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Acesso ao domínio netcabo.pt


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666 Comentários

Jorge C
Super User
  • 8791 comentários
  • 18 de junho de 2025

Bom dia ​@Carina_Morais ,

A situação que descreve está a ser abordada neste tópico.

Obrigado. 


  • Kilobyte
  • 6 comentários
  • 18 de junho de 2025
marcolopes escreveu:
Jorge C escreveu:

Boa noite a todos(as),

Relativamente ao problema do envio de emails @netcabo.pt, e para ajudar todos os utilizadores que têm sido afectados, informo que foi criada uma petição pública para pressionar a NOS e a Microsoft a resolverem esta situação o mais rapidamente possível.

Este bloqueio está relacionado com uma falha na validação DKIM e afeta o envio para qualquer tipo de contas de email, prejudicando seriamente a comunicação dos clientes.

Peço que consultem e assinem a petição aqui: 

Serviço de Email NETCABO.PT Inutilizável – Utentes exigem ação da NOS e Microsoft! 

Na petição exigimos: 

  • Intervenção urgente da NOS e Microsoft para resolver o problema

  • Comunicação clara e transparente sobre a situação e prazos

  • Responsabilização pelas falhas e eventuais compensações

  • Fiscalização pela ANACOM para garantir os direitos dos consumidores

Conto com a vossa colaboração para juntos mostrarmos que este problema não pode continuar por mais tempo. 

Obrigado.

 

É de louvar, mas não lhe vai servir de nada (na minha humilde opinião!)

Ninguém se responsabiliza pela gestão do domínio NETCABO. Ponto!

Isso é um facto que vem sendo discutido há pelo menos 7 anos!! (como o tempo passa!) e já transita do tempo da ZON!

Esqueçam o NETCABO e migrem URGENTEMENTE para o GMAIL (eu sei… dá trabalho… eu passei pelo mesmo quando a MEDIA CAPITAL acabou com o NETC e foi um calvário para migrar alguns registos… tinha CENTENAS deles!)

GMAIL FOREVER!

Emails de ISP’s ou outros serviços que tal NUNCA mais na vida!!!

Sabe ajudar? Há forma de colocar todos os emails que eram enviados e recebidos da conta netcabo, a serem recebidos noutra conta na mesma para quem envie para o email netcabo?
Neste momento estou em panico.. tenho coisas a decorrer com entidades bem sérias onde têm registado o meu email netcabo, também estou em fase de envio massivo de CVs e o email que sempre foi enviado era o netcabo… coisas de uma empresa a resolver, onde o email registado com quem de direito era o de netcabo…
Já não sei que faça.. 

Obrigada
 


Ontem (17/Junho/2025) enviei um email para um endereço HOTMAIL e o mesmo não foi entregue e foi devolvido com a mensagem que transcrevo em baixo.

Saliento que sou utilizador do Netcabo.pt há longos anos e preciso com muita urgência que este problema seja resolvido ou ultrapassado

Tive o cuidado de “vasculhar” na internet e descobri a seguinte mensagem que foi postada em relação a um problema semelhante ao meu:

O seu e-mail está sendo bloqueado porque está sem autenticação adequada. Não há assinatura DKIM e o SPF também não está passando. A Microsoft agora exige essas validações para que qualquer mensagem seja entregue.

Como o domínio @netcabo.pt pertence à NOS, só eles podem corrigir isso. Você precisa entrar em contato com o suporte da NOS e informar que seus e-mails estão sendo rejeitados com o erro 550 5.7.515 por falta de DKIM e falha no SPF. Enquanto eles não ajustarem essa configuração, a Microsoft vai continuar bloqueando suas mensagens.

 

Mensagem recebida com a devolução do mail por mim enviado:

[⚠️ Suspicious Content] MN1PEPF0000F0DE.mail.protection.outlook.com rejeitou a sua mensagem destinada aos seguintes endereços de correio eletrónico:

 

am.nicolau@hotmail.com (am.nicolau@hotmail.com)

A mensagem não foi entregue porque o fornecedor de correio eletrónico do destinatário a rejeitou.

 

 

MN1PEPF0000F0DE.mail.protection.outlook.com devolveu este erro:

Access denied, sending domain NETCABO.PT doesn't meet the required authentication level. The sender's domain in the 5322.From address doesn't meet the authentication requirements defined for the sender. To learn how to fix this see: https://go.microsoft.com/fwlink/p/?linkid=2319303 Spf= Pass , Dkim= Fail , DMARC= Pass [PAWPR09MB8031.eurprd09.prod.outlook.com 2025-06-17T10:37:30.248Z 08DDAC81FB8DDE2B] [MN2PR02CA0003.namprd02.prod.outlook.com 2025-06-17T10:37:30.298Z 08DDA5E22F48C597] [MN1PEPF0000F0DE.namprd04.prod.outlook.com 2025-06-17T10:37:30.298Z 08DDAA82A78B05BA]

 

Informações de diagnóstico para administradores:

Mostre o conteúdo

Servidor de origem: PR3P191MB1199.EURP191.PROD.OUTLOOK.COM

 

am.nicolau@hotmail.com

MN1PEPF0000F0DE.mail.protection.outlook.com

Remote server returned '550 5.7.515 Access denied, sending domain NETCABO.PT doesn't meet the required authentication level. The sender's domain in the 5322.From address doesn't meet the authentication requirements defined for the sender. To learn how to fix this see: https://go.microsoft.com/fwlink/p/?linkid=2319303 Spf= Pass , Dkim= Fail , DMARC= Pass [PAWPR09MB8031.eurprd09.prod.outlook.com 2025-06-17T10:37:30.248Z 08DDAC81FB8DDE2B] [MN2PR02CA0003.namprd02.prod.outlook.com 2025-06-17T10:37:30.298Z 08DDA5E22F48C597] [MN1PEPF0000F0DE.namprd04.prod.outlook.com 2025-06-17T10:37:30.298Z 08DDAA82A78B05BA]'

