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eSIM na NOS - O cartão SIM Digital


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O eSIM (Embedded SIM ou SIM embutido) é a evolução dos cartões SIM físicos em que o cartão deixa de vir no seu formato normal e passa a estar embutido (de fábrica) no equipamento. Isto permite-lhe ativar um plano móvel, sem que seja necessário inserir o cartão físico na ranhura do telemóvel. 😎

Vantagens do eSIM

O eSIM permite ativar um tarifário móvel em equipamentos como smartphones e smartwatches sem necessidade de inserir um cartão físico.

O eSIM pode ser utilizado como um segundo cartão SIM, num único equipamento, permitindo:

  • Ter um número pessoal e outro profissional;
  • Adicionar um tarifário de dados secundário;
  • Ter um número temporário;
  • Facilita o processo de portabilidade, uma vez que não requer mudança de cartões físicos quando existe alteração do Operador;
  • Protege o equipamento e reduz o risco de avarias por abertura do slot para o cartão;
  • Elimina o risco de avarias com o cartão físico;

 

Como aderir ao eSIM

Para aderir ao eSim necessita apenas de ter um equipamento compatível com a tacnoloia eSim. Consulte a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM. 😉

Pode aderir ao eSIM através da loja da NOS e da loja online, ou peça um cartão eSIM diretamente no site da NOS. Saiba como:

  1. Aceda ao Site NOS e selecione a opção “Pedir cartão grátis”;

     

     

  2. Preencha o formulário e selecione “Enviar Pedido”;

     

     

O pedido de 2.ª via de um cartão em formato eSim apenas é possível na loja física.

Consulte em detalhe todas as condições de adesão ao Cartão eSIM.

 

Como ativar o eSIM

Para ativar o seu eSIM é necessária uma ligação à internet. Ligue-se a uma rede Wi-Fi e, de seguida, siga os passos para o seu equipamento:

  • Samsung
    1. No menu “Definições”, selecione “Ligações”;

       

    2. Escolha “Gestor de cartão SIM”;

       

    3. De seguida, selecione “Adicionar plano móvel”;

       

    4. Aguarde a adição do plano móvel;

       

    5. Se não detectar o plano, selecione “Digitalizar código QR do operador”;

       

    6. Escolha “Adicionar e utilizar agora”;

       

    7. Insira o seu PIN;

       

    8. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • Huawey
    1. Aceda às definições e selecione “Rede Móvel”;

       

    2. De seguida, escolha “Gestão dos SIM”;

       

    3. Selecione “Adicionar eSIM”;

       

    4. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

       

    5. Aguarde enquanto a transferência do eSIM é concluída;

       

    6. Selecione “Adicionar este eSIM”;

       

    7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • iPhone
    1. Aceda às definições e selecione “Rede Móvel”;

       

    2. Escolha “Plano móvel”;

       

    3. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

       

    4. Selecione “Adicionar plano móvel”;

       

    5. Selecione “SIM digital” para o desbloquear;

       

    6. Insira o seu PIN;

       

    7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • iPad
    1. Aceda às definições e, de seguida, em “Dados Móveis”, selecione “Outra”;

       

    2. Faça o Scan do QR code do cartão eSIM;

       

    3. Selecione “Plano móvel”;

       

    4. Insira o seu PIN do SIM;

       

    5. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

Equipamentos compatíveis

Os fabricantes começam a disponibilizar o eSIM em equipamentos como os Smartphones e Smartwatches.
A NOS disponibiliza a ativação do eSIM por leitura de QR Code e os equipamentos disponíveis com o serviço eSIM que têm essa forma de associação e já confirmados pela NOS são:

Smartphones

 

Apple Samsung Google Huawei Oppo Xiaomi

iPhone SE (2020)

iPhone SE (2022)

iPhone XS

iPhone XS Max

iPhone XR

iPhone 11

iPhone 11Pro

iPhone 11Pro Max

iPhone 12

iPhone 12mini

iPhone 12Pro

iPhone 12 Pro Max

iPhone 13

iPhone 13mini

iPhone 13Pro

iPhone 13 Pro Max

iPhone 14

iPhone 14 Pro

iPhone 14 Pro Max 

iPhone 14 Plus

Galaxy Z Flip

Galaxy Z Flip 3 5G

Galaxy Z Flip 4

Galaxy Fold

Galaxy Fold 2

Galaxy Fold 3 5G

Galaxy Z Fold 4

Galaxy Note 20

Note 20 5G

Note 20 Ultra

Galaxy S20 4G

Galaxy S20 5G

Galaxy S20 Ultra 5G

Galaxy S20 Plus 4G

Galaxy S20 Plus 5G

Galaxy S21 5G

Galaxy S21 Ultra 5G

Galaxy S21 Plus 5G

Galaxy S22 5G 

Galaxy S22 Ultra 5G

Galaxy S22 Plus 5G

Galaxy S23 5G

Galaxy S23 Plus 5G

Galaxy S23 Ultra 5G

Pixel 2 (not dual SIM)

