Header
Destaque Tutorial

Sintonização Canais Digitais na Televisão sem box


Reputação 7
Crachá +5
  • Gestor da comunidade
  • 14856 comentários

Queremos garantir a melhor experiência de televisão da NOS a todos os nossos clientes, por isso estamos a melhorar a qualidade do serviço de TV sem box.

O sinal de televisão da NOS vai passar a ser digital, assim, passa a poder ter acesso a mais de 100 canais, incluindo alguns em qualidade de imagem HD (alta definição), sendo apenas necessário fazer sintonia digital de canais. :tv: :blush:

Veja mais canais e com melhor qualidade. Consulte a lista de canais sem box que passa a ter acesso. Saiba como proceder: 

 

Para ter acesso aos canais digitais sem box é necessário que a sua TV tenha um descodificador digital integrado (DVB-C), que permita fazer essa sintonia. Para saber se a sua TV é compatível, consulte as características no manual do equipamento ou junto do fabricante. Em alternativa, veja as instruções abaixo sobre a sintonia de canais digitais.

 

Como sintonizar canais em televisão sem box

Para atualizar a lista de canais na televisão sem box é necessário que faça uma nova sintonia ou pesquisa de canais, saiba como nos passos abaixo:

  1. Ligue o cabo de sinal NOS à sua televisão. Normalmente a entrada da televisão para o cabo tem o nome de "Ant IN", "Antenna", "Cable In" ou "RF In";
  2. Com o comando da TV pressione o botão que lhe permite aceder ao menu da televisão e escolha a opção que permite sintonizar canais. Esta deve ter a designação de “Configurações”, "Definições", “Opções” ou “Sintonia”;
  3. Faça a sintonização automática dos canais através da opção "Sintonização de canais" ou "Pesquisa de canais". Antes, confirme que seleciona a opção "Canais digitais" ou "Canais DVB-C";
  4. Após a sintonização da nova grelha de canais digitais, a sua televisão passa a disponibilizar mais de 100 canais sintonizados.

Assista ainda ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV:

 

 

Como saber se a televisão sem box sintoniza todos os canais

Para ter acesso a grelha de canais é necessário ter uma televisão com opções de sintonia digital ou sintonia por cabo DVB-C.

Verifique se a sua televisão sem boxe consegue sintonizar os canais digitais seguindo os passos referentes à marca da sua TV. Se a sua TV é de outra marca, tente seguir os passos indicados em sintonia genérica:

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Samsung:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV LG:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Philips:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Sony:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Verifique no manual da TV ou fabricante se a sua televisão dispõe da tecnologia DVB-C integrada ou mais detalhes de como sintonizar.

 

Continue a ver canais nas suas televisões sem box

Caso o televisor não seja compatível com a tecnologia DVB-C necessita de um sintonizador digital (DTA), disponível para aluguer ou compra em qualquer loja NOS, ou de uma box NOS para ter acesso aos mais de 100 canais digitais e acesso à experiência mais completa de TV, com os melhores conteúdos, apps e gravações. 

Saiba como fazer a autoinstalação do descodificador digital (DTA) em:

 

Ficou com dúvidas sobre a atualização da grelha de canais de TV sem box? Consulte as perguntas mais frequentes:

  1. Todas as televisões sem box precisam de descodificador?

    Não. Algumas televisões sem box estão equipadas com um descodificador digital (DVB-C) que permite o acesso à grelha digital da NOS. Se for o caso da sua televisão, já pode ver os mais de 100 canais sem pagar mais por isso.

  1. Como posso saber se a minha televisão sem box precisa de descodificador?

    Se a televisão conseguir sintonizar os mais de 100 canais, não precisa de descodificador. Para saber se a televisão sintoniza todos os canais, pode seguir o manual de instruções para pesquisar novos canais ou confirmar se a televisão tem as opções de sintonia digital (DVB-C).

  1. Como posso ter o descodificador para a minha televisão sem box?

    Pode alugar ou comprar o descodificador que permite ver os mais de 100 canais, disponível numa loja NOS. A instalação é gratuita por autoinstalação, ou com custos acrescidos caso seja necessário a deslocação de um técnico.
    Se necessitar de ajuda, por favor, fale connosco aqui no Fórum. Estamos sempre disponíveis par ajudar. :blush:

  1. Preciso de fazer alguma coisa à minha televisão com box?

    O seu serviço de televisão com box não terá qualquer alteração, pelo que não precisa de fazer mais nada.

