Header
Destaque Tutorial

Sintonização Canais Digitais na Televisão sem box


Reputação 7
Crachá +5
  • Gestor da comunidade
  • 22225 comentários

Queremos garantir a melhor experiência de televisão da NOS a todos os nossos clientes, por isso estamos a melhorar a qualidade do serviço de TV sem box.

O sinal de televisão da NOS vai passar a ser digital, assim, passa a poder ter acesso a mais de 100 canais, incluindo alguns em qualidade de imagem HD (alta definição), sendo apenas necessário fazer sintonia digital de canais. :tv: :blush:

Veja mais canais e com melhor qualidade. Consulte a lista de canais sem box que passa a ter acesso. Saiba como proceder: 

 

Para ter acesso aos canais digitais sem box é necessário que a sua TV tenha um descodificador digital integrado (DVB-C), que permita fazer essa sintonia. Para saber se a sua TV é compatível, consulte as características no manual do equipamento ou junto do fabricante. Em alternativa, veja as instruções abaixo sobre a sintonia de canais digitais.

 

Como sintonizar canais em televisão sem box

Para atualizar a lista de canais na televisão sem box é necessário que faça uma nova sintonia ou pesquisa de canais, saiba como nos passos abaixo:

  1. Ligue o cabo de sinal NOS à sua televisão. Normalmente a entrada da televisão para o cabo tem o nome de "Ant IN", "Antenna", "Cable In" ou "RF In";
  2. Com o comando da TV pressione o botão que lhe permite aceder ao menu da televisão e escolha a opção que permite sintonizar canais. Esta deve ter a designação de “Configurações”, "Definições", “Opções” ou “Sintonia”;
  3. Faça a sintonização automática dos canais através da opção "Sintonização de canais" ou "Pesquisa de canais". Antes, confirme que seleciona a opção "Canais digitais" ou "Canais DVB-C";
  4. Após a sintonização da nova grelha de canais digitais, a sua televisão passa a disponibilizar mais de 100 canais sintonizados.

Assista ainda ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV:

 

 

Como saber se a televisão sem box sintoniza todos os canais

Para ter acesso a grelha de canais é necessário ter uma televisão com opções de sintonia digital ou sintonia por cabo DVB-C.

Verifique se a sua televisão sem boxe consegue sintonizar os canais digitais seguindo os passos referentes à marca da sua TV. Se a sua TV é de outra marca, tente seguir os passos indicados em sintonia genérica:

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Samsung:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV LG:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Philips:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Sony:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Verifique no manual da TV ou fabricante se a sua televisão dispõe da tecnologia DVB-C integrada ou mais detalhes de como sintonizar.

 

Continue a ver canais nas suas televisões sem box

Caso o televisor não seja compatível com a tecnologia DVB-C necessita de um sintonizador digital (DTA), disponível para aluguer ou compra em qualquer loja NOS, ou de uma box NOS para ter acesso aos mais de 100 canais digitais e acesso à experiência mais completa de TV, com os melhores conteúdos, apps e gravações. 

Saiba como fazer a autoinstalação do descodificador digital (DTA) em:

 

Ficou com dúvidas sobre a atualização da grelha de canais de TV sem box? Consulte as perguntas mais frequentes:

  1. Todas as televisões sem box precisam de descodificador?

    Não. Algumas televisões sem box estão equipadas com um descodificador digital (DVB-C) que permite o acesso à grelha digital da NOS. Se for o caso da sua televisão, já pode ver os mais de 100 canais sem pagar mais por isso.

  1. Como posso saber se a minha televisão sem box precisa de descodificador?

    Se a televisão conseguir sintonizar os mais de 100 canais, não precisa de descodificador. Para saber se a televisão sintoniza todos os canais, pode seguir o manual de instruções para pesquisar novos canais ou confirmar se a televisão tem as opções de sintonia digital (DVB-C).

  1. Como posso ter o descodificador para a minha televisão sem box?

    Pode alugar ou comprar o descodificador que permite ver os mais de 100 canais, disponível numa loja NOS. A instalação é gratuita por autoinstalação, ou com custos acrescidos caso seja necessário a deslocação de um técnico.
    Se necessitar de ajuda, por favor, fale connosco aqui no Fórum. Estamos sempre disponíveis par ajudar. :blush:

  1. Preciso de fazer alguma coisa à minha televisão com box?

    O seu serviço de televisão com box não terá qualquer alteração, pelo que não precisa de fazer mais nada.

