Header
Destaque Tutorial

Sintonização Canais Digitais na Televisão sem box


Reputação 7
Crachá +5
  • Gestor da comunidade
  • 22077 comentários

Queremos garantir a melhor experiência de televisão da NOS a todos os nossos clientes, por isso estamos a melhorar a qualidade do serviço de TV sem box.

O sinal de televisão da NOS vai passar a ser digital, assim, passa a poder ter acesso a mais de 100 canais, incluindo alguns em qualidade de imagem HD (alta definição), sendo apenas necessário fazer sintonia digital de canais. :tv: :blush:

Veja mais canais e com melhor qualidade. Consulte a lista de canais sem box que passa a ter acesso. Saiba como proceder: 

 

Para ter acesso aos canais digitais sem box é necessário que a sua TV tenha um descodificador digital integrado (DVB-C), que permita fazer essa sintonia. Para saber se a sua TV é compatível, consulte as características no manual do equipamento ou junto do fabricante. Em alternativa, veja as instruções abaixo sobre a sintonia de canais digitais.

 

Como sintonizar canais em televisão sem box

Para atualizar a lista de canais na televisão sem box é necessário que faça uma nova sintonia ou pesquisa de canais, saiba como nos passos abaixo:

  1. Ligue o cabo de sinal NOS à sua televisão. Normalmente a entrada da televisão para o cabo tem o nome de "Ant IN", "Antenna", "Cable In" ou "RF In";
  2. Com o comando da TV pressione o botão que lhe permite aceder ao menu da televisão e escolha a opção que permite sintonizar canais. Esta deve ter a designação de “Configurações”, "Definições", “Opções” ou “Sintonia”;
  3. Faça a sintonização automática dos canais através da opção "Sintonização de canais" ou "Pesquisa de canais". Antes, confirme que seleciona a opção "Canais digitais" ou "Canais DVB-C";
  4. Após a sintonização da nova grelha de canais digitais, a sua televisão passa a disponibilizar mais de 100 canais sintonizados.

Assista ainda ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV:

 

 

Como saber se a televisão sem box sintoniza todos os canais

Para ter acesso a grelha de canais é necessário ter uma televisão com opções de sintonia digital ou sintonia por cabo DVB-C.

Verifique se a sua televisão sem boxe consegue sintonizar os canais digitais seguindo os passos referentes à marca da sua TV. Se a sua TV é de outra marca, tente seguir os passos indicados em sintonia genérica:

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Samsung:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV LG:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Philips:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Sony:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Verifique no manual da TV ou fabricante se a sua televisão dispõe da tecnologia DVB-C integrada ou mais detalhes de como sintonizar.

 

Continue a ver canais nas suas televisões sem box

Caso o televisor não seja compatível com a tecnologia DVB-C necessita de um sintonizador digital (DTA), disponível para aluguer ou compra em qualquer loja NOS, ou de uma box NOS para ter acesso aos mais de 100 canais digitais e acesso à experiência mais completa de TV, com os melhores conteúdos, apps e gravações. 

Saiba como fazer a autoinstalação do descodificador digital (DTA) em:

 

Ficou com dúvidas sobre a atualização da grelha de canais de TV sem box? Consulte as perguntas mais frequentes:

  1. Todas as televisões sem box precisam de descodificador?

    Não. Algumas televisões sem box estão equipadas com um descodificador digital (DVB-C) que permite o acesso à grelha digital da NOS. Se for o caso da sua televisão, já pode ver os mais de 100 canais sem pagar mais por isso.

  1. Como posso saber se a minha televisão sem box precisa de descodificador?

    Se a televisão conseguir sintonizar os mais de 100 canais, não precisa de descodificador. Para saber se a televisão sintoniza todos os canais, pode seguir o manual de instruções para pesquisar novos canais ou confirmar se a televisão tem as opções de sintonia digital (DVB-C).