  1. O que vai acontecer no dia da alteração digital?

    A grelha de canais da NOS deixará de ser fornecida através de sinal analógico, e passará a ser feita apenas em sinal digital. O que lhe vai permitir aceder a mais de 100 canais, com uma seleção de canais em qualidade de imagem HD. Assim, as televisões sem box que não consigam sintonizar todos os canais e não tenham o descodificador deixam de ter acesso à grelha de canais da NOS.

     

Conheça mais sobre a Televisão da NOS em:

 

Caso tenha alguma questão, por favor, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar. 😉


1218 Comentários

Reputação 7
Crachá +1

Boa noite @Victor Manuel Pires Lopes , não é grátis, tem custo de aluguer e também de venda, mas também tem hipótese de o ter gratuito mas só através de negociação, normalmente com novo contrato e fidelização.

Reputação 7
Crachá +2

Retire os seus dados pessoais do texto, é perigoso expor os seus dados assim.

 

No entanto, sei que a NOS tem antenas exteriores, para clientes especiais, mas não os faculta a particulares.

A NOS não faculta os repetidores de sinal da rede móvel aos particulares, é um facto. Também pedi e disseram-me que é só para NOS empresas e a título experimental. 

 

Para particulares a única coisa que consegui fazer foi inscrever-me na lista de espera para possivelmente implantar uma antena da NOS num terreno dos meus pais numa zona sem cobertura. Pode fazer esse pedido.

 

Em relação ao sinal 4G, o conselho que dou é testar com um telemóvel a velocidade em toda a casa (speedtest em vários pontos estratégicos da casa perto de janelas) e verificar qual é o melhor. Se não funcionar bem em nenhum local funcionar, nem sequer no exterior, abra uma reclamação técnica e peça para reportarem que a sua zona tem falta de cobertura. Pode ser que um dia a NOS consiga cobrir melhor a sua zona de residência no que à rede móvel diz respeito..

@Mário P. agradeço. Obrigado por ouvirem os clientes. É bom saber que vão ponderar os fatores mencionados, antes de tomarem uma decisão.

 

Já agora aproveito para pedir a correção desta página https://www.nos.pt/particulares/televisao/canais/pages/plano-de-frequencias.aspx

Diz "plano de frequência de canais digitais" quando na realidade é um "plano de frequências analógico"

 

O mesmo nesta página:

https://www.nos.pt/particulares/televisao/canais/lista-de-canais/Pages/default.aspx#tab1

 

"Consulte aqui o plano de frequências analógico."

 

O plano de frequências do link é o digital!

 

Grato :relaxed:

#cp001, o problema é que eles já cortaram o acesso. Já não ha nada a ponderar. Lembro-me quando quiseram vender o serviço, falavam à boca cheia de que o serviço podia ser utilizado sem BOX, memso sem alguns canais. Depois dá nisto. Não me resta outra alternativa senão reclamar no livro

Bom dia @begincaos,

Compreendemos. 
Mas para ajudar, precisamos de compreender melhor o que se passa, de outra forma não o conseguimos fazer. 

Ficamos a aguardar o detalhe das suas dificuldades. 

Muito obrigado

boa noite,

Já tinha mencionado lá atrás. Não querendo ser repetitivo~,

...Serviço de Satélite, onde pago um serviço de supostos 30 megas de velocidade e tenho 2 megas…..

Onde para ter mais de uma televisão tenho de pagar mais um aparelho, por cada uma que colocar.

Serviço por Cabo, onde tenho um serviço muito fraco a nivel de sinal de TV em algumas das divisões da minha casa, que por sinal tive de colocar  asmart box noutra, ao invés onde era suposto ter.

Serviço de Internet, com muitos “desconects”, e perda de pacotes recebidos e enviados 8a NOS diz que é um problema identificado, mas esqueceu-se de dizer que esse problema existe há anos.

Amigo, não fale do que não sabe.

Ainda acha que não se revê na prática que descrevo?”

