Skip to main content
Header
Ana P.
Moderador
July 24, 2020
Destaque

Acesso ao domínio netcabo.pt

A NOS deixou de ser responsável pela gestão e pelas contas de email Netcabo e ZONMail, desde 2014. Estas contas de email foram integradas na Microsoft/Outlook, pelo que a NOS é alheia a problemas do seu funcionamento.

Apesar desta alteração, logo que tivemos conhecimento, do constrangimento dos nossos clientes, em aceder ao serviço de email, reportámos o tema à Microsoft e aconselhámos os nossos clientes a fazer o mesmo. Estamos, desde então, a acompanhar o tema de perto, na expectativa de que se resolva com rapidez. 

Até lá, estamos disponíveis para ajudar com alternativas que permitam acesso ao email e a minimizar impactos de ocorrências desta natureza.

Descubra, neste artigo, mais sobre:

Configuração serviço e-mail

• Servidor de receção (POP3)

Endereço do servidor – pop-mail.outlook.com
    Porta – 995
    Ligação Encriptada – SSL

• Servidor de envio (SMTP)

Endereço do servidor – smtp-mail.outlook.com
    Porta – 25 (ou 587 se a 25 estiver bloqueada)
    Autenticação – sim
    Ligação Encriptada – TLS

• Dados do utilizador

Nome de utilizador – endereço de correio eletrónico completo
    Palavra-passe – definida pelo cliente

Aceder à conta netcabo ou zonmail através da Web

Aceda diretamente à sua conta, colocando o endereço Outlook.live.com no browser, e efetuando o seu login netcabo/zonmail:

1. Aceda ao seu email através do Outlook.live.com;

Terá acesso aos seus e-mails, diretamente na web.

Criar Alias com nova conta no Outlook

Nesta opção, manterá a conta netcabo/zonmail como primária e passará a utilizar um alias no Outlook nas configurações e acesso.

A forma de criar um alias no Outlook, para acesso a outras contas de email, é extremamente simples e permitirá ter acesso à sua conta netcabo.pt através do Outlook. Basta que siga estes passos:

1.  Aceda ao seu e-mail através do Outlook.live.com;

1. Clique nas Definições (roda dentada) e escolha a opção “ver todas as definições do Outlook”, no canto inferior direito;

1. De seguida, pressione o menu “Correio” e selecione “Sincronizar e-mail”;

1. Após surgirem as diversas definições de sincronização do email, efetue a gestão do Alias. Para isso, basta que clique em “Aliases de e-mail”;

1. Escolha a opção “Add email” na página que surgirá e insira um novo e-mail;

1. Crie um novo Alias para a conta de Outlook criada;

1. Configure a sua caixa de correio eletrónico selecionando o menu “Info”. De seguida, pressione na opção “Account Settings” e clique em “New” para que possa adicionar o novo e-mail;

1. Insira a sua palavra-passe associada à conta Netcabo ou zonmail para finalizar a configuração do novo e-mail;

Reencaminhar os seus e-mails para conta Outlook

Nesta opção passará a utilizar a nova conta Outlook para receber os e-mails da conta netcabo/zonmail. Saiba como fazer:

1.  Aceda ao seu e-mail através do Outlook.live.com;

1. Clique nas Definições (roda dentada) e escolha a opção “ver todas as definições do Outlook”, no canto inferior direito;

1. Escolha “Reencaminhamento” dentro de “Correio” e marque “Ativar o Reencaminhamento” colocando o e-mail para onde quer reencaminhar os seus e-mails.

Terminada a configuração podem começar a usar a nova conta para enviar e receber e-mails. :wink:

678 Comentários

Kilobyte
June 17, 2025

Eu tenho o mesmo problema. O meu email está registado em Serviços Públicos pelo que esta situação é muito grave. Estou a falar de algo que vem de muitos anos de utilização!!!

MUDE o quanto antes!

Mude todos os registos para um endereço definitivo criado no GMAIL. 

É o meu conselho.

