Skip to main content

O eSIM (Embedded SIM ou SIM embutido) é a evolução dos cartões SIM físicos em que o cartão deixa de vir no seu formato normal e passa a estar embutido (de fábrica) no equipamento. Isto permite-lhe ativar um plano móvel, sem que seja necessário inserir o cartão físico na ranhura do telemóvel. 😎

Vantagens do eSIM

O eSIM permite ativar um tarifário móvel em equipamentos como smartphones e smartwatches sem necessidade de inserir um cartão físico.

O eSIM pode ser utilizado como um segundo cartão SIM, num único equipamento, permitindo:

  • Ter um número pessoal e outro profissional;
  • Adicionar um tarifário de dados secundário;
  • Ter um número temporário;
  • Facilita o processo de portabilidade, uma vez que não requer mudança de cartões físicos quando existe alteração do Operador;
  • Protege o equipamento e reduz o risco de avarias por abertura do slot para o cartão;
  • Elimina o risco de avarias com o cartão físico;

 

Como aderir ao eSIM

Para aderir ao eSim necessita apenas de ter um equipamento compatível com a tacnoloia eSim. Consulte a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM. 😉

Pode aderir ao eSIM através da loja da NOS e da loja online, ou peça um cartão eSIM diretamente no site da NOS. Saiba como:

  1. Aceda ao Site NOS e selecione a opção “Pedir cartão grátis”;

     

     

  2. Preencha o formulário e selecione “Enviar Pedido”;

     

     

O pedido de 2.ª via de um cartão em formato eSim apenas é possível na loja física.

Consulte em detalhe todas as condições de adesão ao Cartão eSIM.

 

Como ativar o eSIM

Para ativar o seu eSIM é necessária uma ligação à internet. Ligue-se a uma rede Wi-Fi e, de seguida, siga os passos para o seu equipamento:

  • Samsung
    1. No menu “Definições”, selecione “Ligações”;

       

    2. Escolha “Gestor de cartão SIM”;

       

    3. De seguida, selecione “Adicionar plano móvel”;

       

    4. Aguarde a adição do plano móvel;

       

    5. Se não detectar o plano, selecione “Digitalizar código QR do operador”;

       

    6. Escolha “Adicionar e utilizar agora”;

       

    7. Insira o seu PIN;

       

    8. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • Huawey
    1. Aceda às definições e selecione “Rede Móvel”;

       

    2. De seguida, escolha “Gestão dos SIM”;

       

    3. Selecione “Adicionar eSIM”;

       

    4. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

       

    5. Aguarde enquanto a transferência do eSIM é concluída;

       

    6. Selecione “Adicionar este eSIM”;

       

    7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • iPhone
    1. Aceda às definições e selecione “Rede Móvel”;

       

    2. Escolha “Plano móvel”;

       

    3. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

       

    4. Selecione “Adicionar plano móvel”;

       

    5. Selecione “SIM digital” para o desbloquear;

       

    6. Insira o seu PIN;

       

    7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • iPad
    1. Aceda às definições e, de seguida, em “Dados Móveis”, selecione “Outra”;

       

    2. Faça o Scan do QR code do cartão eSIM;

       

    3. Selecione “Plano móvel”;

       

    4. Insira o seu PIN do SIM;

       

    5. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

Equipamentos compatíveis

Os fabricantes começam a disponibilizar o eSIM em equipamentos como os Smartphones e Smartwatches.
A NOS disponibiliza a ativação do eSIM por leitura de QR Code e os equipamentos disponíveis com o serviço eSIM que têm essa forma de associação e já confirmados pela NOS são:

Smartphones

  • Apple
  • iPhone SE (2020)
  • iPhone SE (2022)
  • iPhone XS
  • iPhone XS Max
  • iPhone XR
  • iPhone 11
  • iPhone 11Pro
  • iPhone 11Pro Max
  • iPhone 12
  • iPhone 12mini
  • iPhone 12Pro
  • iPhone 12 Pro Max
  • iPhone 13
  • iPhone 13mini
  • iPhone 13Pro
  • iPhone 13 Pro Max
  • iPhone 14
  • iPhone 14 Pro
  • iPhone 14 Pro Max 
  • iPhone 14 Plus
  • Samsung
  • Galaxy Z Flip
  • Galaxy Z Flip 3 5G
  • Galaxy Z Flip 4
  • Galaxy Fold
  • Galaxy Fold 2
  • Galaxy Fold 3 5G
  • Galaxy Z Fold 4
  • Galaxy Note 20
  • Note 20 5G
  • Note 20 Ultra
  • Galaxy S20 4G
  • Galaxy S20 5G
  • Galaxy S20 Ultra 5G
  • Galaxy S20 Plus 4G
  • Galaxy S20 Plus 5G
  • Galaxy S21 5G
  • Galaxy S21 Ultra 5G
  • Galaxy S21 Plus 5G
  • Galaxy S22 5G 
  • Galaxy S22 Ultra 5G
  • Galaxy S22 Plus 5G
  • Galaxy S23 5G
  • Galaxy S23 Plus 5G
  • Galaxy S23 Ultra 5G
  • Google
  • Pixel 2 (not dual SIM)
  • Pixel 2 XL
  • Pixel 3
  • Pixel 3 XL
  • Pixel 3a
  • Pixel 3a XL
  • Pixel 4
  • Pixel 4a
  • Pixel 4a (5G)
  • Pixel 4 XL
  • Pixel 5
  • Pixel 5a
  • Pixel 5a (5G)
  • Pixel 6
  •  Pixel 6a
  • Pixel 6 Pro
  • Pixel 7
  • Pixel 7 Pro
  • Huawei
  • P40
  • P40 Pro
  • P50 Pro
  • Mate 40 Pro
  • Mate 30
  • Mate 30 5G
  • Mate 30 Pro 5G
  • Mate 30 RS Porsche
  • Mate 40
  • Mate 40 Pro
  • Mate 40 Pro+
  • Oppo
  • Motorola Razr 2019
  • Nuu Mobile X5
  • Gemini PDA
  • Rakuten Mini
  • Oppo Find X3 Pro
  • Oppo Reno 5A
  • Oppo Reno6
  • Oppo Pro 5G
  • Oppo Find X5
  • Oppo Find X5 Pro
  • Oppo Reno 6 Pro
  • Xiaomi

