Header
Destaque Tutorial

Sintonização Canais Digitais na Televisão sem box


Reputação 7
Crachá +5
  • Gestor da comunidade
  • 22225 comentários

Queremos garantir a melhor experiência de televisão da NOS a todos os nossos clientes, por isso estamos a melhorar a qualidade do serviço de TV sem box.

O sinal de televisão da NOS vai passar a ser digital, assim, passa a poder ter acesso a mais de 100 canais, incluindo alguns em qualidade de imagem HD (alta definição), sendo apenas necessário fazer sintonia digital de canais. :tv: :blush:

Veja mais canais e com melhor qualidade. Consulte a lista de canais sem box que passa a ter acesso. Saiba como proceder: 

 

Para ter acesso aos canais digitais sem box é necessário que a sua TV tenha um descodificador digital integrado (DVB-C), que permita fazer essa sintonia. Para saber se a sua TV é compatível, consulte as características no manual do equipamento ou junto do fabricante. Em alternativa, veja as instruções abaixo sobre a sintonia de canais digitais.

 

Como sintonizar canais em televisão sem box

Para atualizar a lista de canais na televisão sem box é necessário que faça uma nova sintonia ou pesquisa de canais, saiba como nos passos abaixo:

  1. Ligue o cabo de sinal NOS à sua televisão. Normalmente a entrada da televisão para o cabo tem o nome de "Ant IN", "Antenna", "Cable In" ou "RF In";
  2. Com o comando da TV pressione o botão que lhe permite aceder ao menu da televisão e escolha a opção que permite sintonizar canais. Esta deve ter a designação de “Configurações”, "Definições", “Opções” ou “Sintonia”;
  3. Faça a sintonização automática dos canais através da opção "Sintonização de canais" ou "Pesquisa de canais". Antes, confirme que seleciona a opção "Canais digitais" ou "Canais DVB-C";
  4. Após a sintonização da nova grelha de canais digitais, a sua televisão passa a disponibilizar mais de 100 canais sintonizados.

Assista ainda ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV:

 

 

Como saber se a televisão sem box sintoniza todos os canais

Para ter acesso a grelha de canais é necessário ter uma televisão com opções de sintonia digital ou sintonia por cabo DVB-C.

Verifique se a sua televisão sem boxe consegue sintonizar os canais digitais seguindo os passos referentes à marca da sua TV. Se a sua TV é de outra marca, tente seguir os passos indicados em sintonia genérica:

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Samsung:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV LG:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Philips:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Sony:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Verifique no manual da TV ou fabricante se a sua televisão dispõe da tecnologia DVB-C integrada ou mais detalhes de como sintonizar.

 

Continue a ver canais nas suas televisões sem box

Caso o televisor não seja compatível com a tecnologia DVB-C necessita de um sintonizador digital (DTA), disponível para aluguer ou compra em qualquer loja NOS, ou de uma box NOS para ter acesso aos mais de 100 canais digitais e acesso à experiência mais completa de TV, com os melhores conteúdos, apps e gravações. 

Saiba como fazer a autoinstalação do descodificador digital (DTA) em:

 

Ficou com dúvidas sobre a atualização da grelha de canais de TV sem box? Consulte as perguntas mais frequentes:

  1. Todas as televisões sem box precisam de descodificador?

    Não. Algumas televisões sem box estão equipadas com um descodificador digital (DVB-C) que permite o acesso à grelha digital da NOS. Se for o caso da sua televisão, já pode ver os mais de 100 canais sem pagar mais por isso.

  1. Como posso saber se a minha televisão sem box precisa de descodificador?

    Se a televisão conseguir sintonizar os mais de 100 canais, não precisa de descodificador. Para saber se a televisão sintoniza todos os canais, pode seguir o manual de instruções para pesquisar novos canais ou confirmar se a televisão tem as opções de sintonia digital (DVB-C).

  1. Como posso ter o descodificador para a minha televisão sem box?

    Pode alugar ou comprar o descodificador que permite ver os mais de 100 canais, disponível numa loja NOS. A instalação é gratuita por autoinstalação, ou com custos acrescidos caso seja necessário a deslocação de um técnico.
    Se necessitar de ajuda, por favor, fale connosco aqui no Fórum. Estamos sempre disponíveis par ajudar. :blush:

  1. Preciso de fazer alguma coisa à minha televisão com box?

    O seu serviço de televisão com box não terá qualquer alteração, pelo que não precisa de fazer mais nada.

  1. O que vai acontecer no dia da alteração digital?

    A grelha de canais da NOS deixará de ser fornecida através de sinal analógico, e passará a ser feita apenas em sinal digital. O que lhe vai permitir aceder a mais de 100 canais, com uma seleção de canais em qualidade de imagem HD. Assim, as televisões sem box que não consigam sintonizar todos os canais e não tenham o descodificador deixam de ter acesso à grelha de canais da NOS.

