O eSIM (Embedded SIM ou SIM embutido) é a evolução dos cartões SIM físicos em que o cartão deixa de vir no seu formato normal e passa a estar embutido (de fábrica) no equipamento. Isto permite-lhe ativar um plano móvel, sem que seja necessário inserir o cartão físico na ranhura do telemóvel.
Vantagens do eSIM
O eSIM permite ativar um tarifário móvel em equipamentos como smartphones e smartwatches sem necessidade de inserir um cartão físico.
O eSIM pode ser utilizado como um segundo cartão SIM, num único equipamento, permitindo:
- Ter um número pessoal e outro profissional;
- Adicionar um tarifário de dados secundário;
- Ter um número temporário;
- Facilita o processo de portabilidade, uma vez que não requer mudança de cartões físicos quando existe alteração do Operador;
- Protege o equipamento e reduz o risco de avarias por abertura do slot para o cartão;
- Elimina o risco de avarias com o cartão físico;
Como aderir ao eSIM
Para aderir ao eSim necessita apenas de ter um equipamento compatível com a tacnoloia eSim. Consulte a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.
Pode aderir ao eSIM através da loja da NOS e da loja online, ou peça um cartão eSIM diretamente no site da NOS. Saiba como:
- Aceda ao Site NOS e selecione a opção “Pedir cartão grátis”;
- Preencha o formulário e selecione “Enviar Pedido”;
O pedido de 2.ª via de um cartão em formato eSim apenas é possível na loja física.
Consulte em detalhe todas as condições de adesão ao Cartão eSIM.
Como ativar o eSIM
Para ativar o seu eSIM é necessária uma ligação à internet. Ligue-se a uma rede Wi-Fi e, de seguida, siga os passos para o seu equipamento:
- Samsung
- No menu “Definições”, selecione “Ligações”;
- Escolha “Gestor de cartão SIM”;
-
De seguida, selecione “Adicionar plano móvel”;
-
Aguarde a adição do plano móvel;
-
Se não detectar o plano, selecione “Digitalizar código QR do operador”;
-
Escolha “Adicionar e utilizar agora”;
-
Insira o seu PIN;
-
O seu cartão foi adicionado com sucesso;
- No menu “Definições”, selecione “Ligações”;
- Huawey
- Aceda às definições e selecione “Rede Móvel”;
- De seguida, escolha “Gestão dos SIM”;
- Selecione “Adicionar eSIM”;
- Faça o scan do QR code do cartão eSIM;
- Aguarde enquanto a transferência do eSIM é concluída;
- Selecione “Adicionar este eSIM”;
- O seu cartão foi adicionado com sucesso;
- Aceda às definições e selecione “Rede Móvel”;
- iPhone
- Aceda às definições e selecione “Rede Móvel”;
- Escolha “Plano móvel”;
- Faça o scan do QR code do cartão eSIM;
- Selecione “Adicionar plano móvel”;
- Selecione “SIM digital” para o desbloquear;
- Insira o seu PIN;
- O seu cartão foi adicionado com sucesso;
- Aceda às definições e selecione “Rede Móvel”;
- iPad
- Aceda às definições e, de seguida, em “Dados Móveis”, selecione “Outra”;
- Faça o Scan do QR code do cartão eSIM;
- Selecione “Plano móvel”;
- Insira o seu PIN do SIM;
- O seu cartão foi adicionado com sucesso;
- Aceda às definições e, de seguida, em “Dados Móveis”, selecione “Outra”;
Equipamentos compatíveis
Os fabricantes começam a disponibilizar o eSIM em equipamentos como os Smartphones e Smartwatches.