@begincaos recorda-se de, quando contratou originalmente com a NOS (poderá ter sido há muitos anos), quantas tomadas contratou no seu serviço por cabo e quantas instaram nesse dia? No meu entender, é obrigação da NOS assegurar a deslocação técnica e assegurar gratuitamente que tem serviço em todas essas tomadas contratadas, por sinal analógico ou, se não houver analógico, sinal digital, e sempre de forma gratuita.

 

O que se passa no seu serviço de Cabo provavelmente é um problema de amplificação de sinal. A solução pode passar por uma deslocação técnica.

Reputação 2

@begincaos recorda-se de, quando contratou originalmente com a NOS (poderá ter sido há muitos anos), quantas tomadas contratou no seu serviço por cabo e quantas instaram nesse dia? No meu entender, é obrigação da NOS assegurar a deslocação técnica e assegurar gratuitamente que tem serviço em todas essas tomadas contratadas, por sinal analógico ou, se não houver analógico, sinal digital, e sempre de forma gratuita.

 

O que se passa no seu serviço de Cabo provavelmente é um problema de amplificação de sinal. A solução pode passar por uma deslocação técnica.

´E obrigação da NOS, mas é uma que não está a cumprir. Razão pela qual os clientes devem deixar de pagar até a NOS resolver o problema que criou.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @begincaos,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Victor Manuel Pires Lopes,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Dados pessoais foram ocultos do seu comentário, para sua proteção e dos mesmos.

A comunidade prestou uma boa ajuda a esclarecer. 

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente. Vamos ajudar a encontrar a melhor solução.

Para enviar uma mensagem privada selecione aqui.

Obrigado

 

No entanto, sei que a NOS tem antenas exteriores, para clientes especiais, mas não os faculta a particulares.

A NOS não faculta os repetidores de sinal da rede móvel aos particulares, é um facto. Também pedi e disseram-me que é só para NOS empresas e a título experimental. 

 

Para particulares a única coisa que consegui fazer foi inscrever-me na lista de espera para possivelmente implantar uma antena da NOS num terreno dos meus pais numa zona sem cobertura. Pode fazer esse pedido.

 

Em relação ao sinal 4G, o conselho que dou é testar com um telemóvel a velocidade em toda a casa (speedtest em vários pontos estratégicos da casa perto de janelas) e verificar qual é o melhor. Se não funcionar bem em nenhum local funcionar, nem sequer no exterior, abra uma reclamação técnica e peça para reportarem que a sua zona tem falta de cobertura. Pode ser que um dia a NOS consiga cobrir melhor a sua zona de residência no que à rede móvel diz respeito..

Já, fiz isso e o resultado é sempre o mesmo.

Neste momento está aberto um processo na provederia do Ministério da Justiça, a reclamar acerca dessa situação.

informaram que tinha de esperar 45 dias para que a NOS se prenuncia-se acerca da anomalia. Dado a não haver desenvolvimentos, no sentido de regularizarem o problema, vou então comunicar aos mesmos e ver o que dá. É triste chegar-mos a este ponto.

Reputação 7
Crachá +5

Agradecemos o seu testemunho @begincaos.

Recebemos a sua mensagem privada e estamos a acompanhar este tema.

Contamos ser breves na resposta.

Obrigado 

Bom dia.

Com o recente corte do sinal analógico, fiquei sem conseguir ver televisão em 3 divisões da minha casa.

Dizem-me que a única alternativa é adquirir/alugar 3 descodificadores digitais, uma para cada divisão da casa (as televisões que tenho não têm descodificador digital). Entretanto já cá veio um técnico que instalou um descodificador da NOS numa das TV’s e ficou a funcionar na perfeição.

Acontece que não estou disponível para gastar nem mais um cêntimo para voltar a ter um serviço que já tinha e que deixei de ter apenas porque a NOS alterou as suas condições de fornecimento.

Pergunto: é possível obter 2 descodificadores adicionais de forma gratuita (um descodificador já cá veio o técnico instalar)?

Obrigado.

Reputação 2

Bom dia.

Com o recente corte do sinal analógico, fiquei sem conseguir ver televisão em 3 divisões da minha casa.

Dizem-me que a única alternativa é adquirir/alugar 3 descodificadores digitais, uma para cada divisão da casa (as televisões que tenho não têm descodificador digital). Entretanto já cá veio um técnico que instalou um descodificador da NOS numa das TV’s e ficou a funcionar na perfeição.