     

Conheça mais sobre a Televisão da NOS em:

 

Caso tenha alguma questão, por favor, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar. 😉


1626 Comentários

Reputação 7
Crachá

Os valores comerciais encontram-se disponibilizados no preçário NOS, como indicado, e bem, pelo @Jorge C

Existem, também, campanhas e/ou promoções associadas às contas de cliente que podem ou não prever outros valores. 
Obrigado

O único valor que podem legalmente prever é 0€ para clientes que têm instalações anteriores à mudança do serviço unilateralmente pela NOS pois foi esse o serviço que os clientes aceitaram pagar. Não podem imputar custos pelas alterações que fizeram por vontade exclusiva da NOS.

Reputação 7
Crachá

Boa tarde @Correiea
A todos os clientes NOS com instalações há mais de 30 dias antes da alteração de tecnologia foram comunicadas estas alterações, por Email, Carta ou SMS. 

Para garantir que a informação chega ao maior número de cliente a informação para conseguirem antecipar a situação, foi emitida uma nota durante a emissão como, por exemplo: 
 

A NOS disponibiliza o serviço sem box aos equipamentos de TV compatíveis com a norma DVB-C, pelo que os custos adicionais apenas se aplicam àqueles que não têm um equipamento compatível com a tecnologia digital. 
Obrigado

É exactamente aos clientes que não têm DVB-C que a NOS tem que continuar a prestar o serviço nas condições contratadas, que incluia serviço analógico nas outras TVs, ou em alternativa fornecer os equipamentos gratuitamente ou permitir o cancelamento do contrato sem custos.
É o que a lei prevê, em caso de alteração do serviço, ou neste caso descontinuação de serviços, a carta de aviso, obrigatória, têm que explicitamente informar também os clientes que podem cancelar o serviço sem custos.

Reputação 7
Crachá +2

O sinal de TV continua a ser prestado, logo ainda está de acordo com o contratado.

Reputação 7
Crachá

O sinal de TV continua a ser prestado, logo ainda está de acordo com o contratado.

A minha TV não recebe sinal nenhum e quando foi instalado ela recebia, então para todos os efeitos o sinal contratado não existe mais. Se existe um período experimental e o cliente aceita o serviço qualquer alteração posterior é uma alteração ao serviço contratado.
Não será por acaso que o cliente tem um período em que se pode experimentar e arrepender 🤣

Se não ia a um stand, fazia o test-drive a um Ferrari e sai com um Fiat, ainda é do mesmo grupo automóvel mas não é a mesma coisa.

Bdia Jorge! Muito obrigado pela ajuda e esclarecimento! Vale que tenho a televisão da box a funcionar mas estas situações são sempre boas para mudar para melhor. Garantidamente não vou comprar uma televisão nova só para ter NOS em casa. 😊  e muito menos andar a pagar prestações de alugueres de equipamentos extra. Obrigado mais uma vez e tudo de bom! 😊

Reputação 7

Bdia Jorge! Muito obrigado pela ajuda e esclarecimento! Vale que tenho a televisão da box a funcionar mas estas situações são sempre boas para mudar para melhor. Garantidamente não vou comprar uma televisão nova só para ter NOS em casa. 😊  e muito menos andar a pagar prestações de alugueres de equipamentos extra. Obrigado mais uma vez e tudo de bom! 😊

 

Bom dia amigo @BA1974,

Infelizmente a sua TV não suporta DVB-C portanto é impossível. Como alternativa pode sempre comprar numa loja online, como Amazon, Ebay ou Aliexpress.

Agradeço e retribuo os cumprimentos 😊

Reputação 7
Crachá +6

Bom dai @BA1974

Compreendemos o que nos indica. No entanto, devido à atualização da tecnologia de analógico para digital e, em alternativa, à aquisição de uma nova televisão, querendo, sugerimos: 

  1. Compra ou aluguer de descodificador digital (DTA);
  2. Adesão à oferta multiroom disponível (Box UMA, IRIS, Android TV ou Apple TV);

Obrigado

Reputação 7

Bdia Jorge! Muito obrigado pela ajuda e esclarecimento! Vale que tenho a televisão da box a funcionar mas estas situações são sempre boas para mudar para melhor. Garantidamente não vou comprar uma televisão nova só para ter NOS em casa. 😊  e muito menos andar a pagar prestações de alugueres de equipamentos extra. Obrigado mais uma vez e tudo de bom! 😊

 

Bom dia amigo @BA1974,

Infelizmente a sua TV não suporta DVB-C portanto é impossível. Como alternativa pode sempre comprar numa loja online, como Amazon, Ebay ou Aliexpress.

