Skip to main content

Queremos garantir a melhor experiência de televisão da NOS a todos os nossos clientes, por isso estamos a melhorar a qualidade do serviço de TV sem box.

O sinal de televisão da NOS vai passar a ser digital, assim, passa a poder ter acesso a mais de 100 canais, incluindo alguns em qualidade de imagem HD (alta definição), sendo apenas necessário fazer sintonia digital de canais. :tv: :blush:

Veja mais canais e com melhor qualidade. Consulte a lista de canais sem box que passa a ter acesso. Saiba como proceder: 

 

Para ter acesso aos canais digitais sem box é necessário que a sua TV tenha um descodificador digital integrado (DVB-C), que permita fazer essa sintonia. Para saber se a sua TV é compatível, consulte as características no manual do equipamento ou junto do fabricante. Em alternativa, veja as instruções abaixo sobre a sintonia de canais digitais.

 

Como sintonizar canais em televisão sem box

Para atualizar a lista de canais na televisão sem box é necessário que faça uma nova sintonia ou pesquisa de canais, saiba como nos passos abaixo:

  1. Ligue o cabo de sinal NOS à sua televisão. Normalmente a entrada da televisão para o cabo tem o nome de "Ant IN", "Antenna", "Cable In" ou "RF In";
  2. Com o comando da TV pressione o botão que lhe permite aceder ao menu da televisão e escolha a opção que permite sintonizar canais. Esta deve ter a designação de “Configurações”, "Definições", “Opções” ou “Sintonia”;
  3. Faça a sintonização automática dos canais através da opção "Sintonização de canais" ou "Pesquisa de canais". Antes, confirme que seleciona a opção "Canais digitais" ou "Canais DVB-C";
  4. Após a sintonização da nova grelha de canais digitais, a sua televisão passa a disponibilizar mais de 100 canais sintonizados.

Assista ainda ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV:

 

 

Como saber se a televisão sem box sintoniza todos os canais

Para ter acesso a grelha de canais é necessário ter uma televisão com opções de sintonia digital ou sintonia por cabo DVB-C.

Verifique se a sua televisão sem boxe consegue sintonizar os canais digitais seguindo os passos referentes à marca da sua TV. Se a sua TV é de outra marca, tente seguir os passos indicados em sintonia genérica:

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Samsung:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV LG:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Philips:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Sony:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Verifique no manual da TV ou fabricante se a sua televisão dispõe da tecnologia DVB-C integrada ou mais detalhes de como sintonizar.

 

Continue a ver canais nas suas televisões sem box

Caso o televisor não seja compatível com a tecnologia DVB-C necessita de um sintonizador digital (DTA), disponível para aluguer ou compra em qualquer loja NOS, ou de uma box NOS para ter acesso aos mais de 100 canais digitais e acesso à experiência mais completa de TV, com os melhores conteúdos, apps e gravações. 

Saiba como fazer a autoinstalação do descodificador digital (DTA) em:

 

Ficou com dúvidas sobre a atualização da grelha de canais de TV sem box? Consulte as perguntas mais frequentes:

  1. Todas as televisões sem box precisam de descodificador?

    Não. Algumas televisões sem box estão equipadas com um descodificador digital (DVB-C) que permite o acesso à grelha digital da NOS. Se for o caso da sua televisão, já pode ver os mais de 100 canais sem pagar mais por isso.

  1. Como posso saber se a minha televisão sem box precisa de descodificador?

    Se a televisão conseguir sintonizar os mais de 100 canais, não precisa de descodificador. Para saber se a televisão sintoniza todos os canais, pode seguir o manual de instruções para pesquisar novos canais ou confirmar se a televisão tem as opções de sintonia digital (DVB-C).

  1. Como posso ter o descodificador para a minha televisão sem box?

    Pode alugar ou comprar o descodificador que permite ver os mais de 100 canais, disponível numa loja NOS. A instalação é gratuita por autoinstalação, ou com custos acrescidos caso seja necessário a deslocação de um técnico.
    Se necessitar de ajuda, por favor, fale connosco aqui no Fórum. Estamos sempre disponíveis par ajudar. :blush:

  1. Preciso de fazer alguma coisa à minha televisão com box?

    O seu serviço de televisão com box não terá qualquer alteração, pelo que não precisa de fazer mais nada.

