Header
Destaque Tutorial

Sintonização Canais Digitais na Televisão sem box


Reputação 7
Crachá +5
  • Gestor da comunidade
  • 22225 comentários

Queremos garantir a melhor experiência de televisão da NOS a todos os nossos clientes, por isso estamos a melhorar a qualidade do serviço de TV sem box.

O sinal de televisão da NOS vai passar a ser digital, assim, passa a poder ter acesso a mais de 100 canais, incluindo alguns em qualidade de imagem HD (alta definição), sendo apenas necessário fazer sintonia digital de canais. :tv: :blush:

Veja mais canais e com melhor qualidade. Consulte a lista de canais sem box que passa a ter acesso. Saiba como proceder: 

 

Para ter acesso aos canais digitais sem box é necessário que a sua TV tenha um descodificador digital integrado (DVB-C), que permita fazer essa sintonia. Para saber se a sua TV é compatível, consulte as características no manual do equipamento ou junto do fabricante. Em alternativa, veja as instruções abaixo sobre a sintonia de canais digitais.

 

Como sintonizar canais em televisão sem box

Para atualizar a lista de canais na televisão sem box é necessário que faça uma nova sintonia ou pesquisa de canais, saiba como nos passos abaixo:

  1. Ligue o cabo de sinal NOS à sua televisão. Normalmente a entrada da televisão para o cabo tem o nome de "Ant IN", "Antenna", "Cable In" ou "RF In";
  2. Com o comando da TV pressione o botão que lhe permite aceder ao menu da televisão e escolha a opção que permite sintonizar canais. Esta deve ter a designação de “Configurações”, "Definições", “Opções” ou “Sintonia”;
  3. Faça a sintonização automática dos canais através da opção "Sintonização de canais" ou "Pesquisa de canais". Antes, confirme que seleciona a opção "Canais digitais" ou "Canais DVB-C";
  4. Após a sintonização da nova grelha de canais digitais, a sua televisão passa a disponibilizar mais de 100 canais sintonizados.

Assista ainda ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV:

 

 

Como saber se a televisão sem box sintoniza todos os canais

Para ter acesso a grelha de canais é necessário ter uma televisão com opções de sintonia digital ou sintonia por cabo DVB-C.

Verifique se a sua televisão sem boxe consegue sintonizar os canais digitais seguindo os passos referentes à marca da sua TV. Se a sua TV é de outra marca, tente seguir os passos indicados em sintonia genérica:

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Samsung:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV LG:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Philips:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Sony:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Verifique no manual da TV ou fabricante se a sua televisão dispõe da tecnologia DVB-C integrada ou mais detalhes de como sintonizar.

 

Continue a ver canais nas suas televisões sem box

Caso o televisor não seja compatível com a tecnologia DVB-C necessita de um sintonizador digital (DTA), disponível para aluguer ou compra em qualquer loja NOS, ou de uma box NOS para ter acesso aos mais de 100 canais digitais e acesso à experiência mais completa de TV, com os melhores conteúdos, apps e gravações. 

Saiba como fazer a autoinstalação do descodificador digital (DTA) em:

 

Ficou com dúvidas sobre a atualização da grelha de canais de TV sem box? Consulte as perguntas mais frequentes:

  1. Todas as televisões sem box precisam de descodificador?

    Não. Algumas televisões sem box estão equipadas com um descodificador digital (DVB-C) que permite o acesso à grelha digital da NOS. Se for o caso da sua televisão, já pode ver os mais de 100 canais sem pagar mais por isso.

  1. Como posso saber se a minha televisão sem box precisa de descodificador?

    Se a televisão conseguir sintonizar os mais de 100 canais, não precisa de descodificador. Para saber se a televisão sintoniza todos os canais, pode seguir o manual de instruções para pesquisar novos canais ou confirmar se a televisão tem as opções de sintonia digital (DVB-C).

  1. Como posso ter o descodificador para a minha televisão sem box?

    Pode alugar ou comprar o descodificador que permite ver os mais de 100 canais, disponível numa loja NOS. A instalação é gratuita por autoinstalação, ou com custos acrescidos caso seja necessário a deslocação de um técnico.
    Se necessitar de ajuda, por favor, fale connosco aqui no Fórum. Estamos sempre disponíveis par ajudar. :blush:

  1. Preciso de fazer alguma coisa à minha televisão com box?

    O seu serviço de televisão com box não terá qualquer alteração, pelo que não precisa de fazer mais nada.

