Header
Destaque Tutorial

Sintonização Canais Digitais na Televisão sem box


Reputação 7
Crachá +5
  • Gestor da comunidade
  • 21045 comentários

Queremos garantir a melhor experiência de televisão da NOS a todos os nossos clientes, por isso estamos a melhorar a qualidade do serviço de TV sem box.

O sinal de televisão da NOS vai passar a ser digital, assim, passa a poder ter acesso a mais de 100 canais, incluindo alguns em qualidade de imagem HD (alta definição), sendo apenas necessário fazer sintonia digital de canais. :tv: :blush:

Veja mais canais e com melhor qualidade. Consulte a lista de canais sem box que passa a ter acesso. Saiba como proceder: 

 

Para ter acesso aos canais digitais sem box é necessário que a sua TV tenha um descodificador digital integrado (DVB-C), que permita fazer essa sintonia. Para saber se a sua TV é compatível, consulte as características no manual do equipamento ou junto do fabricante. Em alternativa, veja as instruções abaixo sobre a sintonia de canais digitais.

 

Como sintonizar canais em televisão sem box

Para atualizar a lista de canais na televisão sem box é necessário que faça uma nova sintonia ou pesquisa de canais, saiba como nos passos abaixo:

  1. Ligue o cabo de sinal NOS à sua televisão. Normalmente a entrada da televisão para o cabo tem o nome de "Ant IN", "Antenna", "Cable In" ou "RF In";
  2. Com o comando da TV pressione o botão que lhe permite aceder ao menu da televisão e escolha a opção que permite sintonizar canais. Esta deve ter a designação de “Configurações”, "Definições", “Opções” ou “Sintonia”;
  3. Faça a sintonização automática dos canais através da opção "Sintonização de canais" ou "Pesquisa de canais". Antes, confirme que seleciona a opção "Canais digitais" ou "Canais DVB-C";
  4. Após a sintonização da nova grelha de canais digitais, a sua televisão passa a disponibilizar mais de 100 canais sintonizados.

Assista ainda ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV:

 

 

Como saber se a televisão sem box sintoniza todos os canais

Para ter acesso a grelha de canais é necessário ter uma televisão com opções de sintonia digital ou sintonia por cabo DVB-C.

Verifique se a sua televisão sem boxe consegue sintonizar os canais digitais seguindo os passos referentes à marca da sua TV. Se a sua TV é de outra marca, tente seguir os passos indicados em sintonia genérica:

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Samsung:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV LG:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Philips:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Sony:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Verifique no manual da TV ou fabricante se a sua televisão dispõe da tecnologia DVB-C integrada ou mais detalhes de como sintonizar.

 

Continue a ver canais nas suas televisões sem box

Caso o televisor não seja compatível com a tecnologia DVB-C necessita de um sintonizador digital (DTA), disponível para aluguer ou compra em qualquer loja NOS, ou de uma box NOS para ter acesso aos mais de 100 canais digitais e acesso à experiência mais completa de TV, com os melhores conteúdos, apps e gravações. 

Saiba como fazer a autoinstalação do descodificador digital (DTA) em:

 

Ficou com dúvidas sobre a atualização da grelha de canais de TV sem box? Consulte as perguntas mais frequentes:

  1. Todas as televisões sem box precisam de descodificador?

    Não. Algumas televisões sem box estão equipadas com um descodificador digital (DVB-C) que permite o acesso à grelha digital da NOS. Se for o caso da sua televisão, já pode ver os mais de 100 canais sem pagar mais por isso.

  1. Como posso saber se a minha televisão sem box precisa de descodificador?

    Se a televisão conseguir sintonizar os mais de 100 canais, não precisa de descodificador. Para saber se a televisão sintoniza todos os canais, pode seguir o manual de instruções para pesquisar novos canais ou confirmar se a televisão tem as opções de sintonia digital (DVB-C).

