Header
Destaque Tutorial

Sintonização Canais Digitais na Televisão sem box


Reputação 7
Crachá +5
  • Gestor da comunidade
  • 23747 comentários

Queremos garantir a melhor experiência de televisão da NOS a todos os nossos clientes, por isso estamos a melhorar a qualidade do serviço de TV sem box.

O sinal de televisão da NOS vai passar a ser digital, assim, passa a poder ter acesso a mais de 100 canais, incluindo alguns em qualidade de imagem HD (alta definição), sendo apenas necessário fazer sintonia digital de canais. :tv: :blush:

Veja mais canais e com melhor qualidade. Consulte a lista de canais sem box que passa a ter acesso. Saiba como proceder: 

 

Para ter acesso aos canais digitais sem box é necessário que a sua TV tenha um descodificador digital integrado (DVB-C), que permita fazer essa sintonia. Para saber se a sua TV é compatível, consulte as características no manual do equipamento ou junto do fabricante. Em alternativa, veja as instruções abaixo sobre a sintonia de canais digitais.

 

Como sintonizar canais em televisão sem box

Para atualizar a lista de canais na televisão sem box é necessário que faça uma nova sintonia ou pesquisa de canais, saiba como nos passos abaixo:

  1. Ligue o cabo de sinal NOS à sua televisão. Normalmente a entrada da televisão para o cabo tem o nome de "Ant IN", "Antenna", "Cable In" ou "RF In";
  2. Com o comando da TV pressione o botão que lhe permite aceder ao menu da televisão e escolha a opção que permite sintonizar canais. Esta deve ter a designação de “Configurações”, "Definições", “Opções” ou “Sintonia”;
  3. Faça a sintonização automática dos canais através da opção "Sintonização de canais" ou "Pesquisa de canais". Antes, confirme que seleciona a opção "Canais digitais" ou "Canais DVB-C";
  4. Após a sintonização da nova grelha de canais digitais, a sua televisão passa a disponibilizar mais de 100 canais sintonizados.

Assista ainda ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV:

 

 

Como saber se a televisão sem box sintoniza todos os canais

Para ter acesso a grelha de canais é necessário ter uma televisão com opções de sintonia digital ou sintonia por cabo DVB-C.

Verifique se a sua televisão sem boxe consegue sintonizar os canais digitais seguindo os passos referentes à marca da sua TV. Se a sua TV é de outra marca, tente seguir os passos indicados em sintonia genérica:

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Samsung:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV LG:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Philips:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Sony:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Verifique no manual da TV ou fabricante se a sua televisão dispõe da tecnologia DVB-C integrada ou mais detalhes de como sintonizar.

 

Continue a ver canais nas suas televisões sem box

Caso o televisor não seja compatível com a tecnologia DVB-C necessita de um sintonizador digital (DTA), disponível para aluguer ou compra em qualquer loja NOS, ou de uma box NOS para ter acesso aos mais de 100 canais digitais e acesso à experiência mais completa de TV, com os melhores conteúdos, apps e gravações. 

Saiba como fazer a autoinstalação do descodificador digital (DTA) em:

 

Ficou com dúvidas sobre a atualização da grelha de canais de TV sem box? Consulte as perguntas mais frequentes:

  1. Todas as televisões sem box precisam de descodificador?

    Não. Algumas televisões sem box estão equipadas com um descodificador digital (DVB-C) que permite o acesso à grelha digital da NOS. Se for o caso da sua televisão, já pode ver os mais de 100 canais sem pagar mais por isso.

  1. Como posso saber se a minha televisão sem box precisa de descodificador?

    Se a televisão conseguir sintonizar os mais de 100 canais, não precisa de descodificador. Para saber se a televisão sintoniza todos os canais, pode seguir o manual de instruções para pesquisar novos canais ou confirmar se a televisão tem as opções de sintonia digital (DVB-C).

  1. Como posso ter o descodificador para a minha televisão sem box?

    Pode alugar ou comprar o descodificador que permite ver os mais de 100 canais, disponível numa loja NOS. A instalação é gratuita por autoinstalação, ou com custos acrescidos caso seja necessário a deslocação de um técnico.
    Se necessitar de ajuda, por favor, fale connosco aqui no Fórum. Estamos sempre disponíveis par ajudar. :blush:

  1. Preciso de fazer alguma coisa à minha televisão com box?

    O seu serviço de televisão com box não terá qualquer alteração, pelo que não precisa de fazer mais nada.