  1. O que vai acontecer no dia da alteração digital?

    A grelha de canais da NOS deixará de ser fornecida através de sinal analógico, e passará a ser feita apenas em sinal digital. O que lhe vai permitir aceder a mais de 100 canais, com uma seleção de canais em qualidade de imagem HD. Assim, as televisões sem box que não consigam sintonizar todos os canais e não tenham o descodificador deixam de ter acesso à grelha de canais da NOS.

     

Conheça mais sobre a Televisão da NOS em:

 

Caso tenha alguma questão, por favor, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar. 😉


1626 Comentários

Reputação 7
Crachá +6

@silvafe, compreendemos o que nos indica e lamentamos a situação. 

Estamos aqui para ajudar, pelo que se pretender, qualquer questão em que possamos ajudar, conte connosco. 

@Utilizador123456, já respondemos à sua dúvida quanto à alteração contratual, este tema não retrata nenhum incumprimento ou alteração unilateral, pelo que pedimos que não informe incorretamente outros utilizadores. 

Obrigado 

Reputação 7
Crachá

@silvafe, compreendemos o que nos indica e lamentamos a situação. 

Estamos aqui para ajudar, pelo que se pretender, qualquer questão em que possamos ajudar, conte connosco. 

@Utilizador123456, já respondemos à sua dúvida quanto à alteração contratual, este tema não retrata nenhum incumprimento ou alteração unilateral, pelo que pedimos que não informe incorretamente outros utilizadores. 

Obrigado 

Ai não, se os clientes ficam sem serviço é claramente falha da NOS, não interessa se existe uma linha no contrato que fala do sinal analógico ou não. O cliente contratou um serviço que funcionava em 5 TVs esse é o serviço que a NOS tem que continuar a prestar, legalmente é falha de serviço.

Qualquer alteração que tenha impacto no serviço prestado e seja feito pela NOS, se deixar o cliente sem serviço é uma falha de um serviço público essencial, e tem prazo legal para a NOS repor o serviço sendo que o incumprimento desse prazo é uma contraordenação prevista na lei.

Também está previsto na lei que alterações nos equipamentos necessários para a prestação de um serviço público essencial cuja a alteração não seja imputável ao cliente são responsabilidade do operador. É assim quando por exemplo as câmaras querem colocar novos contadores.

Se a alteração de "modernização" foi efectuada por vontade da NOS é a operadora a responsável por modernizar os equipamentos necessários à prestação do serviço público essencial.

Por sua vez a não prestação do serviço é uma clara quebra de contrato, independentemente da forma como esteja escrito no contrato o serviço tem que continuar a ser prestado em todas as televisões que era prestado antes da alteração.

 

Se querem dizer que está informação é errada já foi pedido parecer da equipa jurídica da NOS que nunca me foi enviado, no meu caso a NOS forneceu um novo equipamento gratuitamente mas o parecer jurídico nunca chegou.

Independentemente do que o jurídico considere, os clientes devem sempre reclamar desta situação que mesmo que venha a receber o tal parecer que me comprove que está imputação de custos aos clientes é legal, continuará sempre a ser uma situação absurda e injusta pelo que espero que todos os clientes prejudicados pela operadora usem o livro de reclamações:

https://www.livroreclamacoes.pt/Pedido/Reclamacao

Reputação 4

Bom dia a todos, 

@silvafe, lamentamos que as nossas escolhas não vão de encontro com as suas expectativas. 

A transformação do analógico para o  digital é uma evolução natural, pelo que, de momento, para continuar a ver TV noutras televisões tem como alternativa:

  1. Compra ou aluguer de descodificador digital (DTA);
  2. Adesão à oferta multiroom disponível (Box UMA, IRIS, Android TV ou Apple TV);
  3. Atualização do equipamento terminal (Televisão);

Como solicitado pelo @João H. para verificarmos se há alguma campanha associada à sua conta, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum.

Obrigado

Olá Mário

 

Refere que a evolução no sentido natural é extinção do analógico.

Compreendo que seja um sistema menos evoluído, menor qualidade e limitado que o digital mas:

 

1. Deixar muitos clientes sem TV e solucionar com alternativas com custos não faz sentido pelo menos para aqueles que tinham um contrato de fidelização a decorrer e ficaram sem ver TV.

