-me a caixa com a BOX e para ele o problema ficou resolvido. Ainda por cima fiquei sem acesso aos canais da SportTv, que sou assinante. Agora vou ter que mais uma vez entrar em contacto coma NOS para activarem a SportTV. Vou aproveitar e falar nos dois sinais. Vamos ver o que dará. Essa dos dois sinais está-me a fazer confusão. Então ninguém viu isso? Quanto à mensagem de texto que enviei via telemóvel e que a nós considera como sendo uma comunicação MMS (não diz que eu excedi o limite de caracteres autorizados), como é uma coisa sem importância, que qualquer pessoa pode ver, aqui deixo a transcrição: “Bom dia! Vocès devem estar a derreter, com tanto calor.” Nada mais que isto. Acho que não atinge os 160 caracteres.

João H.
Gestor da comunidade
April 17, 2025

Boa tarde ​@Malvino,

Agradecemos o seu testemunho sobre este tema.

A box que tinha anteriormente era do mesmo modelo? De facto, para o modelo que indica atualmente ter, é necessária a ligação de 2 cabos de sinal, para poder ter acesso aos conteúdos intercativos da box como gravações.
Adicionalmente, sobre o SMS que apresenta, de facto este não excede o limite de caracteres. Vamos ajudar a analisar e resolver estas situações.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
April 18, 2025

Boa tarde! Muito obrigado pelas vossa disponibilidade. Ontem voltei a telefonar para a “ajuda a clientes da NOS”. Senhora muito simpática e interessada. Foi uma repetição dos procedimentos anteriores, que eu já sei de cor e salteado. No fim o conselho das vezes anteriores: ir a uma loja NOS trocar a Box. É o que terei que fazer. Não sei é quanto tempo andarei nisto. Podiam dar-me era uma box de outro modelo. E verificar lá se ela grava ou não.  Mas não, dão a caixa com a box e agora desenrasca-te. Ontem, e devido à vossa explicação, ainda perguntei à senhora se esta box não necessitaria, para poder gravar os programas, de 2 cabos de sinal e ela ou não ouviu ou não fez caso. Estivemos à volta de meia hora ou até mais em volta do assunto. Quanto à Box anterior. Não tenho a certeza do modelo que era, mas não era o da atual. Nós, eu pelo menos, enquanto cliente não ligo muito ao modelo. O que quero é que não dê trabalho e funcione bem. Mas creio que era Thomson. Satélite. Quanto à SMS, “convertida” em MMS, alguém me aconselhou a desativar, no telemóvel, o iMessage. Já o fiz. Agora fico a aguardar o que poderá acontecer no futuro. Eu uso mais o whatsapp, mas tenho alguns amigos e conhecidos que não o usam. Alguns nem internet têm. Para esses tenho que telefonar ou enviar mensagem de texto. Se voltar a ter o mesmo problema se não se importarem volto a entrar em contacto convosco. Feliz Páscoa.

Kilobyte
April 19, 2025

Bom dia! Era para ter terminado, mas afinal… Bom, como é dito que a box que me foi agora atribuida necessita, para poder gravar, de dois cabos de sinal, confrorme, aliás, é visivel na vossa imagem, e como quem me tem atendido nas minhas “reclamações” nada diz sobre o assunto, lembrei-me de verificar se a Box tem entradas para os dois cabos de sinal. Segundo o que me é dado ver não tem. Só tem para um cabo. Vou ver se consigo anexar foto da parte traseira da Box. 

Olaf
Super User
Super User
April 19, 2025

para satélite, tanto quanto se sabe, apenas há uma box com gravação, por isso, a troca sera sempre pelo mesmo modelo. 

Mas para não ter surpresas, e caso queira manter o imessage, pode pedir para desativar os MMS. Já o fez?

Kilobyte
April 19, 2025

E é-me distribuida uma box montada há nove anos? A NOS deve estar muito mal de finanças. Até duvido que não seja usada.

Olaf
Super User
Super User
April 19, 2025

O serviço satélite é para descontinuação ao logo do tempo… por isso, até que faz sentido o não investimento. Desde que, claro, faça na fibra 

Kilobyte
April 19, 2025

Quanto aos MMS.  A única coisa que fiz foi desativar o iMessage no telemóvel. E para desativar apenas os MMS, mantendo todavia o iMessage, onde é que tenho de fazer o pedido? À NOS? Pode ser que venha a ser necessário. E mais uma vez obrigado pela boa vontade. 

Olaf
Super User
Super User
April 19, 2025

Sim, pode enviar mensagem aos moderadores para o perfil ​@Fórum deve ser preciso apenas o NIF e o número de telemóvel em que quer desativar.