Skip to main content
Header
João H.
Gestor da comunidade
May 18, 2022
DestaqueTutorial

Como usar a rede Wi-Fi na UMA TV 4K

As novidades e melhorias do seu serviço UMA TV continuam a chegar até si para que usufrua do melhor entretenimento com a box preferida dos portugueses. 😊

A nova versão da sua box UMA dá-lhe mais flexibilidade. Já se pode ligar à sua box UMA TV 4K por Wi-Fi. 📺
Para uma melhor experiência recomendamos que, sempre que possível, opte pela ligação do cabo de rede (ethernet) entre a box e o router.

Faça a gestão da ligação Wi-Fi da UMA TV. Neste tópico mostramos como pode:

Se estiver a fazer a autoinstalação da UMA TV 4K, saiba como ligar a sua box à rede Wi-Fi: 

1. Selecione a sua rede Wi-Fi NOS;
  2. Insira a palavra-chave da rede Wi-Fi, com auxilio do teclado do ecrã. De seguida, escolha “Ligar” para avançar.

Caso a sua rede Wi-Fi NOS não surja na listagem selecione “Atualizar lista” ou ligue-se à rede manualmente. Continue a categoria “Ligar a uma rede Wi-Fi manualmente” mais abaixo neste artigo.

Caso já tenha concluído a instalação da sua box UMA e pretende ligá-la por Wi-Fi, aceda ao menuDefinições” e ligue-se à sua rede NOS para usufruir do serviço de TV da NOS em qualquer divisão da casa.​​​​​

Para utilizar a funcionalidade Wi-Fi da box UMA, siga os passos abaixo:

1. Pressione a tecla “Menu” no comado e escolha a opção “Definições”. De seguida, no separador “Box” selecione “Wi-Fi”.

Ligar a uma rede Wi-Fi

Para ligar a box UMA à rede Wi-Fi, siga o passo acima e de seguida:

1. Em “Lista de redes” selecione a sua rede Wi-Fi NOS;

2.  Insira a palavra-chave da rede Wi-Fi, com auxílio do teclado no ecrã. De seguida, escolha "Confirmar" para avançar.

3.  Por fim é apresentada a listagem de redes Wi-Fi, onde pode confirmar a que rede se encontra ligado.

Mudar a rede Wi-Fi

Para alterar rede Wi-Fi à qual a sua box se encontra conectada, siga o passo acima e, de seguida:

1. Em “Lista de redes", selecione a nova rede a que se pretende ligar;

2. Insira a palavra-chave da rede Wi-Fi, com auxílio do teclado no ecrã. De seguida, escolha "Confirmar" para avançar.

3. Por fim é apresentada a listagem de redes Wi-Fi, onde pode confirmar a que rede se encontra ligado.

Ligar a uma rede Wi-Fi manualmente

Para ligar a box UMA à rede Wi-Fi manualmente, siga o passo acima e de seguida:

1. Em “Lista de redes", selecione “Adicionar rede manualmente”;

2. Insira o nome da rede Wi-Fi, com auxílio do teclado no ecrã. De seguida, escolha "Continuar" para avançar.

3. Escolha qual o tipo de segurança da sua rede Wi-Fi.

4. Insira a palavra-chave da rede Wi-Fi, com auxílio do teclado no ecrã. De seguida, escolha "Continuar" para avançar.

5. Confirme as informações da rede Wi-Fi e escolha “Atualizar paravra passe” para concluir o processo;

Nota: No final do processo a rede foi adicionada à lista de redes. Para se ligar a esta rede deve ir à lista de redes e selecionar a nova rede.

Atualizar a lista de redes Wi-Fi

Para atualizar a lista de redes Wi-Fi, siga o passo acima e de seguida:

1. Escolha “Atualizar Lista”;

2. Aguarda enquanto a é feita a análise de redes Wi-Fi;

Após ser concluída a análise de redes Wi-Fi, a lista de redes encontra-se atualizada.

Gerir as redes Wi-Fi

Para gerir as redes Wi-Fi manualmente, siga o passo acima e de seguida:

1. Em “Gerir as minhas redes” escolha a rede que pretende gerir;

2. Escolha qual a operação que pretende realizar, entre “Atualizar Password” ou “Esquecer Rede”.

Desligar ou Ligar a rede Wi-Fi

Para desligar ou ligar a box UMA da rede Wi-Fi, siga o passo acima e de seguida:

• Desligar a rede Wi-Fi
    1. Selecione a opção “Wi-Fi”. Se o Wi-Fi estiver ligado (botão verde), irá ser desligado.

