Header
Destaque Tutorial

Sintonização Canais Digitais na Televisão sem box


Reputação 7
Crachá +5
  • Gestor da comunidade
  • 21710 comentários

Queremos garantir a melhor experiência de televisão da NOS a todos os nossos clientes, por isso estamos a melhorar a qualidade do serviço de TV sem box.

O sinal de televisão da NOS vai passar a ser digital, assim, passa a poder ter acesso a mais de 100 canais, incluindo alguns em qualidade de imagem HD (alta definição), sendo apenas necessário fazer sintonia digital de canais. :tv: :blush:

Veja mais canais e com melhor qualidade. Consulte a lista de canais sem box que passa a ter acesso. Saiba como proceder: 

 

Para ter acesso aos canais digitais sem box é necessário que a sua TV tenha um descodificador digital integrado (DVB-C), que permita fazer essa sintonia. Para saber se a sua TV é compatível, consulte as características no manual do equipamento ou junto do fabricante. Em alternativa, veja as instruções abaixo sobre a sintonia de canais digitais.

 

Como sintonizar canais em televisão sem box

Para atualizar a lista de canais na televisão sem box é necessário que faça uma nova sintonia ou pesquisa de canais, saiba como nos passos abaixo:

  1. Ligue o cabo de sinal NOS à sua televisão. Normalmente a entrada da televisão para o cabo tem o nome de "Ant IN", "Antenna", "Cable In" ou "RF In";
  2. Com o comando da TV pressione o botão que lhe permite aceder ao menu da televisão e escolha a opção que permite sintonizar canais. Esta deve ter a designação de “Configurações”, "Definições", “Opções” ou “Sintonia”;
  3. Faça a sintonização automática dos canais através da opção "Sintonização de canais" ou "Pesquisa de canais". Antes, confirme que seleciona a opção "Canais digitais" ou "Canais DVB-C";
  4. Após a sintonização da nova grelha de canais digitais, a sua televisão passa a disponibilizar mais de 100 canais sintonizados.

Assista ainda ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV:

 

 

Como saber se a televisão sem box sintoniza todos os canais

Para ter acesso a grelha de canais é necessário ter uma televisão com opções de sintonia digital ou sintonia por cabo DVB-C.

Verifique se a sua televisão sem boxe consegue sintonizar os canais digitais seguindo os passos referentes à marca da sua TV. Se a sua TV é de outra marca, tente seguir os passos indicados em sintonia genérica:

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Samsung:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV LG:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Philips:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Sony:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Verifique no manual da TV ou fabricante se a sua televisão dispõe da tecnologia DVB-C integrada ou mais detalhes de como sintonizar.

 

Continue a ver canais nas suas televisões sem box

Caso o televisor não seja compatível com a tecnologia DVB-C necessita de um sintonizador digital (DTA), disponível para aluguer ou compra em qualquer loja NOS, ou de uma box NOS para ter acesso aos mais de 100 canais digitais e acesso à experiência mais completa de TV, com os melhores conteúdos, apps e gravações. 

Saiba como fazer a autoinstalação do descodificador digital (DTA) em:

 

Ficou com dúvidas sobre a atualização da grelha de canais de TV sem box? Consulte as perguntas mais frequentes:

  1. Todas as televisões sem box precisam de descodificador?

    Não. Algumas televisões sem box estão equipadas com um descodificador digital (DVB-C) que permite o acesso à grelha digital da NOS. Se for o caso da sua televisão, já pode ver os mais de 100 canais sem pagar mais por isso.

  1. Como posso saber se a minha televisão sem box precisa de descodificador?

    Se a televisão conseguir sintonizar os mais de 100 canais, não precisa de descodificador. Para saber se a televisão sintoniza todos os canais, pode seguir o manual de instruções para pesquisar novos canais ou confirmar se a televisão tem as opções de sintonia digital (DVB-C).