  1. O que vai acontecer no dia da alteração digital?

    A grelha de canais da NOS deixará de ser fornecida através de sinal analógico, e passará a ser feita apenas em sinal digital. O que lhe vai permitir aceder a mais de 100 canais, com uma seleção de canais em qualidade de imagem HD. Assim, as televisões sem box que não consigam sintonizar todos os canais e não tenham o descodificador deixam de ter acesso à grelha de canais da NOS.

     

Conheça mais sobre a Televisão da NOS em:

 

Caso tenha alguma questão, por favor, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar. 😉


1659 Comentários

Reputação 1

Ok. Obg.

Reputação 7
Crachá +6

Se necessitar de ajuda, fale connosco, @Rui AC
Estamos aqui para ajudar. 
Obrigado

tenho uma televisão que não está ligada à box.

Apenas via os canais analógicos. Agora deixei de ver mas não consigo entender/vizualizar as explicações que dão.

Como continuar a usar essa tv? (é uma tv Mitsai)

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @mario2020,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

Confirme, por favor, se a sua televisão é compatível com a tecnologia DVB-C. Caso seja compatível, suerimos que efetue uma nova sintonia automática de canais.

Partilhe connosco o seu testemunho, por favor.

Obrigado 

Será que posso ter um descodificador digital sem custos? 

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @Ricky Pereira,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos analisar o seu pedido.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Calculo que existam ainda algumas pessoas que utilizam gravadores de VHS ou de DVD para ficar com uma cópia dos seus programas favoritos. No meu caso, utilizo um equipamento que consegue apenas encontrar os 23 canais já referidos. Espero que esta alteração não nos impeça também de continuar a utilizar estes gravadores, caso contrário estaremos perante um verdadeiro retrocesso civilizacional. Já repararam que as gravações automáticas expiram ao fim de seis meses, não já?

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @pedrodepinto

Todas as gravações realizadas pelo cliente com antiguidade de 6 meses, ou na data de eliminação prevista para cada conteúdo (quando inferior a 6 meses) deverão ser eliminadas pela NOS. 

Para garantir que não se perde algumas gravações devido à gestão automática de memória,  pode optar por proteger a gravação. No entanto, todas as gravações, mesmo as protegidas, serão automaticamente apagadas de acordo com o que está estabelecido nos termos e condições e pelo estabelecido com os detentores de direitos. 

Quanto aos 23 canais, caso a sua televisão seja compatível com a norma DVB-C, terá acesso a 100 canais. 

Obrigado

No entanto, todas as gravações, mesmo as protegidas, serão automaticamente apagadas de acordo com o que está estabelecido nos termos e condições e pelo estabelecido com os detentores de direitos.

Ou seja, só mesmo o velhinho método das gravações em VHS ou em DVD (que ainda hoje continua a funcionar) nos garante que conseguimos ficar para sempre com uma cópia dos nossos programas favoritos. A alteração que unilateralmente decidiram fazer não nos vai impedir de continuar a utilizar estes gravadores, pois não?

Reputação 7
Crachá +6

O método que utiliza viola os direitos de imagem disponibilizados temporariamente pelos conteúdos, @pedrodepinto

Assim, não garantimos esse género de práticas. 

Obrigado

O método que utiliza viola os direitos de imagem disponibilizados temporariamente pelos conteúdos, @pedrodepinto.

Tanto quanto sei, nunca foi nem nunca será ilegal gravar em VHS ou em DVD os nossos programas favoritos, caso contrário não seriam produzidos e comercializados equipamentos como estes. Antes de as gravações automáticas se massificarem não existia outra forma de assistirmos aos programas que eram transmitidos em horários mais tardios. Tenho a certeza que milhares e milhares de pessoas gravaram já pelo menos uma vez na vida algum programa em VHS ou em DVD. Por isso mesmo, agradeço que responda à pergunta que lhe coloquei há pouco, em vez de lançar argumentos que não correspondem de todo à verdade.

Reputação 7
Crachá +1

O método que utiliza viola os direitos de imagem disponibilizados temporariamente pelos conteúdos, @pedrodepinto.

Tanto quanto sei, nunca foi nem nunca será ilegal gravar em VHS ou em DVD os nossos programas favoritos, caso contrário não seriam produzidos e comercializados equipamentos como estes. Antes de as gravações automáticas se massificarem não existia outra forma de assistirmos aos programas que eram transmitidos em horários mais tardios. Tenho a certeza que milhares e milhares de pessoas gravaram já pelo menos uma vez na vida algum programa em VHS ou em DVD. Por isso mesmo, agradeço que responda à pergunta que lhe coloquei há pouco, em vez de lançar argumentos que não correspondem de todo à verdade.

Podem gravar a vontade, não deixa de ser ilegal criar cópias de conteudos com copyright sem autorização da entidade que detem os direitos itelectuais sobre esse conteudo. Quer seja filmes ou musica, sempre foi assim amigo…. 