  1. O que vai acontecer no dia da alteração digital?

    A grelha de canais da NOS deixará de ser fornecida através de sinal analógico, e passará a ser feita apenas em sinal digital. O que lhe vai permitir aceder a mais de 100 canais, com uma seleção de canais em qualidade de imagem HD. Assim, as televisões sem box que não consigam sintonizar todos os canais e não tenham o descodificador deixam de ter acesso à grelha de canais da NOS.

     

Conheça mais sobre a Televisão da NOS em:

 

Caso tenha alguma questão, por favor, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar. 😉

Ainda não foi contactada, @Sf73?

Obrigado


Boa noite, tenho 4 tv, todas elas da marca LG e todas recebem o sinal digital.. Apenas 1 TV, a que está junto à box, apresenta todos os canais, as restantes deixaram de transmitir. Já se fez a sintonia de canais e mantem-se a anomalia. Reportei a situação à Nos,  sugeriram a compra ou aluguer de 1 descodificador. Solicitei a  comparência de um técnico para avaliar a situação, informaram que teria um custo de 40,00 Euros. Nada me parece compreensível, a situação foi criada pela NOS, e como tal parece-me legitimo ser a propia a responsabilizar-se por todas e anomalias e custos decorrentes da situação. Ainda poderia entender se os equipamentos em causa  fossem do seculo passado, mas não  é o caso. Desta forma, agradeço que me esclareçam e ajudem no sentido de agilizar a situação que se está a tornar muito desagradável, de tal forma, que caso não resolvam a situaçao, estamos ponderar, a rescisão do serviço, que á data, não está a ser cumprido por parte da NOS. 

Melhores Cumprimentos,

 

 

 


Contacte o apoio técnico novamente. Isso irá ser preciso descodificadores para as TVS. Veja com as eles as condições para os obter.


Boa tarde @ana sofia ines,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

Confirme, por favor, se as tv’s em causa tecnologia DVB-C integrada.

Obrigado


Boa noite, tenho 4 tv, todas elas da marca LG e todas recebem o sinal digital.. Apenas 1 TV, a que está junto à box, apresenta todos os canais, as restantes deixaram de transmitir. Já se fez a sintonia de canais e mantem-se a anomalia. Reportei a situação à Nos,  sugeriram a compra ou aluguer de 1 descodificador. Solicitei a  comparência de um técnico para avaliar a situação, informaram que teria um custo de 40,00 Euros. Nada me parece compreensível, a situação foi criada pela NOS, e como tal parece-me legitimo ser a propia a responsabilizar-se por todas e anomalias e custos decorrentes da situação. Ainda poderia entender se os equipamentos em causa  fossem do seculo passado, mas não  é o caso. Desta forma, agradeço que me esclareçam e ajudem no sentido de agilizar a situação que se está a tornar muito desagradável, de tal forma, que caso não resolvam a situaçao, estamos ponderar, a rescisão do serviço, que á data, não está a ser cumprido por parte da NOS. 

Melhores Cumprimentos

 

Claramente não é compreensível, a NOS que alterou o serviço aos clientes deverá suportar os custos para o cliente continuar a ter TV, ninguém pediu para alterar nada. Se eles não repuserem o serviço o melhor mesmo é mudar de operadora.


Boa noite, tenho 4 tv, todas elas da marca LG e todas recebem o sinal digital.. Apenas 1 TV, a que está junto à box, apresenta todos os canais, as restantes deixaram de transmitir. Já se fez a sintonia de canais e mantem-se a anomalia. Reportei a situação à Nos,  sugeriram a compra ou aluguer de 1 descodificador. Solicitei a  comparência de um técnico para avaliar a situação, informaram que teria um custo de 40,00 Euros. Nada me parece compreensível, a situação foi criada pela NOS, e como tal parece-me legitimo ser a propia a responsabilizar-se por todas e anomalias e custos decorrentes da situação. Ainda poderia entender se os equipamentos em causa  fossem do seculo passado, mas não  é o caso. Desta forma, agradeço que me esclareçam e ajudem no sentido de agilizar a situação que se está a tornar muito desagradável, de tal forma, que caso não resolvam a situaçao, estamos ponderar, a rescisão do serviço, que á data, não está a ser cumprido por parte da NOS. 

Melhores Cumprimentos,

 

A NOS acha que é SPAM alertar outros clientes que ficaram sem serviço de TV porque a NOS resolveu alterar e não quer suportar os custos da sua decisão prejudicando os clientes que as operadoras MEO e Vodafone apesar de não terem sinal analógico na rede fibra continuam a dar serviço analógico na rede casa.