 

Cabeçalhos originais da mensagem:

 

ARC-Seal: i=1; a=rsa-sha256; s=arcselector10001; d=microsoft.com; cv=none;

 b=L8l20NT92ks9dGm5hHnHmRANL4LupOonI3s9LndYj1nDq7rx9Ndlp/IarjbWqnX4+uy9B1YPspa7TiAqo7yu4T0pjPJNhPOUPTIpJXRvIRuAbLPIBwLtvU9yvMUj80hwBJEn7X34MTcig5XFnN5vmCuxa1kfFzO6sRPvdyoIm98DMgIOhMuXzOy6SHDhll0darFhMjsMCMoSWJd2x/ifsn658apS6yQqPIz3rS4paDdgrP4/9cbJRfvNoN/E5DzNJc1LVevrpZoZHulpG6uxIgxhds5gy7gGjKXxG872MNhCR9LZqTD/3PLZa1J8o1mIdTgHLUNrbIcj5oRAZp20jQ==

ARC-Message-Signature: i=1; a=rsa-sha256; c=relaxed/relaxed; d=microsoft.com;

 s=arcselector10001;

 h=From:Date:Subject:Message-ID:Content-Type:MIME-Version:X-MS-Exchange-AntiSpam-MessageData-ChunkCount:X-MS-Exchange-AntiSpam-MessageData-0:X-MS-Exchange-AntiSpam-MessageData-1;

 bh=JgfmuFtbHoLG3KFYbCRXzLQPs8PRmuPcB+zjSw+cB+M=;

 b=eiCq1htM9ZOywLaFhC5yo7kmckUkbPTY6fgm4so0EEP/xZovQpcm8KUgSDiMRRbcY67fApTIOcODDV3nxlfMrCDkAZiXhXuj0vVv2bvUa3HJb6fkmRjivOoWjFFNzip3wxThi8/+Vwg/g3w81kzDIDMxU0R/Gpu2fEclXdw65/3r/2ZV7TfnmymwmDg1CYqEWASPnZqPVBqx+LMIsJTW9OlpRe+Tmsgjl6uF4hp0/LNj9OtI+E2ROLX/JBbaiagfzvnFpdiiU7ixn2DxWnN/Wj8klVgkT4ZTv1CWj89fDBR31SgaKvQUeDjSOc7Isdwvtc52lFAGYcqjzZ9/nR7y7Q==

ARC-Authentication-Results: i=1; mx.microsoft.com 1; spf=none; dmarc=none;

 dkim=none; arc=none

Received: from AM9P191MB1556.EURP191.PROD.OUTLOOK.COM (2603:10a6:20b:26d::19)

 by PR3P191MB1199.EURP191.PROD.OUTLOOK.COM (2603:10a6:102:a4::7) with

 Microsoft SMTP Server (version=TLS1_2,

 cipher=TLS_ECDHE_RSA_WITH_AES_256_GCM_SHA384) id 15.20.8835.30; Tue, 17 Jun

 2025 10:37:27 +0000

Received: from AM9P191MB1556.EURP191.PROD.OUTLOOK.COM

 ([fe80::ebac:e026:82fd:a7a1]) by AM9P191MB1556.EURP191.PROD.OUTLOOK.COM

 ([fe80::ebac:e026:82fd:a7a1%6]) with mapi id 15.20.8792.033; Tue, 17 Jun 2025

 10:37:27 +0000

From: Carlos Gomes da Silva <carlos.g.silva@netcabo.pt>

To: "am.nicolau@hotmail.com" <am.nicolau@hotmail.com>

Subject: Teste

Thread-Topic: Teste

Thread-Index: AQHb33PNIaFeSgiy6kmZ+w/VCPOp5w==

Date: Tue, 17 Jun 2025 10:37:27 +0000

Message-ID: <AM9P191MB155645C91EF2443834031276A673A@AM9P191MB1556.EURP191.PROD.OUTLOOK.COM>

Accept-Language: pt-PT, en-US

Content-Language: pt-PT

X-MS-Has-Attach:

X-MS-TNEF-Correlator:

msip_labels:

x-ms-exchange-messagesentrepresentingtype: 1

x-ms-publictraffictype: Email

x-ms-traffictypediagnostic: AM9P191MB1556:EE_|PR3P191MB1199:EE_

x-ms-office365-filtering-correlation-id: 6a87e1a8-e69e-4327-7da9-08ddad8af495

x-ms-exchange-slblob-mailprops: c9/CzQ6A0FzOxDSYGAWbaQw1oToqpr/e4U/uh+rODwrPbsAxxJYLuWrRQ+Mg/sUhhpTZIJhdE63HD+n/X5jsilGYsbpKq63aoAjTLs9Fa14Xbg5/NnpY1NbW/Odwrpk4d/OLnV6ta+pIGDVQRqaO6eRC9sSH3oqYgvtOoNZXparGzgh5eN0fuIyTw79fvW6saWCXfOjV6Jql6snm6MjBzenWXBXfsJWHWSrIAyRkW9UfQ3RQXPQ/jysxgcfeEmBtpXO2PAOAvy0uQwuKLWwcskMASnJo5podGowOtlq07M9ea/OjhFPqf3/28kVhwo4hTVjARMzzxbJLWIQE/xS5LYdgt0jCaee0bVJ2Ja9Ux/edPE5ei8cB/carmWr0j3We3lH+c+qrOO37qFcSYXSy1CE/p6Eo0f7kXOItwE3JTlIa+7NT+F+3o2XfLBhDnq/l4YAB+MsEwkXdDttw3XIUOvw4IHbZJQJPrn+eK7PQAF8ftX5gIAh9nhDc2knHtjQxfK/2LtLjqpF7G7iG3sJ7AB3ovD4NHHXqW2js6nwV5ar8lkKMjyayDkLEZrc2KKgEAJfGqTpgb4JwUM4lbxl03P4LdfumZFZDBWNlalW7QS0=