Não resista! Vai perder tempo e adiar o inevitável...

Quer dizer, o tempo do Manuel não vale nada! Sabe-se lá quantas horas ele vai perder frente a um monitor, a modificar os emails. E isto se ele conseguir alterar todos online e não se vir forçado a perder dias inteiros nas filas presenciais; e isto se conseguir lembrar-se de todos os serviços públicos, intituições financeiras, seguradoras, etc. E isto tudo por um problema a qualo Manuel é totalmente alheio… Está bem.

Para citar o poeta: “Mesmo na noite mais triste, em tempo de servidão, há sempre alguém que resiste, há sempre alguém que diz não”.

Jorge C
Super User
Super User
June 17, 2025

Eu tenho o mesmo problema. O meu email está registado em Serviços Públicos pelo que esta situação é muito grave. Estou a falar de algo que vem de muitos anos de utilização!!!

MUDE o quanto antes!

Mude todos os registos para um endereço definitivo criado no GMAIL. 

É o meu conselho.

Não resista! Vai perder tempo e adiar o inevitável...

Quer dizer, o tempo do Manuel não vale nada! Sabe-se lá quantas horas ele vai perder frente a um monitor, a modificar os emails. E isto se ele conseguir alterar todos online e não se vir forçado a perder dias inteiros nas filas presenciais; e isto se conseguir lembrar-se de todos os serviços públicos, intituições financeiras, seguradoras, etc. E isto tudo por um problema a qualo Manuel é totalmente alheio… Está bem.

Para citar o poeta: “Mesmo na noite mais triste, em tempo de servidão, há sempre alguém que resiste, há sempre alguém que diz não”.

Manuel Alegre! Sempre atual 😊

June 17, 2025

Recebi este mail que me parece fraudulento atendendo ao endereço de onde supostamente é enviado: info@info.nos.pt

A NOS vai deixar de disponibilizar o serviço de gestão de emails em todos os seus domínios a partir de 16 de julho de 2025.
A gestão da sua conta de email gomesdossantos@kanguru.pt poderá continuar a ser assegurada pela Sooma, uma empresa especializada na gestão de emails. A continuidade deste serviço, assegurada pela Sooma, tem um custo associado (o serviço atual mantém-se gratuito até 15 de julho). Em alternativa, poderá optar por exportar para outro serviço de email gratuito.

Conheça as suas alternativas:

Ver os planos da Sooma
Exportar para outro serviço de email
Caso não faça nenhuma das ações acima disponíveis, sua conta de email será eliminada a 16 de julho de 2025.

Facebook LinkedIn Youtube Instagram

App NOS

App my NOS
ou my.nos.pt

Linha de Apoio

Linha de apoio
931 699 000 ou 16990

Lojas NOS

Lojas NOS

NOS, todos os direitos reservados.

Se não quiser receber mais informações da NOS via email, clique aqui.

Por favor, não responda a este email. Este endereço serve apenas para
enviar mensagens e não recebe respostas.

Edifício Campo Grande Rua Ator António Silva, 9
1600-404, Lisboa Portugal

Kilobyte
June 17, 2025

Bom dia, preciso da vossa ajuda para eliminar uma conta de e-mail da oninet, uma vez que não sei como fazer.

Melhores cumprimentos,

MMatos

Jorge C
Super User
Super User
June 17, 2025

Boa tarde ​@jags,,

O email que refere é mencionado neste tópico que sugiro leitura. 

Obrigado. 

Byte
June 17, 2025

Boa tarde,

Até à semana passada o meu email dlfranco@netcabo.pt funcionou sempre quando lhe acedia via browser: https://outlook.live.com/mail/0/

Desde a semana passada que consigo receber emails, mas não os consigo enviar para qualquer que seja o endereço.

O erro que aparece é: 

“Your message wasn't delivered because the recipient's email provider rejected it.