12T Pro

 

Tablets

  • Apple
  • iPad
  • iPad Air
  • iPad mini (superiores a 2019)
  • iPad Pro 11
  • iPad Pro 12.9
  • iPad Pro 12.9 (2018)​​

 

Smartwatch

  • Apple

Watch SE

Watch SE 2

Watch Series 3

Watch Series 4

Watch Series 5

Watch Series 6

Watch Series 7

Watch Series 8

Watch Ultra​​​​​​

  • Samsung

Galaxy Watch

Galaxy  Watch 3

Galaxy  Watch 4

Galaxy  Watch 5

Galaxy Watch Active 2

Galaxy Watch Active4

  • Huawei

Watch 2

Watch GT 2

Watch 3

 

Ficou com dúvidas sobre o eSIM na NOS? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

  1. Em que lojas está disponível o serviço eSIM?

    O eSIM está disponível em todas as lojas da NOS do Continente, Madeira, Açores e online, condicionado à disponibilidade de stock em cada Loja.

  2. Posso utilizar o eSIM se tiver só um número no meu telemóvel?

    Sim, pode utilizar um eSIM como o seu único tarifário móvel, desde que tenha um equipamento com esta tecnologia.

  3. Posso usar vários eSIMs em simultâneo?

    No caso dos modelos de smartphone disponíveis em Portugal, é possível associar mais do que um eSIM, mas só um pode estar ativo de cada vez. É possível alternar entre os eSIM associados através do menu do telemóvel.

  4. Posso usar o eSIM só para cartões de dados?

    Sim, é possível usar um eSIM apenas com plano de dados móveis.

  5. Posso usar o eSIM e o cartão físico com serviços de operadoras diferentes?

    Sim, desde que o equipamento esteja desbloqueado. O eSIM só pode ser utilizado com o plano de uma operadora que já disponibilize o serviço eSIM.

  6. Posso utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) mais do que 1 vez?

    Sim, Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.

  7. Como escolho o n.º pré-definido para as chamadas e para dados?

    É possível definir qual o nº pré-definido para comunicações de voz e sms, bem como para utilização de Dados móveis, através do menu do telemóvel.

  8. Como faço a portabilidade de um n.º que usa eSIM?

    A portabilidade de números é efetuada da mesma forma quer para cartões SIM físicos quer para cartões eSIM. Não é o cartão SIM que sofre portabilidade mas sim a numeração associada. Consulte aqui mais informações acerca do processo de portabilidade.

  9. Onde posso encontrar mais informação acerca do eSIM e manter-me a par das novidades sobre este serviço?

    Nesta página do site NOS e nas páginas de suporte dos fabricantes, a informação mantem-se atualizada sobre novos equipamentos que venham a disponibilizar esta tecnologia. Por exemplo, nesta página de suporte da Apple é possível encontrar toda a informação necessária acerca do eSIM.

  10. Quais os equipamentos disponíveis com tecnologia eSIM?

    Consulte aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.

  1. Como posso trocar o eSIM para outro equiapamento?

    Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.

     


Conheça, também, o serviço Smart Number da NOS (MultiSIM) permite usufruir do seu número de telemóvel e das capacidades do mesmo em outros dispositivos, nomeadamente em smartwatch em: 

 

https://forum.nos.pt/telemovel-nos-24/o-smart-number-chegou-a-nos-21654

 


Consulta aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.

Olá @mmartins2019,





Sim. Pelo que nos disse, é possível que ainda receba um contacto da nossa parte para confirmar a sua decisão.
Em todo o caso já liguei com o apoio a clientes e foi-me dito que não havia problema, que podia ficar descansado! Espero bem que sim! Obrigado
Olá a todos,





@ruijmonteiro,





Trazemos excelentes noticias. Já é possível ativar o cartão eSIM da NOS num iPad Pro. 🆒
Olá a todos,





@ruijmonteiro,





Trazemos excelentes noticias. Já é possível ativar o cartão eSIM da NOS num iPad Pro. 🆒






Boa tarde Tiago,





Algum timeline para o Apple Watch 3?





