Skip to main content
Header
Ana P.
Moderador
July 24, 2020
Destaque

Acesso ao domínio netcabo.pt

A NOS deixou de ser responsável pela gestão e pelas contas de email Netcabo e ZONMail, desde 2014. Estas contas de email foram integradas na Microsoft/Outlook, pelo que a NOS é alheia a problemas do seu funcionamento.

Apesar desta alteração, logo que tivemos conhecimento, do constrangimento dos nossos clientes, em aceder ao serviço de email, reportámos o tema à Microsoft e aconselhámos os nossos clientes a fazer o mesmo. Estamos, desde então, a acompanhar o tema de perto, na expectativa de que se resolva com rapidez. 

Até lá, estamos disponíveis para ajudar com alternativas que permitam acesso ao email e a minimizar impactos de ocorrências desta natureza.

Descubra, neste artigo, mais sobre:

Configuração serviço e-mail

• Servidor de receção (POP3)

Endereço do servidor – pop-mail.outlook.com
    Porta – 995
    Ligação Encriptada – SSL

• Servidor de envio (SMTP)

Endereço do servidor – smtp-mail.outlook.com
    Porta – 25 (ou 587 se a 25 estiver bloqueada)
    Autenticação – sim
    Ligação Encriptada – TLS

• Dados do utilizador

Nome de utilizador – endereço de correio eletrónico completo
    Palavra-passe – definida pelo cliente

Aceder à conta netcabo ou zonmail através da Web

Aceda diretamente à sua conta, colocando o endereço Outlook.live.com no browser, e efetuando o seu login netcabo/zonmail:

1. Aceda ao seu email através do Outlook.live.com;

Terá acesso aos seus e-mails, diretamente na web.

Criar Alias com nova conta no Outlook

Nesta opção, manterá a conta netcabo/zonmail como primária e passará a utilizar um alias no Outlook nas configurações e acesso.

A forma de criar um alias no Outlook, para acesso a outras contas de email, é extremamente simples e permitirá ter acesso à sua conta netcabo.pt através do Outlook. Basta que siga estes passos:

1.  Aceda ao seu e-mail através do Outlook.live.com;

1. Clique nas Definições (roda dentada) e escolha a opção “ver todas as definições do Outlook”, no canto inferior direito;

1. De seguida, pressione o menu “Correio” e selecione “Sincronizar e-mail”;

1. Após surgirem as diversas definições de sincronização do email, efetue a gestão do Alias. Para isso, basta que clique em “Aliases de e-mail”;

1. Escolha a opção “Add email” na página que surgirá e insira um novo e-mail;

1. Crie um novo Alias para a conta de Outlook criada;

1. Configure a sua caixa de correio eletrónico selecionando o menu “Info”. De seguida, pressione na opção “Account Settings” e clique em “New” para que possa adicionar o novo e-mail;

1. Insira a sua palavra-passe associada à conta Netcabo ou zonmail para finalizar a configuração do novo e-mail;

Reencaminhar os seus e-mails para conta Outlook

Nesta opção passará a utilizar a nova conta Outlook para receber os e-mails da conta netcabo/zonmail. Saiba como fazer:

1.  Aceda ao seu e-mail através do Outlook.live.com;

1. Clique nas Definições (roda dentada) e escolha a opção “ver todas as definições do Outlook”, no canto inferior direito;

1. Escolha “Reencaminhamento” dentro de “Correio” e marque “Ativar o Reencaminhamento” colocando o e-mail para onde quer reencaminhar os seus e-mails.

Terminada a configuração podem começar a usar a nova conta para enviar e receber e-mails. :wink:

678 Comentários

Kilobyte
September 19, 2021

Boa noite. 

Aqui deixo a indicação de como consegui resolver a questão. 

Criar um novo "alias" nas configuração do Outlook (que remetem para a página de gestão da conta), defenir esse "alias" como endereço de email principal.

Depois de isso feito, reconfigurei o SMTP server do Thunderbird com esse "aliás" no utilizador e ficou a funcionar direito.

Acrescento que não mexi nas configurações de POP server (sim, por opção estou a usar POP em vez de IMAP) uma vez que essa parte (recebimento de é-mails) estava a funcionar correctamente.

Obrigado a todos que participaram. 

Byte
October 1, 2021

Bom dia , nao tenho acesso a minha conta de email netcabo e a microsoft desconhece que as contas @netcabo estejam no servidor.

lamentável que a Microsoft nao tem departamento especializado para contactar nem trocar e-mails sobre o assunto,

estou a 5 meses a falar com a microsoft e nada !!!

Obrigado

Kilobyte
October 6, 2021

Boa noite,

Há cerca de 2 meses aconteceu-me o mesmo, de um momento para o outro deixou de sincronizar.

Falei com o Suporte NOS que após algum tempo me informou que teria que contactar a Microsoft, que já fiz, e por sua vez guiaram-me para este fórum.

Já tentei o sugerido pelo fórum, a criação do Alias mas no Outlook Exchange deu erro, não foi possível criar a nova conta.

Agora, queria tentar criar um novo Alias e o sistema diz que não posso pois limitaram o nº de vezes que se pode tentar!!

Resumindo,  continuo sem conseguir ter a minha conta sincronizada no Outlook Exchange.

Será que me conseguem ajudar?

Grato,

marcolopes
Super User
Super User
October 7, 2021

Acabou de perder o endereço netcabo!

