Skip to main content
Header
Destaque

Conheça as boxes satélite da NOS

Mostre a primeira mensagem

73 Comentários

Muito obrigado. Só para esclarecer uma última dúvida, o descodificador simples, livre de custos não funciona de todo com a parabólica?

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • August 5, 2025

Bom dia ​@Pedro Diogo A. N. Lopes Nunes,

Se cumprir a norma TDT creio que funciona.

Obrigado.

Bom dia. Já agora e a box pode funcionar com a parabólica?

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • August 6, 2025

Boa tarde ​@Pedro Diogo A. N. Lopes Nunes respondemos à sua mensagem. 
Qualquer outra questão, estaremos aqui para o ajudar.

Obrigado,

• Kilobyte
  • August 12, 2025

Venho por este meio manifestar a minha profunda insatisfação relativamente ao serviço de assistência técnica prestado pela NOS no âmbito da substituição da minha box de TV Satélite.

Recentemente, contactei o serviço de apoio ao cliente da NOS com o objetivo de trocar a minha box modelo HD-S61NV, que, embora funcional, apresenta algumas limitações. Após orientação do vosso suporte, fui encaminhado para uma loja física indicada como disponível e próxima da minha residência, com a garantia de que seria possível efetuar a troca por um equipamento equivalente ou superior.

Contudo, ao dirigir-me à loja indicada, fui surpreendido com a entrega de uma box claramente antiga e obsoleta, que não corresponde em nada ao modelo que entreguei nem às necessidades técnicas do meu sistema de som. A box que me foi fornecida não possui saída S-Video nem saída de áudio analógica, o que impossibilita a ligação às minhas colunas da aparelhagem, um detalhe essencial para mim e que foi completamente ignorado.

Ainda mais preocupante é o facto de me terem informado que já não existe stock do modelo HD-S61NV, nem de qualquer equipamento com características semelhantes. Perguntei por alternativas compatíveis com as minhas necessidades, mas não me foi apresentada nenhuma solução viável, nem sequer uma indicação clara de alguma loja onde pudesse obter um equipamento adequado.

Este episódio revela um claro défice no vosso serviço de apoio ao cliente e na gestão de stock de equipamentos. Sinto-me desvalorizado como cliente de longa data, especialmente por não terem sido capazes de me oferecer uma alternativa funcional ou de me informar previamente sobre a indisponibilidade de modelos compatíveis.

Estou, neste momento, muito descontente com a qualidade do atendimento e com a falta de soluções práticas por parte da NOS. A falta de empatia, de informação clara e de capacidade de resposta está a colocar em causa a minha fidelidade ao vosso serviço. Estou seriamente a ponderar mudar de operador, algo que jamais imaginei fazer, dado que sempre valorizei a vossa oferta.

Peço, por isso, que reavalieis esta situação, que me proponham uma solução adequada — seja a reposição de um equipamento compatível com saída de áudio e vídeo que permita a ligação à minha aparelhagem, seja a indicação clara de um ponto de atendimento onde isso seja possível.

Agradeço uma resposta urgente e eficaz, pois esta situação já se prolonga por demasiado tempo sem resolução.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • August 12, 2025

Boa tarde, ​@Marco_RR.

Queremos ajudar. Diga-nos, por favor, a que Loja NOS se dirigiu.

Confirmamos que existe de facto uma ruptura de stock, no entanto a informação que dispomos é que existe 1 unidade na Loja NOS no Maia Shopping.

Obrigado. 

• Kilobyte
  • August 12, 2025

Agradeço o vosso contacto e a informação sobre a disponibilidade de uma unidade na loja do Maia Shopping.

No entanto, gostaria de referir que me desloco com frequência ao Algarve, onde passo grande parte do meu tempo, e seria muito mais prático para mim se fosse possível encontrar um equipamento compatível com as minhas necessidades nomeadamente com saída S-Video e áudio analógica numa loja localizada nesta região ou nas suas imediações.

Infelizmente, deslocar-me até ao Norte do país apenas para efetuar uma troca técnica que deveria ser simples e acessível é, na minha opinião, um esforço desproporcionado, especialmente quando se trata de um serviço prestado a um cliente de longa data.

Assim, gostaria de saber se existe alguma previsão de reposição de stock de boxes compatíveis (como o modelo HD-S61NV ou equivalente funcional) em alguma loja NOS no Algarve — por exemplo, em Faro, Loulé, Portimão ou Albufeira — ou se podem encomendar um equipamento para uma dessas localizações.

Continuo à espera de uma solução adequada e acessível, pois a falta de saída de áudio no equipamento atual impede-me de utilizar o sistema de som da minha sala, o que afeta diretamente a experiência do serviço que subscrevo.