  1. Como posso ter o descodificador para a minha televisão sem box?

    Pode alugar ou comprar o descodificador que permite ver os mais de 100 canais, disponível numa loja NOS. A instalação é gratuita por autoinstalação, ou com custos acrescidos caso seja necessário a deslocação de um técnico.
    Se necessitar de ajuda, por favor, fale connosco aqui no Fórum. Estamos sempre disponíveis par ajudar. :blush:

  1. Preciso de fazer alguma coisa à minha televisão com box?

    O seu serviço de televisão com box não terá qualquer alteração, pelo que não precisa de fazer mais nada.

  1. O que vai acontecer no dia da alteração digital?

    A grelha de canais da NOS deixará de ser fornecida através de sinal analógico, e passará a ser feita apenas em sinal digital. O que lhe vai permitir aceder a mais de 100 canais, com uma seleção de canais em qualidade de imagem HD. Assim, as televisões sem box que não consigam sintonizar todos os canais e não tenham o descodificador deixam de ter acesso à grelha de canais da NOS.

     

Conheça mais sobre a Televisão da NOS em:

 

Caso tenha alguma questão, por favor, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar. 😉


1626 Comentários

Bom dia. Estou sem ver televisão no quarto, devido a mudarem o cabo. Depois de mais de 1 hora ao telefone nada se resolveu. Querem agora que pague para ver a televisão, visto mudarem para o digital. Eu não aceito, porque não que pagar mais nada além da fatura dos serviços contratados. Ou resolvem o assunto, ou rescindo com a Nos.

 

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia a todos, 
Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado como também esclarecido. 

@jorge Novais, seja bem-vindo ao Fórum NOS.

Depende, se tiver alguma campanha associada à sua conta de cliente. 

Atualmente, o descodificador,  tem o valor de €1,99 para aluguer e €25,99 para compra. Confirme esta informação em nos.pt

Podem, no entanto, existir campanhas associadas à sua conta de cliente, pelo que, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum.

@marcolopes, de momento, apenas fornecemos o serviço de televisão sem box através de DVB-C, logo estamos a notificar quanto a necessidade de realizar uma nova sintonia ou, se necessário, e querendo, caso a televisão não seja compatível adquirir um descodificador. 

Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Nuno Ferreira72, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 
Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado como também esclarecido. 

Lamentamos que as nossas escolhas não vão de encontro com as suas. No entanto, trata-se de uma atualização natural do serviço. Assim, e se a sua televisão não é compatível com a norma DVB-C. 

Deste modo, em alternativa pode:

  • Comprar ou alugar de descodificador digital (DTA);
  • Aderir à oferta multiroom disponível (Box UMA, IRIS, Android TV ou Apple TV);
  • Atualizar do equipamento terminal (Televisão). 

Obrigado

Reputação 7
Crachá

Bom dia a todos, 
Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado como também esclarecido. 

@jorge Novais, seja bem-vindo ao Fórum NOS.

Depende, se tiver alguma campanha associada à sua conta de cliente. 

Atualmente, o descodificador,  tem o valor de €1,99 para aluguer e €25,99 para compra. Confirme esta informação em nos.pt

Podem, no entanto, existir campanhas associadas à sua conta de cliente, pelo que, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum.

@marcolopes, de momento, apenas fornecemos o serviço de televisão sem box através de DVB-C, logo estamos a notificar quanto a necessidade de realizar uma nova sintonia ou, se necessário, e querendo, caso a televisão não seja compatível adquirir um descodificador. 

Obrigado

A NOS deveria estar a notificar os clientes de que podem mudar de operadora por descontinuação do serviço, essa parte da informação legal não parece estar nas cartas.
Reclamem no livro, a NOS está a alterar serviços unilateralmente e quer ganhar mais com isso:
https://www.livroreclamacoes.pt/Pedido/Reclamacao

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde, 
Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado como, também, esclarecido. 
@Ricardo Figueira09, o descodificador,  tem o valor de €1,99 para aluguer e €25,99 para compra. Mas como indicado pelo @Guimas, podem existir campanhas associadas à sua conta de cliente, pelo que, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum.

Obrigado

Boa tarde, tenho duas TVs recentes uma na cozinha e outra no quarto sem box, as quais  sintonizou os canais mas continua a aparecer a mesm mensagem em loop. É normal? Não é normal? É temporário? Precisarei de novas TVs ou equipamentos? Cumprimentos agradeço resposta 

Reputação 7
Crachá +2

É temporário. Quando acabar o analógico, aí saberemos com certeza se vai precisar de - nova TV/box.

