Skip to main content
Header
DestaqueTutorial

Sintonização Canais Digitais na Televisão sem box

Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?
18% acharam o tópico útil
Mostre a primeira mensagem

1697 Comentários

• Megabyte
  • 8 comentários
  • 20 de junho de 2023

Boa tarde, tenho 2 aparelhos tdt, quais as configurações para poder sintonizar.

Os aparelhos são um iberostar 5500 e um strong st8105.

Obrigado

Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • 865 comentários
  • 20 de junho de 2023

@Danielstike tdt, ou seja, DVB-T, é a norma terrestre, captável por uma antena e um televisor que tenha incorporado um sintonizador terrestre. A NOS disponibiliza a norma cabo digital, ou seja, DVB-C, e precisa de um televisor que tenha sintonizador DVB-C , cabo, incorporado. Se as tvs não tiverem sintonizador DVB-C, pode consultar no manual das mesmas, precisa de um sintonizador externo, que não é tdt.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 29117 comentários
  • 21 de junho de 2023

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @Danielstike

O @atcrs partilhou uma boa ajuda sobre a sua questão.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

• Kilobyte
  • 8 comentários
  • 21 de junho de 2023

Hoje (21 de Junho de 2023) reparei que fiquei sem canais em dois televisores (sem box) remetendo-me para a página da nos/canaisdigitais. Lá refere que “para ter acesso a mais de 100 canaisincluindo canais HD (alta definição) numa TV sem box é necessário ter uma televisão que consiga fazer uma sintonia digital.” Mas eu *não* pretendo ter acesso “a mais de 100 canais” nesses televisores. Tratam-se de dois televisores “velhinhos” e sempre cumpriram as funções a que estavam destinados. E bastam os poucos canais aos quais sempre tive acesso nesses televisores.

Ao ligar para o serviço de apoio ao cliente sou confrontado com duas opções: trocar de televisores ou adquirir 2 boxes para que esses televisores possam “funcionar”.

Gostaria de confirmar se esta informação é totalmente correta e como tal terei mesmo de incorrer em custos adicionais para manter o serviço tal como tinha ontem.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 29117 comentários
  • 21 de junho de 2023

Boa tarde @phb,

Agradecemos a sua mensagem.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este artigo onde poderá consultar mais informações sobre este tema.

Obrigado 

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 12106 comentários
  • 21 de junho de 2023
phb escreveu:

Hoje (21 de Junho de 2023) reparei que fiquei sem canais em dois televisores (sem box) remetendo-me para a página da nos/canaisdigitais. Lá refere que “para ter acesso a mais de 100 canaisincluindo canais HD (alta definição) numa TV sem box é necessário ter uma televisão que consiga fazer uma sintonia digital.” Mas eu *não* pretendo ter acesso “a mais de 100 canais” nesses televisores. Tratam-se de dois televisores “velhinhos” e sempre cumpriram as funções a que estavam destinados. E bastam os poucos canais aos quais sempre tive acesso nesses televisores.

Ao ligar para o serviço de apoio ao cliente sou confrontado com duas opções: trocar de televisores ou adquirir 2 boxes para que esses televisores possam “funcionar”.

Gostaria de confirmar se esta informação é totalmente correta e como tal terei mesmo de incorrer em custos adicionais para manter o serviço tal como tinha ontem.

Sim correto

• Kilobyte
  • 8 comentários
  • 21 de junho de 2023
Guimas escreveu:
phb escreveu:

Sim correto

Então é deveras lamentável que assim seja. Esta alteração de condições do serviço (com aumento do custo) sem prévia comunicação e/ou período de rescisão, parece-me algo bastante irregular. Sou cliente NOS há bastantes anos e não me lembro de semelhante prática.

Nesse caso parece-me que não me resta alternativa senão comunicar a minha insatisfação através de uma reclamação.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 29117 comentários
  • 21 de junho de 2023

Boa tarde @phb,

Agradecemos o seu testemunho.

As comunicações sobre a alteração à grelha de televisão NOS em televisões sem box ocorreram em fatura e slide televisivo com, pelo menos, 30 dias de antecedência. 

De forma a ter acesso à grelha de televisão NOS em televisões sem descodificador integrado DVB-C é necessária a utilização de um descodificador externo.