 

2. Sistema analógico que, como sabe, qualquer TV tem. Até uma TV 4k tem esse sistema de sintonização. Será assim tão obsoleto ou entende-se que é um sistema que ainda é utilizado em todo o mundo?

 

3. Vocês utilizam um sistema digital DVB-C. Se ainda ao menos utilizassem o da TDT (DVB-T) ainda se entendia. Curiosamente a NOWO que também usa o sistema DVB-C extinguiu o sistema analógico na mesma altura que a NOS. 

 

4. Por último, a pergunta que não quer calar: quiseram ir no sentido natural da evolução e continuam a manter na grelha digital canais SD repetidos. 

Qual é o sentido disso? Evolução? 

A Vodafone e MEO não tem canais SD repetidos (e a Vodafone é a que tem mais canais em HD) e nesses podemos dizer que são realmente 100 canais sem box. 

Cumprimentos. 

Reputação 7
Crachá +6

@Utilizador123456, sugerimos que leia as condições gerais contratuais sobre o tema, pela quais o contrato NOS se rege. 

Compreendemos e agradecemos a sua partilha, @CF56, as alternativas foi as que indicámos, quanto ao 1.º ponto. 2.º e 3.º, escolhemos àquela que pode proporcionar a melhor experiência do serviço TV aos nossos clientes.

4.º sugerimos que fique atento às novidades, trabalhamos diariamente para melhorar o serviço. 

Obrigado

 

Reputação 7

Boa tarde a todos,

Em conformidade com as informações atualizadas em https://www.nos.pt/outros/precarios-nos?tabId=pacotes-fibra, o aluguer mensal do Descodificador digital custa 1,99€ e o preço de compra do mesmo é 25,99€.

Assim, recomendo que os utilizadores consultem os termos dos seus contratos e entrem em contacto com a NOS, caso necessário, para verificar informações atualizadas sobre preços e serviços oferecidos.

Obrigado

Reputação 7
Crachá

@Utilizador123456, sugerimos que leia as condições gerais contratuais sobre o tema, pela quais o contrato NOS se rege. 

Compreendemos e agradecemos a sua partilha, @CF56, as alternativas foi as que indicámos, quanto ao 1.º ponto. 2.º e 3.º, escolhemos àquela que pode proporcionar a melhor experiência do serviço TV aos nossos clientes.

4.º sugerimos que fique atento às novidades, trabalhamos diariamente para melhorar o serviço. 

Obrigado

 

Resta saber a quais clientes, não àqueles que têm televisões analógicas, esses ficam sem serviço o que claramente é quebra de serviço. Não podem cobrar por um serviço que deixaram de prestar, isso é claramente ilegal.
Quanto aos termos e condições eles são claros, em caso de alterações têm que ser comunicadas com 30 dias de antecedência e o cliente tem direito a cancelar caso não concorde com a alteração, sem custos, algo que a NOS se recusa a fazer, fazendo cobranças, por vezes abusivas tipo máfia, se o cliente que não tem serviço não pagar.

@Mário P. Se está tão certo que essas alterações não violam a lei, enviem-me o parecer júridico que me foi prometido faz quase 4 meses. Até lá, como já disse, na minha opinião é uma alteração contratual, não comunicada da forma legal obrigatória e por isso ilegal e deve ser reclamada no livro de reclamações até que todos os clientes tenham uma solução gratuita como a minha.

Os clientes têm que usar o livro nem que seja para imputar na NOS os mesmos custos que a NOS os quer obrigar a ter para continuarem a ter o serviço que contrataram.
 

https://www.livroreclamacoes.pt/Pedido/Reclamacao

Reputação 7
Crachá

Boa tarde a todos,

Em conformidade com as informações atualizadas em https://www.nos.pt/outros/precarios-nos?tabId=pacotes-fibra, o aluguer mensal do Descodificador digital custa 1,99€ e o preço de compra do mesmo é 25,99€. Assim, recomendo que os utilizadores consultem os termos dos seus contratos e entrem em contacto com a NOS, caso necessário, para verificar informações atualizadas sobre preços e serviços oferecidos.

Obrigado

Todos já sabem o valor que a NOS quer cobrar pelo equipamento, aquilo que queremos é um parecer sobre como é que esta alteração foi feita de forma abusiva pela NOS querendo imputar custos da sua operação nos clientes.