  1. O que vai acontecer no dia da alteração digital?

    A grelha de canais da NOS deixará de ser fornecida através de sinal analógico, e passará a ser feita apenas em sinal digital. O que lhe vai permitir aceder a mais de 100 canais, com uma seleção de canais em qualidade de imagem HD. Assim, as televisões sem box que não consigam sintonizar todos os canais e não tenham o descodificador deixam de ter acesso à grelha de canais da NOS.

     

Conheça mais sobre a Televisão da NOS em:

 

Caso tenha alguma questão, por favor, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar. 😉


1626 Comentários

Reputação 1

Agradeço a sua informação, fiquei esclarecido mas o problema mantém-se. Vou reformular a questão apenas para falar sobre a fatura e a respectiva mudança.

Obrigado 

Reputação 7
Crachá +6

Qualquer questão que tenha, por favor, partilhe-a connosco. Estamos aqui para ajudar. 
Obrigado

Reputação 7
Crachá

Agradeço a sua informação, fiquei esclarecido mas o problema mantém-se. Vou reformular a questão apenas para falar sobre a fatura e a respectiva mudança.

Obrigado 

Não precisa reformular muito, obviamente a NOS quando “ofereceu” os descodificadores alterou cláusulas do contrato, muito provavelmente sem avisar os clientes.
Algo muito comum e claramente abusivo, é tão simples como a NOS reverter essa alteração do “desconto 1€ pela factura electrónica” e voltar a enviar a mesma em papel como é sua obrigação.

Eu diria mesmo que quem fez essa alteração foi tão traiçoeira ao ponto de adicionar o 1€ de desconto para compensar os 0,49€ do descodificador e não fez oferta nenhuma, apenas enganou o cliente. Típico e recorrente. 

Boa noite

Vivo num apartamento há 16 anos e sempre tive direito aos 4 canais públicos em qualquer divisão da casa...
Mesmo quando prescindia dos serviços de qualquer operadora. 
E agora deixei de ter direito aos 4 canais Públicos, porquê? 
Nas outras divisões eu só quero os canais públicos... não quero mais nenhum... 
Mesmo sendo vosso cliente há bastantes anos, esta situação tem de ser resolvida de forma gratuita, por vocês. Afinal sou vosso cliente a muitos anos e não cliente de rua em que se tenta impingir um descodificador de 25 euros para cada tv. 
Aguardo uma resposta da vossa parte. Obrigado 

 

Se eu rescindir com vocês terei os 4 canais públicos em todas as TV 's como tinha quando comprei a casa? 

Vou apresentar reclamação... pois os 4 canais públicos num apartamento deveria ser obrigatório. 

 

 

Reputação 7
Crachá +6

Boa noite

Vivo num apartamento há 16 anos e sempre tive direito aos 4 canais públicos em qualquer divisão da casa...
Mesmo quando prescindia dos serviços de qualquer operadora. 
E agora deixei de ter direito aos 4 canais Públicos, porquê? 
Nas outras divisões eu só quero os canais públicos... não quero mais nenhum... 
Mesmo sendo vosso cliente há bastantes anos, esta situação tem de ser resolvida de forma gratuita, por vocês. Afinal sou vosso cliente a muitos anos e não cliente de rua em que se tenta impingir um descodificador de 25 euros para cada tv. 
Aguardo uma resposta da vossa parte. Obrigado 

 

Se eu rescindir com vocês terei os 4 canais públicos em todas as TV 's como tinha quando comprei a casa? 

Vou apresentar reclamação... pois os 4 canais públicos num apartamento deveria ser obrigatório. 

 

Caso o acordo imobiliário com a NOS ainda se mantenha em vigor, sim, @Rikardo Ferreira
Se tiver alguma questão adicional, fale connosco.

Obrigado

 

Reputação 7
Crachá

Boa noite

Vivo num apartamento há 16 anos e sempre tive direito aos 4 canais públicos em qualquer divisão da casa...
Mesmo quando prescindia dos serviços de qualquer operadora. 
E agora deixei de ter direito aos 4 canais Públicos, porquê? 
Nas outras divisões eu só quero os canais públicos... não quero mais nenhum... 
Mesmo sendo vosso cliente há bastantes anos, esta situação tem de ser resolvida de forma gratuita, por vocês. Afinal sou vosso cliente a muitos anos e não cliente de rua em que se tenta impingir um descodificador de 25 euros para cada tv. 
Aguardo uma resposta da vossa parte. Obrigado 

 

Se eu rescindir com vocês terei os 4 canais públicos em todas as TV 's como tinha quando comprei a casa? 

Vou apresentar reclamação... pois os 4 canais públicos num apartamento deveria ser obrigatório. 

