Skip to main content
Header
Ana P.
Moderador
July 24, 2020
Destaque

Acesso ao domínio netcabo.pt

A NOS deixou de ser responsável pela gestão e pelas contas de email Netcabo e ZONMail, desde 2014. Estas contas de email foram integradas na Microsoft/Outlook, pelo que a NOS é alheia a problemas do seu funcionamento.

Apesar desta alteração, logo que tivemos conhecimento, do constrangimento dos nossos clientes, em aceder ao serviço de email, reportámos o tema à Microsoft e aconselhámos os nossos clientes a fazer o mesmo. Estamos, desde então, a acompanhar o tema de perto, na expectativa de que se resolva com rapidez. 

Até lá, estamos disponíveis para ajudar com alternativas que permitam acesso ao email e a minimizar impactos de ocorrências desta natureza.

Descubra, neste artigo, mais sobre:

Configuração serviço e-mail

• Servidor de receção (POP3)

Endereço do servidor – pop-mail.outlook.com
    Porta – 995
    Ligação Encriptada – SSL

• Servidor de envio (SMTP)

Endereço do servidor – smtp-mail.outlook.com
    Porta – 25 (ou 587 se a 25 estiver bloqueada)
    Autenticação – sim
    Ligação Encriptada – TLS

• Dados do utilizador

Nome de utilizador – endereço de correio eletrónico completo
    Palavra-passe – definida pelo cliente

Aceder à conta netcabo ou zonmail através da Web

Aceda diretamente à sua conta, colocando o endereço Outlook.live.com no browser, e efetuando o seu login netcabo/zonmail:

1. Aceda ao seu email através do Outlook.live.com;

Terá acesso aos seus e-mails, diretamente na web.

Criar Alias com nova conta no Outlook

Nesta opção, manterá a conta netcabo/zonmail como primária e passará a utilizar um alias no Outlook nas configurações e acesso.

A forma de criar um alias no Outlook, para acesso a outras contas de email, é extremamente simples e permitirá ter acesso à sua conta netcabo.pt através do Outlook. Basta que siga estes passos:

1.  Aceda ao seu e-mail através do Outlook.live.com;

1. Clique nas Definições (roda dentada) e escolha a opção “ver todas as definições do Outlook”, no canto inferior direito;

1. De seguida, pressione o menu “Correio” e selecione “Sincronizar e-mail”;

1. Após surgirem as diversas definições de sincronização do email, efetue a gestão do Alias. Para isso, basta que clique em “Aliases de e-mail”;

1. Escolha a opção “Add email” na página que surgirá e insira um novo e-mail;

1. Crie um novo Alias para a conta de Outlook criada;

1. Configure a sua caixa de correio eletrónico selecionando o menu “Info”. De seguida, pressione na opção “Account Settings” e clique em “New” para que possa adicionar o novo e-mail;

1. Insira a sua palavra-passe associada à conta Netcabo ou zonmail para finalizar a configuração do novo e-mail;

Reencaminhar os seus e-mails para conta Outlook

Nesta opção passará a utilizar a nova conta Outlook para receber os e-mails da conta netcabo/zonmail. Saiba como fazer:

1.  Aceda ao seu e-mail através do Outlook.live.com;

1. Clique nas Definições (roda dentada) e escolha a opção “ver todas as definições do Outlook”, no canto inferior direito;

1. Escolha “Reencaminhamento” dentro de “Correio” e marque “Ativar o Reencaminhamento” colocando o e-mail para onde quer reencaminhar os seus e-mails.

Terminada a configuração podem começar a usar a nova conta para enviar e receber e-mails. :wink:

678 Comentários

Kilobyte
June 16, 2025

Desde o dia de hoje encontro-me incapaz de enviar emails. Sempre que tento, recebo uma resposta automática deste género:

CY4PEPF0000EE3E.mail.protection.outlook.com gave this error:
Access denied, sending domain NETCABO.PT doesn't meet the required authentication level. The sender's domain in the 5322.From address doesn't meet the authentication requirements defined for the sender. To learn how to fix this see: https://go.microsoft.com/fwlink/p/?linkid=2319303 Spf= Pass , Dkim= Fail , DMARC= Pass

Quem da NOS dá suporte ao netcabo.pt necessita de alterar a  configuração de DKIM dado que esta está com problemas. Segundo a Microsoft apenas a NOS pode fazer essa alteração.

João H.
Gestor da comunidade
June 16, 2025

Boa tarde ​@Anton B.

Agradecemos a sua mensagem.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este artigo onde pode encontrar mais informações sobre o mesmo tema.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
June 16, 2025

https://www.pt.pt/pt/ferramentas/whois/detalhes/?site=netcabo&tld=.pt

A NOS tem que assumir responsabilidade deste problema e não passar para o Outlook a batata quente. O domínio da netcabo.pt ainda pertence á NOS até o dia 3 de julho deste ano, portanto, faz todo o sentido que tenha de ser a mesma a resolver esta situação.

marcolopes
Super User
Super User
June 16, 2025

https://www.pt.pt/pt/ferramentas/whois/detalhes/?site=netcabo&tld=.pt

A NOS tem que assumir responsabilidade deste problema e não passar para o Outlook a batata quente. O domínio da netcabo.pt ainda pertence á NOS até o dia 3 de julho deste ano, portanto, faz todo o sentido que tenha de ser a mesma a resolver esta situação.

Isso é que era!!!