Se não tem os DTAs ( ou equipamentos alternativos ) gratuitamente usem o livro de reclamações para que a NOS reponha o serviço tal como estava antes ou permita a mudança para outra operadora sem custos ( MEO e Vodafone mantêm sinal analógico ).

https://www.livroreclamacoes.pt/Pedido/Reclamacao

Reputação 7

O meu comentário anterior foi motivado por inúmeras pessoas mencionarem outros valores no Fórum NOS, sendo a informação que facultei a que está no site oficial em 07 de Maio 2023.

Obrigado

Reputação 7
Crachá

O meu comentário anterior foi motivado por inúmeras pessoas mencionarem outros valores no Fórum NOS, sendo a informação que facultei a que está no site oficial em 07 de Maio 2023.

Obrigado

E existem muitos outros valores para esses equipamentos, só paga esses valores quem for enganado pela NOS.

Reputação 7
Crachá +6

Os valores comerciais encontram-se disponibilizados no preçário NOS, como indicado, e bem, pelo @Jorge C

Existem, também, campanhas e/ou promoções associadas às contas de cliente que podem ou não prever outros valores. 
Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

@Utilizador123456, já respondemos à sua dúvida quanto à alteração contratual, este tema não retrata nenhum incumprimento ou alteração unilateral, pelo que pedimos que não informe incorretamente outros utilizadores.  “

É a sua opinião, e que por acaso, está errada. Fala muito e não acerta em quase nada.

Reputação 7
Crachá +5

@Utilizador123456, já respondemos à sua dúvida quanto à alteração contratual, este tema não retrata nenhum incumprimento ou alteração unilateral, pelo que pedimos que não informe incorretamente outros utilizadores.  “

É a sua opinião, e que por acaso, está errada. Fala muito e não acerta em quase nada.

Fez um poema, isto é, um verso.

@Ana Lopes percebo que, não tendo tvs com descodificador incluído, a ideia de investimento não seja muito atractiva mas veja, o satélite é totalmente digital, a televisão de antena também é totalmente digital, os serviços de cabo também seriam, mais dia menos dia, totalmente digital, a era do analógico acabou.

Mas isso continua sem responder à questão. Acabaram com o analógico numa altura em que muita gente ainda o usa. Porquê agora? É que a ideia que fica é que não há um motivo técnico para ser agora. Também é engraçado, que como marketing na altura da mudança para o TDT, as operadores como a NOS tinham a vantagem de não existir para as pessoas nenhum inconveniente. Era usado no marketing, não era preciso alterar nada na TV, o analógico continuava como sempre. Eu queria perceber o porquê da decisão da NOS.

A alteração para TDT, passaram o sinal terrestre para digital fez todo o sentido para poupar o espectro eletromagnético. Mas a alteração que a NOS faz, não é dado nenhum motivo para a mesma.

Eu gostava de ouvir, por parte da NOS, qual o motivo para a alteração. Porque até agora, isto é só um inconveniente.

 

@Utilizador123456, já respondemos à sua dúvida quanto à alteração contratual, este tema não retrata nenhum incumprimento ou alteração unilateral, pelo que pedimos que não informe incorretamente outros utilizadores. 

Obrigado 

 

Acho que muitos juristas discordariam desta posição. Mas ela, vindo de um funcionário da NOS, é normal, e esperada. Tudo bem.

Mas acho que é importante outros utilizadores também terem informação de que, se a NOS alterar as características da prestação de serviço, e isso implicar um custo extra para o cliente, se deve reclamar. Na minha ótica a NOS deve solucionar este problema sem custos para o cliente. Esta informação consta inclusive de cartas enviadas a outros cliente, como já aqui foi partilhado.

Relativamente a cessação de contrato, penso ser uma boa via para forçar a NOS a negociar a situação. Aconselho também que consultem nas vossas faturas o valor que teriam de pagar, caso rescindissem agora o contrato. O valor não é sempre o mesmo, e até pode não ser muito elevado.

Crachá

Boa tarde,

Acho simplesmente ridículo cobrarem ‘adereços’ para fazer uso de um serviço que estou a pagar!

Não tenho tenho de ser lesado por alterações das quais me transcendem e desconhecia. Essas questões deveriam ser informadas antecipadamente com os clientes incluindo a anulação do contrato sem qualquer dano para o mesmo(Cliente) caso não concorde com as novas alterações nas quais nem sequer teve conhecimento para poder proceder à escolha!