 

Caso o acordo imobiliário com a NOS ainda se mantenha em vigor, sim, @Rikardo Ferreira
Se tiver alguma questão adicional, fale connosco.

Obrigado

 

Caso o contrato com a NOS não se mantenha o condomínio é obrigado a substituir a entrada de sinal da NOS por sinal vindo de uma antena no prédio.

Reputação 7
Crachá +1

Agradeço a sua informação, fiquei esclarecido mas o problema mantém-se. Vou reformular a questão apenas para falar sobre a fatura e a respectiva mudança.

Obrigado 

Não precisa reformular muito, obviamente a NOS quando “ofereceu” os descodificadores alterou cláusulas do contrato, muito provavelmente sem avisar os clientes.
Algo muito comum e claramente abusivo, é tão simples como a NOS reverter essa alteração do “desconto 1€ pela factura electrónica” e voltar a enviar a mesma em papel como é sua obrigação.

Eu diria mesmo que quem fez essa alteração foi tão traiçoeira ao ponto de adicionar o 1€ de desconto para compensar os 0,49€ do descodificador e não fez oferta nenhuma, apenas enganou o cliente. Típico e recorrente. 

Eu hoje, depois de mais de 20 anos como cliente, aprendi que não existe uma comunicação que não termine com a questão da fidelização ser modificada ou não e sem perceber exactamente o que vai acontecer. Como já aqui escrevi, penso que o problema não reside no facto do descodificador ser ou não pago, o que não pode ser é ser gratuito para uns e para outros não, uns pagarem para os outros, profundamente injusto. Hoje, na era digital, tudo evolui e bem depressa, ficar parado já não compensa.

Reputação 7
Crachá +2

@atcrs, apesar de perceber o que diz. 
faz sentido que a nós de os descodificadores aqueles que tem apenas os 4 canais por causa do acordo imobiliário com o construtor do prédio, porque ai sim viola um contrato e para esses tem de ser gratuito. 
agora claro que eles vão aproveitar para dar gratuitamente um em troca de uma renovação de fid

Reputação 7
Crachá

@atcrs, apesar de perceber o que diz. 
faz sentido que a nós de os descodificadores aqueles que tem apenas os 4 canais por causa do acordo imobiliário com o construtor do prédio, porque ai sim viola um contrato e para esses tem de ser gratuito. 
agora claro que eles vão aproveitar para dar gratuitamente um em troca de uma renovação de fid

A NOS deveria ser obrigada a oferecer o DTA a todos os clientes que precisem dele para ter o serviço de TV tal como tinham antes ou então estarem quietinhos com as patinhas. Os clientes não têm que pagar a “evolução tecnológica” que a NOS tanto deseja.
Isto mais não foi que um grande esquema inventado pela NOS para ganhar dinheiro.

 

Boa tarde,

Escrevo para expressar o meu descontentamento com a Nos, que me decepcionou com a sua mudança na grelha de canais. A Nos decidiu que os clientes com televisões mais antigas teriam que pagar uma box adicional para terem acesso aos mesmos canais que antes tinham sem custo extra. Isto é uma violação do contrato que assinei, que garantia os 35 canais sem necessidade de qualquer equipamento extra. E esta alteração não é uma reposição de canais é mesmo uma alteração ao contrato que os clientes assinaram, reposição de canais é tudo que altere a frequência desses mesmos canais não é ter de pagar por equipamentos extras o que esta no contrato diz que não necessita de equipamento extra para verificar esses 35 canais.

Sinto-me enganado e lesado pelos seus serviços. Acho que esta é uma prática abusiva e desrespeitosa para com os consumidores, não aceito pagar mais por algo que já estava incluído no meu pacote e vou reclamar junto da entidade reguladora deste sector.

Sem falar na Internet que tem instabilidade, ou seja, a ver plataformas de streaming como a Netflix (conteúdo pago) seja a jogar online com pings altos, vídeos no YouTube sempre a bloquear. A resposta dos técnicos é que a velocidade está normal, mas não está.

A Nos perdeu a minha confiança e o meu respeito como cliente e vou cancelar o contrato e espero que muitos outros façam o mesmo.
 

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde a todos, 

Agradecemos os vossos comentários e sugestões.

@atcrs e @Mike Soares, se as televisões não são compatíveis com a tecnologia DVB-C, em alternativa, podem:

  • Comprar ou alugar de descodificador digital (DTA);
  • Aderir à oferta multiroom disponível (Box UMA, IRIS, Android TV ou Apple TV);
  • Atualizar do equipamento terminal (Televisão). 