2. Por fim, é apresentada  a informação em como o Wi-Fi se encontra desligado.

• Ligar a rede Wi-Fi
    1. Selecione a opção “Wi-Fi”. Se o Wi-Fi estiver desligado (botão cinzento), irá ser ligado.

2. De seguida confirme na lista de redes se está ligado à sua rede. Se não estiver siga os passos “Ligar a uma rede Wi-Fi”.

​​

Disfrute do seu serviço de televisão ao máximo! Descubra muito mais sobre o serviço de Televisão NOS no artigo abaixo.

Ficou com alguma questão sobre a novidade UMA TV 4K? Preparámos algumas respostas para as perguntas mais frequentes:

1. Tenho a box UMA TV, vou receber as novidades?

A disponibilização da funcionalidade encontra-se disponibilizada para todas as boxes UMA TV 4K, com a versão 6.60.10. 

2. Posso manter o cabo de rede ligado entre a box e o router?

Sim. Sempre que seja possível aconselhamos a ligação do cabo de rede (Ethernet) entre a box e o router de forma a garantirmos uma melhor experiência. ​​Se tiver problemas com a ligação pedimos que partilhe connosco em comentário a este artigo.

3. Como sei qual é a minha rede Wi-Fi NOS?

Pode consultar as informações da sua rede Wi-Fi (nome da rede e password) na parte de trás do seu router ou em nosnet.pt com os seus dados de utilizador.

4. A minha rede não está a aparecer na lista de redes. O que faço?

Selecione a opção “Atualizar Lista”, no lado esquerdo do ecrã. Se, ainda assim a sua rede não aparecer verifique se tem o seu router ligado e se a rede está a aparecer noutros dispositivos (por exemplo telemóvel ou computador). Se sim, desligue da corrente elétrica a box e o router e volte a ligar.

5. Mudei o nome da minha rede NOS, consigo ligar a box por Wi-Fi ainda assim?

Sim. Neste caso o nome que irá aparecer na lista de redes é o nome que deu à sua rede (e não o que está disponível na parte de trás do router)

6. A minha rede é uma rede escondida, consigo ligar a box por Wi-Fi ainda assim?

Sim. Vá até ao final da lista de redes e selecione a opção “Adicionar Rede Manualmente”. Pode consultar mais detalhe neste artigo, na área “Ligar a uma rede Wi-Fi manualmente;”.

7. Estou a usar um extender ligado ao meu router, posso ligar a box UMA TV ao extender?

Sim, se o extender estiver ligado à sua rede Wi-Fi.

8. Consigo ver várias redes na lista para além da minha rede Wi-Fi. Posso-me ligar às outras redes?

Para usufruir da sua experiência de TV da NOS ligue-se à sua rede de Wi-Fi NOS.

O que achou das novidades? O seu testemunho é importante para que possamos continuar a melhorar. Continue a ajudar-nos a melhor a UMA TV.

Desfrute do que a UMA tem para si e partilhe connosco a sua experiência e opinião. 😊

Continuamos a trabalhar para lhe proporcionar a melhor experiência TV.

75 Comentários

Mário P.
Gestor da comunidade
January 5, 2023

Bom dia @marcolopes

Compreendemos o que nos indica. No entanto, de momento, a disponibilização da versão que tem esta funcionalidade, ocorre de forma faseada nas boxes, pelo que pedimos que aguarde.

@HASPT, se tiver alguma questão, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. Se tiver, também, alguma sugestão é bem-vinda. 

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
marcolopes
Super User
Super User
January 5, 2023

Bom dia @marcolopes

Compreendemos o que nos indica. No entanto, de momento, a disponibilização da versão que tem esta funcionalidade, ocorre de forma faseada nas boxes, pelo que pedimos que aguarde.

@HASPT, se tiver alguma questão, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. Se tiver, também, alguma sugestão é bem-vinda. 

Obrigado

Não comentaram o facto da versão do Firmware estar a regredir…

O facto de haver um atraso de mais de MEIO ano no deployment da actualização também não é bom presságio…

E volto a insistir fazendo as perguntas de outra forma:

1. Se eu quiser renegociar o meu contrato posso GARANTIR uma BOX 4k com a funcionalidade WiFi?
  2. Qual é afinal o FIRMWARE que garante a funcionalidade WiFi?
  3. A funcionalidade WiFi está realmente a FUNCIONAR e está estável, e a box funciona com todas as funcionalidades e a mesma ou quase a mesma performance ligada por ETHERNET e por WiFi?
Guimas
Super User
Super User
January 5, 2023
  1. Podes optar por appletv ou nvidia shield. Assim garantes.
  2. Vamos aguardar até que saia. Até lá acredito que seja alterado.
  3. Quando estiver disponível, experimentámos.
Kilobyte
January 16, 2023

Olá boa noite a todos. 