Agradeço e retribuo os cumprimentos 😊

 

Como esclarecimento @BA1974,

Estava a referir-me à compra dos descodificadores que não é obrigado a comprar à NOS.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

O @Guimas deu a resposta correcta, @Utilizador123456 

Lamentamos que não aceite a informação prestada, mas a atualização de tecnologia não prevê alterações contratuais como indicámos. 

Muito obrigado

Crachá

@Mário P. Boa noite,

Não lamente a vossa falta de empatia para com os clientes. Onde as soluções que arranjam são sempre a vosso favor monetário!

A seu tempo irei resolver a questão nem que tenha de recorrer às entidades reguladoras dos serviços de telecomunicações, bem como farei uso do meu direito enquanto consumidor!

 

 

Reputação 7
Crachá

@Guimas deu a resposta correcta, @Utilizador123456 

Lamentamos que não aceite a informação prestada, mas a atualização de tecnologia não prevê alterações contratuais como indicámos. 

Muito obrigado

Mas a lei prevê claramente que um serviço publico essencial como é o caso não pode ser deixado de prestar de forma unilateral, entendo que queiram lesar os clientes dessa forma mas o serviço contratado incluia claramente serviço analógico havendo inclusivé anuncios da NOS que prometiam serviço em toda a casa.
Essa descontinuação deixou clientes sem SPE ilegalmente o que é não apenas uma violação do contrato como da lei.
Espero que mais clientes reclamem e que tal como eu não paguem até que o serviço seja reposto sem custos.
Se por acaso a NOS resolvesse usar a norma DVB-F de forma unilateral todos os clientes tinham que actualizar os equipamentos para continuarem a ter o serviço @Mário P.?

Reputação 7
Crachá +2

@Guimas deu a resposta correcta, @Utilizador123456 

Lamentamos que não aceite a informação prestada, mas a atualização de tecnologia não prevê alterações contratuais como indicámos. 

Muito obrigado

Mas a lei prevê claramente que um serviço publico essencial como é o caso não pode ser deixado de prestar de forma unilateral, entendo que queiram lesar os clientes dessa forma mas o serviço contratado incluia claramente serviço analógico havendo inclusivé anuncios da NOS que prometiam serviço em toda a casa.
Essa descontinuação deixou clientes sem SPE ilegalmente o que é não apenas uma violação do contrato como da lei.
Espero que mais clientes reclamem e que tal como eu não paguem até que o serviço seja reposto sem custos.
Se por acaso a NOS resolvesse usar a norma DVB-F de forma unilateral todos os clientes tinham que actualizar os equipamentos para continuarem a ter o serviço @Mário P.?

Sim tinham. A tecnologia vai evoluir como sempre o fez. Daí haver aparelhos que já não funcionam por não haver suporte para os mesmos e temos que os atualizar. Sendo assim não houve mudança unilateral, continua a haver sinal geral. Este sinal é apenas atualizado para os dias de hoje. Não é violação do contrato nem da lei. Caso contrário veria a anacom em cima do acontecimento.

Reputação 7
Crachá

@Guimas deu a resposta correcta, @Utilizador123456 

Lamentamos que não aceite a informação prestada, mas a atualização de tecnologia não prevê alterações contratuais como indicámos. 

Muito obrigado

Mas a lei prevê claramente que um serviço publico essencial como é o caso não pode ser deixado de prestar de forma unilateral, entendo que queiram lesar os clientes dessa forma mas o serviço contratado incluia claramente serviço analógico havendo inclusivé anuncios da NOS que prometiam serviço em toda a casa.
Essa descontinuação deixou clientes sem SPE ilegalmente o que é não apenas uma violação do contrato como da lei.
Espero que mais clientes reclamem e que tal como eu não paguem até que o serviço seja reposto sem custos.
Se por acaso a NOS resolvesse usar a norma DVB-F de forma unilateral todos os clientes tinham que actualizar os equipamentos para continuarem a ter o serviço @Mário P.?

Sim tinham. A tecnologia vai evoluir como sempre o fez. Daí haver aparelhos que já não funcionam por não haver suporte para os mesmos e temos que os atualizar. Sendo assim não houve mudança unilateral, continua a haver sinal geral. Este sinal é apenas atualizado para os dias de hoje. Não é violação do contrato nem da lei. Caso contrário veria a anacom em cima do acontecimento.

Isso quer dizer que mesmo que a NOS colocasse uma norma que não existe sequer teriamos que actualizar os equipamentos porque sim? Claro que não, os clientes têm o serviço para os seus equipamentos, não têm qualquer obrigação de actualizar por decisão da operadora.
Se a NOS deixou de fornecer serviço para os equipamentos dos clientes, simplesmente deixou de fornecer serviço.

