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O eSIM (Embedded SIM ou SIM embutido) é a evolução dos cartões SIM físicos em que o cartão deixa de vir no seu formato normal e passa a estar embutido (de fábrica) no equipamento. Isto permite-lhe ativar um plano móvel, sem que seja necessário inserir o cartão físico na ranhura do telemóvel. 😎

Vantagens do eSIM

O eSIM permite ativar um tarifário móvel em equipamentos como smartphones e smartwatches sem necessidade de inserir um cartão físico.

O eSIM pode ser utilizado como um segundo cartão SIM, num único equipamento, permitindo:

  • Ter um número pessoal e outro profissional;
  • Adicionar um tarifário de dados secundário;
  • Ter um número temporário;
  • Facilita o processo de portabilidade, uma vez que não requer mudança de cartões físicos quando existe alteração do Operador;
  • Protege o equipamento e reduz o risco de avarias por abertura do slot para o cartão;
  • Elimina o risco de avarias com o cartão físico;

 

Como aderir ao eSIM

Para aderir ao eSim necessita apenas de ter um equipamento compatível com a tacnoloia eSim. Consulte a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM. 😉

Pode aderir ao eSIM através da loja da NOS e da loja online, ou peça um cartão eSIM diretamente no site da NOS. Saiba como:

  1. Aceda ao Site NOS e selecione a opção “Pedir cartão grátis”;

     

     

  2. Preencha o formulário e selecione “Enviar Pedido”;

     

     

O pedido de 2.ª via de um cartão em formato eSim apenas é possível na loja física.

Consulte em detalhe todas as condições de adesão ao Cartão eSIM.

 

Como ativar o eSIM

Para ativar o seu eSIM é necessária uma ligação à internet. Ligue-se a uma rede Wi-Fi e, de seguida, siga os passos para o seu equipamento:

  • Samsung
    1. No menu “Definições”, selecione “Ligações”;

       

    2. Escolha “Gestor de cartão SIM”;

       

    3. De seguida, selecione “Adicionar plano móvel”;

       

    4. Aguarde a adição do plano móvel;

       

    5. Se não detectar o plano, selecione “Digitalizar código QR do operador”;

       

    6. Escolha “Adicionar e utilizar agora”;

       

    7. Insira o seu PIN;

       

    8. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • Huawey
    1. Aceda às definições e selecione “Rede Móvel”;

       

    2. De seguida, escolha “Gestão dos SIM”;

       

    3. Selecione “Adicionar eSIM”;

       

    4. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

       

    5. Aguarde enquanto a transferência do eSIM é concluída;

       

    6. Selecione “Adicionar este eSIM”;

       

    7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • iPhone
    1. Aceda às definições e selecione “Rede Móvel”;

       

    2. Escolha “Plano móvel”;

       

    3. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

       

    4. Selecione “Adicionar plano móvel”;

       

    5. Selecione “SIM digital” para o desbloquear;

       

    6. Insira o seu PIN;

       

    7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • iPad
    1. Aceda às definições e, de seguida, em “Dados Móveis”, selecione “Outra”;

       

    2. Faça o Scan do QR code do cartão eSIM;

       

    3. Selecione “Plano móvel”;

       

    4. Insira o seu PIN do SIM;

       

    5. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

Equipamentos compatíveis

Os fabricantes começam a disponibilizar o eSIM em equipamentos como os Smartphones e Smartwatches.
A NOS disponibiliza a ativação do eSIM por leitura de QR Code e os equipamentos disponíveis com o serviço eSIM que têm essa forma de associação e já confirmados pela NOS são:

Smartphones

  • Apple
  • iPhone SE (2020)
  • iPhone SE (2022)
  • iPhone XS
  • iPhone XS Max
  • iPhone XR
  • iPhone 11
  • iPhone 11Pro
  • iPhone 11Pro Max
  • iPhone 12
  • iPhone 12mini
  • iPhone 12Pro
  • iPhone 12 Pro Max
  • iPhone 13
  • iPhone 13mini
  • iPhone 13Pro
  • iPhone 13 Pro Max
  • iPhone 14
  • iPhone 14 Pro
  • iPhone 14 Pro Max 
  • iPhone 14 Plus
  • Samsung
  • Galaxy Z Flip
  • Galaxy Z Flip 3 5G
  • Galaxy Z Flip 4
  • Galaxy Fold
  • Galaxy Fold 2
  • Galaxy Fold 3 5G
  • Galaxy Z Fold 4
  • Galaxy Note 20
  • Note 20 5G
  • Note 20 Ultra
  • Galaxy S20 4G
  • Galaxy S20 5G
  • Galaxy S20 Ultra 5G
  • Galaxy S20 Plus 4G
  • Galaxy S20 Plus 5G
  • Galaxy S21 5G
  • Galaxy S21 Ultra 5G
  • Galaxy S21 Plus 5G
  • Galaxy S22 5G 
  • Galaxy S22 Ultra 5G
  • Galaxy S22 Plus 5G
  • Galaxy S23 5G
  • Galaxy S23 Plus 5G
  • Galaxy S23 Ultra 5G
  • Google
  • Pixel 2 (not dual SIM)
  • Pixel 2 XL
  • Pixel 3
  • Pixel 3 XL
  • Pixel 3a
  • Pixel 3a XL
  • Pixel 4
  • Pixel 4a
  • Pixel 4a (5G)
  • Pixel 4 XL
  • Pixel 5
  • Pixel 5a
  • Pixel 5a (5G)
  • Pixel 6
  •  Pixel 6a
  • Pixel 6 Pro
  • Pixel 7
  • Pixel 7 Pro
  • Huawei
  • P40
  • P40 Pro
  • P50 Pro
  • Mate 40 Pro
  • Mate 30
  • Mate 30 5G
  • Mate 30 Pro 5G
  • Mate 30 RS Porsche
  • Mate 40
  • Mate 40 Pro
  • Mate 40 Pro+
  • Oppo
  • Motorola Razr 2019
  • Nuu Mobile X5
  • Gemini PDA
  • Rakuten Mini
  • Oppo Find X3 Pro
  • Oppo Reno 5A
  • Oppo Reno6
  • Oppo Pro 5G
  • Oppo Find X5
  • Oppo Find X5 Pro
  • Oppo Reno 6 Pro
  • Xiaomi

12T Pro

 

Tablets

  • Apple
  • iPad
  • iPad Air
  • iPad mini (superiores a 2019)
  • iPad Pro 11
  • iPad Pro 12.9
  • iPad Pro 12.9 (2018)​​

 

Smartwatch

  • Apple

Watch SE

Watch SE 2

Watch Series 3

Watch Series 4

Watch Series 5

Watch Series 6

Watch Series 7

Watch Series 8

Watch Ultra​​​​​​

  • Samsung

Galaxy Watch

Galaxy  Watch 3

Galaxy  Watch 4

Galaxy  Watch 5

Galaxy Watch Active 2

Galaxy Watch Active4

  • Huawei

Watch 2

Watch GT 2

Watch 3

 

Ficou com dúvidas sobre o eSIM na NOS? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

  1. Em que lojas está disponível o serviço eSIM?

    O eSIM está disponível em todas as lojas da NOS do Continente, Madeira, Açores e online, condicionado à disponibilidade de stock em cada Loja.

  2. Posso utilizar o eSIM se tiver só um número no meu telemóvel?

    Sim, pode utilizar um eSIM como o seu único tarifário móvel, desde que tenha um equipamento com esta tecnologia.

  3. Posso usar vários eSIMs em simultâneo?

    No caso dos modelos de smartphone disponíveis em Portugal, é possível associar mais do que um eSIM, mas só um pode estar ativo de cada vez. É possível alternar entre os eSIM associados através do menu do telemóvel.

  4. Posso usar o eSIM só para cartões de dados?

    Sim, é possível usar um eSIM apenas com plano de dados móveis.

  5. Posso usar o eSIM e o cartão físico com serviços de operadoras diferentes?

    Sim, desde que o equipamento esteja desbloqueado. O eSIM só pode ser utilizado com o plano de uma operadora que já disponibilize o serviço eSIM.

  6. Posso utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) mais do que 1 vez?

    Sim, Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.