Pixel 2 XL

Pixel 3

Pixel 3 XL

Pixel 3a

Pixel 3a XL

Pixel 4

Pixel 4a

Pixel 4a (5G)

Pixel 4 XL

Pixel 5

Pixel 5a

Pixel 5a (5G)

Pixel 6

 Pixel 6a

Pixel 6 Pro

Pixel 7

Pixel 7 Pro

P40

P40 Pro

P50 Pro

Mate 40 Pro

Mate 30

Mate 30 5G

Mate 30 Pro 5G

Mate 30 RS Porsche

Mate 40

Mate 40 Pro

Mate 40 Pro+

Motorola Razr 2019

Nuu Mobile X5

Gemini PDA

Rakuten Mini

Oppo Find X3 Pro

Oppo Reno 5A

Oppo Reno6

Oppo Pro 5G

Oppo Find X5

Oppo Find X5 Pro

Oppo Reno 6 Pro

12T Pro

Tablets

 

Apple

iPad

iPad Air

iPad mini (superiores a 2019)

iPad Pro 11

iPad Pro 12.9

iPad Pro 12.9 (2018)

Smartwatch

 

Apple Samsung Huawei

Watch SE

Watch SE 2

Watch Series 3

Watch Series 4

Watch Series 5

Watch Series 6

Watch Series 7

Watch Series 8

Watch Ultra

Galaxy Watch

Galaxy  Watch 3

Galaxy  Watch 4

Galaxy  Watch 5

Galaxy Watch Active 2

Galaxy Watch Active4

Watch 2

Watch GT 2

Watch 3

 

 

Ficou com dúvidas sobre o eSIM na NOS? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

  1. Em que lojas está disponível o serviço eSIM?

    O eSIM está disponível em todas as lojas da NOS do Continente, Madeira, Açores e online, condicionado à disponibilidade de stock em cada Loja.

  2. Posso utilizar o eSIM se tiver só um número no meu telemóvel?

    Sim, pode utilizar um eSIM como o seu único tarifário móvel, desde que tenha um equipamento com esta tecnologia.

  3. Posso usar vários eSIMs em simultâneo?

    No caso dos modelos de smartphone disponíveis em Portugal, é possível associar mais do que um eSIM, mas só um pode estar ativo de cada vez. É possível alternar entre os eSIM associados através do menu do telemóvel.

  4. Posso usar o eSIM só para cartões de dados?

    Sim, é possível usar um eSIM apenas com plano de dados móveis.

  5. Posso usar o eSIM e o cartão físico com serviços de operadoras diferentes?

    Sim, desde que o equipamento esteja desbloqueado. O eSIM só pode ser utilizado com o plano de uma operadora que já disponibilize o serviço eSIM.

  6. Posso utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) mais do que 1 vez?

    Sim, Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.

  7. Como escolho o n.º pré-definido para as chamadas e para dados?

    É possível definir qual o nº pré-definido para comunicações de voz e sms, bem como para utilização de Dados móveis, através do menu do telemóvel.

  8. Como faço a portabilidade de um n.º que usa eSIM?

    A portabilidade de números é efetuada da mesma forma quer para cartões SIM físicos quer para cartões eSIM. Não é o cartão SIM que sofre portabilidade mas sim a numeração associada. Consulte aqui mais informações acerca do processo de portabilidade.

  9. Onde posso encontrar mais informação acerca do eSIM e manter-me a par das novidades sobre este serviço?

    Nesta página do site NOS e nas páginas de suporte dos fabricantes, a informação mantem-se atualizada sobre novos equipamentos que venham a disponibilizar esta tecnologia. Por exemplo, nesta página de suporte da Apple é possível encontrar toda a informação necessária acerca do eSIM.

  10. Quais os equipamentos disponíveis com tecnologia eSIM?

    Consulte aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.


Conheça, também, o serviço Smart Number da NOS (MultiSIM) permite usufruir do seu número de telemóvel e das capacidades do mesmo em outros dispositivos, nomeadamente em smartwatch em: 


Consulta aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.


638 Comentários

Bom dia,

 

Ao tentar registrar um esim, aparece a mensagem de erro abaixo.

 

“Não foi possível ativar eSIM, tente novamente ou contate a operadora para assistência”. Já foi realizado diversas tentativas.

 É um Iphone XR adquirido nos EUA.

 

 

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Bom dia @Renan Gonçalves, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 

Diga-nos, por favor, se as definições do seu equipamento a região selecionada é Portugal.

Ficamos a aguardar o seu feedback.

Obrigado 

Bom dia @Mário P. 

 

Sim, está configurado para região Portugal.