Reputação 7
Crachá +2

Ok mas não.

Reputação 7
Crachá

Ok mas não.

Claro que não, mas ninguém é obrigado a pagar serviço de televisão se tiver deixado de ver televisão, isso é garantido.

Boa noite, tenho um tv no quarto e outra na cozinha, hoje deixaram de dar os canais que davam, apenas aparece uma explicação como sintonizar digitalmente, acontece que as 2 tvs não são digitais, como fazer para continuar a ver? Muito obrigado. 

Reputação 7

Boa tarde @hjmg78,

Segundo as informações que existem terá adquirir um descodificador digital que custa 1,99€ em regime de aluguer, sendo o preço de compra do mesmo 25,99€.

Fonte: NOS

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite, tenho um tv no quarto e outra na cozinha, hoje deixaram de dar os canais que davam, apenas aparece uma explicação como sintonizar digitalmente, acontece que as 2 tvs não são digitais, como fazer para continuar a ver? Muito obrigado. 

Boa noite, para confirmar se há alguma campanha em curso que o favoreça na aquisição dos descodificadores digitais, deve enviar por mensagem privada o seu numero de cliente para o perfil @Fórum e aguardar por um contacto da moderação.

Muito obrigado. 

Reputação 7

Muito obrigado. 


A comunidade agradece que partilhe neste fórum o resultado da solução para o seu problema, uma vez que existem inúmeras pessoas na mesma situação.

Obrigado

Reputação 4

Bom dia @Débora Iria,

 

Sugiro que compre um descodificador digital para essa TV ou alugue um à NOS neste site.

Obrigado

Saliento que na Vodafone e MEO para quem tem uma TV digital compatível com o serviço TDT nao precisa de comprar ou alugar qualquer tipo de aparelho para sintonizar os canais digitais como acontece com a NOS. 

 

Penso que todos já chegaram a essa conclusão. 

 

Reputação 7

Bom dia @CF56,

Agradeço o seu comentário, no entanto, não podemos presumir que todos os utilizadores chegaram à mesma conclusão. O objetivo deste fórum é fornecer informações e soluções para todos os clientes, independentemente do seu nível de conhecimento sobre o assunto. Por isso, é sempre importante partilhar informações relevantes que possam ajudar a comunidade.

Obrigado

Reputação 7
Crachá

Bom dia @CF56,

Agradeço o seu comentário, no entanto, não podemos presumir que todos os utilizadores chegaram à mesma conclusão. O objetivo deste fórum é fornecer informações e soluções para todos os clientes, independentemente do seu nível de conhecimento sobre o assunto. Por isso, é sempre importante partilhar informações relevantes que possam ajudar a comunidade.

Obrigado

Na realidade é uma informação que induz os clientes a serem enganados pela NOS, o que os clientes devem fazer é reclamar para que lhes sejam fornecidos DTAs gratuitamente ou simplesmente abandonarem a NOS por deixarem de ter serviço.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @hjmg78,

Agradecemos a sua mensagem. A comunidade prestou uma boa ajuda sobre este tema.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

Para ter acesso aos canais digitais sem box é necessário que a sua TV tenha um descodificador digital integrado (DVB-C), que permita fazer essa sintonia.

Caso a sua televisão não seja compatível poderá solicitar ou adquirir um descodificador digital (DTA), em regime de compra ou aluguer em qualquer Loja NOS. Saiba ainda como realizar a autoinstalação:

Obrigado

Reputação 1

Boa tarde

Venho pela presente reclamar da forma pouco ética como acho que a NOS está a tratar os seus clientes.

De forma unilateral decidiu alterar o serviço de transmissão de canais de TV deixando o analógico para o digital que não é suportado por televiões mais antigas, eu tenho 2 que deixaram de dar.

Pelo que vejo nas outras respostas, sei que também vou receber a resposta institucional de que não agiram de forma unilateral.

Se não foi de forma unilateral agradecia que me dissessem o dia em que me questionaram sobre se queria esta alteração.

Neste momento quem quiser continuar a ver TV tem de pagar mais à NOS pelo descodificador e ainda tem de o instalar pois até o técnico é pago (tenho pena das pessoas mais idosas que são mais limitadas nestes aspectos e não tem outra solução senão pagar e calar)

Sou cliente NOS à bastantes anos e nunca tive razão de queixa até agora, não posso concordar como estão a fazer as coisas visto que alteraram as condições do contrato que me liga NOS gostaria de saber se estão na disposição de me libertar do meu periodo de fidelização que ainda está em vigor, para que eu possa mudar de operador

Cpts

José Santos

Comentário