  1. Como posso ter o descodificador para a minha televisão sem box?

    Pode alugar ou comprar o descodificador que permite ver os mais de 100 canais, disponível numa loja NOS. A instalação é gratuita por autoinstalação, ou com custos acrescidos caso seja necessário a deslocação de um técnico.
    Se necessitar de ajuda, por favor, fale connosco aqui no Fórum. Estamos sempre disponíveis par ajudar. :blush:

  1. Preciso de fazer alguma coisa à minha televisão com box?

    O seu serviço de televisão com box não terá qualquer alteração, pelo que não precisa de fazer mais nada.

  1. O que vai acontecer no dia da alteração digital?

    A grelha de canais da NOS deixará de ser fornecida através de sinal analógico, e passará a ser feita apenas em sinal digital. O que lhe vai permitir aceder a mais de 100 canais, com uma seleção de canais em qualidade de imagem HD. Assim, as televisões sem box que não consigam sintonizar todos os canais e não tenham o descodificador deixam de ter acesso à grelha de canais da NOS.

     

Conheça mais sobre a Televisão da NOS em:

 

Caso tenha alguma questão, por favor, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar. 😉


1620 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Nas minhas duas TVs não ligadas à Box voltei a sintonizar como o recomendado e em ambas, não consegui mais que 23 canais o que deduzo, que não estão preparadas para funcionar sem sintonizador digital. A pergunta que se coloca é, quem vai pagar esses sintonizadores digitais, já que é uma alteração ao contrato assinado com a NOS?

Não há nenhuma alteração. Se têm 23 canais agora tinham 23 canais antes.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde, com esta alteração do sinal analogico fiquei sem sinal em 3 televisões. A unica que se mantem com a imagem é a que tem a box colocada. 

Visto não haver nenhuma solucão sem nenhum custo acrescido , quero rescindir o contrato e procurar outra operadora que me garanta o sinal que pretendo.

Qual será o e-mail para enviar o pedido de rescisão antes da carta registada?

Sem mais

Fabio Almeida

96********

e-mail :***********@hotmail.com

Boa tarde @FabioAlmeida a divulgação pública dos seus dados privados vai contra as regras do Fórum e também não é do seu interesse.

Carregue nos 3 pontinhos à sua direita e edite a sua mensagem para remover o seu numero de cliente e email.

Se está fora do seu periodo de fidelização, pode entregar numa loja NOS o Formulário de Denúncia NOS.

Em alternativa, envie por mensagem privada o seu numero de cliente para o perfil @Fórum para que a moderação possa ajudar.

@João H. eu lembro-me que houve uma altura em que a NOS tinha quarenta e poucos canais analógicos. Neste momento passar dos atuais 23 para nenhum parece-me prematuro. Deviam deixar pelo menos 10, os 8 primeiros no mínimo mais a RTP memória e ARTV que estão na TDT.

 

Faz mais sentido eliminar os canais digitais em SD repetidos que têm nas boxes e que não estão lá a fazer nada (cada 8 canais SD digitais dá o espaço vago de um canal analógico e os canais SD não fazem sentido nenhum porque a NOS já disse que vai recolher até ao fim do ano todas as boxes SD) do que estar a eliminar já o analógico. Isto causa insatisfação nos clientes potencialmente os mais idosos. Eu vivi muito recentemente a experiência na NOWO.

É que, parecendo que não, para alguns clientes menos dados às tecnologias e por vezes com 80/90 anos, acrescentar um descodificador digital é excluí-los do acesso à televisão. Sei bem do que estou a falar, e é  tanto pior se como no caso estivermos a falar de um serviço de televisão que é pago...

 

Por isso, ponderem bem se não devem deixar alguns canais principais só.

 

Lembro que em 2012 e durante vários anos depois, a então ZON vendeu os chamados pacotes de 4 canais como alternativa à TDT (que depois foram proibidos de publicitar pela ANACOM) e o argumento na altura era mesmo esse… os clientes continuavam no analógico e não era preciso terem trabalho. Descontinuarem o analógico completamente… esses clientes não vão gostar.