Em primeiro lugar, quero agradecer à disponibilidade de todos nas respostas. 

Não sou cliente NOS, mas tenho uma questão relativamente a uma familiar minha. 

Estive a negociar o contrato da NOS, sendo que a ideia inicial seria cancelar o serviço. Não se prende com insatisfação, mas com questões técnicas. 

Em casa do meu familiar será necessário uma box de tv em zona sem coaxial, tendo só disponível Cat6. Cabo visivel está completamente fora de questão. Essa era a razão que a concorrência, seria melhor opção, pois pessoalmente uso um servico que a box funciona apenas por IPTV. 

O senhor da fidelização, após questionar o supervisor disse que a box iria funcionar apenas com cabo de rede, não sendo necessário o coaxial. 

Frisei varias vezes, que isto seria uma condição obrigatória, que sem a qual o contrato ficaria sem efeito. 

Questiono se a box 4K, deduzo que a UMA, funciona sem coaxial. Vejo em todo o lado que precisa do coaxial. 

Caso não funcione, qual é o critério do serviço de fidelização em enganar o meu familiar (fui eu que fiz a chamada). 

Obrigado, cumprimentos e votos de um excelente ano para todos. 

dxnog
Super User
Super User
January 16, 2023

Olá boa noite a todos. 

Estive a negociar o contrato da NOS, sendo que a ideia inicial seria cancelar o serviço. Não se prende com insatisfação, mas com questões técnicas. 

Em casa do meu familiar será necessário uma box de tv em zona sem coaxial, tendo só disponível Cat6. Cabo visivel está completamente fora de questão. Essa era a razão que a concorrência, seria melhor opção, pois pessoalmente uso um servico que a box funciona apenas por IPTV. 

O senhor da fidelização, após questionar o supervisor disse que a box iria funcionar apenas com cabo de rede, não sendo necessário o coaxial. 

Frisei varias vezes, que isto seria uma condição obrigatória, que sem a qual o contrato ficaria sem efeito. 

Questiono se a box 4K, deduzo que a UMA, funciona sem coaxial. Vejo em todo o lado que precisa do coaxial. 

Caso não funcione, qual é o critério do serviço de fidelização em enganar o meu familiar (fui eu que fiz a chamada). 

Funciona com o coaxial e cabo de rede, os dois.

Tambem já há uma nova versão atualizada da UMAV2 que funciona só por wifi, mas ainda poucos clientes a tem.

Kilobyte
January 16, 2023

Olá boa noite a todos. 

Funciona com o coaxial e cabo de rede, os dois.

Tambem já há uma nova versão atualizada da UMAV2 que funciona só por wifi, mas ainda poucos clientes a tem.

Aparentemente, fui bem enganado pelo operador de call center a querer vender. Fui bem claro no que é pretendia. Escusado dizer não irá ser aceite a proposta para manter o contrato. Perca de tempo para nada. Obrigado pelo feedback. 

Guimas
Super User
Super User
January 16, 2023

Só por wifi não, continua a precisar de coaxial @dxnog 

@Tiago Conde porque não uma apple tv ou nvidia shield?

dxnog
Super User
Super User
January 17, 2023

Só por wifi não, continua a precisar de coaxial @dxnog 

@Tiago Condeporque não uma apple tv ou nvidia shield?

Sim, exato precisa do coaxial para receber os canais, o wifi ou cabo de rede é para receber e enviar dados.

Só por wifi há a appletv ou nvidia shield com a NOSTV+ integrada.

João H.
Gestor da comunidade
January 17, 2023

Boa tarde  @Tiago Conde,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho sobre este tema.

A comunidade prestou uma boa ajuda e alternativas.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
January 17, 2023

Boa tarde  @Tiago Conde,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho sobre este tema.

A comunidade prestou uma boa ajuda e alternativas.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Boa tarde, 

São válidas, mas têm custos acrescidos no aluguer do equipamento, sendo que em outros operadores é resolvido sem essa questão. Essa questão resolvia com uma simples box android com a app. Mas isso não é viável para idosos. 

O que tem que ser resolvido é a péssima formação das pessoas nos call centers. É um problema geral aparentemente.  Transparece uma péssima imagem para o cliente, uma vez que o "vendedor", nem sabe o que está a vender.

Obrigado pela ajuda. 

Cumprimentos