Skip to main content

O eSIM (Embedded SIM ou SIM embutido) é a evolução dos cartões SIM físicos em que o cartão deixa de vir no seu formato normal e passa a estar embutido (de fábrica) no equipamento. Isto permite-lhe ativar um plano móvel, sem que seja necessário inserir o cartão físico na ranhura do telemóvel. 😎

Vantagens do eSIM

O eSIM permite ativar um tarifário móvel em equipamentos como smartphones e smartwatches sem necessidade de inserir um cartão físico.

O eSIM pode ser utilizado como um segundo cartão SIM, num único equipamento, permitindo:

  • Ter um número pessoal e outro profissional;
  • Adicionar um tarifário de dados secundário;
  • Ter um número temporário;
  • Facilita o processo de portabilidade, uma vez que não requer mudança de cartões físicos quando existe alteração do Operador;
  • Protege o equipamento e reduz o risco de avarias por abertura do slot para o cartão;
  • Elimina o risco de avarias com o cartão físico;

 

Como aderir ao eSIM

Para aderir ao eSim necessita apenas de ter um equipamento compatível com a tacnoloia eSim. Consulte a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM. 😉

Pode aderir ao eSIM através da loja da NOS e da loja online, ou peça um cartão eSIM diretamente no site da NOS. Saiba como:

  1. Aceda ao Site NOS e selecione a opção “Pedir cartão grátis”;

     

     

  2. Preencha o formulário e selecione “Enviar Pedido”;

     

     

O pedido de 2.ª via de um cartão em formato eSim apenas é possível na loja física.

Consulte em detalhe todas as condições de adesão ao Cartão eSIM.

 

Como ativar o eSIM

Para ativar o seu eSIM é necessária uma ligação à internet. Ligue-se a uma rede Wi-Fi e, de seguida, siga os passos para o seu equipamento:

  • Samsung
    1. No menu “Definições”, selecione “Ligações”;

       

    2. Escolha “Gestor de cartão SIM”;

       

    3. De seguida, selecione “Adicionar plano móvel”;

       

    4. Aguarde a adição do plano móvel;

       

    5. Se não detectar o plano, selecione “Digitalizar código QR do operador”;

       

    6. Escolha “Adicionar e utilizar agora”;

       

    7. Insira o seu PIN;

       

    8. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • Huawey
    1. Aceda às definições e selecione “Rede Móvel”;

       

    2. De seguida, escolha “Gestão dos SIM”;

       

    3. Selecione “Adicionar eSIM”;

       

    4. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

       

    5. Aguarde enquanto a transferência do eSIM é concluída;

       

    6. Selecione “Adicionar este eSIM”;

       

    7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • iPhone
    1. Aceda às definições e selecione “Rede Móvel”;

       

    2. Escolha “Plano móvel”;

       

    3. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

       

    4. Selecione “Adicionar plano móvel”;

       

    5. Selecione “SIM digital” para o desbloquear;

       

    6. Insira o seu PIN;

       

    7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • iPad
    1. Aceda às definições e, de seguida, em “Dados Móveis”, selecione “Outra”;

       

    2. Faça o Scan do QR code do cartão eSIM;

       

    3. Selecione “Plano móvel”;

       

    4. Insira o seu PIN do SIM;

       

    5. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

Equipamentos compatíveis

Os fabricantes começam a disponibilizar o eSIM em equipamentos como os Smartphones e Smartwatches.
A NOS disponibiliza a ativação do eSIM por leitura de QR Code e os equipamentos disponíveis com o serviço eSIM que têm essa forma de associação e já confirmados pela NOS são:

Smartphones

  • Apple
  • iPhone SE (2020)
  • iPhone SE (2022)
  • iPhone XS
  • iPhone XS Max
  • iPhone XR
  • iPhone 11
  • iPhone 11Pro
  • iPhone 11Pro Max
  • iPhone 12
  • iPhone 12mini
  • iPhone 12Pro
  • iPhone 12 Pro Max
  • iPhone 13
  • iPhone 13mini
  • iPhone 13Pro
  • iPhone 13 Pro Max
  • iPhone 14
  • iPhone 14 Pro
  • iPhone 14 Pro Max 
  • iPhone 14 Plus
  • Samsung
  • Galaxy Z Flip
  • Galaxy Z Flip 3 5G
  • Galaxy Z Flip 4
  • Galaxy Fold
  • Galaxy Fold 2
  • Galaxy Fold 3 5G
  • Galaxy Z Fold 4
  • Galaxy Note 20
  • Note 20 5G
  • Note 20 Ultra
  • Galaxy S20 4G
  • Galaxy S20 5G
  • Galaxy S20 Ultra 5G
  • Galaxy S20 Plus 4G
  • Galaxy S20 Plus 5G
  • Galaxy S21 5G
  • Galaxy S21 Ultra 5G
  • Galaxy S21 Plus 5G
  • Galaxy S22 5G 
  • Galaxy S22 Ultra 5G
  • Galaxy S22 Plus 5G
  • Galaxy S23 5G
  • Galaxy S23 Plus 5G
  • Galaxy S23 Ultra 5G
  • Google
  • Pixel 2 (not dual SIM)
  • Pixel 2 XL
  • Pixel 3
  • Pixel 3 XL
  • Pixel 3a
  • Pixel 3a XL
  • Pixel 4
  • Pixel 4a
  • Pixel 4a (5G)
  • Pixel 4 XL
  • Pixel 5
  • Pixel 5a
  • Pixel 5a (5G)
  • Pixel 6
  •  Pixel 6a
  • Pixel 6 Pro
  • Pixel 7
  • Pixel 7 Pro
  • Huawei
  • P40
  • P40 Pro
  • P50 Pro
  • Mate 40 Pro
  • Mate 30
  • Mate 30 5G
  • Mate 30 Pro 5G
  • Mate 30 RS Porsche
  • Mate 40
  • Mate 40 Pro
  • Mate 40 Pro+
  • Oppo
  • Motorola Razr 2019
  • Nuu Mobile X5
  • Gemini PDA
  • Rakuten Mini
  • Oppo Find X3 Pro
  • Oppo Reno 5A
  • Oppo Reno6
  • Oppo Pro 5G
  • Oppo Find X5
  • Oppo Find X5 Pro
  • Oppo Reno 6 Pro
  • Xiaomi

12T Pro

 

Tablets

  • Apple
  • iPad
  • iPad Air
  • iPad mini (superiores a 2019)
  • iPad Pro 11
  • iPad Pro 12.9
  • iPad Pro 12.9 (2018)​​

 

Smartwatch

  • Apple

Watch SE

Watch SE 2

Watch Series 3

Watch Series 4

Watch Series 5

Watch Series 6

Watch Series 7

Watch Series 8

Watch Ultra​​​​​​

  • Samsung

Galaxy Watch

Galaxy  Watch 3

Galaxy  Watch 4

Galaxy  Watch 5

Galaxy Watch Active 2

Galaxy Watch Active4

  • Huawei

Watch 2

Watch GT 2

Watch 3

 

Ficou com dúvidas sobre o eSIM na NOS? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

  1. Em que lojas está disponível o serviço eSIM?

    O eSIM está disponível em todas as lojas da NOS do Continente, Madeira, Açores e online, condicionado à disponibilidade de stock em cada Loja.

  2. Posso utilizar o eSIM se tiver só um número no meu telemóvel?

    Sim, pode utilizar um eSIM como o seu único tarifário móvel, desde que tenha um equipamento com esta tecnologia.

  3. Posso usar vários eSIMs em simultâneo?

    No caso dos modelos de smartphone disponíveis em Portugal, é possível associar mais do que um eSIM, mas só um pode estar ativo de cada vez. É possível alternar entre os eSIM associados através do menu do telemóvel.

  4. Posso usar o eSIM só para cartões de dados?

    Sim, é possível usar um eSIM apenas com plano de dados móveis.

  5. Posso usar o eSIM e o cartão físico com serviços de operadoras diferentes?

    Sim, desde que o equipamento esteja desbloqueado. O eSIM só pode ser utilizado com o plano de uma operadora que já disponibilize o serviço eSIM.

  6. Posso utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) mais do que 1 vez?

    Sim, Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.

  7. Como escolho o n.º pré-definido para as chamadas e para dados?

    É possível definir qual o nº pré-definido para comunicações de voz e sms, bem como para utilização de Dados móveis, através do menu do telemóvel.

