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O eSIM (Embedded SIM ou SIM embutido) é a evolução dos cartões SIM físicos em que o cartão deixa de vir no seu formato normal e passa a estar embutido (de fábrica) no equipamento. Isto permite-lhe ativar um plano móvel, sem que seja necessário inserir o cartão físico na ranhura do telemóvel. 😎

Vantagens do eSIM

O eSIM permite ativar um tarifário móvel em equipamentos como smartphones e smartwatches sem necessidade de inserir um cartão físico.

O eSIM pode ser utilizado como um segundo cartão SIM, num único equipamento, permitindo:

  • Ter um número pessoal e outro profissional;
  • Adicionar um tarifário de dados secundário;
  • Ter um número temporário;
  • Facilita o processo de portabilidade, uma vez que não requer mudança de cartões físicos quando existe alteração do Operador;
  • Protege o equipamento e reduz o risco de avarias por abertura do slot para o cartão;
  • Elimina o risco de avarias com o cartão físico;

 

Como aderir ao eSIM

Para aderir ao eSim necessita apenas de ter um equipamento compatível com a tacnoloia eSim. Consulte a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM. 😉

Pode aderir ao eSIM através da loja da NOS e da loja online, ou peça um cartão eSIM diretamente no site da NOS. Saiba como:

  1. Aceda ao Site NOS e selecione a opção “Pedir cartão grátis”;

     

     

  2. Preencha o formulário e selecione “Enviar Pedido”;

     

     

O pedido de 2.ª via de um cartão em formato eSim apenas é possível na loja física.

Consulte em detalhe todas as condições de adesão ao Cartão eSIM.

 

Como ativar o eSIM

Para ativar o seu eSIM é necessária uma ligação à internet. Ligue-se a uma rede Wi-Fi e, de seguida, siga os passos para o seu equipamento:

  • Samsung
    1. No menu “Definições”, selecione “Ligações”;

       

    2. Escolha “Gestor de cartão SIM”;

       

    3. De seguida, selecione “Adicionar plano móvel”;

       

    4. Aguarde a adição do plano móvel;

       

    5. Se não detectar o plano, selecione “Digitalizar código QR do operador”;

       

    6. Escolha “Adicionar e utilizar agora”;

       

    7. Insira o seu PIN;

       

    8. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • Huawey
    1. Aceda às definições e selecione “Rede Móvel”;

       

    2. De seguida, escolha “Gestão dos SIM”;

       

    3. Selecione “Adicionar eSIM”;

       

    4. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

       

    5. Aguarde enquanto a transferência do eSIM é concluída;

       

    6. Selecione “Adicionar este eSIM”;

       

    7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • iPhone
    1. Aceda às definições e selecione “Rede Móvel”;

       

    2. Escolha “Plano móvel”;

       

    3. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

       

    4. Selecione “Adicionar plano móvel”;

       

    5. Selecione “SIM digital” para o desbloquear;

       

    6. Insira o seu PIN;

       

    7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • iPad
    1. Aceda às definições e, de seguida, em “Dados Móveis”, selecione “Outra”;

       

    2. Faça o Scan do QR code do cartão eSIM;

       

    3. Selecione “Plano móvel”;

       

    4. Insira o seu PIN do SIM;

       

    5. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

Equipamentos compatíveis

Os fabricantes começam a disponibilizar o eSIM em equipamentos como os Smartphones e Smartwatches.
A NOS disponibiliza a ativação do eSIM por leitura de QR Code e os equipamentos disponíveis com o serviço eSIM que têm essa forma de associação e já confirmados pela NOS são:

Smartphones

  • Apple
  • iPhone SE (2020)
  • iPhone SE (2022)
  • iPhone XS
  • iPhone XS Max
  • iPhone XR
  • iPhone 11
  • iPhone 11Pro
  • iPhone 11Pro Max
  • iPhone 12
  • iPhone 12mini
  • iPhone 12Pro
  • iPhone 12 Pro Max
  • iPhone 13
  • iPhone 13mini
  • iPhone 13Pro
  • iPhone 13 Pro Max
  • iPhone 14
  • iPhone 14 Pro
  • iPhone 14 Pro Max 
  • iPhone 14 Plus
  • Samsung
  • Galaxy Z Flip
  • Galaxy Z Flip 3 5G
  • Galaxy Z Flip 4
  • Galaxy Fold
  • Galaxy Fold 2
  • Galaxy Fold 3 5G
  • Galaxy Z Fold 4
  • Galaxy Note 20
  • Note 20 5G
  • Note 20 Ultra
  • Galaxy S20 4G
  • Galaxy S20 5G
  • Galaxy S20 Ultra 5G
  • Galaxy S20 Plus 4G
  • Galaxy S20 Plus 5G
  • Galaxy S21 5G
  • Galaxy S21 Ultra 5G
  • Galaxy S21 Plus 5G
  • Galaxy S22 5G 
  • Galaxy S22 Ultra 5G
  • Galaxy S22 Plus 5G
  • Galaxy S23 5G
  • Galaxy S23 Plus 5G
  • Galaxy S23 Ultra 5G
  • Google
  • Pixel 2 (not dual SIM)
  • Pixel 2 XL
  • Pixel 3
  • Pixel 3 XL
  • Pixel 3a
  • Pixel 3a XL
  • Pixel 4
  • Pixel 4a
  • Pixel 4a (5G)
  • Pixel 4 XL
  • Pixel 5
  • Pixel 5a
  • Pixel 5a (5G)
  • Pixel 6
  •  Pixel 6a
  • Pixel 6 Pro
  • Pixel 7
  • Pixel 7 Pro
  • Huawei
  • P40
  • P40 Pro
  • P50 Pro
  • Mate 40 Pro
  • Mate 30
  • Mate 30 5G
  • Mate 30 Pro 5G
  • Mate 30 RS Porsche
  • Mate 40
  • Mate 40 Pro
  • Mate 40 Pro+
  • Oppo
  • Motorola Razr 2019
  • Nuu Mobile X5
  • Gemini PDA
  • Rakuten Mini
  • Oppo Find X3 Pro
  • Oppo Reno 5A
  • Oppo Reno6
  • Oppo Pro 5G
  • Oppo Find X5
  • Oppo Find X5 Pro
  • Oppo Reno 6 Pro
  • Xiaomi

12T Pro

 

Tablets

  • Apple
  • iPad
  • iPad Air
  • iPad mini (superiores a 2019)
  • iPad Pro 11
  • iPad Pro 12.9
  • iPad Pro 12.9 (2018)​​

 

Smartwatch

  • Apple

Watch SE

Watch SE 2

Watch Series 3

Watch Series 4

Watch Series 5

Watch Series 6

Watch Series 7

Watch Series 8

Watch Ultra​​​​​​

  • Samsung

Galaxy Watch

Galaxy  Watch 3

Galaxy  Watch 4

Galaxy  Watch 5

Galaxy Watch Active 2

Galaxy Watch Active4

  • Huawei

Watch 2

Watch GT 2

Watch 3

 

Ficou com dúvidas sobre o eSIM na NOS? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

  1. Em que lojas está disponível o serviço eSIM?

    O eSIM está disponível em todas as lojas da NOS do Continente, Madeira, Açores e online, condicionado à disponibilidade de stock em cada Loja.

  2. Posso utilizar o eSIM se tiver só um número no meu telemóvel?

    Sim, pode utilizar um eSIM como o seu único tarifário móvel, desde que tenha um equipamento com esta tecnologia.

  3. Posso usar vários eSIMs em simultâneo?

    No caso dos modelos de smartphone disponíveis em Portugal, é possível associar mais do que um eSIM, mas só um pode estar ativo de cada vez. É possível alternar entre os eSIM associados através do menu do telemóvel.

  4. Posso usar o eSIM só para cartões de dados?

    Sim, é possível usar um eSIM apenas com plano de dados móveis.

  5. Posso usar o eSIM e o cartão físico com serviços de operadoras diferentes?

    Sim, desde que o equipamento esteja desbloqueado. O eSIM só pode ser utilizado com o plano de uma operadora que já disponibilize o serviço eSIM.

  6. Posso utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) mais do que 1 vez?

    Sim, Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.

  7. Como escolho o n.º pré-definido para as chamadas e para dados?

    É possível definir qual o nº pré-definido para comunicações de voz e sms, bem como para utilização de Dados móveis, através do menu do telemóvel.

  8. Como faço a portabilidade de um n.º que usa eSIM?

    A portabilidade de números é efetuada da mesma forma quer para cartões SIM físicos quer para cartões eSIM. Não é o cartão SIM que sofre portabilidade mas sim a numeração associada. Consulte aqui mais informações acerca do processo de portabilidade.