x-microsoft-antispam: BCL:0;ARA:14566002|7092599006|19110799006|15080799009|8060799009|8062599006|461199028|15030799003|3412199025|440099028|40105399003|102099032;

x-microsoft-antispam-message-info: =?iso-8859-1?Q?8n+e15GVacAs3uEw4BxSUsKf0B7hChl8UPSMKufzIraQJeARZjAPQ1ErOG?=

 =?iso-8859-1?Q?G7AW4NBBZqFIYlaEhYyitvh9gaG5i7zSwa/ruUDGP83M67lGDK2fij2Mzd?=

 =?iso-8859-1?Q?Xhu/yjg/0gB2f57/uJr67NsMJjj+iwgn4Z0xhoh9ZBSfP9vjfJ6Fhh4bQp?=

 =?iso-8859-1?Q?ecthZO4yZd4o8UqV+1a2LJmLHLb+uQoLIaEnZjxmmKkpl3n9EsC7gV95PO?=

 =?iso-8859-1?Q?kBRWn/mrWz73Z88YEWvY/6Zi3rrHU6/4jRGKUWvO162TpqwIGMobqHb4RK?=

 =?iso-8859-1?Q?nTYMFnoYbRd2prk83pciaAeTlKYme1gslgaD3Z5IIDKxocliART1zNwnpf?=

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 =?iso-8859-1?Q?+Ji2G4ZSbdRobKs1RCMCw0V6QENcGM/ID3Sh9qO6gX2veT0PUUGWxAmnyH?=

 =?iso-8859-1?Q?mCdSztfg1O7epvEinyOMPQVacdWsuUk1T8qS9wxXl4C5bpW0EZ0dx5805o?=

 =?iso-8859-1?Q?4aTbne4q734bcX8cUt6xdi2BYJzHEJx28NaQLUJ95OirLEE9mxEK11Sjkl?=

 =?iso-8859-1?Q?qxgMMyev2SeTBw3YrJdZB6R5bSenbyWZJ7aK35pOoufIuDnMoV2xcycOOv?=

 =?iso-8859-1?Q?amNCYYs1UDNd6/hpjjmSDUPbglxvhueQ+gREKhE2Cm2M3g3IhOHyASESTA?=

 =?iso-8859-1?Q?oDxqGGZvjdHswyUslTsht01jpgt29lyCFaxT2Or5qZG8N7Gi8eBLTrMsCm?=

 =?iso-8859-1?Q?CA6pHjrTtcbatOQH6LnlDgarGCXrg1SlOkv5dk7XCHy/N3l2t8JoE66Cy8?=

 =?iso-8859-1?Q?XFabXrXXw7jyy6DJz3TGL2xr5TjsMrI/9WNJBhYgDUmZM2jAtyq7YzjEpq?=

 =?iso-8859-1?Q?BOsKKONI3BAabQuzBqyBpeAyfIyK/NAWNEboN+QzdEFhTKbICxz+vKGhBC?=

 =?iso-8859-1?Q?w+uIpSDIQb0ODAGPkb5HAPmj+fgzsyI4h9vpL2080vSr5jYNqGTxSgHqAq?=

 =?iso-8859-1?Q?oWCEZ8s2FbVER/kia9Lgb6vBIJpgrkmfwGCASx2/cXspvxhZTF6/p3CAUm?=

 =?iso-8859-1?Q?sXf9wDYP2NBChCzWXgTrqSNRzVbhooZtmDdGIn7043qhCi4Ybzt+MK1SgS?=

 =?iso-8859-1?Q?fIOjuX2l4D5G9Vmq74rwCV+aVz95tb/a1roaDALRNoNxqL9CZd+v5rEU?=

x-ms-exchange-antispam-messagedata-chunkcount: 1

x-ms-exchange-antispam-messagedata-0: =?iso-8859-1?Q?ZYjAVjn1RPQfVDH/WIwjyGfCBzV7uBaw/Ce3N78DJSAvJtFTAVNlYiJ4Y7?=

 =?iso-8859-1?Q?UvJuuj9sKDaxWNIUlnfjngXm2Eek58AJst7qtw4jKJZWhNqyx8v3aaAceE?=

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 =?iso-8859-1?Q?04yfFXuBqUqPH3Jpc8uRoek6XROjIJFuFgpMGvelb7Nl2j3SSvtRzW9N5P?=