Pode solicitar um descodificador digital, em regime de compra ou aluguer, em qualquer Loja NOS perto de si, e instala-lo através de processo de autoinstalação. Saiba como: 

Obrigado 

Forum|alt.badge.img
  • Megabyte
  • 54 comentários
  • 21 de junho de 2023

Boa tarde,sim  têm descodificador digital DVB-C. Acho que fui clara nesse aspecto. A minha questão é saber se nesse dia vou precisar de fazer nova sintonia/ actualizão.

• Kilobyte
  • 8 comentários
  • 21 de junho de 2023
João H. escreveu:

Boa tarde @phb,

Agradecemos o seu testemunho.

As comunicações sobre a alteração à grelha de televisão NOS em televisões sem box ocorreram em fatura e slide televisivo com, pelo menos, 30 dias de antecedência. 

De forma a ter acesso à grelha de televisão NOS em televisões sem descodificador integrado DVB-C é necessária a utilização de um descodificador externo.

Pode solicitar um descodificador digital, em regime de compra ou aluguer, em qualquer Loja NOS perto de si, e instala-lo através de processo de autoinstalação. Saiba como: 

Obrigado 

Boa tarde @João H. ,

Claramente estamos em desacordo. Uma coisa é comunicarem a “alteração à grelha de televisão NOS em televisores sem box”, outra totalmente diferente é comunicarem que os meus televisores sem box (e sem descodificador integrado) deixariam de funcionar, e que para funcionarem teria de adquirir esses aparelhos ou trocar de televisores. Isto é, que em qualquer dos casos iria ter um custo adicional para manter o mesmo serviço. E nessa altura teriam dito também que se discordasse dessa alteração teria um determinado periodo para rescindir. Isto é o que eu estaria à espera de uma empresa correta, de boa fé (já para não dizer, com foco na satisfação dos Clientes). Mas, infelizmente, concluo que, aparentemente, tal (já) não é o caso.

Obrigado

• Kilobyte
  • 10 comentários
  • 21 de junho de 2023

Boa noite, tive a visita de um técnico a mais de 2 semanas na minha morada resolver um problema que tinha na box que ficou resolvido e na mesma altura relatei o facto de ter uma tv antiga sem acesso aos canais digitais e o técnico relatou na intervenção técnica que fez do serviço que seria necessário um descodificador para essa tv e que iria ser contactado para a resolução do problema e ate a data não tive qualquer contacto.

Refiro que sou cliente da nos desde o tempo da adsl e que sempre estive satisfeito ate ao momento com o serviço, como devem compreender o serviço dos canais analógicos servia perfeitamente para a referida televisão que e secundaria e como acabaram com esse serviço por vossa iniciativa passando a digital, como e obvio não vou comprar uma televisão só porque sim nem aceito pagar a compra ou aluguer do descodificador para ter o que tinha contractado sem culpa minha.

Sei que ofereceram o descodificador a pessoas na mesma situação que eu (clientes antigos) a custo zero, portanto aguardo uma resposta ou o envio do mesmo descodificador sem qualquer custo porque já basta ter mais um aparelho a consumir energia a minha conta.

Aguardo resposta.

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 12106 comentários
  • 21 de junho de 2023

O descodificador tem o custo de 0,49€/mês. Isto como promoção pontual. Pode ligar ao apoio se tiver interesse.

Jorge C
Super User
  • Super User
  • 7926 comentários
  • 21 de junho de 2023

Boa noite @JoséMoreira,

As campanhas acabaram, pelo menos não tenho constatado que informem os clientes.

Houve algumas cartas que as referiam mas neste momento não.

Boa sorte

• Kilobyte
  • 10 comentários
  • 21 de junho de 2023

Nao acho que tenho que pagar por algo a que sou alheio, se tinha o serviço a dar sem qualquer defeito se a nos resolve fazer alteraçoes ao mesmo tem que resolver o problema dos clientes.

Sei de casos em que o mesmo descodificador foi oferecido, tenho que fazer reclamação para ter o mesmo direito?

• Kilobyte
  • 10 comentários
  • 21 de junho de 2023

Foi comunicado por relatório técnico que o cliente necessitava de resolver esse defeito e foi-me dito que iria ser contactado da parte da nos para resolverem o problema.

Já referi que sei de casos de pessoas amigas que sao clientes como eu desde o tempo da adsl e fieis ao serviço da nos que lhes foi oferecido a custo 0€ o descodificador.

Jorge C
Super User
  • Super User
  • 7926 comentários
  • 21 de junho de 2023

Existem várias situações em que é solicitado aos clientes uma mensagem privada.