O @Bruno Aleixo, @Guimaraes3 e companhia, amigos da NOS, esses aposto nunca é SPAM.

@João H. Seria bom repor o comentário que apagaram porque eu posso fazer "SPAM" no livro de reclamações e a vossa loja não vai gostar e será mais caro que resolverem os problemas.

Inclusive as vossas 24h já lá vão à uma semana.


Boa noite, tenho 4 tv, todas elas da marca LG e todas recebem o sinal digital.. Apenas 1 TV, a que está junto à box, apresenta todos os canais, as restantes deixaram de transmitir. Já se fez a sintonia de canais e mantem-se a anomalia. Reportei a situação à Nos,  sugeriram a compra ou aluguer de 1 descodificador. Solicitei a  comparência de um técnico para avaliar a situação, informaram que teria um custo de 40,00 Euros. Nada me parece compreensível, a situação foi criada pela NOS, e como tal parece-me legitimo ser a propia a responsabilizar-se por todas e anomalias e custos decorrentes da situação. Ainda poderia entender se os equipamentos em causa  fossem do seculo passado, mas não  é o caso. Desta forma, agradeço que me esclareçam e ajudem no sentido de agilizar a situação que se está a tornar muito desagradável, de tal forma, que caso não resolvam a situaçao, estamos ponderar, a rescisão do serviço, que á data, não está a ser cumprido por parte da NOS. 

Melhores Cumprimentos,

 

 

 

Boa noite,

Se essas TVs são posteriores a 2011 quase de certeza suportam DVB-C. Sei que em 2009 já estavam no mercado vários modelos baratos que suportavam, porque tenho uma Samsung de 22 polegadas desse ano que apanha todos os canais digitais da NOS sem problemas. Geralmente procurar por “Modelo_da_TV DVB-C” na net resolve essa dúvida com rapidez.

O problema nas LGs e algumas outras marcas é que é necessário mudar o país da sintonia para a opção aparecer, porque nem todos os países tinham essa norma de transmissão na altura em que a TV foi feita. Por exemplo, em algumas LG e Samsung era necessário colocar um destes: Finlândia, Suécia, Áustria, Alemanha, Holanda…

Nesses casos também pode ajudar um upgrade ao software/firmware da televisão, caso o fabricante ainda disponibilize os ficheiros.

Quando efetuar a sintonia tenha em atenção que deve selecionar canais digitais “Cable” (DVB-C) e não “Air/Antena” (DVB-T). São normas de transmissão diferentes.

Geralmente basta efetuar uma procura por Rede/Network, e não exaustiva, porque não é necessário, e nalguns casos até pode ser contraproducente, com alguns canais a ficarem mal sintonizados.

Se quiser fazer uma procura rápida “Quick Network Search”, que sintoniza os canais todos em poucos segundos, os parâmetros iniciais são:

Frequência 714 MHz (ou 714000 kHz), Symbol Rate 6875, QAM64.

Outro problema que por vezes ocorre é que os canais analógicos eram vistos com algum ruído/chuva, mas funcionavam e as pessoas não se importavam. A transmissão digital exige uma qualidade de sinal razoável para funcionar sem cortes. Se a qualidade dos canais analógicos era boa não há razão para os digitais não funcionarem.


Boa noite, tenho 4 tv, todas elas da marca LG e todas recebem o sinal digital.. Apenas 1 TV, a que está junto à box, apresenta todos os canais, as restantes deixaram de transmitir. Já se fez a sintonia de canais e mantem-se a anomalia. Reportei a situação à Nos,  sugeriram a compra ou aluguer de 1 descodificador. Solicitei a  comparência de um técnico para avaliar a situação, informaram que teria um custo de 40,00 Euros. Nada me parece compreensível, a situação foi criada pela NOS, e como tal parece-me legitimo ser a propia a responsabilizar-se por todas e anomalias e custos decorrentes da situação. Ainda poderia entender se os equipamentos em causa  fossem do seculo passado, mas não  é o caso. Desta forma, agradeço que me esclareçam e ajudem no sentido de agilizar a situação que se está a tornar muito desagradável, de tal forma, que caso não resolvam a situaçao, estamos ponderar, a rescisão do serviço, que á data, não está a ser cumprido por parte da NOS. 