 =?iso-8859-1?Q?3GuP5FEBq5O0poqCm4JdC4SKtE8RmCFK4o2v7urh6F0fRdlEgxSic6Gzt9?=

 =?iso-8859-1?Q?xnN930E1Ho2N14ldQJyHp8DZnWi6wHvMbLF1XB5gWd8hKPSL6SBfs/q5+K?=

 =?iso-8859-1?Q?vCLeyzHgCEJZFL+0quYIj3x7dobYfKZVc9kQBjEXGHgQ5eZ/rePxA+zrlW?=

 =?iso-8859-1?Q?R2YHJaNspyZmaOxbSl19rsbP/W3CziSuGRMhtEQxFqZFW2t2xrj+dVoOnX?=

 =?iso-8859-1?Q?Z99Sl+bt3UTDz3NBQzLL+KViiwZe8N8TQHSsSgXdJsQVzKetqwqzfhhhMo?=

 =?iso-8859-1?Q?G5MnkMCYORGwsAmIICWesUn9J+QzovF/GrqMFkOYRsVAr24=3D?=

Content-Type: multipart/alternative;

boundary="_000_AM9P191MB155645C91EF2443834031276A673AAM9P191MB1556EURP_"

MIME-Version: 1.0

X-OriginatorOrg: sct-15-20-8534-20-msonline-outlook-f08eb.templateTenant

X-MS-Exchange-CrossTenant-AuthAs: Internal

X-MS-Exchange-CrossTenant-AuthSource: AM9P191MB1556.EURP191.PROD.OUTLOOK.COM

X-MS-Exchange-CrossTenant-RMS-PersistedConsumerOrg: 00000000-0000-0000-0000-000000000000

X-MS-Exchange-CrossTenant-Network-Message-Id: 6a87e1a8-e69e-4327-7da9-08ddad8af495

X-MS-Exchange-CrossTenant-originalarrivaltime: 17 Jun 2025 10:37:27.6953

 (UTC)

X-MS-Exchange-CrossTenant-fromentityheader: Hosted

X-MS-Exchange-CrossTenant-id: 84df9e7f-e9f6-40af-b435-aaaaaaaaaaaa

X-MS-Exchange-CrossTenant-rms-persistedconsumerorg: 00000000-0000-0000-0000-000000000000

X-MS-Exchange-Transport-CrossTenantHeadersStamped: PR3P191MB1199

 


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  • 18 de junho de 2025
João H. escreveu:

Boa tarde a todos,

Agradecemos as vossas mensagens sobre este tema.

Estamos a analisar esta situação e partilhamos mais informações logo que possível.

Obrigado

Bom Dia,
Estou em panico há 2dias.. tenho o email registado em entidades publicas com quem ando em conversações sérias.. Tenho também envio massivo de Currículos onde foi daquele email netcabo e em todos eles mencionava para contacto o mesmo email.. e neste momento não consigo enviar emails e isso está-se a traduzir em prejuízos económicos elevados.. 

Agradecia que vejam a situação, mas mesmo ver e corrigir.. porque é assunto NOS visto que o whois domain está em posse da NOS e deixalo expirar não é solução.. 
São assuntos sérios e graves, que a NOS tem que resolver rapidamente


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  • 6 comentários
  • 18 de junho de 2025

Estamos todos com o mesmo problema.. e isto é gravissimo.. no meu caso, tenho troca de emails com entidades do Estado e tambem envio de centenas de curriculos com aquele email.. neste momento está em causa muita perca de dinheiro e outras situações… 

Esperando que a NOS se responsabilize.. porque ontem liguei com eles.. e ainda “gozaram” a dizer que eu estava enganada quando dizia que o dominio lhes pertencia… e que nada poderiam fazer… remeteram para a Microsoft..
Caso não resolvam.. irei apresentar queixa no livro vermelho.. 


João H.
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  • 31493 comentários
  • 18 de junho de 2025

Boa tarde a todos,

Agradecemos as vossas mensagens sobre este tema e lamentamos o transtorno.

Estamos a analisar esta situação e partilhamos mais informações logo que possível.

Obrigado


marcolopes
Super User
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  • 2541 comentários
  • 18 de junho de 2025
Carina_Morais escreveu:

Sabe ajudar? Há forma de colocar todos os emails que eram enviados e recebidos da conta netcabo, a serem recebidos noutra conta na mesma para quem envie para o email netcabo?
Neste momento estou em panico.. tenho coisas a decorrer com entidades bem sérias onde têm registado o meu email netcabo, também estou em fase de envio massivo de CVs e o email que sempre foi enviado era o netcabo… coisas de uma empresa a resolver, onde o email registado com quem de direito era o de netcabo…
Já não sei que faça.. 

Obrigada
 

Estou a tentar ajudar aconselhando uma MUDANÇA imediata para outro serviço de EMAIL!

Quem quiser ouvir ouve… quem quiser passar pelo que eu passei há anos, que continue a insistir com a NOS!

A NOS NÃO SE RESPONSABILIZA pelo domínio NETCABO há mais de 7 ANOS!!!


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  • 6 comentários
  • 18 de junho de 2025
marcolopes escreveu:
Carina_Morais escreveu:

Sabe ajudar? Há forma de colocar todos os emails que eram enviados e recebidos da conta netcabo, a serem recebidos noutra conta na mesma para quem envie para o email netcabo?
Neste momento estou em panico.. tenho coisas a decorrer com entidades bem sérias onde têm registado o meu email netcabo, também estou em fase de envio massivo de CVs e o email que sempre foi enviado era o netcabo… coisas de uma empresa a resolver, onde o email registado com quem de direito era o de netcabo…
Já não sei que faça.. 

Obrigada
 

Estou a tentar ajudar aconselhando uma MUDANÇA imediata para outro serviço de EMAIL!

Quem quiser ouvir ouve… quem quiser passar pelo que eu passei há anos, que continue a insistir com a NOS!

A NOS NÃO SE RESPONSABILIZA pelo domínio NETCABO há mais de 7 ANOS!!!