Se pretenderem, e por serem já nossos cliente, podemos verificar se há campanhas que possam ser mais vantajosas para vós. Para isso, pedimos que nos enviem uma mensagem privada com o vosso número de cliente para o perfil @Fórum.

Obrigado

Boa tarde,

Neste post, vou partilhar a minha opinião negativa com a Nos, que me desiludiu com a sua alteração na grelha de canais (que nada tem haver com alteração na grelha de canais). A Nos decidiu ganhar mais uns trocos com clientes que têm televisões mais antigas tem que adquirir uma box adicional para terem acesso aos mesmos canais que antes tinham sem custo extra. Isto é uma falta de respeito pelo contrato, que garantia os 35 canais sem necessidade de qualquer equipamento extra. É mesmo uma mudança unilateral do contrato que ha clientes nem foram informados. A Nos pode querer avançar na tecnologia mas se existe um contrato onde tem que transmitir os 35 canais sem custos adicionais, acho que todos nós clientes temos de nos manifestar e denunciar estes abusos às entidades competentes, TV, etc. A Nos está a tentar cobrar-nos mais com a desculpa de que vai ser canais digitais, mas são os mesmo canais só com um extra todos os meses só não vê quem não quer. Sem falar na Internet que tem instabilidade desde do tempo covid, ou seja, a ver plataformas de streaming como a Netflix (conteúdo pago) seja a jogar online com pings altos, vídeos no YouTube sempre a bloquear, rede móbil fraca mesmo em 5g. A resposta dos técnicos é tudo normal, acho como cliente para mim tb vai ser normal não pagar a fatura até ir a contencioso, estas empresas tem de ser expostas e verem o roubo que nos fazem diariamente a quem trabalha. Vergonhoso eu vou cancelar o contrato mesmo dentro do período de fidelização e não vou pagar nada, pois nao vou ser obrigado a pagar uma alteração contratual de serviços pela qual a empresa decide alterar sem aviso prévio. Aviso prévio para este tipo de alterações tem de ser avisado ao cliente por carta registada, não numa fatura ou até mesmo no canal com essa informação, ilegalidades atrás de ilegalidades, eu acho que quem se sente lesado só tem que cancelar contrato quer seja fedlizado ou não pois a Nos está a fazer uma troca no contrato sem aviso prévio, por isso sugiro ir a um advogado e seguir com o processo para frente e ir para outra operadora simples. 
 

Reputação 7
Crachá +2

@atcrs, apesar de perceber o que diz. 
faz sentido que a nós de os descodificadores aqueles que tem apenas os 4 canais por causa do acordo imobiliário com o construtor do prédio, porque ai sim viola um contrato e para esses tem de ser gratuito. 
agora claro que eles vão aproveitar para dar gratuitamente um em troca de uma renovação de fid

A NOS deveria ser obrigada a oferecer o DTA a todos os clientes que precisem dele para ter o serviço de TV tal como tinham antes ou então estarem quietinhos com as patinhas. Os clientes não têm que pagar a “evolução tecnológica” que a NOS tanto deseja.
Isto mais não foi que um grande esquema inventado pela NOS para ganhar dinheiro.

Então a evolução nunca ia acontecer. Ia haver sempre clientes ou seja a NOS nunca poderia em momento algum fazer algum tipo de evolução tecnológica. O facto de ser obrigada a oferecer os DTAS também não faz sentido. Não é uma mudança contratual. É evolução e como muitos mais exemplos, os equipamentos tecnológicos mais antigos param de ter suporte ou mesmo de funcionar. Um bom exemplo são os telemoveis. Praticamente somos obrigados a comprar novos, porque já não há updates e nem abrem certas aplicações.

Podem não concordar, mas ou acompanhamos ou ficámos para trás. Além de que a NOS está a colocar os DTAS a 0,49€ de forma temporária para ajudar, em vez dos 1.99€.  Não me parece que dar também gratuitamente a toda a gente fosse viável, até por stock

Amigo que evolução pode ser feita desde que o lesado seja sempre o mesmo quem paga, simples 

Reputação 7
Crachá +2

Amigo que evolução pode ser feita desde que o lesado seja sempre o mesmo quem paga, simples 

e é. o cliente claro.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Mike Soares

O @Guimas deu uma boa ajuda. 

As comunicações sobre a alteração à grelha de televisão NOS em televisões sem box ocorreram em fatura, carta e slide televisivo com, pelo menos, 30 dias de antecedência.  