Agradeço desde já a vossa atenção e aguardo uma resposta concreta.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • August 12, 2025

@Marco_RR, compreendemos. 
No entanto, foi apenas um exemplo, ou seja, não estamos a pedir que se desloque ao Porto para realizar a troca. 

Apenas referimo-la para ter conhecimento que, não obstante, do equipamento se encontrar em rotura de stock podemos ajudar ao confirmar se afecto ao stock da loja há um equipamento disponível. 

Assim, pedimos que nos diga qual a loja que seria mais conveniente para si para verificarmos. 
Obrigado, 

• Kilobyte
  • August 14, 2025

Agradeço a vossa clarificação e compreendo que a referência à loja do Maia Shopping tenha sido apenas um exemplo.

No entanto, reitero que a minha necessidade é de obter uma solução próxima da região do Algarve, onde me encontro com frequência e onde utilizo o serviço NOS. Deslocações a outras regiões do país não são, neste momento, práticas nem justificáveis para uma questão técnica que deveria ser resolvida localmente.

Assim, gostaria de pedir que verificassem a disponibilidade de uma box compatível com saída S-Video e áudio analógico (como o modelo HD-S61NV ou equivalente funcional) na loja NOS do Fórum Algarve, em Faro, ou noutras lojas da região, como Loulé, Portimão ou Albufeira.

A loja do Fórum Algarve seria, para mim, a mais conveniente, caso haja disponibilidade ou seja possível reabastecer o stock num curto prazo.

Se atualmente não houver equipamentos desse tipo disponíveis no Algarve, gostaria de saber se existe previsão de reposição ou se é possível garantir um equipamento adequado numa dessas localizações nas próximas semanas.

Estou disposto a colaborar, mas preciso que a NOS me ofereça uma solução realista e acessível, alinhada com as minhas necessidades técnicas e geográficas. Continuo bastante descontente com a situação atual, que afeta diretamente a experiência do serviço que subscrevo.

Agradeço uma resposta concreta e urgente.

• Kilobyte
  • August 15, 2025

@Mário P.
Bom dia.

Em relação à minha última mensagem, onde solicitei a verificação de disponibilidade de uma box compatível (com saída S-Video e áudio analógico) na loja NOS do Fórum Algarve, em Faro, ou noutras localizações no Algarve, como Loulé, Portimão ou Albufeira.

Já decorreram 2 dias sem resposta e, infelizmente, continuo sem solução para um problema que afeta diretamente a forma como uso o serviço que subscrevo.

Reforço que estou disponível para colaborar, mas preciso de uma resposta concreta da vossa parte:

Há previsão de stock deste tipo de equipamento no Algarve?
É possível garantir uma box funcional numa loja da região?
Agradeço, desde já, a vossa atenção e espero uma resposta breve.

Cumprimentos,

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • August 15, 2025

@Mário P.
Bom dia.

Em relação à minha última mensagem, onde solicitei a verificação de disponibilidade de uma box compatível (com saída S-Video e áudio analógico) na loja NOS do Fórum Algarve, em Faro, ou noutras localizações no Algarve, como Loulé, Portimão ou Albufeira.

Já decorreram 2 dias sem resposta e, infelizmente, continuo sem solução para um problema que afeta diretamente a forma como uso o serviço que subscrevo.

Reforço que estou disponível para colaborar, mas preciso de uma resposta concreta da vossa parte:

Há previsão de stock deste tipo de equipamento no Algarve?
É possível garantir uma box funcional numa loja da região?
Agradeço, desde já, a vossa atenção e espero uma resposta breve.

Cumprimentos,

Só tem que passar nas lojas e ver o que têm disponivel. Se não tem com as carateristicas que pretende, lamenta-se mas é o que há

• Kilobyte
  • August 15, 2025

@Guimas 

essa resposta é inaceitável, pouco profissional e demonstra uma total falta de empatia e de compromisso com a resolução do problema.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • August 15, 2025

Boa tarde ​@Marco_RR,

Agradecemos a sua mensagem e lamentamos a situação.

De momento não existe stock para o equipamento na área geográfica em causa, assim como previsão para a sua reposição, o que lamentamos.

Contamos que a reposição de stock para o equipamento seja breve.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

• Kilobyte
  • August 16, 2025

@João H. 

Agradeço a vossa resposta, mas gostaria de clarificar a situação com total transparência.

O equipamento que entreguei, o modelo HD-S61NV, efetivamente apresentava problemas técnicos, pelo que contactei a NOS para proceder à sua substituição no âmbito de assistência técnica algo que me foi indicado como possível pelo vosso apoio.