Acontece que não estou disponível para gastar nem mais um cêntimo para voltar a ter um serviço que já tinha e que deixei de ter apenas porque a NOS alterou as suas condições de fornecimento.

Pergunto: é possível obter 2 descodificadores adicionais de forma gratuita (um descodificador já cá veio o técnico instalar)?

Obrigado.

Claramente tem a obrigação de fornecer os equipamentos gratuitamente já que o serviço aceite incluí TV em toda a casa.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @lmbarros00
Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado como, também, esclarecido. 

Deste modo, garantimos a boa organização da informação. 

A NOS disponibiliza o serviço sem box aos equipamentos de TV compatíveis com a norma DVB-C, caso não tenha é-lhe dadas as alternativas para tal, garantindo o cumprimento da disposição do serviço de tv principal que é descrito contratualmente. 

Existem alternativas como:

  1. Compra ou aluguer de descodificador digital (DTA);
  2. Adesão à oferta multiroom disponível (Box UMA, IRIS, Android TV ou Apple TV);
  3. Atualização do equipamento terminal (Televisão);

Os mesmos canais continuam a ser fornecidos sem custo adicional. Contudo, por evolução tecnológica, estes são em Digital e não em analógico.

Obrigado

Reputação 2

A minha TV diz claramente que não lhe estão a ser fornecidos canais, a TV está sem sinal e não foi isso que instalaram aqui em casa. A TV foi instalada pela NOS e não tem serviço.

Hoje fui informado num comunicado que iria ter um desconto de 86 cêntimos na minha mensalidade coso aceitasse renovação do mesmo, não só não aceito como provavelmente não irei renovar na medida em que fiz um contrato para ter televisão e derivado às novas tecnologias da NOS fiquei sem televisão, nem os canais gratuitos posso ver que para os ver terei que investir num aparelho onde não estou de acordo pois o contrato inicial nada me obriga a tal.Se a NOS fez alterações terá que acarretar com as despesas,não há duvida que os clientes ficam mais bem servidos mas não foram consultados.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @Lima Simão, seja bem-vindo ao Fórum NOS.

Lamentamos que as nossas escolhas não vão de encontro com as suas expectativas. 

A transformação do analógico para o  digital é uma evolução natural, pelo que, de momento, para continuar a ver TV noutras televisões tem como alternativa:

  1. Compra ou aluguer de descodificador digital (DTA);
  2. Adesão à oferta multiroom disponível (Box UMA, IRIS, Android TV ou Apple TV);
  3. Atualização do equipamento terminal (Televisão);

Obrigado

Boa tarde,

 

possuo um led kunft e não consigo sintonizar os canais digitais.

 

quem me pode ajudar.

Reputação 7
Crachá +2

Se fez sintonia e não apanha os digitais então é porque a TV não é compativel.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @JMFPE,

Agradecemos a sua mensagem. 

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

Confirme, por favor, se a sua televisão é compatível com o sinal DVB-C.

Obrigado 

Bom dia,

Apesar de ter serviço fibra tenho uma tv antiga à qual não consigo aceder uma vez que não recebe os canais. Qual a hipotese de ter uma box dvbc sem mais custos? Já tenho 2 box contratadas e esta televisão faz falta para a criança pequena. Obrigado.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Goncalo Filipe Fernandes Dias,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Quando mudam par o serviço da fibra deviam esclarecer bem os clientes que as televisões antigas não davam e que era obrigatório pagar uma mensalidade pelo descodificador, mas neste país é assim, por isso vou mudar no fim do contrato e depois não mais regresso.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Albino Manuel Teixeira Peixoto,

Agradecemos a sua mensagem. 

Estamos a melhorar a qualidade do serviço de TV sem box. Assim, passa a poder ter acesso a mais de 100 canaisincluindo alguns em qualidade de imagem HD.

Para tal é apenas necessário ter uma televisão com opções de sintonia digital ou sintonia por cabo DVB-C.

Diga-nos, por favor, se a sua televisão não é compatível.

Obrigado 

Boa tarde tenho um TV analógica ligada apenas por cabo coaxial antes eu conseguia ver 26 canais na minha TV analógica ligada diretamente pelo caboa coaxial mas agora não os consigo sintonizar voçês podem-me dizer o que se passa ou o que posso fazer para voltar a ter os canais que tinha obrigado

Comentário