A NOS NÃO SE RESPONSABILIZA PELO domínio NETCABO há mais de 4 anos!!!!

A MICROSOFT / OUTLOOK NÃO SE RESPONSABILIZAM pelo domínio NETCABO há mais de 4 anos!!!!

Os utilizadores NETCABO estão por sua conta e risco, sujeitos a ficarem sem EMAIL a qualquer momento em que mexam nas configurações OUTLOOK!

LEIAM com atenção este tópico! 

Jorge C
Super User
Super User
June 16, 2025

Boa noite a todos(as),

Relativamente ao problema do envio de emails @netcabo.pt, e para ajudar todos os utilizadores que têm sido afectados, informo que foi criada uma petição pública para pressionar a NOS e a Microsoft a resolverem esta situação o mais rapidamente possível.

Este bloqueio está relacionado com uma falha na validação DKIM e afeta o envio para qualquer tipo de contas de email, prejudicando seriamente a comunicação dos clientes.

Peço que consultem e assinem a petição aqui: 

Serviço de Email NETCABO.PT Inutilizável – Utentes exigem ação da NOS e Microsoft! 

Na petição exigimos: 

• Intervenção urgente da NOS e Microsoft para resolver o problema

• Comunicação clara e transparente sobre a situação e prazos

• Responsabilização pelas falhas e eventuais compensações

• Fiscalização pela ANACOM para garantir os direitos dos consumidores

Conto com a vossa colaboração para juntos mostrarmos que este problema não pode continuar por mais tempo. 

Obrigado.

marcolopes
Super User
Super User
June 16, 2025

Boa noite a todos(as),

Relativamente ao problema do envio de emails @netcabo.pt, e para ajudar todos os utilizadores que têm sido afectados, informo que foi criada uma petição pública para pressionar a NOS e a Microsoft a resolverem esta situação o mais rapidamente possível.

Este bloqueio está relacionado com uma falha na validação DKIM e afeta o envio para qualquer tipo de contas de email, prejudicando seriamente a comunicação dos clientes.

Peço que consultem e assinem a petição aqui: 

Serviço de Email NETCABO.PT Inutilizável – Utentes exigem ação da NOS e Microsoft! 

Na petição exigimos: 

• Intervenção urgente da NOS e Microsoft para resolver o problema

• Comunicação clara e transparente sobre a situação e prazos

• Responsabilização pelas falhas e eventuais compensações

• Fiscalização pela ANACOM para garantir os direitos dos consumidores

Conto com a vossa colaboração para juntos mostrarmos que este problema não pode continuar por mais tempo. 

Obrigado.

É de louvar, mas não lhe vai servir de nada (na minha humilde opinião!)

Ninguém se responsabiliza pela gestão do domínio NETCABO. Ponto!

Isso é um facto que vem sendo discutido há pelo menos 7 anos!! (como o tempo passa!) e já transita do tempo da ZON!

Esqueçam o NETCABO e migrem URGENTEMENTE para o GMAIL (eu sei… dá trabalho… eu passei pelo mesmo quando a MEDIA CAPITAL acabou com o NETC e foi um calvário para migrar alguns registos… tinha CENTENAS deles!)

GMAIL FOREVER!

Emails de ISP’s ou outros serviços que tal NUNCA mais na vida!!!

Kilobyte
June 16, 2025

Eu tenho o mesmo problema. O meu email está registado em Serviços Públicos pelo que esta situação é muito grave. Estou a falar de algo que vem de muitos anos de utilização!!!

Para juntar ao insulto, o mail da “oninetspeed.pt”que utilizo para esses fins não foi gratuito. Paguei para o ter. Sou cliente desta empresa há décadas! Passei por todos os nomes que este ISP já teve, sempre fidelizado.

Mas, não querem saber da fidelidade dos seus clientes. E já não é a primeira vez que tentam esta manobra. Se não pararem com estas tentativas para prejudicar quem utiliza estes emails para fins muito sérios, é desta que perdem o cliente.

Kilobyte
June 16, 2025

Só mais um “pormaior” que não referi na mensagem anterior: Há uns anos, aquando da primeira tentativa desta empresa para prejudicar os seus clientes, negando o acesso a um serviço de mail que foi pago, eu configurei o Hotmail/Outlook para receber os mails oninetspeed.pt. Pois bem, essa meia-medida deixou de funcionar. Já não recebo mails oninetspeed.pt no Outlook desde 5 de Julho de 2024; há um ano, portanto.

Jorge C
Super User
Super User
June 16, 2025

Eu tenho o mesmo problema. O meu email está registado em Serviços Públicos pelo que esta situação é muito grave. Estou a falar de algo que vem de muitos anos de utilização!!!

Para juntar ao insulto, o mail da “oninetspeed.pt”que utilizo para esses fins não foi gratuito. Paguei para o ter. Sou cliente desta empresa há décadas! Passei por todos os nomes que este ISP já teve, sempre fidelizado.

Mas, não querem saber da fidelidade dos seus clientes. E já não é a primeira vez que tentam esta manobra. Se não pararem com estas tentativas para prejudicar quem utiliza estes emails para fins muito sérios, é desta que perdem o cliente.

@Jose Escobar sugiro que consulte e caso entenda assine a petição pública. 

Obrigado.

marcolopes
Super User
Super User
June 16, 2025

MUDE o quanto antes!

Mude todos os registos para um endereço definitivo criado no GMAIL. 

É o meu conselho.

Não resista! Vai perder tempo e adiar o inevitável...