Reputação 7
Crachá

Bom dia. Estou sem ver televisão no quarto, devido a mudarem o cabo. Depois de mais de 1 hora ao telefone nada se resolveu. Querem agora que pague para ver a televisão, visto mudarem para o digital. Eu não aceito, porque não que pagar mais nada além da fatura dos serviços contratados. Ou resolvem o assunto, ou rescindo com a Nos.

 

 

Olá @Nuno Ferreira74  não consegue, e já tentou fazer a sintonização total ou saber/verificar se a sua TV tem DVB-C? É uma televisão relativamente recente ou já com alguns anos? Nenhum daquelas marcas dos vídeos?

A única forma não conseguindo fazer mesmo o aconselhado aqui neste tópico é ou ter um descodificador (a nos fornece como tb outras casas) ou uma TV mais recente que consigo sintonizar ou tenha a tecnologia DVB.

 

Estas atualizações estão acontecer em todo o país para o sinal passar a ser totalmente digital. Também me impactou é verdade, mas as vezes há males agora que possam vir por bem..

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @Fábio Amorim,

Agradecemos a sua mensagem.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

O @Guimas partilhou uma boa ajuda, confirme, por favor, se a sua televisão dispões de descodificar dvb-c.

Obrigado

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite,

O @DalleyBorges partilhou uma boa ajuda sobre este este tema @Nuno Ferreira74.

Partilhe connosco o seu testemunho.

Obrigado 

Reputação 7
Crachá +1

Bom dia,

 

não estou a conseguir sintonizar a minha televisão do quarto, sem box, com os canais digitais. Não consigo perceber se é preciso um descodificador de canais. Já não tenho o manual da TV.

A marca é Denver LED 2457M com DVB-T.

Agradecia a vossa ajuda no sentido de saber se tenho que comprar um descodificador e, em caso afirmativo, qual seria o mais indicado.

 

cumprimentos. Margarida Azevedo

@Azevedo Pinto tentei pesquisar o modelo mas só aparece o modelo 2467, tem a certeza que não é este? Este modelo descodifica a norma DVB-C. Mas se for mesmo o 2457 e não mencionar o DVB-C ou aluga ou compra o descodificador da NOS ou adquire no mercado um.

@atcrs é mesmo o modelo que indiquei. Só tem DVB-T que parece não dar. Hoje comprei o descodificador….

Reputação 7
Crachá +6

Lamentamos, @Azevedo Pinto
Ficamos contentes que tenha conseguido descobrir a norma utilizada pela sua televisão. 

Qualquer questão que tenha, por favor, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 
Obrigado

Até entendo o que me estás a dizer mas não me respondeu a minha pergunta? A mensagem que ainda aparece mesmo depois de sintonizados é temporaria ou thonque admitir que nenhuma das duas funciona?

Reputação 7
Crachá +6

A mensagem que surge manter-se-á até ao dia da alteração, @Fábio Amorim.

Podendo ficar ou não sem canais digitais, depende se são compatíveis com a norma DVB-C ou não. Sugerimos que verifique o manual destas para ver se é ou não necessário uma sintonia de canais digitais após a atualização de tecnologia. 
Obrigado 

Reputação 5
Crachá +1

A mensagem que surge manter-se-á até ao dia da alteração, @Fábio Amorim.

Podendo ficar ou não sem canais digitais, depende se são compatíveis com a norma DVB-C ou não. Sugerimos que verifique o manual destas para ver se é ou não necessário uma sintonia de canais digitais após a atualização de tecnologia. 
Obrigado 

Os canais digitais já estão disponíveis há vários anos. Pelo menos é assim na zona de Lisboa e creio também no resto do país. Portanto, ao fazer a sintonia digital em DVB-C (cabo) os canais digitais sintonizados não apresentarão qualquer mensagem específica.

Então, não haverá qualquer necessidade de aguardar pelo fim do sinal analógico para fazer a sintonia digital e os mais de 100 canais digitais não terão, repito, qualquer mensagem. Assim, @Fábio Amorim sugiro que verifique desde já se consegue fazer a sintonia digital.