  1. Como posso ter o descodificador para a minha televisão sem box?

    Pode alugar ou comprar o descodificador que permite ver os mais de 100 canais, disponível numa loja NOS. A instalação é gratuita por autoinstalação, ou com custos acrescidos caso seja necessário a deslocação de um técnico.
    Se necessitar de ajuda, por favor, fale connosco aqui no Fórum. Estamos sempre disponíveis par ajudar. :blush:

  1. Preciso de fazer alguma coisa à minha televisão com box?

    O seu serviço de televisão com box não terá qualquer alteração, pelo que não precisa de fazer mais nada.

  1. O que vai acontecer no dia da alteração digital?

    A grelha de canais da NOS deixará de ser fornecida através de sinal analógico, e passará a ser feita apenas em sinal digital. O que lhe vai permitir aceder a mais de 100 canais, com uma seleção de canais em qualidade de imagem HD. Assim, as televisões sem box que não consigam sintonizar todos os canais e não tenham o descodificador deixam de ter acesso à grelha de canais da NOS.

     

Conheça mais sobre a Televisão da NOS em:

 

Caso tenha alguma questão, por favor, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar. 😉


1623 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

É necessário sim.

Há uns anos seleccionei a NOS por permitir a visualização de canais em TVs analógicas dispersas pela casa. Agora, de forma unilateral a NOS decidiu passar para Digital, com custos para quem usa TV's analogicas como eu.

Não bastando ter de comprar descodificadores DTA, estes fornecem uma tensão de comutação no pino 8 da SCART incompatível com TV's 4:3, tem uma tensão mais baixa (metade) que corresponde ao formato 16:9 e as TVs 4:3 falham. 

 

@Guimas o serviço que contratei não obrigava a boxes extras para ter TV no resto da casa. Não podem alterar o contratado e pedir em contrapartida mais dinheiro... 

Reputação 7
Crachá +2

@Guimas o serviço que contratei não obrigava a boxes extras para ter TV no resto da casa. Não podem alterar o contratado e pedir em contrapartida mais dinheiro... 

O sinal continua a ser transmitido, só que em digital. Se não é pelo descodificador, precisa de TVS compativeis.

@Guimas Não está a entender o meu ponto: não podem alterar o serviço que contratei e pedir-me mais dinheiro por boxes... 

Reputação 7
Crachá

@Guimas Não está a entender o meu ponto: não podem alterar o serviço que contratei e pedir-me mais dinheiro por boxes... 

O @Guimas entendeu à primeira, só como bom defensor da NOS que é acha que os clientes devem ser comidos de coentrada sem reclamar.
A NOS arranjou-me soluções gratuitas após reclamar:
https://www.livroreclamacoes.pt/Pedido/Reclamacao

Aconselho qualquer cliente que esteja a ser enganado pela operadora que faça o mesmo. Isso implicou no meu caso ficar alguns períodos com o serviço a meio gás, períodos que obviamente me recusei a pagar.

Reputação 7
Crachá

Há uns anos seleccionei a NOS por permitir a visualização de canais em TVs analógicas dispersas pela casa. Agora, de forma unilateral a NOS decidiu passar para Digital, com custos para quem usa TV's analogicas como eu.

Não bastando ter de comprar descodificadores DTA, estes fornecem uma tensão de comutação no pino 8 da SCART incompatível com TV's 4:3, tem uma tensão mais baixa (metade) que corresponde ao formato 16:9 e as TVs 4:3 falham. 

 

A primeira parte, pagar por DTAs só o faz clientes quem não quer reclamar, claramente se contratou e era anunciado em rede nacional canais em toda a casa a NOS tem que cumprir senão é quebra de contrato, publicidade enganosa e má fé. Use o livro de reclamações para a NOS fornecer alternativas gratuitas para o consumidor:
https://www.livroreclamacoes.pt/Pedido/Reclamacao

Segundo se o DTA da NOS, que deve ser fornecido gratuitamente, não resolver o problema a NOS que envie um técnico para resolver. Eles que instalem um cabo compatível.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @ARTUR AURÉLIO HARPA BARATA@Vítor Araújo e @VianaJ,

Agradecemos as vossas mensagens.