O problema no meu caso.. é que não se trata apenas de enviar os emails que estão no servidor todos oara outro email.. ou ha alguma forma mais ágil de fazer sem ser enviar recebidos e enviados um a um?? 

No meu caso, tratase que tenho assuntos muito sérios com entidades do estado, a serem tratados por email.. com advogadas.. e não posso de repente pedir ao estado para alterar o email.…

 

Alem disso, tenho o email netcabo registado em escolas da minha filha, formacoes minhas que estão a decorrer online, e tambem envio de centenas de emails com consequente CV adicionado onde constava aquele email... para procura de empregos.. se me começam a responder, não recebo nada…

Além dos problemas gravissimos que posso ter com o Estado caso não lhes responda ou receba emails.. 

Estou saturada da NOS em relação a estas situacoes e ja pondero apresentar queixa pois isto podeme trazer problemas sérios neste momento..


marcolopes
Super User
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  • 18 de junho de 2025
Carina_Morais escreveu:
marcolopes escreveu:

Estou a tentar ajudar aconselhando uma MUDANÇA imediata para outro serviço de EMAIL!

Quem quiser ouvir ouve… quem quiser passar pelo que eu passei há anos, que continue a insistir com a NOS!

A NOS NÃO SE RESPONSABILIZA pelo domínio NETCABO há mais de 7 ANOS!!!

O problema no meu caso.. é que não se trata apenas de enviar os emails que estão no servidor todos oara outro email.. ou ha alguma forma mais ágil de fazer sem ser enviar recebidos e enviados um a um?? 

No meu caso, tratase que tenho assuntos muito sérios com entidades do estado, a serem tratados por email.. com advogadas.. e não posso de repente pedir ao estado para alterar o email.…

 

Alem disso, tenho o email netcabo registado em escolas da minha filha, formacoes minhas que estão a decorrer online, e tambem envio de centenas de emails com consequente CV adicionado onde constava aquele email... para procura de empregos.. se me começam a responder, não recebo nada…

Além dos problemas gravissimos que posso ter com o Estado caso não lhes responda ou receba emails.. 

Estou saturada da NOS em relação a estas situacoes e ja pondero apresentar queixa pois isto podeme trazer problemas sérios neste momento..

 

EU entendo isso tudo!

Passei por isso… e foi um calvário! (já nessa altura 99% de todas as minhas interações eram ONLINE, e tinha CENTENAS de registos em serviços, muitos deles essenciais...)

Mas tive de meter mãos à obra… e optei definitivamente pelo GMAIL, pois “jamais” quero passar pela mesma situação novamente!

Esqueça o NETCABO e mude para um email que só irá acabar quando o “planeta” acabar também!


marcolopes escreveu:
Carina_Morais escreveu:

Sabe ajudar? Há forma de colocar todos os emails que eram enviados e recebidos da conta netcabo, a serem recebidos noutra conta na mesma para quem envie para o email netcabo?
Neste momento estou em panico.. tenho coisas a decorrer com entidades bem sérias onde têm registado o meu email netcabo, também estou em fase de envio massivo de CVs e o email que sempre foi enviado era o netcabo… coisas de uma empresa a resolver, onde o email registado com quem de direito era o de netcabo…
Já não sei que faça.. 

Obrigada
 

Estou a tentar ajudar aconselhando uma MUDANÇA imediata para outro serviço de EMAIL!

Quem quiser ouvir ouve… quem quiser passar pelo que eu passei há anos, que continue a insistir com a NOS!

A NOS NÃO SE RESPONSABILIZA pelo domínio NETCABO há mais de 7 ANOS!!!

 


Uma pergunta bem concreta e sucinta:

Será possível interceptar automáticamente os emails que me são enviados para o Netcabo e redirecioná-los para o Gmail?

Se isso for possível passaria a receber emails só no Gmail e passaria também a enviar só através do Gmail.

Assim sendo nunca mais teria mails não recebidos ou enviados por defeitos/carências daNetcabo e poderia fazer o “phase-out” do Netcabo.

Desde já obrigado pela ajuda

.


Bruno Aleixo
Super User
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  • 18 de junho de 2025
marcolopes escreveu:
Carina_Morais escreveu:

Sabe ajudar? Há forma de colocar todos os emails que eram enviados e recebidos da conta netcabo, a serem recebidos noutra conta na mesma para quem envie para o email netcabo?
Neste momento estou em panico.. tenho coisas a decorrer com entidades bem sérias onde têm registado o meu email netcabo, também estou em fase de envio massivo de CVs e o email que sempre foi enviado era o netcabo… coisas de uma empresa a resolver, onde o email registado com quem de direito era o de netcabo…
Já não sei que faça.. 

Obrigada
 

Estou a tentar ajudar aconselhando uma MUDANÇA imediata para outro serviço de EMAIL!

Quem quiser ouvir ouve… quem quiser passar pelo que eu passei há anos, que continue a insistir com a NOS!

A NOS NÃO SE RESPONSABILIZA pelo domínio NETCABO há mais de 7 ANOS!!!

Acho que aqui está a sugestão mais sensata! 

A NOS já diz desde 2014/16 (já nem tenho a certeza) que não é responsável pelos dominios. foi tudo passado para a microsoft… quem é que está à mais de 10 anos a adiar o inevitável (que são problemas por usar um dominio que só uma mão cheia de pessoas é que ainda usa). 