  7. Como escolho o n.º pré-definido para as chamadas e para dados?

    É possível definir qual o nº pré-definido para comunicações de voz e sms, bem como para utilização de Dados móveis, através do menu do telemóvel.

  8. Como faço a portabilidade de um n.º que usa eSIM?

    A portabilidade de números é efetuada da mesma forma quer para cartões SIM físicos quer para cartões eSIM. Não é o cartão SIM que sofre portabilidade mas sim a numeração associada. Consulte aqui mais informações acerca do processo de portabilidade.

  9. Onde posso encontrar mais informação acerca do eSIM e manter-me a par das novidades sobre este serviço?

    Nesta página do site NOS e nas páginas de suporte dos fabricantes, a informação mantem-se atualizada sobre novos equipamentos que venham a disponibilizar esta tecnologia. Por exemplo, nesta página de suporte da Apple é possível encontrar toda a informação necessária acerca do eSIM.

  10. Quais os equipamentos disponíveis com tecnologia eSIM?

    Consulte aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.

  1. Como posso trocar o eSIM para outro equiapamento?

    Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.

     


Conheça, também, o serviço Smart Number da NOS (MultiSIM) permite usufruir do seu número de telemóvel e das capacidades do mesmo em outros dispositivos, nomeadamente em smartwatch em: 

 

https://forum.nos.pt/telemovel-nos-24/o-smart-number-chegou-a-nos-21654

 


Consulta aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.

Ora essa, @André ACM
Qualquer questão que tenha, por favor, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 

Bom fim-de-semana.


Boa noite 

 

pedi para trocar o meu cartão físico por um cartão e-sim e disseram me que era grátis mas na fatura vem um pedido de e sim por 7,5€

fui ver os registos de pedidos e tenho um pedido do e-sim no dia 01.06 e um de 2ª via do e-sim no dia 02.06 mas eu apenas pedi uma vez pra trocar e foi trocado na hora

precisava de ajuda a perceber isto.


Bom dia @CarlosValente14,

Lamentamos a situação.

A 2.ª via do cartão, seja em qualquer formato, tem um custo de €7,5. Apenas não se aplica o custo caso, por exemplo, por perda, roubo ou avaria de equipamento. 

Obrigado


Comprei um eSim recentemente, e fiz a recarga de 10,80 para ativação do plano.

Chip eSim funcionando normalmente, porém não foi debitado a recarga para ativação do plano.

Estou com praticamente 4 dias consecutivos visitando a loja e pedindo apoio dos atendentes, porém sempre me repassam que o problema é técnico e que eu tenho que fazer uma ligação para o número 931 699 000 fora da loja.

Gostaria de uma ajuda, ou se a operadora é simplesmente isso, vendem um produto que não funciona. E não prestam qualquer apoio ao cliente.


Comprei um eSim recentemente, e fiz a recarga de 10,80 para ativação do plano.

Chip eSim funcionando normalmente, porém não foi debitado a recarga para ativação do plano.

Estou com praticamente 4 dias consecutivos visitando a loja e pedindo apoio dos atendentes, porém sempre me repassam que o problema é técnico e que eu tenho que fazer uma ligação para o número 931 699 000 fora da loja.

Gostaria de uma ajuda, ou se a operadora é simplesmente isso, vendem um produto que não funciona. E não prestam qualquer apoio ao cliente.

Não consigo usar nada que é referente ao plano que foi proposto, assim como também não consigo aceder a dados móveis e seus atributos.


Boa tarde @Christopher brandao da silva
Refere-se a que tarifário? Vamos ajudar. 
Obrigado


Boa tarde @Christopher brandao da silva
Refere-se a que tarifário? Vamos ajudar. 
Obrigado

Realizei a compra de um chip novo, e o plano desse chip exigia que eu realizasse uma recarga de 10,80 para ativar.

realizei o mesmo, porém o plano não ativou e o chip só está sendo usado pra ligação!

E não consigo utilizar internet pois o plano não está ativo


@Christopher brandao da silva, se for um tarifário WTF é necessário validar a sua idade na App WTF. 