A partir dessa mensagem deixam de escrever, talvez existam campanhas associadas à conta.

Boa sorte

• Kilobyte
  • 10 comentários
  • 21 de junho de 2023

Vou esperar por uma resposta concreta, existem mais meios para reclamar algo a que sou alheio. Se não resultar, por principio nao vou pagar nada porque considero errado.

Como não tenho fidelização nenhuma e é raro o dia que a concorrência não me bate a porta a propor “campanhas para analisar” e como tenho conhecidos na mesma situação que eu, em que a nos (e bem) ofereceu o dito descodificador.

Correr o risco de Perder clientes desde a adsl por trocos para a empresa?

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29260 comentários
  • 22 de junho de 2023

Bom dia a todos, 

@rosas, sim, é possível que com a transição alguns canais fiquem indisponíveis, pelo que, se acontecer, é necessário realizar a sintonia de canais. 

@phb, lamentamos que as nossas decisões não vão de encontro com as suas expectativas.

No entanto, trata-se de uma atualização natural do serviço e não de nenhuma alteração unilateral. Assim, e se a sua televisão não é compatível com a norma DVB-C, em alternativa, pode:

• Comprar ou alugar de descodificador digital (DTA);
  • Aderir à oferta multiroom disponível (Box UMA, IRIS, Android TV ou Apple TV);
  • Atualizar do equipamento terminal (Televisão). 

Obrigado

• Kilobyte
  • 14 comentários
  • 22 de junho de 2023

Bom Dia

Não consigo sintonizar canais digitais na TV LG 26LH2000-ZA porquê ? Segui todos os passos de sintonização e não consigo ver canais. Agradeço ajuda. Obrigado

Carlos

Jorge C
Super User
  • Super User
  • 7926 comentários
  • 22 de junho de 2023

Bom dia @carlos tapa,

Faculto-lhe o manual aqui e sugiro que mude o país para Finlândia ou Suécia.

Por favor, partilhe o resultado.

Obrigado

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29260 comentários
  • 22 de junho de 2023

Bom dia a todos, 

Movemos os vossos comentários para o artigo onde explicamos como sintonizar os canais digitais. 

@carlos tapa, o @Jorge C deu uma boa ajuda. Pela informação partilhada pelo mesmo é necessário que faça uma nova sintonia de canais digitais, mas mudando a região por Suécia ou Finlândia. 

Experimente e, por favor, dê-nos o seu feedback. 
Obrigado

Forum|alt.badge.img
Mário P. escreveu:

Bom dia a todos, 

@rosas, sim, é possível que com a transição alguns canais fiquem indisponíveis, pelo que, se acontecer, é necessário realizar a sintonia de canais. 

@phb, lamentamos que as nossas decisões não vão de encontro com as suas expectativas.

No entanto, trata-se de uma atualização natural do serviço e não de nenhuma alteração unilateral. Assim, e se a sua televisão não é compatível com a norma DVB-C, em alternativa, pode:

• Comprar ou alugar de descodificador digital (DTA);
  • Aderir à oferta multiroom disponível (Box UMA, IRIS, Android TV ou Apple TV);
  • Atualizar do equipamento terminal (Televisão). 

Obrigado

Parece-me que aqui não é uma “atualização natural”, natural é uma árvore ganhar novos ramos, esta evolução foi claramente artificial e uma forma de ganharem dinheiro aldrabando os clientes.
Quem ficar sem serviço deve não pagar o mesmo até o voltar a ter, sem qualquer custo adicional. A NOS deixou de prestar o serviço não tem direito a receber pelo mesmo.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29260 comentários
  • 22 de junho de 2023

Já esclarecemos a sua questão, @Utilizador123456

Se tiver alguma questão adicional, por favor, partilhe-a. 
Obrigado

Forum|alt.badge.img
Mário P. escreveu:

Já esclarecemos a sua questão, @Utilizador123456

Se tiver alguma questão adicional, por favor, partilhe-a. 
Obrigado

Não esclareceram como querem receber por um serviço que não prestam 🤣
É ilegal e como tal apenas estou a informar os outros utilizadores como devem proceder para não serem enganados pela NOS.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29260 comentários
  • 22 de junho de 2023

A NOS cumpre na integra a legislação portuguesa como, também, as diretivas da União Europeia, @Utilizador123456
Deste modo, não nos revemos na prática que descreve. 
Muito obrigado.