Usem só Gmail como toda a gente normal deste planeta faz…

um bem haja 


Bruno Aleixo
Super User
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  • 18 de junho de 2025
Carlos Gomes da Silva escreveu:

Uma pergunta bem concreta e sucinta:

Será possível interceptar automáticamente os emails que me são enviados para o Netcabo e redirecioná-los para o Gmail?

Se isso for possível passaria a receber emails só no Gmail e passaria também a enviar só através do Gmail.

Assim sendo nunca mais teria mails não recebidos ou enviados por defeitos/carências daNetcabo e poderia fazer o “phase-out” do Netcabo.

Desde já obrigado pela ajuda

.

interceptar não, mas é fácil, é só mudares o teu contacto para o teu endereço gmail em vez de continuares com o contacto netcabo como contacto preferencial. 

um bem haja 


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  • 18 de junho de 2025

Depois de ter solicitado ajuda telefónica à NOS para a resolução deste problema, reencaminharam-me para a PC Medic (Serviço de Assistência pago…) e, após cerca de 1 hora de despistes remotos , verificação da instalação, etc. fui informada que a NOS já reportou a situação à MIicrosoft e só eles poderão resolver o assunto.

Não tenho mais comentários!

 


João H.
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  • 18 de junho de 2025

Boa tarde a todos,

Movemos os vossos comentários para este tópico ao qual o tema mais se adequa. 

A NOS deixou de ser responsável pela gestão e manutenção das contas de email Netcabo e ZONMail, desde 2014. Estas contas de email foram integradas na Microsoft/Outlook, pelo que a NOS é alheia a problemas do seu funcionamento.

Compreendemos as dificuldades e a urgência relacionadas com este tema e, por isso, estamos a acompanhar a situação em colaboração com a Microsoft para agilizar a sua resolução.

Logo que tenhamos mais informações, partilhamos através desta via.

Obrigado


Jorge C
Super User
  • 8791 comentários
  • 18 de junho de 2025

Boa tarde ​@João H.,

Agradeço o acompanhamento por parte dos gestores da comunidade, mas permitam-me clarificar tecnicamente a origem do problema reportado por vários utilizadores. 

Embora a NOS tenha transferido a gestão das contas @netcabo.pt para a Microsoft em 2014, mantém a gestão do domínio netcabo.pt, incluindo os respetivos registos DNS.

Pontos cruciais:

  • A Microsoft (Outlook.com) gere os servidores de e-mail e fornece as chaves DKIM.

  • A NOS controla o DNS do domínio netcabo.pt e é responsável por adicionar os registos CNAME necessários à ativação do DKIM.

  • Sem DKIM ativo, os e-mails enviados falham nas novas verificações aplicadas por vários servidores, resultando no erro:
    550 5.7.515 – message not authenticated.

A NOS já implementou SPF e DMARC, o que reforça que mantém controlo sobre o domínio. Falta apenas o passo crítico: incluir os registos DKIM conforme especificações da Microsoft.

Solicitação:

Sugiro que esta questão seja escalada internamente à equipa técnica responsável pela gestão de DNS, para avaliação da configuração DKIM no domínio netcabo.pt, com vista à resolução definitiva do problema.

Fico a aguardar uma atualização concreta.

Obrigado pela atenção.


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  • 6 comentários
  • 18 de junho de 2025
Bruno Aleixo escreveu:
marcolopes escreveu:
Carina_Morais escreveu:

Sabe ajudar? Há forma de colocar todos os emails que eram enviados e recebidos da conta netcabo, a serem recebidos noutra conta na mesma para quem envie para o email netcabo?
Neste momento estou em panico.. tenho coisas a decorrer com entidades bem sérias onde têm registado o meu email netcabo, também estou em fase de envio massivo de CVs e o email que sempre foi enviado era o netcabo… coisas de uma empresa a resolver, onde o email registado com quem de direito era o de netcabo…
Já não sei que faça.. 

Obrigada
 

Estou a tentar ajudar aconselhando uma MUDANÇA imediata para outro serviço de EMAIL!

Quem quiser ouvir ouve… quem quiser passar pelo que eu passei há anos, que continue a insistir com a NOS!

A NOS NÃO SE RESPONSABILIZA pelo domínio NETCABO há mais de 7 ANOS!!!

Acho que aqui está a sugestão mais sensata! 

A NOS já diz desde 2014/16 (já nem tenho a certeza) que não é responsável pelos dominios. foi tudo passado para a microsoft… quem é que está à mais de 10 anos a adiar o inevitável (que são problemas por usar um dominio que só uma mão cheia de pessoas é que ainda usa). 

Usem só Gmail como toda a gente normal deste planeta faz…

um bem haja 

Não leu os meus comentários… começar a divulgar um novo email a toda a gente é fácil… e então com formas de agir assim a NOS esfrega as mãos de se livrar de responsabilidades… (e no meu caso eu nem avisada fui e nem sabia dos problemas do dominio)…

Agora explique-me como vou dizer e alterar rapidamente email em processos que tenho em andamento com entidades do Estado, com advogados, e outras situações que tenho a decorrer… 
E como vou dar como perdidos, as centenas de emails que enviei esta semana anterior da netcabo, com candidaturas a emprego e respectivo CV incluído (onde menciona no pdf o email netcabo)…
Simplesmente olho para o ar e digo.. “paciência” e bora lá perder os contactos de candidaturas que fiz e bora la ter problemas por falta de resposta a estado e etc e sujeitar-me a processos e multas.. ?? 

A questão é essa… não é mudar e criar outro email.. isso é fácil.. 