DS2PEPF00003442.mail.protection.outlook.com gave this error:
Access denied, sending domain NETCABO.PT doesn't meet the required authentication level. The sender's domain in the 5322.From address doesn't meet the authentication requirements defined for the sender. To learn how to fix this see: https://go.microsoft.com/fwlink/p/?linkid=2319303 Spf= Pass , Dkim= Fail , DMARC= Pass [VI1PR03MB6159.eurprd03.prod.outlook.com 2025-06-17T14:56:26.529Z 08DDAD5F4CEBC148] [DS7PR03CA0103.namprd03.prod.outlook.com 2025-06-17T14:56:26.600Z 08DDACFEC849CE6C] [DS2PEPF00003442.namprd04.prod.outlook.com 2025-06-17T14:56:26.599Z 08DDA9DCEDF0E617]”.

Portanto, o problema está no registo DKIM que gostaria que a NOS resolvesse nos seus servidores, por favor, para poder voltar a enviar emails.

Obrigado pela atenção,

Diogo Leichsenring Franco

marcolopes
Super User
Super User
June 17, 2025

Eu sei o massacre que é… já passei por isso. E acredite que tinha CENTENAS de registos!! Alguns deles apenas consegui modificar através de reclamações (pois necessitava da RECUPERAÇÃO de password que simplesmente ia dar a LAGO ALGUM - numa altura em que o email já tinha sido descontinuado).

É um calvário… eu entendo.

A melhor opção será a de conseguirem RESTAURAR o serviço e MUDAR IMEDIATAMENTE antes que o mesmo fique definitivamente comprometido…

Em suma: mesmo que o serviço seja restaurado, não confiem nele! É mudar o quanto antes...

Jorge C
Super User
Super User
June 17, 2025

Boa tarde ​@Diogo Franco

A situação está a ser abordada neste outro tópico. 

Existem também uma petição pública sobre o assunto. 

Serviço de Email NETCABO​.​PT Inutilizável – Utentes exigem ação da NOS e Microsoft! 

Obrigado.

Jorge C
Super User
Super User
June 17, 2025

Boa tarde a todos,

Para esclarecer quem esteja a acompanhar este tópico, deixo um ponto técnico importante relativamente ao problema de autenticação de e-mails com o domínio netcabo.pt: 

Quem gere o servidor de e-mail? A Microsoft, através do serviço Outlook.com. 

Quem deve configurar o DKIM para netcabo.pt? A NOS, dado que é responsável pelo DNS do domínio e, por isso, controla os registos necessários. 

O que é necessário? A Microsoft fornece as chaves para assinatura DKIM e a infraestrutura para assinar os e-mails enviados pelos seus servidores, mas a NOS precisa criar os registos CNAME específicos no DNS do netcabo.pt para ativar esta funcionalidade.

Sem esta configuração correta, os e-mails enviados com o domínio netcabo.pt através da Microsoft falham na verificação DKIM, o que pode originar rejeições ou bloqueios, em especial após as alterações de segurança aplicadas pela Microsoft em Maio de 2025.

Sugiro que a equipa técnica da NOS verifique a configuração DNS do domain netcabo.pt para garantir que os registos DKIM estão implementados conforme as recomendações da Microsoft. 

Obrigado pela atenção e fico a aguardar atualizações públicas neste fórum. 

Byte
June 17, 2025

Emos. Srs., venho por este meio solicitar a vossa melhor atenção para a revalidação do domínio netcabo.pt

Este expira a 03-07-2025

Já há dificuldades no envio de emails por causa de:

DKIM PROBLEM:

@netcabo.pt owned by NOS, emails managed by microsoft/outlook since 2014, can´t send emails now. Dkim= Fail

Error shows:

• SPF = Pass

• DKIM = Fail

• DMARC = Pass

This means Microsoft trusts the envelope, but rejects the email due to missing or invalid DKIM.

More people are facing the same problem. This issue is very frustrating.

A NOS pode facilmente resolver este problema

Esperando que não me arranjem problemas a nível da minha presença digital, aguardo com expetativa a resolução do problema.

Cumprimentos