No entanto, o equipamento que me foi fornecido em troca, embora funcional, é muito mais antigo e carece de saída de áudio analógico e S-Video, o que torna impossível ligar o som às minhas colunas da aparelhagem um detalhe essencial para mim.

Ou seja, resolvi um problema técnico para criar outro ainda maior em termos de compatibilidade. Fiquei com uma box que, mesmo funcionando, não se adapta à minha instalação existente, algo que não foi previamente comunicado nem discutido.

Lamento, mas dizer que “lamentam” e que “contam que a reposição seja breve”, sem previsão concreta, não é uma solução. Preciso de um equipamento compatível com as minhas necessidades, especialmente porque já entreguei o meu, e não posso ficar sem uma resposta viável por tempo indeterminado.

Informo-vos, com toda a franqueza, que estou a avaliar seriamente a mudança para outro operador, como a MEO ou NOWO, onde os serviços de TV satélite ou streaming oferecem suporte técnico eficaz e equipamentos compatíveis com diferentes tipos de instalações e onde o cliente é tratado com respeito.

Se, até ao final desta semana, não for proposta uma solução realista seja o envio de um equipamento funcional com saída de áudio, seja a indicação clara de reposição em loja no Algarve (como o Fórum Algarve, em Faro) procederei com a rescisão do contrato e mudança de operador.

Espero ainda que a NOS aproveite esta oportunidade para melhorar o suporte técnico e a gestão de stock de equipamentos, porque clientes de longa data como eu não querem mudar querem ser ouvidos e bem servidos.

Aguardo uma resposta concreta até sexta-feira.

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • August 16, 2025

@Guimas 

essa resposta é inaceitável, pouco profissional e demonstra uma total falta de empatia e de compromisso com a resolução do problema.

É a resposta óbvia. Se os equipamentos não têm as carateristicas que pretende não vão aparecer outros modelos ou as carateristicas por magia. 

Porque trocou a box sequer ? Não estaria melhor com a que tinha ?

• Kilobyte
  • August 17, 2025

@Guimas 

A sua resposta revela muito mais do que uma simples opinião técnica. Revela uma mentalidade que desvaloriza o cliente, que minimiza problemas reais e que, em vez de ajudar, põe em causa quem pede ajuda.

Diz que "não vão aparecer características por magia". Concordo. Por isso mesmo, espero que a NOS, enquanto empresa, tenha planos, stock e gestão técnica minimamente organizada — e não que me diga para "lamentar" porque "é o que há".

Quanto à sua pergunta: "Porque trocou a box sequer? Não estaria melhor com a que tinha?" — permita-me esclarecer, com toda a calma:

Troquei a box porque me foi indicado pela NOS que era possível fazê-lo, no âmbito de assistência técnica, devido a problemas técnicos no modelo antigo (HD-S61NV).
Entreguei um equipamento funcional (com defeitos, sim, mas que eu usava há anos) e recebi em troca um modelo mais antigo, sem saída de áudio, o que torna o serviço incompatível com a minha instalação.
Ou seja: não estou melhor. Estou pior. E a NOS, em vez de resolver, desresponsabiliza-se com frases como "lamenta-se mas é o que há".
Se esta é a cultura de atendimento que defende — indiferença, ironia e falta de empatia — então, sim, talvez a magia de que precisamos seja a de recuperar um mínimo de humanidade no serviço ao cliente.

Informo, mais uma vez, que estou a proceder com a rescisão do contrato, porque não subscrevo um serviço onde sou tratado como incómodo por pedir soluções.

Espero que esta conversa sirva de reflexão para a NOS: clientes não são problemas. São pessoas. E quando deixam de ser vistos como tal, começam a sair. Em massa.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • August 18, 2025

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho ​@Marco_RR e lamentamos a situação.

Os testemunhos da comunidade são importantes para nós, para que possamos continuar a melhorar e, como tal, analisadas internamente pelas equipas NOS responsáveis.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

• Kilobyte
  • August 21, 2025

@João H. 

Obrigado pelo "agradecimento".

Mas não preciso que a minha insatisfação seja "analisada internamente".
Preciso que me seja devolvida a possibilidade de ouvir som nas minhas colunas, com um equipamento compatível.

Entreguei uma box com defeitos, como me foi pedido, e recebi uma pior.
Pedi ajuda. Fui ridicularizado.
Fui redirigido. Fui ignorado.

E agora, recebo um elogio por "testemunhar" a má-fé do vosso serviço?

Não.
Isto não é um testemunho.
É um atestado de falhanço.

Informo que já iniciei o processo de rescisão do contrato.
E, quando sair, não levarei apenas a box.
Levarei também a certeza de que a NOS deixou de merecer a lealdade de quem a defendeu até ao fim.