 

Obrigado

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Agradecemos a confirmação, @Renan Gonçalves
Diga-nos, por favor, se está a utilizar a rede Wireless durante o processo de ativação do QR Code do eSIM. 
Obrigado

Olá @Mário P. 

 

Sim, estou seguindo as etapas conforme o procedimento necessário. Ressalto que, com chip físico não há problema e que já tenho sim atribuído de outra região (BR) mas encontra-se desativado.

 

 

 

 

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Muito obrigado. Encontra-se em território Português, @Renan Gonçalves?

Obrigado

Sim, especificamente em Lisboa.

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Sugerimos que, por favor, se desloque  a uma loja para verificar o estado do QRCode, @Renan Gonçalves
Lamentamos não conseguir ajudar de imediato. 😥

Obrigado 

Já fiz isso, não sei a quem recorrer.

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Qual foi a informação dada em Loja, @Renan Gonçalves

É necessário testar com uma 2.ª via de eSIM, uma vez que esse que tem não permite a ativação. 
Obrigado

Nenhuma informação conclusiva, não percebe o que pode ser.

PS. com esim de outra operadora ocorre o mesmo erro.

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Diga-nos, por favor, qual o modelo do iPhone como, também, a versão de iOS, @Renan Gonçalves
Obrigado

Iphone XR 64GB

Modelo: MRYR2LL/A

Versão IOS: 16.3.1

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Mesmo sendo um equipamento adquirido nos Estados Unidos, desde que desbloqueado, ao ativar um cartão ou um eSIM, este vai recuperar as funcionalidades disponibilizadas pela NOS em iPhones, @Renan Gonçalves
O cartão que indica que funciona é do operador onde adquiriu? Na loja NOS fizeram o teste com um cartão SIM? 

Obrigado

Já testei Vodafone e NOS.

O esim que desejo colocar da NOS é de um plano da empresa, que ofereceu a mim com objetivo profissional. Para pessoal, tenho da outra operadora (Vodafone).

 

Já tentei colocar o esim do número pessoal e da NOS (empresa) e nenhum serviu.

 

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Sim, compreendemos @Renan Gonçalves
O cartão SIM que tem inserido no iPhone é de um operador do Brasil ou dos Estados Unidos?

Obrigado

O sim Físico que estou a utilizar é de Portugal, Vodafone.

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O sim Físico que estou a utilizar é de Portugal, Vodafone.

Se nenhum cartão dá, é problema do iphone. deve estar preso a at&t ou assim

um bem haja 

O físico funciona, nenhum momento disse diferente disso.

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Boa noite @Renan Gonçalves,

Agradecemos o seu testemunho.

O eSIM que está a tentar ativar já foi ativo em algum outro dispositivo? 

Obrigado 

Bom dia @João H. tudo bem?

O eSIM que está a tentar ativar já foi ativo em algum outro dispositivo? 

Não estava.

 

Entretanto, consegui solucionar o problema excluindo o esim que estava cadastrado, mesmo que desativado.

Li em algum site, já não me lembro qual, que o modelos acima do Iphone 13, incluíndo o 13, consegue armazenar mais de um esim. No caso, pude perceber que o XR não permite isso. Informação que nem indo a loja da Apple obtive. Mas o importante é que está contornada a situação.

 

Obrigado a todos.

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Agradecemos o seu feedback, @Renan Gonçalves

O mesmo vai, de certo, ajudar outros utilizadores. A possibilidade de utilizar mais que um eSIM depende, de facto, do modelo do equipamento. 

Qualquer questão que tenha, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 

Olá a todos, sou cliente nos e gostaria de ter algumas informacoes sobre o e-sim.

Adquiri um telemóvel pela loja nos mas irei manter o meu equipamento antigo para usar no trabalho.

Queria saber se esta solução e-sim permite ter dois telemóveis usando o mesmo número da operadora.

Recordo me que já à uns anos valentes tive dois cartoes fisicos com o mesmo número e que tinha de ter o telemóvel que nao usava no momento desligado para nao ter conflito ao receber chamadas, sms…

 

 

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Boa tarde @Ruben Neves

O mesmo número é necessário contratar o serviço TWIN que permite ter um cartão gémeo. Mas depende do tarifário que tem contratado. 
Consegue indicar-nos, por favor, o nome do tarifário?

Obrigado

Se me roubarem o telefone com o E-Sim (e não tiver portanto a possibilidade de o remover diretamente no aparelho), como devo proceder?

É possível usar o QR code e registar diretamente noutro aparelho?

 

E num caso sem ser de roubo, mas apenas de pretender mudar o E-SIM entre aparelhos?

Basta cancelar primeiro o E-Sim num  e dp usar o QR code para colocar o E-Sim no novo, ou os QR codes apenas podem ser reutilizados no memo device?

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