  8. Como faço a portabilidade de um n.º que usa eSIM?

    A portabilidade de números é efetuada da mesma forma quer para cartões SIM físicos quer para cartões eSIM. Não é o cartão SIM que sofre portabilidade mas sim a numeração associada. Consulte aqui mais informações acerca do processo de portabilidade.

  9. Onde posso encontrar mais informação acerca do eSIM e manter-me a par das novidades sobre este serviço?

    Nesta página do site NOS e nas páginas de suporte dos fabricantes, a informação mantem-se atualizada sobre novos equipamentos que venham a disponibilizar esta tecnologia. Por exemplo, nesta página de suporte da Apple é possível encontrar toda a informação necessária acerca do eSIM.

  10. Quais os equipamentos disponíveis com tecnologia eSIM?

    Consulte aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.

  1. Como posso trocar o eSIM para outro equiapamento?

    Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.

     


Conheça, também, o serviço Smart Number da NOS (MultiSIM) permite usufruir do seu número de telemóvel e das capacidades do mesmo em outros dispositivos, nomeadamente em smartwatch em: 

 

https://forum.nos.pt/telemovel-nos-24/o-smart-number-chegou-a-nos-21654

 


Consulta aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.

Errado. O Apple Watch não tem nenhuma versão para SIM físico.
Tem razão, erro meu!


No entanto, julgo que as vantagens de ter um iPhone dual sim são grandes, não obstante o facto de poder ser alargado ao Apple Watch!
Certo.
Boa tarde.


Desde que foi lançado, estou a usar um eSim no meu iPhone XS com o número da empresa.


Funciona tudo ok, mas tenho reparado numa situação que me trás um problema.


Eu tenho o meu número pessoal no Sim físico representado como “P” e no eSim o número da empresa representado como “E”, ora o problema é que em todas as chamadas que recebo o símbolo que aparece é sempre o “P”, como se a pessoa do outro lado tivesse ligado para o meu numero Pessoal e já confirmei esta situação e não, as pessoas ligam para o numero da empresa “E” mas no meu visor aparece sempre “P”





Onde a situação torna-se problemática é quando tenho uma chamada não atendida de um número que não tenho nos meus contactos, não consigo saber com que número devo responder a essa mesma chamada.





Na imagem em anexo, são as minhas chamadas perdidas, como podem ver nenhuma delas está com o símbolo de “E” no entanto, confirmei que todas elas foram efectuadas para o meu número profissional.


Parece que o eSim, está a reencaminhar as chamadas para o número principal.





Ajudinha SFF





Obrigado
Experimenta limpar os reencaminhamentos. Escolhe o eSIM para fazer uma chamada e marca ##002#, depois a tecla de chamada.
Boa tarde @Panfleto


Se as etiquetas de cada número estão corretamente configuradas, julgo que só poderá ser problema de reencaminhamento... verifique isso no numero da empresa! Pode tratar-se, eventualmente, de um bug no telemóvel! No meu, está tudo a funcionar bem!!!
Experimenta limpar os reencaminhamentos. Escolhe o eSIM para fazer uma chamada e marca ##002#, depois a tecla de chamada.





Obrigado @Oscar7, resolveu a situação!!





Obrigado
Olá a todos,





Temos excelente novidades. Agora, também é possível utilizar o eSIM da NOS nos seguintes equipamentos:




  • iPad Pro 11 polegadas

  • iPad Pro 12.9 polegadas (2018)

  • iPad mini (2019)

  • iPad Air (2019)


Olá a todos,





Temos excelente novidades. Agora, também é possível utilizar o eSIM da NOS nos seguintes equipamentos:




  • iPad Pro 11 polegadas

  • iPad Pro 12.9 polegadas (2018)

  • iPad mini (2019)

  • iPad Air (2019)







Está quase o apple watch!!! 🆒
boa tarde, tenho um tarifário livre da nos, e utilizo o esim no iPhone XS. Gostaria de alterar para um tarifário wtf, e queria saber se ao alterar para wtf posso usufruir na mesma do esim.


Obrigado
Bem-vindo ao Fórum NOS, @Jnunosp.





Sim, os clientes WTF também podem aderir ao eSIM.