Jorge C
Super User
  • 8791 comentários
  • 18 de junho de 2025

Boa noite a todos,

A NOS refere que, desde 2014, a gestão das contas de email netcabo.pt passou para a Microsoft. No entanto, o domínio necabo.pt continua sob a alçada da NOS, como se comprova pelo redireccionamento para o site nos.pt e pela configuração ativa dos registos SPF e DMARC, que permanecem válidos.

Continua até a disponibilizar no Fórum documentação sobre como configurar e aceder às contas netcabo.pt, o que transmite a ideia de continuidade e funcionalidade do serviço.

Até ao momento, não foi identificado nenhum aviso público, direto ou formal da NOS ou da Microsoft que informasse os utilizadores de:

  • Uma possível descontinuação do serviço por parte da Microsoft;

  • As alterações de autenticação aplicadas em 2025 que impedem o envio de emails devido à ausência de DKIM;

  • A necessidade de migração para outra conta ou serviço de email.

Mesmo que a gestão das contas esteja atualmente nas mãos da Microsoft, a NOS continua a deter o domínio e, por isso, não está alheia à infraestrutura técnica que suporta o serviço.

É também sua responsabilidade garantir que os utilizadores são devidamente informados, especialmente quando existe impacto direto nos serviços. 

Neste contexto, coloco as seguintes questões objetivas: 

  • A NOS foi formalmente informada pela Microsoft da interrupção do serviço ou das alterações de autenticação?

  • Por que motivo os utilizadores não foram notificados atempadamente?

  • Está previsto algum canal de comunicação oficial para este tipo de situações no futuro?

Neste momento, o problema deixou de ser apenas técnico. 

Estamos perante uma clara falha de comunicação que afetou negativamente muitos clientes.

A comunidade merece uma resposta pública e objetiva. 

Obrigado.


Venho por este meio reportar um problema com o envio de emails a partir do meu endereço gameiro.marques@netcabo.pt, que está a ser rejeitado por servidores externos (neste caso, da Microsoft/Outlook) devido a falhas de autenticação DKIM.

A mensagem de erro recebida indica:

vbnet

CopiarEditar

Access denied, sending domain NETCABO.PT doesn't meet the required authentication level. Spf=Pass , Dkim=Fail , DMARC=Pass

Agradecia que pudessem verificar se o domínio netcabo.pt ainda está configurado para suportar DKIM, e se é possível corrigir esta falha para garantir a entrega correta das mensagens.

Com os melhores cumprimentos,
António Gameiro Marques


Jorge C
Super User
  • 8791 comentários
  • 19 de junho de 2025

Boa noite ​@António Gameiro Marques

A questão que coloca está a ser abordada neste outro tópico, sugiro que leia. 

Existe também uma reclamação pública.

Interrupção parcial do serviço de email @netcabo.pp | Portal da Queixa

Obrigado.


M. Manuela
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  • 23 de junho de 2025

Exmos(as). Senhores(as),

 

Na qualidade de empresária em nome individual e titular de uma conta de correio eletrónico associada ao domínio @netcabo.pt, venho por este meio apresentar reclamação formal contra a empresa NOS Comunicações, S.A., na sua qualidade de entidade gestora desse domínio e, por conseguinte, corresponsável pela funcionalidade do serviço associado. 

 

Desde meados de junho de 2025, os endereços com o referido domínio encontram-se inoperacionais para efeitos de envio de mensagens, estando restritos unicamente à receção de correio eletrónico. Este constrangimento tem origem numa falha de validação de autenticação (DKIM), tecnicamente imputada à descoordenação entre a NOS (responsável pelo domínio) e a Microsoft (responsável pela infraestrutura de envio e receção). 

 

Esta situação mantém-se sem resolução há mais de um mês e, o que é mais grave, sem qualquer comunicação prévia ou posterior por parte da NOS aos clientes afetados. Tal omissão é tanto mais censurável quanto está em causa um serviço de comunicações eletrónicas utilizado de forma contínua em contexto profissional, que, no meu caso, constitui canal essencial de contacto com clientes e parceiros comerciais. 

 

Foram enviados vários emails com orçamentos e propostas comerciais que não chegaram ao destino ou não foram reconhecidos quando reencaminhados a partir de contas alternativas (ex.: Gmail), o que causou prejuízos materiais e reputacionais quantificáveis.

 

Nos termos do quadro jurídico aplicável, esta conduta configura violação grave dos deveres legais da prestadora de serviços, nomeadamente:

 

⚖️ Enquadramento Legal:

 

1. Lei n.º 24/96, de 31 de julho (Lei de Defesa do Consumidor):

 

Artigo 4.º, alínea b): Direito à qualidade dos serviços prestados, adequados à finalidade contratada.

 

Artigo 5.º: Direito à informação adequada, clara, objetiva e atempada.

 

Artigo 12.º: Direito à reparação dos danos causados pela deficiente prestação do serviço, incluindo danos patrimoniais e não patrimoniais.

 

2. Lei n.º 16/2022, de 16 de agosto (Lei das Comunicações Eletrónicas):

 

Artigo 113.º, alíneas a), b), d) e n):

 

Direito dos utilizadores finais à continuidade dos serviços;

 

Obrigação da prestadora de assegurar o seu funcionamento regular e previsível;

 

Obrigação de reduzir proporcionalmente os encargos em caso de falhas prolongadas;

 

Dever de informar de forma clara e atempada sempre que haja suspensão, perturbação ou degradação do serviço.

