Skip to main content
Header
Ana P.
Moderador
April 15, 2020
DestaqueTutorial

Como escolher o melhor canal para a rede Wi-Fi em nosnet.pt

As dificuldades no acesso à internet por Wi-Fi podem derivar de questões relacionadas com o canal a que a frequência de rede está associada.
Escolher o melhor canal para a rede Wi-Fi através da App NOS Net e em nosnet.pt é importante para diminuir o congestionamento ou incompatibilidades que influenciam o desempenho do seu equipamento.

Agora que já lhe dissemos o que é o Wi-Fi, como funciona e quais as suas vantagens,  vamos ajudá-lo a escolher o melhor canal Wi-Fi, para um acesso correto e eficaz em ambas as frequências, de 2.4GHz e 5.0GHz, através do site nosnet.pt

Neste artigo explicamos-lhe como pode escolher o melhor canal para a rede Wi-Fi em nosnet.pt.
Saiba ainda como escolher o canal Wi-Fi na App NOS Net:

Como monitorizar e otimizar as redes Wi-Fi

A opção de monitorização de rede permite-lhe ver todas as redes Wi-Fi em redor do seu router e em que canal estão a transmitir.

1. Aceda a nosnet.pt, com os seus dados de acesso NOS ID, e escolha "Wi-Fi" no menu lateral à esquerda;
  2. Em “Configurações” selecione "Configurações avançadas";

3. Selecione a frequência, 2.4Ghz ou 5Ghz, e de seguida, escolha “Monitorização de rede”;

4. De seguida escolha “Scan redes vizinhas”;

5. Por fim, escolha “Optimizar”. O router vai escolher o melhor canal, com menos saturação, garantindo assim que tem o melhor acesso via Wi-Fi.

Como alterar o canal Wi-Fi manualmente

Depois de fazer a monitorização de rede, pode ainda optar por escolher manualmente um canal Wi-Fi. Saiba como:

1. Aceda a nosnet.pt, com os seus dados de acesso NOS ID, e escolha "Wi-Fi";
  2. Em “Configurações” selecione "Configurações avançadas";

3. Em “Opções de rádio” escolha “Canal”;

4. Por fim, escolha o canal que pretende e selecione “Guardar alterações”. 

Saiba ainda como consultar e conhecer os canais Wi-Fi:

Quer saber mais sobre Wi-Fi? Consulte as nossas dicas e conselhos:

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão do serviço de internet em nos nosnet.pt ou na App NOS Net, disponível através do Google Play e da App Store
Saiba tudo sobre a App NOS Net e as funcionalidades em:

​Caso tenha alguma dificuldade no processo de escolha do melhor canal para a rede Wi-Fi, partilhe connosco. Nós ajudamos! :hugging: 

59 Comentários

Renato Gomes
Super User
Super User
May 16, 2023

@João H.

Infelizmente já voltou ao mesmo, agora até piorou.

Tente usar a aplicação NOS NET, pode ser que consiga por essa aplicação.

https://www.nos.pt/net/app-nos-net

João H.
Gestor da comunidade
May 16, 2023

Boa tarde @Tiago Ferreira,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho sobre este tema.

Através da sugestão do @Renato Gomes consegue ter acesso ao router? 

Sugerimos que faça um reset ao router e confirme se a situação se mantém, por favor.

Caso a situação persista faça, por favor, um diagnóstico ao serviço através da App NOS:

Partilhe connosco o seu testemunho.

Obrigado 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Tiago Ferreira
Gigabyte
May 16, 2023

Através da sugestão do @Renato Gomes consegue ter acesso ao router? 

Caso a situação persista faça, por favor, um diagnóstico ao serviço através da App NOS:

Boa tarde @João H. 

Em primeiro lugar você deveria saber que a app NOS nada mais é do que um espelho da página https://nosnet.pt/home e nunca foi criada uma app especifica para gerir o router da NOS, portanto a sugestão do @Renato Gomes de nada serve, pois quando dá erro na página oficial, o mesmo erro aparece na “app NOS”…

No entanto informo que a situação já se encontra regularizada sem eu nada fazer, portanto acredito que tenha sido uma indisponibilidade geral da página da NOS.

Obrigado!

Tiago F.
João H.
Gestor da comunidade
May 16, 2023

Agradecemos o seu testemunho @Tiago Ferreira.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Bruno Aleixo
Super User
Super User
May 16, 2023

Através da sugestão do @Renato Gomes consegue ter acesso ao router? 

Boa tarde @João H. 

Em primeiro lugar você deveria saber que a app NOS nada mais é do que um espelho da página https://nosnet.pt/home e nunca foi criada uma app especifica para gerir o router da NOS, portanto a sugestão do @Renato Gomes de nada serve, pois quando dá erro na página oficial, o mesmo erro aparece na “app NOS”…

No entanto informo que a situação já se encontra regularizada sem eu nada fazer, portanto acredito que tenha sido uma indisponibilidade geral da página da NOS.

Obrigado!

normalmente quando se diz “em primeiro lugar” é porque vem uma enumeração camarada… não sei onde que que te perdeste a contar mas fiquei curioso por saber o que viria no “segundo lugar” xD 

Acho que fizeste uma presunção bastante obtusa, sim , a app vai buscar info á página web, mas não sabes se o erro em causa é um erro de servidor, ou da app apenas…  

um bem haja 

O amigo Bruno ajuda
Tiago Ferreira
Gigabyte
May 16, 2023

normalmente quando se diz “em primeiro lugar” é porque vem uma enumeração camarada… não sei onde que que te perdeste a contar mas fiquei curioso por saber o que viria no “segundo lugar” xD 

Acho que fizeste uma presunção bastante obtusa, sim , a app vai buscar info á página web, mas não sabes se o erro em causa é um erro de servidor, ou da app apenas…  

um bem haja 

Estás redondamente enganado, pois quando eu venho aqui publicar algum problema eu faço todos os despistes, e sim o problema estava a suceder tanto na app como na página. No entanto eu sei que a app NOS NET é um espelho da página e não uma app especifica.

Quanto à tua curiosidade, vais ter que permanecer com ela!

Tiago F.
Byte
August 26, 2026

Boa noite!

Vou ressuscitar este tópico uma vez que tenho tido problemas com o Wifi, caindo muitas vezes a ligação ao longo do dia (apesar de o simbolo wifi continuar ligado).

Primeiro, comecei por “desunir” as redes wifi, pois a 2,4G e a 5G estavam unidas.

Outra hipótese que tenho colocado, será mudar os canais de rede (está no automático). Quais os canais mais aconselháveis ou que funcionam melhor?

Obrigado.

Jorge C
Super User
Super User
August 26, 2026

Boa noite ​@JGODINHO

Basta que siga este tutorial.

Obrigado.

João H.
Gestor da comunidade
August 27, 2026

Boa tarde ​@JGODINHO,

Agradecemos a sua mensagem.

Os canais de wi-fi são espectros de radiofrequências, não existindo canais que sejam transversalmente melhores.
É necessário que teste de forma a verificar quais os mais, ou menos saturados na sua área. 

A situação que descreve acontece em vários equipamentos em simultâneo?

Obrigado