@Vítor Araújo, para ter acesso à grelha de televisão NOS em televisões sem box, é necessário que a televisão seja dotada de descodificador integrado DVB-C. 
@Jorge C partilhou uma boa ajuda a esclarecer este tema. Movemos os vossos comentários para este tópico que aborda o mesmo tema.

Caso a televisão não seja dotado desta característica é necessário que utilize um descodificador DVB-C esterno.
Os descodificadores DTA podem ser requeridos, em regime de aluguer ou compra, em qualquer Lojas NOS perto de si, e instalados através do processo de autoinstalação. Saiba como:

Os descodificadores digitais são também dotados de saida HDMI @VianaJ.

Obrigado

 

Quando a Viaverde começou a importunar-me dizendo que o meu identificador dava erro e não era verdade, reclamei, recorri à Deco, passou para a ASAE e responderam-me que não tinham nada que ver com contratios particulares. Isto é uma selva...

Boa tarde @ARTUR AURÉLIO HARPA BARATA@Vítor Araújo e @VianaJ,

Agradecemos as vossas mensagens.

@Vítor Araújo, para ter acesso à grelha de televisão NOS em televisões sem box, é necessário que a televisão seja dotada de descodificador integrado DVB-C. 
@Jorge C partilhou uma boa ajuda a esclarecer este tema. Movemos os vossos comentários para este tópico que aborda o mesmo tema.

Caso a televisão não seja dotado desta característica é necessário que utilize um descodificador DVB-C esterno.
Os descodificadores DTA podem ser requeridos, em regime de aluguer ou compra, em qualquer Lojas NOS perto de si, e instalados através do processo de autoinstalação. Saiba como:

Os descodificadores digitais são também dotados de saida HDMI @VianaJ.

Obrigado

 

@Joao H., não sei se reparou mas mencionei SCART. A televisão em questão não tem HDMI… e já verifiquei, o DTA da NOS não dá para selecionar 16:9 ou 4:3 através da SCART. Nabos...

Para vossa informação, se a TV tiver um formato de imagem 4:3 e tiver entrada SCART, o descodificador, recetor, ou o que quer que seja que esteja ligado à SCART tem de fornecer 12 Volts no pino 8 da SCART. Se o formato for 16:9 cerca de 6V no mesmo pino.
A DTA da NOS apenas parece suportar 16:9. Nas configurações não descobri como passar de 16:9 para 4:3.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Pquental,

Agradecemos a sua mensagem.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

Obrigado

Reputação 7
Crachá

Boa tarde @Pquental,

Agradecemos a sua mensagem.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

Obrigado

Deixaram a hortaliça mas não gostaram do caldo entornado. Também não gostam de televiões 4:3 aparentemente, como é que isso se resolve? So censurando não vão resolver 🤣

Boa tarde,
Gostava de saber porque os meus sogros, clientes NOS, têm de suportar os custos da alteração de um serviço (deixaram de ter serviço analógico). Isso foi-lhes imposto e não solicitado.
De momento deixaram de poder ver TV no quarto, porque a tv é antiga e apenas suporta o analógico…
Pela vossa tabela de preços:
 

Descodificador digital - Aluguer mensal €1,99
Descodificador digital - Compra €25,99


Eles não concordam e eu muito menos

Obrigado 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @ANABELA AUGUSTA DE ALMEIDA,

Agradecemos a sua mensagem.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema, e onde poderá encontrar mais informações sobre este assunto. 

Obrigado

Boa noite,

 

Tenho duas televisões em casa que não são smartTv. Com as vossas instruções não consigo sintonizar os canais.

O que sugerem que faça?

Boa noite,

 

Tenho duas televisões em casa que não são smartTv. Com as vossas instruções não consigo sintonizar os canais.

O que sugerem que faça?

Se sugerirem adquirir os vossos descodificadores digitais, bem que podem esperar perder mais 4 clientes!