Melhores Cumprimentos,

 

 

 

Boa noite,

Se essas TVs são posteriores a 2011 quase de certeza suportam DVB-C. Sei que em 2009 já estavam no mercado vários modelos baratos que suportavam, porque tenho uma Samsung de 22 polegadas desse ano que apanha todos os canais digitais da NOS sem problemas. Geralmente procurar por “Modelo_da_TV DVB-C” na net resolve essa dúvida com rapidez.

O problema nas LGs e algumas outras marcas é que é necessário mudar o país da sintonia para a opção aparecer, porque nem todos os países tinham essa norma de transmissão na altura em que a TV foi feita. Por exemplo, em algumas LG e Samsung era necessário colocar um destes: Finlândia, Suécia, Áustria, Alemanha, Holanda…

Nesses casos também pode ajudar um upgrade ao software/firmware da televisão, caso o fabricante ainda disponibilize os ficheiros.

Quando efetuar a sintonia tenha em atenção que deve selecionar canais digitais “Cable” (DVB-C) e não “Air/Antena” (DVB-T). São normas de transmissão diferentes.

Geralmente basta efetuar uma procura por Rede/Network, e não exaustiva, porque não é necessário, e nalguns casos até pode ser contraproducente, com alguns canais a ficarem mal sintonizados.

Se quiser fazer uma procura rápida “Quick Network Search”, que sintoniza os canais todos em poucos segundos, os parâmetros iniciais são:

Frequência 714 MHz (ou 714000 kHz), Symbol Rate 6875, QAM64.

Outro problema que por vezes ocorre é que os canais analógicos eram vistos com algum ruído/chuva, mas funcionavam e as pessoas não se importavam. A transmissão digital exige uma qualidade de sinal razoável para funcionar sem cortes. Se a qualidade dos canais analógicos era boa não há razão para os digitais não funcionarem.

Parece-me confuso, a NOS que mudou o sinal que envie técnicos a esses clientes para sintonizar as TV.


Boa tarde,

O @rnbdc prestou uma boa ajuda sobre este tema @ana sofia ines.

Aguardamos o seu testemunho. 🙂

Obrigado 


Boa Tarde!

Cheguei de férias e não tenho TV numa televisão antiga. Andei a ler por aqui e liguei um digitalizador TDT antigo que tinha aqui por casa, que também não funcionou.

O sistema DVB-T não é compativel com DVB-C (seja la´o que isto for!!!)? Tenho mesmo que comprar um digitalizador da NOS? Não recebi qualquer informação, nem a  referida carta!

 

 


Boa Tarde!

Cheguei de férias e não tenho TV numa televisão antiga. Andei a ler por aqui e liguei um digitalizador TDT antigo que tinha aqui por casa, que também não funcionou.

O sistema DVB-T não é compativel com DVB-C (seja la´o que isto for!!!)? Tenho mesmo que comprar um digitalizador da NOS? Não recebi qualquer informação, nem a  referida carta!

 

 

Senão tem uma TV com sintonizador DVB-C, que é o sistema usado pela NOS, terá ou de comprar ou alugar um digitalizador para poder ligar à tv antiga.


Boas, 

Sou cliente nos há 3 anos mas desde que acabou a fidelização deixei de ter sinal nas televisoes sem box, pois tinha varias tvs e so uma box basica. A box usava numa tv mais antiga sem comando.

Agora os LCD com mais de 3 anos nao apanham sinal e so a smart tv é que funciona sem a box.

Alguem me sabe responder se cortaram o sinal as TV por fim de fidelizacao? Se sim que opção tenho sem ter de comprar box iris ou Uma? Na MEO dizem que nao é necessario uma box para cada tv, alguem pode comprovar isso?

Obrigado


O sinal analógico está a ser terminado gradualmente por zonas. Pode precisar de uma box ou mais simples, um DTA ( descodificador). Fale com o 16990 para envio.


faça uma nova sintonia de canais via norma C


Boa Tarde!

Cheguei de férias e não tenho TV numa televisão antiga. Andei a ler por aqui e liguei um digitalizador TDT antigo que tinha aqui por casa, que também não funcionou.

O sistema DVB-T não é compativel com DVB-C (seja la´o que isto for!!!)? Tenho mesmo que comprar um digitalizador da NOS? Não recebi qualquer informação, nem a  referida carta!

 

 

Senão tem uma TV com sintonizador DVB-C, que é o sistema usado pela NOS, terá ou de comprar ou alugar um digitalizador para poder ligar à tv antiga.

Muito obrigada!


Boa Tarde!