Ou se trata de uma região muito particular ou a atualização da tecnologia (criação de canais digitais) já foi feita há muitos anos. Nesta comunicação da Nos trata-se apenas de acabar com os canais analógicos e quem, por algum motivo, ainda não sintonizou o digital terá obrigatoriamente de fazê-lo agora.

Boa tarde, no meu plano discreve com 100 canais, mais só consigo ver 8 

Reputação 7
Crachá +1

A sua televisão tem descodificador dvb-c? 

um bem haja 

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @Mikhaele Macedo Vieira Santos, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 

O @Bruno Aleixo deu uma boa ajuda. 

Deste modo, movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado. 
Obrigado

Boa noite a todos!

Preciso urgentemente de uma ajuda: Há uns dias mudei da IRIS para a UMA.

Tudo a funcionar corretamente, mas apenas com um problema:

Temos cá em casa 3 perfis criados. Se um de nós adicionar uma gravação aparece em todos os outros e se um de nós apagar um filme ou série apaga em todos.

Ou seja temos tudo igual nos 3 perfis. 

Já repus os parâmetros, desliguei da corrente e refiz todos od perfis e nada.

Alguma ideia, sugestão? 

Obrigado.

Meus Senhores eu tenho duas televisões que via alguns canais, a partir de hoje pelo menos uma é LCD tinha 23 canais nenhum digital, mas para mim não era importante, e fiquei sei duas TV sem que uma é muito antiga mas a outra é um LCD o que tenho que fazer, ainda mais estou há espera dum voucher, de 100€ 

o meu obrigado

Artur Barata

Boa noite,

 

Alguem que tenha a bondade, e que me possa ajudar a perceber o que é  dvb e como sintonizar e ou se dá  para sintonização. 

Esta tv não é  digital.

Obrigado 

Reputação 7

Boa noite @Vítor Araújo,

Se a sua TV não é digital, vai precisar de um descodificador digital* que pode alugar por 1,99€/mês ou comprar por 25,99€ na NOS e talvez a equipa de moderação o possa ajudar.

  • O DVB-C, abreviação de Digital Video Broadcasting - Cable, é um padrão de transmissão digital utilizado para distribuir sinais de televisão, rádio e outros serviços multimédia através de redes de televisão por cabo. Foi desenvolvido pelo DVB Project, um consórcio internacional responsável por estabelecer normas técnicas para a transmissão digital.

    O DVB-C utiliza a modulação de sinal por cabo para transmitir conteúdos digitais. Isso implica que os sinais analógicos tradicionais são convertidos em sinais digitais para posterior transmissão, o que possibilita uma maior qualidade de áudio e vídeo, além de oferecer recursos adicionais, como a transmissão de dados interativos e a multiplexação de canais.

    Uma das principais vantagens do DVB-C é a capacidade de transmitir um grande número de canais através de um único cabo, graças à tecnologia de compressão de dados utilizada. Isso permite uma maior variedade de opções de programação para os assinantes, bem como a disponibilização de serviços adicionais, como vídeo sob demanda e interatividade.

    Para receber os sinais DVB-C, os utilizadores necessitam de um recetor ou descodificador compatível, geralmente designado por set-top box. Este dispositivo converte os sinais digitais recebidos pelo cabo em sinais que podem ser visualizados numa televisão convencional.

    Em resumo, o DVB-C é um padrão de transmissão digital utilizado em redes de televisão por cabo, permitindo a distribuição eficiente de conteúdos multimédia com maior qualidade em comparação com os sistemas analógicos tradicionais.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Contacte a linha de apoio. Será necessário pelo menos um descodificador. Assumo que lhe façam o valor de 0.49€/mês de aluguer.

O serviço que contratei contemplava ter vários canais em toda a casa independentemente das tvs que tivesse. 

Agora com o novo sistema de canais digitais fiquei sem TV em toda a casa, exeto na TV com box. 

Nao foi este serviço que contratei e querem-me obrigar a adquirir mais boxes? 

Comentário