A NOS disponibiliza a ativação do eSIM por leitura de QR Code e os equipamentos disponíveis com o serviço eSIM que têm essa forma de associação e já confirmados pela NOS são:
Smartphones
- Apple
- iPhone SE (2020)
- iPhone SE (2022)
- iPhone XS
- iPhone XS Max
- iPhone XR
- iPhone 11
- iPhone 11Pro
- iPhone 11Pro Max
- iPhone 12
- iPhone 12mini
- iPhone 12Pro
- iPhone 12 Pro Max
- iPhone 13
- iPhone 13mini
- iPhone 13Pro
- iPhone 13 Pro Max
- iPhone 14
- iPhone 14 Pro
- iPhone 14 Pro Max
- iPhone 14 Plus
- Samsung
- Galaxy Z Flip
- Galaxy Z Flip 3 5G
- Galaxy Z Flip 4
- Galaxy Fold
- Galaxy Fold 2
- Galaxy Fold 3 5G
- Galaxy Z Fold 4
- Galaxy Note 20
- Note 20 5G
- Note 20 Ultra
- Galaxy S20 4G
- Galaxy S20 5G
- Galaxy S20 Ultra 5G
- Galaxy S20 Plus 4G
- Galaxy S20 Plus 5G
- Galaxy S21 5G
- Galaxy S21 Ultra 5G
- Galaxy S21 Plus 5G
- Galaxy S22 5G
- Galaxy S22 Ultra 5G
- Galaxy S22 Plus 5G
- Galaxy S23 5G
- Galaxy S23 Plus 5G
- Galaxy S23 Ultra 5G
- Pixel 2 (not dual SIM)
- Pixel 2 XL
- Pixel 3
- Pixel 3 XL
- Pixel 3a
- Pixel 3a XL
- Pixel 4
- Pixel 4a
- Pixel 4a (5G)
- Pixel 4 XL
- Pixel 5
- Pixel 5a
- Pixel 5a (5G)
- Pixel 6
- Pixel 6a
- Pixel 6 Pro
- Pixel 7
- Pixel 7 Pro
- Huawei
- P40
- P40 Pro
- P50 Pro
- Mate 40 Pro
- Mate 30
- Mate 30 5G
- Mate 30 Pro 5G
- Mate 30 RS Porsche
- Mate 40
- Mate 40 Pro
- Mate 40 Pro+
- Oppo
- Motorola Razr 2019
- Nuu Mobile X5
- Gemini PDA
- Rakuten Mini
- Oppo Find X3 Pro
- Oppo Reno 5A
- Oppo Reno6
- Oppo Pro 5G
- Oppo Find X5
- Oppo Find X5 Pro
- Oppo Reno 6 Pro
- Xiaomi
12T Pro
Tablets
- Apple
- iPad
- iPad Air
- iPad mini (superiores a 2019)
- iPad Pro 11
- iPad Pro 12.9
- iPad Pro 12.9 (2018)
Smartwatch
- Apple
Watch SE
Watch SE 2
Watch Series 3
Watch Series 4
Watch Series 5
Watch Series 6
Watch Series 7
Watch Series 8
Watch Ultra
- Samsung
Galaxy Watch
Galaxy Watch 3
Galaxy Watch 4
Galaxy Watch 5
Galaxy Watch Active 2
Galaxy Watch Active4
- Huawei
Watch 2
Watch GT 2
Watch 3
Ficou com dúvidas sobre o eSIM na NOS? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:
- Em que lojas está disponível o serviço eSIM?
O eSIM está disponível em todas as lojas da NOS do Continente, Madeira, Açores e online, condicionado à disponibilidade de stock em cada Loja.
- Posso utilizar o eSIM se tiver só um número no meu telemóvel?
Sim, pode utilizar um eSIM como o seu único tarifário móvel, desde que tenha um equipamento com esta tecnologia.
- Posso usar vários eSIMs em simultâneo?
No caso dos modelos de smartphone disponíveis em Portugal, é possível associar mais do que um eSIM, mas só um pode estar ativo de cada vez. É possível alternar entre os eSIM associados através do menu do telemóvel.
- Posso usar o eSIM só para cartões de dados?
Sim, é possível usar um eSIM apenas com plano de dados móveis.
- Posso usar o eSIM e o cartão físico com serviços de operadoras diferentes?
Sim, desde que o equipamento esteja desbloqueado. O eSIM só pode ser utilizado com o plano de uma operadora que já disponibilize o serviço eSIM.
- Posso utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) mais do que 1 vez?
Sim, Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.
- Como escolho o n.º pré-definido para as chamadas e para dados?
É possível definir qual o nº pré-definido para comunicações de voz e sms, bem como para utilização de Dados móveis, através do menu do telemóvel.
- Como faço a portabilidade de um n.º que usa eSIM?
A portabilidade de números é efetuada da mesma forma quer para cartões SIM físicos quer para cartões eSIM. Não é o cartão SIM que sofre portabilidade mas sim a numeração associada. Consulte aqui mais informações acerca do processo de portabilidade.
- Onde posso encontrar mais informação acerca do eSIM e manter-me a par das novidades sobre este serviço?
Nesta página do site NOS e nas páginas de suporte dos fabricantes, a informação mantem-se atualizada sobre novos equipamentos que venham a disponibilizar esta tecnologia. Por exemplo, nesta página de suporte da Apple é possível encontrar toda a informação necessária acerca do eSIM.
- Quais os equipamentos disponíveis com tecnologia eSIM?
Consulte aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.
- Como posso trocar o eSIM para outro equiapamento?
Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.
Conheça, também, o serviço Smart Number da NOS (MultiSIM) permite usufruir do seu número de telemóvel e das capacidades do mesmo em outros dispositivos, nomeadamente em smartwatch em:
Consulta aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.