Não te lembras do video que passavam sempre nos dvd’s antes dos filmes 

Pirataria é crime! 🤠 

Um bem haja 

Acabei de receber e fiquei extremamente desagradado por ter de gastar 30€ por cada equipamento antigo que tenha… Pode ser considerado uma evolução para alguns, mas por outro lado também é um retrocesso 

 

Podem gravar a vontade, não deixa de ser ilegal criar cópias de conteudos com copyright sem autorização da entidade que detem os direitos itelectuais sobre esse conteudo. Quer seja filmes ou musica, sempre foi assim amigo….

Tenho algumas dúvidas que assim seja, até porque se tratam de gravações apenas para “consumo doméstico”. Afinal de contas, de que forma podíamos assistir aos programas que eram transmitidos em horários mais tardios nos tempos em que não existiam gravações automáticas? Em todo o caso, lamento que a minha pergunta inicial continue por responder.

Não compreendo também por que motivo pretende a NOS “desligar” por completo o serviço analógico. Tanto quanto sei, nada disto estava previsto em 2017, quando este serviço foi reduzido a uns meros 23 canais. A título de exemplo, o que vos impede concretamente de continuar a disponibilizar os canais incluídos na Televisão Digital Terrestre (ou seja, a RTP1, a RTP2, a SIC, a TVI, a RTP3 e a RTP Memória) em serviço analógico?

Reputação 5
Crachá +2

Boa noite @Ricky Pereira,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos analisar o seu pedido.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Bom dia

Enviei mensagem 

Cumprimentos 

Reputação 7
Crachá +6

Recebemos a sua mensagem, @JJOM
Vamos responder o mais breve possível. 
Obrigado

Quero só dizer aqui que há uma confusão  entre cópia privada e pirataria. A cópia privada (para uso pessoal e intransmissível) é legal em Portugal nos conteúdos abrangidos pela lei da cópia privada. Primeiro é preciso saber se o conteúdo/formato a guardar está ou não abrangido pela lei da cópia privada.

 

Se estiver, a cópia privada é possível e legal.

 

https://observador.pt/explicadores/lei-copia-privada/

Boa noite estou sem serviço tv por cabo, sem box. Supostamente deveria dar todos os canais. Posso saber o que se passa?

C********

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Cosmic Keys,

Agradecemos a sua mensagem.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

Indique-nos, por favor, se surge alguma mensagem nos canais. A televisão onde não consegue assistir aos canais é compatível com o sinal DVB-C? 

Obrigado

Isto é um absurdo. Quando fiz o contrato com a NOS não precisava de mais nenhuma box para ver os 23 canais nas restantes TVs que tenho em casa e são mais que suficientes. Agora a NOS quer que eu compre dois sintonizadores para poder ver os tais 23 canais, dado que não me interessa ver mais que os canais básicos? Mas que é isto? Se a NOS quer inovar, que inove à sua custa e não à custa dos clientes, porque eu não me interessa ver 100 canais nem na cozinha nem no quarto. Já estou a ver que tenho de rescindir o contrato com a NOS...

Aparece uma msg a dizer que deixou de estar disponivel, se a TV não é antiga isto foge ao contrato que assinei, já tentei com outras tvs e nada. Obg

Reputação 7
Crachá +1

Tal como na televisão terrestre o cabo vai, por último, passar a digital, sinal dos tempos, assim ou a tv tem o descodificador DVB-C instalado ou tem de meter um descodificador, tal como foi na DVB-T.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos os vossos testemunhos @Cosmic Keys e @osousa.

O @atcrs prestou uma boa ajuda a esclarecer. Confirme-nos, por favor, se as televisões são compatíveis com o sinal DVB-C.

Obrigado

 

Boa tarde, com esta alteração do sinal analogico fiquei sem sinal em 3 televisões. A unica que se mantem com a imagem é a que tem a box colocada. 

Visto não haver nenhuma solucão sem nenhum custo acrescido , quero rescindir o contrato e procurar outra operadora que me garanta o sinal que pretendo.

Qual será o e-mail para enviar o pedido de rescisão antes da carta registada?

Sem mais

Fabio Almeida

96********

e-mail :*********@hotmail.com

Nas minhas duas TVs não ligadas à Box voltei a sintonizar como o recomendado e em ambas, não consegui mais que 23 canais o que deduzo, que não estão preparadas para funcionar sem sintonizador digital. A pergunta que se coloca é, quem vai pagar esses sintonizadores digitais, já que é uma alteração ao contrato assinado com a NOS?

Comentário