 

Para além de ser uma desvantagem para a NOS porque os outros dois grandes operadores no mercado ainda mantêm alguns canais analógicos… Claro que do ponto de vista técnico a opção da NOS se percebe porque a NOS ainda funciona muito com base na tecnologia DOCSIS da qual depende quer o serviço de internet quer o o número de canais que podem disponibilizar no serviço de televisão da maioria dos clientes, e os outros dois grandes operadores usam uma tecnologia diferente.

 

Outro dos aspetos que não fazem muito sentido é a deslocação do técnico para instalação do descodificador digital ser paga como aí referido. Então quer dizer.. É que existem muitos clientes sem box nenhuma e que do dia para a noite perdem canais analógicos e depois ainda têm de pagar à NOS para voltarem a ter serviço????? Ponderem isso. De repente alguns canais  desaparecem-me, sou um cliente que não sei instalar uma box vamos supor porque não sou obrigado a ter conhecimentos técnicos, e a NOS obriga-me a pagar a deslocação para assegurar um serviço pelo qual já pago?????

 

Pessoalmente não tenho qualquer interesse no aumento dos 23 para 100 canais os quais a maioria são palha para alimentar jumentos. Basta-me uma TV com acesso a inúmeros canais que raramente vejo dado que quase que só vejo “streming”. Os 23 canais que vejo nas outras TVs (cozinha e quarto) são mais que suficientes e, não estou disposto a comprar mais dois descodificadores para ter acesso à emissão nesses dois compartimentos da minha residência. Tudo leva a crer que vou ter de rescindir o actual contrato com a NOS...

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos as vossas mensagens @FabioAlmeida e @osousa. Vamos ajudar.

Dados pessoais foram ocultos do seu comentário, para sua proteção e dos mesmos, @FabioAlmeida.

Enviem-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com vosso número de cliente.

Obrigado

Reputação 4
Crachá +1

Boa tarde,

Qual o preço (aluguer/compra) dos DTA?

Não me parece coreto ter que comprar ou alugar 3 equipamentos!

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Paulo B,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar a encontrar a melhor solução.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Reputação 4
Crachá +1

Boa tarde @Paulo B,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar a encontrar a melhor solução.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

@João H. Obrigado pela atenção!

Reputação 7
Crachá +6

Muito obrigado pela sua cooperação, @Paulo B
Recebemos a sua mensagem e vamos responder-lhe o mais rápido possível. 
Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @Paulo B

Movemos o seu comentário para o artigo sobre 

Deste modo, garantimos, também, a organização da informação. 
Obrigado

Olá

Agora com a nova situação tenho duas televisões que deixaram de funcionar. Os TDT não servem? tenho que arranjar algum especial?

 

Reputação 7
Crachá +5

Olá

Agora com a nova situação tenho duas televisões que deixaram de funcionar. Os TDT não servem? tenho que arranjar algum especial?

 

Boa noite, leia como funciona neste site:

https://www.nos.pt/particulares/ajuda/Pages/canais-digitais.aspx

ou neste Tópico:

 

Nas minhas duas TVs não ligadas à Box voltei a sintonizar como o recomendado e em ambas, não consegui mais que 23 canais o que deduzo, que não estão preparadas para funcionar sem sintonizador digital. A pergunta que se coloca é, quem vai pagar esses sintonizadores digitais, já que é uma alteração ao contrato assinado com a NOS?

Não há nenhuma alteração. Se têm 23 canais agora tinham 23 canais antes.

Pois mas a NOS diz que vou deixar de ver esses 23 canais a não ser que eu compre novos descodificadores, será ou eu entendi mal? Se assim é, que continuo a ver os tais 23 canais nos televisores secundários, para mim está ótimo dado que a maioria dos canais é lixo e eu nunca vejo…

Agradeço que me esclareçam.

Cp

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @osousa,

Agradecemos a sua mensagem. 