 

Face ao exposto, venho requerer:

 

A imediata resolução do bloqueio do serviço de envio de emails com domínio @netcabo.pt, mediante coordenação técnica com a Microsoft e o restabelecimento integral da funcionalidade contratada;

 

A divulgação pública de uma explicação oficial quanto à origem, natureza e duração prevista da falha, bem como das diligências técnicas em curso;

 

A compensação pelos prejuízos efetivamente sofridos, nos termos legais aplicáveis e conforme os princípios da responsabilidade civil contratual;

 

O acompanhamento desta situação por parte da ANACOM, enquanto entidade reguladora do setor, a quem deverá ser igualmente transmitido o presente relato para efeitos de supervisão e eventual sancionamento.

 

Permanece inaceitável que um serviço desta natureza esteja, há mais de um mês, com uma funcionalidade essencial, o envio, totalmente inoperacional, sem qualquer comunicação por parte da entidade responsável, numa manifesta violação do princípio da boa-fé contratual e dos direitos dos utilizadores.

 

Fico a aguardar resposta, com caráter de urgência, nos termos da lei. 

 


Mário P.
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  • 23 de junho de 2025

Boa noite, ​@M. Manuela 

A NOS deixou de ser responsável pela gestão e pelas contas de email Netcabo e ZONMail, desde 2014. Estas contas de email foram integradas na Microsoft/Outlook, pelo que a NOS é alheia a problemas do seu funcionamento.

Obrigado, 


M. Manuela
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  • 4 comentários
  • 24 de junho de 2025

Exmos(as). Senhores(as), 

 

Desde meados de junho de 2025, os utilizadores de contas de email com o domínio @netcabo.pt estão impossibilitados de enviar mensagens, mantendo-se apenas a capacidade de receção.

 

Esta situação persiste até à data sem qualquer notificação prévia ou posterior por parte da NOS, afetando gravemente a continuidade do serviço, sobretudo para quem utiliza estas contas em contexto profissional. 

 

No Fórum NOS, a única referência à falha surge num comentário do ​@João H. que afirma:

Estamos a acompanhar a situação em colaboração com a Microsoft para agilizar a sua resolução.

 

Esta posição merece ser analisada criticamente. 

  1. A NOS é a legítima titular do domínio @netcabo.pt, conforme demonstrado pelo registo DNS e pelo redirecionamento ativo do domínio para o seu website (nos.pt). 

  2. A falha verificada deve-se, segundo análise técnica, à ausência ou falha na configuração do registo DKIM no domínio, elemento essencial para validação de envio. A gestão deste registo é feita ao nível do domínio e é responsabilidade direta da NOS. 

  3. A alegação de que a NOS é “alheia” ao funcionamento do serviço é contradita pela própria afirmação de que está “a acompanhar a situação em colaboração com a Microsoft”, o que, por si só, confirma o envolvimento da NOS e a sua corresponsabilidade técnica. 

  4. Não foi apresentada qualquer solução concreta, nem prazos, nem meios de contacto dedicados para os clientes afetados. 

  5. Esta omissão representa uma violação do dever de informação, da boa-fé contratual e dos direitos básicos dos consumidores e utilizadores finais. 

 

Adicionalmente, importa referir que, ainda recentemente, a NOS continuava a prestar indicações técnicas sobre as configurações do servidor de envio para as contas @netcabo.pt, conforme comunicado pelo colaborador ​@Mário P.  no Fórum NOS. 

 

Este facto demonstra que a NOS continua a manter uma ligação ativa e suporte técnico relativamente às contas @netcabo.pt, reforçando a sua responsabilidade perante os clientes e a necessidade de atuação eficaz na resolução da falha em curso. 

 

A NOS não pode invocar uma delegação técnica de 2014 como forma de se desresponsabilizar por uma infraestrutura cuja titularidade mantém até hoje, e cuja falha está claramente relacionada com a sua gestão de domínio. 

 

A omissão de comunicação e a ausência de solução, mais de um mês após o início da falha, compromete gravemente os direitos dos consumidores, especialmente no contexto profissional.  

 

Aguardo resolução urgente e resposta por escrito, nos termos legais.

 

Com os melhores cumprimentos,

M. Manuela


Mário P.
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  • Gestor da comunidade
  • 30917 comentários
  • 24 de junho de 2025

Boa noite, ​@M. Manuela 

Movemos os comentários para o tópico onde o tema já é abordado como, também, esclarecido. 
Não obstante, de estarmos a verificar a situação com a Microsoft não implica que a responsabilidade seja da NOS, por que como referimos e reiteramos o serviço foi descontinuado. 
Muito obrigado, 


Jorge C
Super User
  • 8791 comentários
  • 24 de junho de 2025

Boa tarde a todos, 

Gostaria de deixar uma nota relativamente à situação reportada pela utilizadora ​@M. Manuela que descreve com grande clareza e fundamentação técnico-legal os constrangimentos que os utilizadores do domínio @netcabo.pt enfrentam desde meados de junho de 2025.

📌 Tendo em conta os vários testemunhos recentes de outros utilizadores afetados e considerando que a NOS já confirmou estar a acompanhar o tema em articulação com a MICROSOFT, entendo que este tipo de situações deve ser mantido no tópico central:

❌ Não me parece adequado mover estes relatos para tópicos sobre a descontinuação genérica do serviço, que não refletem corretamente a natureza desta falha em particular.

📂 Esta fragmentação dificulta o acompanhamento por parte da comunidade, além de dispersar contributos úteis.

✅ Por isso, sugiro que os comentários recentes relacionados com as falhas no envio de emails através de contas @netcabo.p sejam reunidos no tópico técnico apropriado, permitindo assim uma resposta mais clara, objetiva e organizada por parte da NOS.

Obrigado.


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