Espero que, um dia, alguém dentro da empresa leia estas mensagens não como "feedback",
mas como um grito de quem ainda acreditava em vocês.

Fecho esta conversa.
E abro caminho para outro operador.
Com mais respeito.
Com mais humanidade.
Com mais som.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • August 23, 2025

Boa tarde, ​@Marco_RR 

Lamentamos. Mas a box que pretende encontra-se descontinuada, quer para novos ou já clientes, pelo que, infelizmente, não conseguimos atender ao seu pedido. 
Se tiver alguma questão adicional, por favor, fale connosco. 
Obrigado,

• Kilobyte
  • August 24, 2025

@Mário P. 

Agradeço a confirmação de que o equipamento que preciso já não está disponível — informação que, aliás, eu próprio descobri sozinho, depois de dias a tentar obter uma solução útil.

Resolvi o problema com um cabo SCART com saída de áudio — um pequeno detalhe técnico que, aparentemente, ultrapassou as capacidades do vosso apoio. É irónico que a NOS, enquanto operador de telecomunicações, não tenha conseguido sugerir algo que um cliente resolveu e até aparentemente simples.

Entretanto descobri que a MEO, a NOWO e outros operadores oferecem pacotes mais económicos, com equipamentos mais modernos, e apoio técnico que, pasme-se, responde com soluções e até com imagens dos equipamentos, características e compatibilidades muito úteis para mim.

O seu apoio técnico deu-me, sem querer, uma excelente comparação de mercado onde o vosso serviço, infelizmente, leva 10 a zero em desvantagem.

Não irei mudar de operador por agora, mas da próxima vez que precisar de apoio técnico, espero que não me respondam com apenas um “lamentamos” automático.

Espero sinceramente não precisar de voltar a contactar o vosso suporte.
Porque, se voltar…
não será para reclamar.
Será para cancelar.

E dessa vez,
sem hesitação.

Ouço aí um “lamentamos” ???

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • August 24, 2025

Não consigo ainda estar do seu lado, se uma loja que eu vá tem apenas um determinado equipamento com determinadas carateristicas, como por exemplo um telemovel … agora a loja vai ter que arranjar stock de alguma coisa com aquela carateristica em especifico só porque eu tou la a reclamar? 

Não faz sentido nenhum 

“Resolvi o problema com um cabo SCART com saída de áudio — um pequeno detalhe técnico que, aparentemente, ultrapassou as capacidades do vosso apoio. “ Claro que o apoio não lhe iria falar disso, não faz parte do serviço nem eles sabem se funciona mesmo.  Nem sabem que existe vou mais longe.

Acho que isto é só as suas ideias que estão desfasadas da realidade 

• Kilobyte
  • September 5, 2025

@Guimas 

Nem ia voltar aqui mas só agora vi a sua brilhante lição de gestão de lojas:
"Se a loja tem um telemóvel, não pode ser obrigada a ter outro com câmara melhor só porque eu quero."
Que pérola de originalidade.
Deve ter demorado a inventar essa analogia genial.   

Para seu registo:
Eu não pedi uma box com câmara melhor.
Pedi um substituto compatível com o equipamento que entreguei à NOS, um descodificador da vossa própria marca, que vocês retiraram do mercado sem plano de transição.   

E, ironia das ironias, o equipamento que me deram em troca é inferior ao que tinha e nem sequer tem saída de áudio, o que torna o serviço inutilizável na minha instalação.   

Mas claro, para si, isso é apenas "lamentamos".
Para mim, é a prova de que o vosso serviço técnico não ajuda — atrapalha.   

Quanto à sua pergunta: "Porque trocou a box? Não estaria melhor com a que tinha?"
Sim. Estaria muito melhor com a que tinha.
Tanto melhor que nem precisaria de vir aqui pedir ajuda.
Mas a NOS pediu a devolução.
E deu-me algo pior.   

Agora percebo:
O vosso serviço não é "TV e internet".
É "lamentamos" em loop infinito, com um extra de superioridade moral quando o cliente ousa esperar mais.   

Sim, o meu problema está resolvido.
Com um cabo SCART de 15€.
E com a certeza absoluta de que a MEO, NOWO e outros operadores tratam os clientes como pessoas não como incómodos a serem ridicularizados.   

E, da próxima vez que precisar de ajuda...
não será com a NOS.   

E sem gestores da comunidade a ensinarem-me como funcionam lojas de telemóveis.  

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 6, 2025

Boa tarde, ​@Marco_RR.

Agradecemos o seu feedback.

Estamos aqui para ajudar com qualquer questão adicional que tenha.

Obrigado,