Movemos o seu comentário para um tópico mais antigo, onde pode encontrar toda a informação sobre o eSIM. Desta forma, garantimos que os utilizadores encontram facilmente a informação que procuram. 🙂
Muito giro mas ... Se o telemóvel avaria ou momentaneamente ficamos sem bateria como se transfere o eSim para outro uma vez que não há cartão fisico?
se quiseres mudar de telemovel e esse mesmo equipamento tiver a leitura eSIM tens de pedir uma segunda via do um voucher. Caso o teu outro equipamento não leia eSIM tens de pedir uma segunda via do cartão(fisico),
Obrigado pela resposta, e para alterar para um tarifário wtf, tenho que pedir uma segunda via do esim, ou basta simplesmente mudar de tarifário e manter o mesmo esim memorizado no iPhone?
Obrigado pela resposta, e para alterar para um tarifário wtf, tenho que pedir uma segunda via do esim, ou basta simplesmente mudar de tarifário e manter o mesmo esim memorizado no iPhone?





Não, se quiseres alterar o tarifario e já tens o eSIM não tens de pedir um outro código. É exatamente como um cartão SIM dito "normal" deve ser só atribuir a alteração do tarifario ao número de telemovel.
Novidades sobre a extensão do eSim ao Apple Watch?
Bom dia,





Tenho cartao twin neste momento, é possível fazer segunda via do cartao twin do meu cartao,com e-sim e sim normal?





Obrigado.
Boa tarde,





Também é possível aderir ao serviço eSIM com um tarifário WTF?
Olá a todos,





@JVS de momento não temos novidades. Caso existam, divulgamos neste tópico. 🙂





@Ps82 neste momento não é possível ativar um eSIM em cartões twin.





@André Lago sim, é possível. 🙂
Bom dia. Será que já é possível usar o eSIM no telemóvel da Huawei P10 LITE?





Obrigado.
Bem-vindo ao Fórum NOS @CARLOSB, :D





A NOS procura novas ofertas de equipamentos com eSIM junto dos fabricantes, no entanto de momento não temos novidades. Caso existam divulgaremos nos canais habituais.





O tópico que criou já existe no Fórum. Por isso, associámos os posts ao tópico mais antigo e que também tem resposta à sua pergunta. Assim, garantimos a boa organização da comunidade. 🆒
Na semana passada efetuei uma chamada para a linha de apoio NOS a questionar se no Leiria Shopping já estaria disponível o eSIM.





Ao telefone a pessoa da NOS garantiu-me que sim, estaria a esta data disponível em todo o país. Tirei senha e fui atendido, mas ao questionar o colaborador desconhecia tal e também não tinham nem tiveram até à data nenhuma informação sobre o eSIM.
Olá @dj_edob, 🙂





Lamentamos a informação incorrecta que lhe foi dada. 😞





Reforçamos que de momento as lojas que disponibilizam o eSIM são as Lojas NOS:




  • Braga Parque

  • NorteShopping

  • Avenida da Boavista

  • Fórum Coimbra

  • Colombo

  • Avenida da República

  • Fórum Algarve

  • MadeiraShopping

  • La Vie Funchal

  • Parque Atlântico



Esperamos em breve disponibilizar o eSIM em todas as Lojas NOS.


Assim, que existam novidades iremos divulgar no site NOS e neste tópico.
Boa noite, precisa de ajuda neste sentido, fui informado ou corrido como entenderem... pessimo serviço by the way que a activacao podia ser feita em casa através da app. Explico melhor, dirigi-me á loja com a ideia de o fazer lá mas disseram me que era fácil e podia ser feito em casa. Agora o meu problema, tenho um nr empresa com sim fisico, claro está noutro telefone e gostava de usar esse nr no meu telefone xs max. Como poderei eu fazê-lo em casa sem o voucher? Obrigado a todos
@Vera Moutinho chegaste ativar o QRCode do eSIM? É que o voucher só pode ser utilizado uma vez, ou seja tens de ir pedir outro. Mas a loja ajuda a fazer, tanto que para adquirires o eSIM tens de levar o telemovel compativel .





Podes consultar o tópico este tópico: https://forum.nos.pt/novidades-16/esim-ja-disponivel-na-nos-11717

Comentário