Pedimos, por favor, que nos esclareça a sua questão.

Estamos atualemnte a melhorar a qualidade do serviço de TV sem box. Dessa forma, caso a sua televisão suporte a tecnologia DVB-C, irá continuar a ter acesso a mais de 100 canaisincluindo alguns em qualidade de imagem HD, sendo apenas necessário realizar a sintonia digital de canais.

Obrigado 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @pereira-290,

Agradecemos a sua mensagem. O @Jose Rodrigues prestou uma boa ajuda.

É necessário ter uma televisão com opções de sintonia digital ou sintonia por cabo DVB-C. Verifique no manual da TV ou fabricante se a sua televisão dispõe da tecnologia DVB-C integrada ou mais detalhes de como sintonizar.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema. Aqui poderá encontrar mais informações sobre este tema.

Fale connosco se tiver alguma questão.

Obrigado

É segredo dizer o preço do aluguer ou compra dos descodificadores? Ou há preços para filhos e outros para enteados?

Obrigado 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @José M,

Agradecemos a sua mensagem.

O descodificador digital tem, atualmente, o valor de €2 para aluguer e €9,99 para compra.

Caso surja alguma outra questão, fale connosco.

Obrigado

Boa tarde.
Venho por este meio demonstrar toda a minha indignação pela última obrigação feita da NOS.
Obrigar a todos os clientes a pagar para ver televisão analógica.
Tenho uma televisão na cozinha que não tem acesso por via digital, sendo assim, somos sempre obrigados a recorrer aos aparelhos da operadora com um custo adicional.
Sendo cliente assíduo há vários anos, acho um absurdo, este tipo de medidas, visto servir, para a operadora poder ganhar mais à custa dos clientes,sem ter nenhuma contrapartida. 

Boa tarde.
Venho por este meio demonstrar toda a minha indignação pela última obrigação feita da NOS.
Obrigar a todos os clientes a pagar para ver televisão analógica.
Tenho uma televisão na cozinha que não tem acesso por via digital, sendo assim, somos sempre obrigados a recorrer aos aparelhos da operadora com um custo adicional.
Sendo cliente assíduo há vários anos, acho um absurdo, este tipo de medidas, visto servir, para a operadora poder ganhar mais à custa dos clientes,sem ter nenhuma contrapartida. 

Ein??? Descodificador digital a 9,99€? Como assim? A mim cobravam 29,90€ na loja. 

Se tivesse comprado ja teria sido enganado. 

Ha os filhos e os enteados 

Hoje fiquei sem TV, porque a minha televisão nao é digital, resumindo a opção da NOS é adquirir um equipamento e fidelizar? é essa a vossa melhor opção?

Reputação 7
Crachá +1

Bem Vinda @Dina Marquess 

 

Consulta este tópico pode ajudar :Descodificador digital gratuito

 

Cumprimentos

Reputação 2

Bem Vinda @Dina Marquess 

 

Consulta este tópico pode ajudar :Descodificador digital gratuito

 

Cumprimentos

Mesmo que a NOS ceda o descodificador gratuito o cliente ainda tem que estar a pagar electricidade ( que não está barata ) para ter o serviço que já tinha anteriormente. Esses clientes além do equipamento ainda deveriam ter um desconto já que a NOS vendia o serviço como tendo TV em toda a casa e não apenas digital.

Reputação 2

Boa tarde @José M,

Agradecemos a sua mensagem.

O descodificador digital tem, atualmente, o valor de €2 para aluguer e €9,99 para compra.

Caso surja alguma outra questão, fale connosco.

Obrigado

Aqueles clientes que foram enganados e compraram os descodificadores a 29,90€ vão devolver o valor que cobraram a mais?

Reputação 7
Crachá +1

@pereira-290 a TDT, ou DVB-T, é a televisão terrestre, a DVB-C é o cabo e a DVB-S é o satélite. São 3 descodificadores diferentes. O descodificador terrestre não descodifica cabo.

Comentário