No entanto, para podermos ajudar, precisamos de compreender a que tarifário aderiu. 

Obrigado


@Christopher brandao da silva, se for um tarifário WTF é necessário validar a sua idade na App WTF. 

No entanto, para podermos ajudar, precisamos de compreender a que tarifário aderiu. 

Obrigado

Era para ter sido o LIKE 5G, porém sem sucesso


Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum, com o seu número de telemóvel e o PIN original, @Christopher brandao da silva
Vamos ajudar a resolver. 
Obrigado


Boa noite , necessito de um esim para o smartwatch do meu filho , é possível configurar com o tarifário Nos Kids ? Obrigado 


Sim, pode comprar na loja on-line um normal e pedir a alteração de tarifário para um nos kids


Boa tarde @CARLA TOMÉ

O @Olaf deu uma boa ajuda. 

Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado como, também, explicamos como pode pedir um cartão eSIM ou a 2.ª via do SIM atual em formato eSIM. 

Deste modo, garantimos também a boa organização da informação. 
Obrigado


posso usar no iphone 15 plus?


Boa tarde @ANA CRISTINA MARCAO BACALHAU,

Agradecemos a sua mensagem.
A NOS disponibiliza a ativação do eSIM por leitura de QR Code e os equipamentos disponíveis com o serviço eSIM que têm essa forma de associação e já confirmados pela NOS.

Os equipamentos Apple já certificados para uso com esta tecnologia são:

  • iPhone SE (2020)
  • iPhone SE (2022)
  • iPhone XS
  • iPhone XS Max
  • iPhone XR
  • iPhone 11
  • iPhone 11Pro
  • iPhone 11Pro Max
  • iPhone 12
  • iPhone 12mini
  • iPhone 12Pro
  • iPhone 12 Pro Max
  • iPhone 13
  • iPhone 13mini
  • iPhone 13Pro
  • iPhone 13 Pro Max
  • iPhone 14
  • iPhone 14 Pro
  • iPhone 14 Pro Max 
  • iPhone 14 Plus

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


mas como faço pra ter o meu cartao sim no iphone 15 plus

 

 


mas como faço pra ter o meu cartao sim no iphone 15 plus

 

 

Se tens o iphone e o qr code do esim, é só fazeres a ativação normal. 
Só porque não está ainda nos equipamentos certificados não quer dizer que não funcione. É testares, visto que esse telemóvel não tem sim tray só por esim é que dá.

um bem haja 


Boa tarde @ANA CRISTINA MARCAO BACALHAU,

Agradecemos a sua mensagem e ajuda do @Bruno Aleixo.

O equipamento em causa é dotado de SIM Tray para cartões SIM convencionais, pelo que poderá ser utilizado um cartão SIM.
Poderá ainda testar a ativação do seu atual eSIM no equipamento, contudo, não sendo este ainda certificado, não conseguimos garantir a correta ativação.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


Olá, 

Quero aderir a um novo equipamento que só está disponível com eSIM + NanoSIM. Todos os equipamentos com eSIM conseguem ler um cartão eSIM da NOS? Se sim, como posso fazer para efetuar a mudança, tem que ser em loja física ou pode ser online, tem custos e quanto tempo demora a alteração?

Obrigado


Boa tarde @Vicente Alves,

Agradecemos a sua mensagem.
Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este artigo que aborda o mesmo tema e onde poderá encontrar a informação que procura.

O pedido de cartão eSIM é realizado em loja e a ativação é feita no momento da entrega do cartão.

Partilhe connosco caso surja algum questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


Tenho um cartão nos livre mas veio para activar através de código QR como faço?


Bom dia @Daniela Justino

Diga-nos, por favor, se o seu equipamento é compatível com eSIM?

Obrigado, 


Bom dia @Daniela Justino

Diga-nos, por favor, se o seu equipamento é compatível com eSIM?

Obrigado, 

Não é tive a ver isso😭


Acho que tem de ir pedir um novo 


Boa tarde @Daniela Justino,

Agradecemos o seu testemunho.

Como recomendado pelo @Olaf, poderá solicitar a segunda via do cartão em qualquer Loja NOS perto de si🙂

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


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