A MICROSOFT não vai ajudar em nada…

A NOS também não!

Kilobyte
October 8, 2021

Caro Marco Lopes,

Boa tarde,

Sério? Será que ninguém consegue fazer nada!?

É lamentável se assim fôr, cliente há mais de 20 anos, sempre com o mesmo endereço e agora vou ter que mudar? 

Será assim um problema tão difícil de resolver para informáticos e técnicos que dão suporte aos domínios?

A NOS devia envidar todos os esforços para ajudar e dar suporte aos seus clientes, principalmente os mais antigos, que apesar de toda a oferta de mercado e “assédio” das outras operadoras permanecem fiéis.

Sinceramente espero que consiga resolver o meu problema e não ter que alterar o meu endereço de email.

Votos de bom fim de semana!

Cumprimentos,

Jorge

marcolopes
Super User
Super User
October 8, 2021

Caro Marco Lopes,

Boa tarde,

Sério? Será que ninguém consegue fazer nada!?

É lamentável se assim fôr, cliente há mais de 20 anos, sempre com o mesmo endereço e agora vou ter que mudar? 

Será assim um problema tão difícil de resolver para informáticos e técnicos que dão suporte aos domínios?

A NOS devia envidar todos os esforços para ajudar e dar suporte aos seus clientes, principalmente os mais antigos, que apesar de toda a oferta de mercado e “assédio” das outras operadoras permanecem fiéis.

Sinceramente espero que consiga resolver o meu problema e não ter que alterar o meu endereço de email.

Votos de bom fim de semana!

Cumprimentos,

Jorge

Por mim fizeram ZERO (ou quase zero)

A NOS não se incomoda com nada… vendeu a gestão à MICROSOFT

a Microsoft NÃO SABE o que é o domínio NETCABO, não sabe que são alojadores do referido domínio, não sabe que contrataram essa gestão, não sabe configurar o que quer que seja… (ligaram-me dos USA a dizer isso mesmo! o assunto foi escalado dentro da empresa até aos técnicos de topo)

EM resumo: existe pela Microsoft um serviço a correr algures, até que a malta que ainda tem endereços netcabo desista definitivamente (e tal acontece à força, quando há um problema técnico, que priva “de imediato” o acesso à conta!)

Um conselho? mude o quando antes para o GMAIL!

Byte
October 16, 2021

Continuo a ver que muita gente ainda se debate com este problema, por isso deixo aqui o meu contributo para a comunidade.

A situação é que a NOS passou a “batata quente” para a Microsoft e a Microsoft, claramente, não está nem aí para resolver o problema de “meia dúzia” de “Portugas”. Aliás, até penso que fazem de propósito para as pessoas desistirem destas contas de e-mail.

Eu resolvi o problema e é muito fácil: mandem às “favas” o Office Outlook!

Esqueçam as soluções da NOS que vos dizem para aceder por Webmail ou para criarem Alias, e façam como eu: passem a usar outro cliente de e-mail.

Eu uso o programa nativo do Windows 10 - Mail - e não tenho nenhum problema, tanto com contas netcabo ou zonmail como com contas hotmail, live.com.pt, etc. É muito simples e fácil de trabalhar, consegue gerir qualquer tipo de conta de e-mail e a configuração das contas é automática. Em suma até estou mais contente em usar este programa do que o Office Outlook.

Problema resolvido. Office Outlook pertence ao passado.

Espero que tenha ajudado a por um ponto final neste tópico.

Kilobyte
February 25, 2022

Não consigo instalar conta de correio Netcabo.pt no Outlook do Office 2019.

João H.
Gestor da comunidade
February 25, 2022

Boa tarde @Monteiro Lopes,

Agradecemos a sua mensagem. 

Para organização do Fórum, movemos o seu comentário para este artigo que aborda este tema.

Caso surja alguma questão, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
March 13, 2022

Boa tarde a todos,

Em modo simples:

1 - ZON/NOS não renovou o domínio netcabo.pt, passando o mesmo para o lado da Microsoft.
2 - A Microsoft pretende a médio prazo acabar com domínios personalizados como netcabo.pt que têm da parte deles.
3 - Sim consegue-se configurar na aplicação “Mail” do Windows 10 visto usar um métodos web e não Exchange/POP3/IMAP para a aligação.

4 - A solução que eu arrangei para mim há uns anos foi, criar um e-mail no Google (gmail) e ir transferindo todos os registos de sites e aplicações para o novo e-mail para quando o dia chega-se que não fosse possível configurar no Outlook por exemplo e fazer um arquivo (.pst) dos e-mails, já não ter nada para fazer backup.
5 - A ZON/NOS não foi explícita no que iria acontecer e ainda mais grave foi não ter feito até agora, quem quiser configurar um programa de e-mail como o Microsoft Outlook para fazer um backup dos e-mails ou enviar/receber não vai conseguir.

De certo modo vejam isto como se fosse uma licença, em que dantes tinhamos previlégios para usar Exchange/POP3/IMAP e agora temos uma licença básica ao endereço de e-mail que só permite o uso web ou configuraração em aplicações que na realidade são o mesmo que usar o browser.

Quem quiser acrescentar força.

P.S. para quem só tinha o serviço da NOS por causa dos endereços de e-mail, podem mudar de serviços pois não vão perder acesso ao que resta dos mesmos!