Cheguei de férias e não tenho TV numa televisão antiga. Andei a ler por aqui e liguei um digitalizador TDT antigo que tinha aqui por casa, que também não funcionou.

O sistema DVB-T não é compativel com DVB-C (seja la´o que isto for!!!)? Tenho mesmo que comprar um digitalizador da NOS? Não recebi qualquer informação, nem a  referida carta!

 

 

Se não recebeu a carta a alteração é ilegal e a NOS é obrigada a resolver pois serviço de televisão é um serviço público essencial. Têm 48h para resolver o problema.


Boa tarde @ZÉLIA M e @Jordi veloso,

Agradecemos as vossas mensagem.

A comunidade prestou uma boa ajuda a esclarecer sobre este tema.

Por favor, falem connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


Boas, 

Sou cliente nos há 3 anos mas desde que acabou a fidelização deixei de ter sinal nas televisoes sem box, pois tinha varias tvs e so uma box basica. A box usava numa tv mais antiga sem comando.

Agora os LCD com mais de 3 anos nao apanham sinal e so a smart tv é que funciona sem a box.

Alguem me sabe responder se cortaram o sinal as TV por fim de fidelizacao? Se sim que opção tenho sem ter de comprar box iris ou Uma? Na MEO dizem que nao é necessario uma box para cada tv, alguem pode comprovar isso?

Obrigado

Não precisa de descodificador nem na MEO nem na Vodafone.


Não precisa de descodificador nem na MEO nem na Vodafone.

Não precisa se quiser ver TV analógica com a qualidade medíocre com que o sinal PAL-B/G é enviado dentro do Lambda usado no RF Overlay da fibra Vodafone e da MEO. Não vou aqui discutir questões muito técnicas, mas a fibra não é o meio de transporte ideal para estes sinais. E sim, o sinal do RF Overlay é enviado de forma analógica modulando uma cor (lambda) específica dentro da fibra. Não é um sinal gerado localmente no ONT, que apenas converte esse sinal de ótico para elétrico.

Se quiser ver TV com boa qualidade precisa duma que suporte a norma DVB-(T/C/S), o que acontece com praticamente todas as vendidas na última década, seja em que operador for.


Não precisa de descodificador nem na MEO nem na Vodafone.

Não precisa se quiser ver TV analógica com a qualidade medíocre com que o sinal PAL-B/G é enviado dentro do Lambda usado no RF Overlay da fibra Vodafone e da MEO. Não vou aqui discutir questões muito técnicas, mas a fibra não é o meio de transporte ideal para estes sinais. E sim, o sinal do RF Overlay é enviado de forma analógica modulando uma cor (lambda) específica dentro da fibra. Não é um sinal gerado localmente no ONT, que apenas converte esse sinal de ótico para elétrico.

Se quiser ver TV com boa qualidade precisa duma que suporte a norma DVB-(T/C/S), o que acontece com praticamente todas as vendidas na última década, seja em que operador for.

Nunca tive problemas com a minha qualidade de TV até deixar de ver TV, não sei se a NOS acha que clientes sem TV é melhor que TV analógica.

E também não tinha problemas com a qualidade da TV quando tinha Vodafone, é preferível 100x a qualidade que tinha do que retirarem o serviço.


Rnbc

As suas dicas foram boas mas nao funcionou. Nao detectou nada. A tv é uma LG com 2 anos mas nada funciona. 

Obrigado

 


Rnbc

As suas dicas foram boas mas nao funcionou. Nao detectou nada. A tv é uma LG com 2 anos mas nada funciona. 

Obrigado

 

Tenho 2 LG com o mesmo problema, nenhuma das duas tem sinal.


Rnbc

As suas dicas foram boas mas nao funcionou. Nao detectou nada. A tv é uma LG com 2 anos mas nada funciona. 

Obrigado

 

Boa noite!

Qual é o modelo da TV, se não é indiscrição?

Agora estou curioso...


Com a mudança dos canais analógicos para digitais desde o passado julho de 2022.

Podem enviar a nova lista de frequências cabo digital para poder sintonizar a TV?

Moro em Alverca e pela lista antiga não consigo captar todos os  canais (caso da RTP,SIC,TVI etc). que supostamente estariam  em 714 MHz. 

obg


Boa tarde @José Higino,

Agradecemos a sua mensagem.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

Os canais que refere continuam na frequência 714.  Sugerimos que efetue nova sintonia de canais automática.

Diga-nos, por favor se conseguiu.

Obrigado 


Comentário