Cumprimentos
@mjjferreira,





Não. Cada voucher/código só pode ser utilizado uma vez para associação a um equipamento. Em caso de troca de equipamento ou outras situações que impliquem a ativação de eSIM, tem que ser ativado um novo eSIM, gerando um novo código.






Gerar um novo qr code tem algum custo? No caso de iPhone é mesmo fácil remover um plano esim e nesse caso como adiciono de novo um cartão esim?
Bem-vindo à comunidade, @RubenBernardo.





De momento não temos previsão, contudo assim que existam novidades divulgamos no Fórum NOS. :)





@Ricardo Branco a ativação de um novo eSIM não tem custos. Contudo, é necessário deslocar-se a uma Loja NOS para fazer a ativação do mesmo.
está disponível para clientes WTF?
Olá @Brandaopj,





Sim, o eSIM está disponível para clientes WTF. 🙂
Tenho um Xiamomi 6A, é compatível?
Titan... para já os únicos equipamentos que são compatíveis são o iPhone XR, iPhone XS e iPhone XS Max.
Olá @Tita,





O @mmartins2019, deu a resposta correta. 🆒
Boa tarde,


O que preciso de levar para fazer a ativação do cartão eSim tendo um numero corporate?
Boa tarde,





Alguém me consegue explicar porque é necessário o titular da conta estar presente para ativar o eSim?





Fui ao Colombo pedir a ativação do eSim e voltei para trás porque supostamente tem de ser o meu pai a pedir.. ou então levar uma declaração, o que não me faz sentido visto que a ativação não mexe com nada da fidelização da conta de Particulares.





Obrigado.






Ana se for ao Banco e quiser levantar dinheiro da conta do seu pai vão-lhe dar o dinheiro?


Não me parece.


A lógica é a mesma. 🙂
Para quando a lista de outros equipamentos. O Google Píxel 3 também aceita eSim


Obrigado
@Mario P e @mmartins2019 iPad Pro tambem entra na lista
Bem-vindo ao Fórum NOS @Cbarbosa_pt e Olá @NevesPT, 🙂





Actualmente estão disponíveis 3 modelos com tecnologia eSIM na oferta de equipamentos da NOS: iPhone XR, XS e XS Max. O iPad Pro também foi testado pela NOS e funciona com o eSIM. A NOS procura novas ofertas de equipamentos com eSIM junto dos fabricantes de smartphones e outros wearables, para que exista uma inovação no mercado Português.



@Ricardo Branco a ativação de um novo eSIM não tem custos. Contudo, é necessário deslocar-se a uma Loja NOS para fazer a ativação do mesmo.






Nas lojas NOS dissera-me que novas ativações teriam um custo de €7.5
Boa tarde





Gostava de saber se existe algum programa, onde nos podemos candidatar a testar o esim no Apple Watch ?





Obrigado
Bem-vindo ao Fórum NOS, @Nuno Alex Jorge.





Neste momento não temos nenhum programa de Piloto com as condições que refere. Contudo, pode inscrever-se para ser Piloto NOS. Saiba mais aqui.
É muita pena que o eSim não esteja disponível para Apple Watch, pois essa seria a funcionalidade que traria verdadeiramente valor acrescentado. Transformar o SIM físico de um iPhone em SIM virtual, não é uma grande vantagem.
Pedi hoje o cartão eSim e correu tudo bem. Configuração bem rápida e simples. O processo de pedir o cartão também foi bastante rápido e sem custos.
@JVS


Acho que não entendeste bem a questão do eSim, no iPhone não se transforma o cartão fisico num virtual, acrescenta-se um cartão virtual ao fisico, ou seja, ficas com um iPhone dual sim! Isso sim, é de grande utilidade, porque ficas com dois serviços/numeros distintos num só aparelho! Eu também tenho um Apple Watch, e a funcionalidade eSim nele só compensa tendo um iphone que não tenha a funcionalidade de eSim, de resto, julgo que é melhor tal como esta!
@JVS





Como podes verificar, o meu iPhone está com a funcionalidade de dual sim... com um numero para voz e outro para dados móveis, que por ser cartão Kanguru, tem tráfego ilimitado!!



Não há qualquer confusão relativamente ao interesse do eSim para Apple Watch. O que a NÓS não oferece ainda é a possibilidade de atribuir um eSim a um Apple Watch que assim ficaria independente do iPhone, porque se ligaria directamente à Rede. Certo?
Certo, mas voce disse no seu comentário que não via vantagem nenhuma no eSim no iPhone e eu estou apenas a referir a vantagem, o facto do iPhone ficar dual sim.


Além de que o Apple Watch tem uma versão com suporte para cartão sim físico a pensar em quem quer essa independência!!

Comentário