Obrigado

Sim, entao explique-me porque só alguns canais tenham essa mensagem. Se for um canal ao qual não vejo, nunca saberei. Peço imensa desculpa, mas níveis legais sei do que falo, pois o meu pai é juiz. Por isso, estou completamente à vontade de falar o que falo. Mandar avisos prévios em faturas ou em canais de TV aos olhos da lei não existe. Mas é melhor o sr informar-se melhor sobre o que diz. O meu descontentamento está demonstrado e o meu pai vai enviar isto para onde resolvem estes assuntos no forro judicial.
 

E quanto ao comentário do Sr @Guimas  vê-se logo que é um operador da vossa empresa lol a fazer-se passar por cliente amigos não estais a falar com um leigo e outra coisa já fui colaborador da Nos sei bem como as coisas funcionam antes de virem falar asneiras informem-se se existe um contrato tem de comprido por ambas as partes e mais uma vez isto não é alteração a grelha de canais, isto é um incumprimento ao contrato ponto se eu tenho um contrato onde diz que os 35 canais sao livres têm de ser livres independente de ter ou não TV com suporte, ou o contrato só serve para o cliente comprir e a empresa não cumpre já pode 

Reputação 7
Crachá +6

Sugerimos que consulte as cláusulas gerais contratuais, @Mike Soares

Qualquer questão, por favor, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar. 

Muito obrigado

Reputação 7
Crachá +2

@Mike Soares Antes de dizer que sabe do que fala, convém realmente saber do que fala.

Já consultei apesar de vocês dizerem que alteração a grelha de canais e que a nos pode fazer alterações só com aviso aos clientes nas faturas em papel que agora nem em papel são, em informação nos canais. Só digo isto aos olhos da lei isso não existe ponto. E isto não é uma atualização à grelha pois os canais que vão ser disponibilizados vão ser os mesmo que têm agr nada vai mudar a não ser cobrar mais uns €€€ de aluguer ou compra aos clientes, empresas da concorrência têm a mesma tecnologia ou melhor que a vossa e não cobram a mais por isso eis o ponto onde quero chegar por isso voces não ajudam em nada só estão a fazer o vosso papel que é fazerem o que a empresa vos manda, mas no fundo sabem bem que o cliente tem razão porque muitos de vós tambem sois clientes e sabeis bem do que falo como disse eu já fui colaborador da nos e sei bem como os contratos são feitos, mas aos olhos da lei é tudo falso basta ir para tribunal convosco que ganho a causa ponto. É a anacon já foi avisada deste "roubo" à descarada por parte da vossa empresa anda uns a trabalhar para outros encherem os bolsos 

Reputação 7
Crachá +2

Como se a anacom não estivesse a par lol. Eles sabem bem que isso tinha de acontecer eventualmente, claro que não há entraves deles.

Mas boa sorte no tribunal, depois conte-nos.

@Mike SoaresAntes de dizer que sabe do que fala, convém realmente saber do que fala

Eu sei do que falo e dos roubos que nos faz diariamente e este em particular é mais um mas isto não fica por aqui Como disse já fui colaborador da nos na parte financeira quereis entrar mesmo por aí? Estais a mexer com a pessoa errada eu sei tudo o que se passa dentro dessa empresa mas em breve as entidades competentes vão fazer vocês oferecerem esses equipamentos tal e qual fizeram com as empresas da concorrência e é melhor ficar por aqui nos sítios certos a nos vai ficar a saber quem eu sou

Como se a anacom não estivesse a par lol. Eles sabem bem que isso tinha de acontecer eventualmente, claro que não há entraves deles.

Mas boa sorte no tribunal, depois conte-nos.

Mas quem disse que ia ser anacom que é comprada por vós não puxais por mim que exponho a empresa em praça pública não só neste tipo de casos mas nível de faturação também o aviso fica feito não estais a falar com um leigo a nós pode sempre fazer tudo ao abrigo da anacom porque será? As empresas da concorrência também tentaram fazer isso e tiraram ou assumiram os custos vocês não são diferentes dos outros tenho muitas provas que o ministério público vai gostar de saber quando for exposto 🤑🤑🤑

Reputação 7
Crachá +6

 @Mike Soares, modere o discurso. 

O Fórum NOS é um espaço harmonioso de entreajuda com a comunidade juntamente com a moderação, pelo que qualquer discurso impróprio é reprovado. 

Sugerimos que consulte os Termos e Condições do Fórum NOS como, também, as boas práticas

Se tiver alguma questão adicional, por favor, paritlhe-a. Estamos aqui para ajudar. 
Muito obrigado

 

Comentário