Skip to main content
Header
DestaqueNews

Conheça o Giga Router Wi-Fi 6 da NOS

Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?
67% acharam o tópico útil
Mostre a primeira mensagem

97 Comentários

Azul
  • Kilobyte
  • 323 comentários
  • 12 de dezembro de 2024
João H. escreveu:

Boa noite ​@Azul,

Lamentamos a situação que descreve. Dê-nos, por favor, oportunidade de ajudar.

Recebemos a sua mensagem privada e vamos responder-lhe logo que possível.

Obrigado

Exmos. Srs.

Vivo neste momento uma situação de extrema gravidade com a V. operadora. Vi os meus dois telemóveis do pacote serem desligados sem a minha autorização, estando neste momento privado de realizar e receber comunicações em dois números, o que me causa um elevadíssimo transtorno.

Passo a explicar: realizei hoje uma negociação em que me foi garantido que os telemóveis apenas seriam desligados no dia da instalação do novo contrato, como é procedimento habitual da NOS.

Ora qual não é o meu espanto quando, após a chamada de negociação me vejo imediatamente privado dos telemóveis e me transmitem, após isso em uma nova chamada para a Linha de Apoio, que apenas mos reporão dentro de dois dias e de que afinal não haveria instalação alguma nem transição de HFC para FTTH, como me fora prometido.

Como pode ser razoável deixar um cliente sem realizar ou receber comunicações durante dois dias em pleno século XXI? Como é natural, existe um enorme prejuízo para todos os meus compromissos pessoais e profissionais e da minha mulher.

Nesse sentido, venho, por este meio, exigir a imediata reposição dos serviços contratados anteriormente.

Pondero avançar com queixa em tribunal caso não haja resolução em tempo útil, por incumprimento de serviços essenciais, ao abrigo da Lei n.º 23/96.

Para sanar a situação, parece-me razoável haver um ressarcimento no valor da indemnização prevista para situações equivalentes no Regulamento da Portabilidade da ANACOM para dois dias sem serviços https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1434455

Assim, por dois dias sem serviços é-me creditável, no mínimo, o valor de 80€, por 2 números x 2 dias x 20 €.

Chamo a atenção de que o valor da indemnização é definido por baixo, já que poderia ser muito superior, porque fui vítima de um logro, senão mesmo de um crime de burla e de extorsão, na negociação que hoje fiz.

Urge resolver a situação.

Cumprimentos,

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 12206 comentários
  • 13 de dezembro de 2024

Só spam ..

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 29667 comentários
  • 14 de dezembro de 2024

Bom dia, ​@Azul
Verificamos que a situação já se encontra em tratamento e em resolução. 
Confirmamos ainda a recepção da sua mensagem privada, vamos analisá-la e responder o mais rápido que nos for possível. 
Obrigado, 

• Megabyte
  • 15 comentários
  • 7 de janeiro de 2025

Boa tarde,

Vejo que o router tem, na imagem, uma saída “CABLE”. Pedia confirmação que consigo ligar uma TV por coaxial directamente a esta saída. Adicionalmente, pretendo ligar outra TV à box UMA.

Obrigado.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 29667 comentários
  • 7 de janeiro de 2025

Boa tarde, ​@jorgel11223344
Não garantimos o género de ligação que pretende realizar. 

Pode ligar a uma tomada de Sinal que tenha numa divisão da sua casa. 
Obrigado

• Megabyte
  • 15 comentários
  • 7 de janeiro de 2025
Mário P. escreveu:

Boa tarde, ​@jorgel11223344
Não garantimos o género de ligação que pretende realizar. 

Pode ligar a uma tomada de Sinal que tenha numa divisão da sua casa. 
Obrigado

Obrigado, porém não fico esclarecido. Dando informação adicional para contexto.

• Actualmente tenho outro operador. A ligação é de fibra.
  • Há um ONT à entrada de casa. Do ONT vai um cabo de fibra até ao router (é a entrada de sinal no router).
  • O router tem uma saída CATV (cabo coaxial) à qual tenho ligado uma TV.
  • Uma das portas RJ-45 é usada para ligar à box. Tenho outra TV ligada à box.

O que estou a tentar perceber é se esta configuração é possível com este router.

Quanto à ligação “Cabo” que existe no router, pode ser que tenha percebido mal. Esta ficha é de saída CATV? Ou é a entrada de sinal para o router?

Obrigado.

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 12206 comentários
  • 7 de janeiro de 2025

A box UMA precisa do cabo coaxial também. Por isso essa configuração não dá.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 29667 comentários
  • 8 de janeiro de 2025

O ​@Guimas deu uma boa ajuda, ​@jorgel11223344

Obrigado,  

• Megabyte
  • 15 comentários
  • 8 de janeiro de 2025

Obrigado ​@Mário P.  e ​@Guimas. Vou ter a instalação do serviço da NOS no final desta semana, pelo que depois terei todas as respostas.

Pelo que percebi, a ligação do router à box é pela saída “CABO”. Que tipo de sinal circula no cabo? CATV? Outro?

Tenho tomadas TV na sala e na cozinha. Os cabos coaxiais vão ambos da tomada até o mesmo bastidor. É possível ter um spliter no bastidor para que o sinal do cabo vai para a box UMA e para a outra TV (sem box)?

• Megabyte
  • 15 comentários
  • 8 de janeiro de 2025

jorgel11223344 escreveu:

Obrigado ​@Mário P.  e ​@Guimas. Vou ter a instalação do serviço da NOS no final desta semana, pelo que depois terei todas as respostas.