Boa noite,

 

Fiquei sem  ver tv na cozinha, fiquei chateado por estar a pagar um serviço e ter que comprar um aparelho ou alugar para continuar a ver tv, isto o lado negativo. 

O lado positivo é que agora não tenho só  23 canais tenho muitos mais…

Mas de qualquer forma é sempre mais um negócio para a empresa, os lesados somos sempre nós!

 

Reputação 7
Crachá

Boa noite,

 

Fiquei sem  ver tv na cozinha, fiquei chateado por estar a pagar um serviço e ter que comprar um aparelho ou alugar para continuar a ver tv, isto o lado negativo. 

O lado positivo é que agora não tenho só  23 canais tenho muitos mais…

Mas de qualquer forma é sempre mais um negócio para a empresa, os lesados somos sempre nós!

 

Você não tem que ser lesado, reclame para a ANACOM e não pague a sua factura.

https://www.livroreclamacoes.pt/Pedido/Reclamacao

Bom dia, venho por este meio informar que não consigo visualizar os canais nas duas TV sem box. Sem mais assunto, os melhores cumprimentos

Carmen Silva

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos as vossas mensagens @Vania Goncalves e @Vítor Araújo.

@Vania Goncalves, para ter acesso à grelha de televisão NOS em equipamentos sem box, é necessário que tenha uma televisão com descodificador DVB-C integrado, não sendo a televisão dotada desta característica é necessária a utilização de um descodificador DVB-C externo. Poderá consultar mais informações sobre este tema, neste mesmo tópico.

@Utilizador123456, relembramos que o não pagamento da mensalidade dos serviços poderá levar à suspensão da conta e todos os serviços nesta integrados. Recomendamos que não suspenda o pagamento das faturas sem antes procurar ajuda. Estamos sempre disponíveis para ajudar. Saibam mais através do nosso artigo:

Obrigado

Reputação 7
Crachá

Boa tarde,

Agradecemos as vossas mensagens @Vania Goncalves e @Vítor Araújo.

@Vania Goncalves, para ter acesso à grelha de televisão NOS em equipamentos sem box, é necessário que tenha uma televisão com descodificador DVB-C integrado, não sendo a televisão dotada desta característica é necessária a utilização de um descodificador DVB-C externo. Poderá consultar mais informações sobre este tema, neste mesmo tópico.

@Utilizador123456, relembramos que o não pagamento da mensalidade dos serviços poderá levar à suspensão da conta e todos os serviços nesta integrados. Recomendamos que não suspenda o pagamento das faturas sem antes procurar ajuda. Estamos sempre disponíveis para ajudar. Saibam mais através do nosso artigo:

Obrigado

Pode sim, mas para isso é preciso prestarem os serviços, sendo que um dos serviços do pacote é serviço de TV, sendo que no contrato não indica qualquer modelo de TV específico, sendo que o cliente não fez qualquer alteração e ficou sem serviço.
Lembro também @João H. que deixar um cliente sem um serviço público essencial é uma contra-ordenação com base na Lei n.º 23/96.
Quanto às situações especiais esta não é especial, é uma situação em que a NOS está a abusar dos seus clientes deixando-os ilegalmente sem serviço.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Carmen2019,

Agradecemos a sua mensagem. 

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

De forma a ter acesso à grelha de televisão NOS em equipamentos sem box, é necessário que tenha uma televisão com descodificador DVB-C integrado, não sendo a televisão dotada desta característica é necessária a utilização de um descodificador DVB-C externo. Poderá consultar mais informações sobre este tema, neste mesmo tópico.

Obrigado

Reputação 7
Crachá

Bom dia, venho por este meio informar que não consigo visualizar os canais nas duas TV sem box. Sem mais assunto, os melhores cumprimentos

Carmen Silva

É usar o livro de reclamações para que o serviço lhe seja reposto:
https://www.livroreclamacoes.pt/Pedido/Reclamacao

Bom dia, venho por este meio informar que não consigo visualizar os canais nas outras duas televisões. Sem mais assunto, os melhores cumprimentos

Cliente: C********

Comentário