Assinei novo contrato à uns meses e agora esta palhaçada!!!!!

Simplesmente impuseram uma alteração para o ‘Povinho’ tenha de fazer ‘Amém!’!!!

Mas irei me informar junto da entidade (ANACOM) quais os procedimentos e diligências poderei seguir para me fazer valer dos meus direitos!!!

E muito sinceramente acho que toda a gente devia fazer mesmo seja em que operadora estiver! Parece que gozam com as pessoas!!! (Desculpem o desabafo!)  

Reputação 7
Crachá +6

Informámos em conformidade, @Ana Lopes

Se tiver alguma questão, por favor, partilhe-a. Estamos aqui para ajudar. 
Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Correiea
A todos os clientes NOS com instalações há mais de 30 dias antes da alteração de tecnologia foram comunicadas estas alterações, por Email, Carta ou SMS. 

Para garantir que a informação chega ao maior número de cliente a informação para conseguirem antecipar a situação, foi emitida uma nota durante a emissão como, por exemplo: 
 

A NOS disponibiliza o serviço sem box aos equipamentos de TV compatíveis com a norma DVB-C, pelo que os custos adicionais apenas se aplicam àqueles que não têm um equipamento compatível com a tecnologia digital. 
Obrigado

Reputação 7
Crachá +1

@Ana Lopes a TDT aparece como uma evolução do serviço que, como é normal em Portugal, ficou inacabada. Deveria incluir dezenas de canais e muitos serviços mas porque o governo e Altice voltaram costas, também devido ao Sirespe, o serviço é típico de um país de terceiro mundo. O DVB-C mostra, em boas tvs, uma imagem do melhor já que muitas produções são com meios digitais. Falta a NOS pensar numa solução, como a carta CI+ , slot em quase todos as tvs, para os canais codificados. O analógico e a produção em analógico, acabou.

Boa tarde depois de fazer a sintonizacao a unica coisa que vejo é os vossos canais nos com a informacao de como sintonizar. Tenho a certeza que o processo foi bem feito e tambem sei que a minha LG ja tem o descodificador digital integrado, assim sendo alguem me consegue dizer porque nao converte para os canais digitais? Obrigado pela ajuda

Reputação 7

Boa tarde depois de fazer a sintonizacao a unica coisa que vejo é os vossos canais nos com a informacao de como sintonizar. Tenho a certeza que o processo foi bem feito e tambem sei que a minha LG ja tem o descodificador digital integrado, assim sendo alguem me consegue dizer porque nao converte para os canais digitais? Obrigado pela ajuda

 

Boa noite @BA1974,

Se já fez a sintonização, o processo está completo.

Obrigado

Boa tarde depois de fazer a sintonizacao a unica coisa que vejo é os vossos canais nos com a informacao de como sintonizar. Tenho a certeza que o processo foi bem feito e tambem sei que a minha LG ja tem o descodificador digital integrado, assim sendo alguem me consegue dizer porque nao converte para os canais digitais? Obrigado pela ajuda

 

Boa noite @BA1974,

Se já fez a sintonização, o processo está completo.

Obrigado

Como é que está completo se continuo sem ver os canais? A televisao sintonizou penso q 23 canais mas todos aparecem com a imagem da Nos a dizer que tenho de fazer a sintonizacao... ou seja a televisao neste momento nao serve para nada....

Reputação 7

Lamento @BA1974, foi um mal entendido, vou tentar ajudar.

Por favor informe qual é a marca e modelo da TV.

Obrigado

Olá Jorge, o modelo é LK450. Obrigado pela ajuda!

 

Reputação 7

Olá Jorge, o modelo é LK450. Obrigado pela ajuda!

 

 

De nada! É um prazer ajudar 😊

Envio-lhe o manual neste site e as informações de sintonia estão na página 33.

Boa sorte

Reputação 7
Crachá

Olá Jorge, o modelo é LK450. Obrigado pela ajuda!

 

 

De nada! É um prazer ajudar 😊

Envio-lhe o manual neste site e as informações de sintonia estão na página 33.

Boa sorte

Muito bom o manual, mas como essa TV não suporta DVB-C e sim DVB-T, apenas funcionará na Vodafone ou na Meo, o seu serviço NOS é inutil. 🤣

Comentário