Pelo que percebi, a ligação do router à box é pela saída “CABO”. Que tipo de sinal circula no cabo? CATV? Outro?

Tenho tomadas TV na sala e na cozinha. Os cabos coaxiais vão ambos da tomada até o mesmo bastidor. É possível ter um spliter no bastidor para que o sinal do cabo vai para a box UMA e para a outra TV (sem box)?

Andei a ler vários posts aqui no fórum. Deixo algumas conclusões (peço correcção caso esteja errado):

• A box UMA não funciona com IPTV (o que era a minha assumpção inicial). A box usa CATV.
  • O GIGA Router Wifi 6 já inclui o ONT e inclui uma saída CATV (com o label CABO ou CABLE).
  • Na saída CATV, posso colocar um splitter, sendo o sinal dividido entre as duas saídas do splitter: uma saída do spliter vai uma televisão com entrada CATV e a outra saída para a box UMA.
  • O uso do splitter leva a queda de sinal CATV, o que poderá colocar problemas para a box UMA ou para a TV (depende da qualidade da instalação TV existente na casa)

Procurei colocar na imagem em baixo qual será o setup para esta situação. Os passos 1 a 4 encontrei-os nos manuais da NOS. Os passos 5 a 9 foram adicionados por mim. Se possível, pedia confirmação se está tudo bem.

Instalação do router e box num cenário com duas TV

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29620 comentários
  • 8 de janeiro de 2025

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem ​@jorgel11223344.

Confirmamos a informação que partilha. No momento de instalação apenas necessita de indicar ao técnico para que divisões ou equipamento realizar a distribuição de sinal TV.

Recordamos ainda que, para acesso a serviços de TV em equipamentos sem box, é necessário que a televisão seja dotada de descodificador digital DVB-C integrado.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

• Megabyte
  • 15 comentários
  • 11 de janeiro de 2025

Viva.

Feedback quanto à instalação com o diagrama acima: funcionou tudo como esperado.

Preciso de fazer uma configuração no meu NAS (port forwarding rules). O NAS pode fazer isso automaticamente mas precisa de detectar o modelo do router, o que não está a conseguir. Posso fazer a configuração manualmente mas preciso de saber qual é o modelo e versão do firmware do router (p.ex. DD-WRT / v24-sp1 micro). Poderiam indicar, pf.?

Obrigado.

EDIT

Encontrei o modelo e versão do firmware na página de configuração do router (Fast5670_GPON / SGFc10000471) mas infelizmente este modelo não está na lista dos routers conhecidos pelo NAS. O router tem outro nome comercial?

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 3995 comentários
  • 11 de janeiro de 2025

Sagem, verifique através do site deles 

• Kilobyte
  • 14 comentários
  • 16 de janeiro de 2025

Boa noite. 

Incrível como mudar de 200/20 para 500/100

Piorou e muito a minha experiência. A centímetros do router raramente mas muito raramente obtenho as velocidades contratadas e nem por cabo consigo. Até o PC encrenca. Na configuração 200/20 não sendo uma velocidade do outro mundo ao menos o contratado era sempre o que estava disponível para uso. O router não mudou continua a ser o 5 (Cilindro). Não seria melhor terem alterado para o 6.no telefone na altura da renegociação isso foi falado mas operador lá disse que afinal não era preciso mudar de router pois o existente dava perfeitamente. Se calhar devia ter batido o pé pois é tudo agora super instável a nível de ligação com quebras constantes. Enfim a nos em grande.... Ou não. Desculpem lá o desabafo. 

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 12206 comentários
  • 16 de janeiro de 2025

Tenta um reset de fábrica ao router. Depois disso testa por cabo no pc a velocidade a ver se tens o contrato.

• Kilobyte
  • 14 comentários
  • 17 de janeiro de 2025

Igual 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29620 comentários
  • 17 de janeiro de 2025

Boa tarde ​@PalixDj,

Agradecemos a sua mensagem e sugestão do ​@Guimas.

Efetuou o reset através do botão de reset presente no equipamento? 

Partilhe connosco, por favor, o resultado de um teste de velocidade.

Obrigado

• Kilobyte
  • 14 comentários
  • 17 de janeiro de 2025

Por cabo agorinha 

• Kilobyte
  • 14 comentários
  • 17 de janeiro de 2025

Upload super estável download super instável como muitas variações durante o download. Antes era certinho os dois. 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29620 comentários
  • 17 de janeiro de 2025

Boa tarde ​@PalixDj,

Agradecemos a sua mensagem.

Sugerimos que utilize o diagnóstico de internet da my NOS no sentido de analisar a situação. Partilhe connosco o resultado, por favor.

Obrigado

• Kilobyte
  • 14 comentários
  • 17 de janeiro de 2025

OK. Assim que voltar a casa vou ver se consigo 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29620 comentários
  • 17 de janeiro de 2025

Boa noite,

Agradecemos a sua mensagem ​@PalixDj,

Partilhe connosco o seu feedback. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

• Kilobyte
  • 14 comentários
  • 18 de janeiro de 2025

Ora cá está

Jorge C
Super User
  • 8154 comentários
  • 18 de janeiro de 2025

Boa tarde ​@PalixDj

Conforme sugerido pode e deve usar esta ferramenta de diagnóstico. 

Como resolver problemas técnicos de Internet na página online – Despiste Técnico | Forum NOS 

Obrigado.

• Kilobyte
  • 14 comentários
  • 18 de janeiro de 2025

Diz que há problemas só resolvidos através de telefonema..... 

Comentário