  9. Onde posso encontrar mais informação acerca do eSIM e manter-me a par das novidades sobre este serviço?

    Nesta página do site NOS e nas páginas de suporte dos fabricantes, a informação mantem-se atualizada sobre novos equipamentos que venham a disponibilizar esta tecnologia. Por exemplo, nesta página de suporte da Apple é possível encontrar toda a informação necessária acerca do eSIM.

  10. Quais os equipamentos disponíveis com tecnologia eSIM?

    Consulte aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.

  1. Como posso trocar o eSIM para outro equiapamento?

    Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.

     


Conheça, também, o serviço Smart Number da NOS (MultiSIM) permite usufruir do seu número de telemóvel e das capacidades do mesmo em outros dispositivos, nomeadamente em smartwatch em: 

 

https://forum.nos.pt/telemovel-nos-24/o-smart-number-chegou-a-nos-21654

 


Consulta aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.

Boa tarde @Eunice Afonso, seja bem-vinda ao Fórum NOS. 
Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado e esclarecido. 

De momento, para pedir a 2.ªvia do cartão, em eSIM, sugerimos que seja feito diretamente numa loja NOS. 

Obrigado


Boa noite,

Gostava de esclarecer uma dúvida. A adesão ao eSIM anula o cartão físico pelo que percebi, certo? A minha questão é se é possível usar o eSIM num telemóvel compatível e usar o cartão fisico do mesmo número e tarifário num outro telemóvel.

Pelo que percebi,  a NOS não dispõe de nenhum serviço para clientes particulares que possam usar o mesmo número e dados incluídos em dois telemóveis em simultâneo. Correcto?


Há sim, mas para tarifários muito limitados. Mas não sei se é compatível com eSIM, acho que tem de ser o mesmo formato de cartão 


Há sim, mas para tarifários muito limitados. Mas não sei se é compatível com eSIM, acho que tem de ser o mesmo formato de cartão 

Pois, pelo que percebi do que li no fórum, para tarifários pós-pagos não é possível utilizar o serviço, enfim. Não entendo a razão, visto que a Vodafone tem este serviço disponível para todos os clientes e tarifários. 

Obrigado pela resposta.


Boa noite @vvvalente

O @Olaf deu uma boa ajuda. 
De momento o serviço TWIN (cartão gémeo) apenas prevê as seguintes versões:

  • SIM /SIM
  • USIM / USIM
  • USIM / Micro USIM
  • Micro USIM / Micro USIM
  • Micro USIM / Nano SIM

Em alternativa, tem a possibilidade, querendo utilizar o mesmo número num SmartWatch, a possibilidade de adquirir o SMART NUMBER. 

Obrigado


Boa noite @vvvalente

@Olaf deu uma boa ajuda. 
De momento o serviço TWIN (cartão gémeo) apenas prevê as seguintes versões:

  • SIM /SIM
  • USIM / USIM
  • USIM / Micro USIM
  • Micro USIM / Micro USIM
  • Micro USIM / Nano SIM

Em alternativa, tem a possibilidade, querendo utilizar o mesmo número num SmartWatch, a possibilidade de adquirir o SMART NUMBER. 

Obrigado

Obrigado pelo esclarecimento mas, segundo percebi através da leitura aqui noutros tópicos do fórum, o serviço Twin não está disponível para tarifários pós-pagos como o NOS Quatro, ou entendi mal? 


Bom dia @vvvalente

Sim, de momento, esta solução apenas está disponível para tarifários não integrados num pacote e tem de ser um tarifário pré-pago. 
Sugerimos que fique atento às novidades. 
Obrigado


Tentei transferir um eSIM de um iPhone SE (2020) para um Pixel 6a mas o serviço não pode ser ativado (Subject Code: 8.2.6; Reason Code: 3.8).
O objetivo é continuar a usar dois SIM em simultâneo (SIM de outra operadora + eSIM NOS).

Vejo em comentários anteriores que o Pixel 6a parece funcionar com o eSIM da NOS (ainda que de forma algo oficiosa), portanto suponho que o problema não seja com o novo equipamento.
O eSIM só foi usado no iPhone SE, suponho também que ainda possa ser transferido 4x antes de ser necessária uma 2ª via.

Neste momento estou a utilizar a rede NOS em roaming, mas é importante que consiga transferir o eSIM entre dispositivos antes de regressar a Portugal.
Por ter receio de perder acesso à rede tanto no iPhone como no Pixel, não removi o eSIM do primeiro (opção “Delete eSIM”), apenas desliguei o respetivo SIM (opção “Turn On This Line”).

Será que alguém me consegue ajudar transferir o eSIM com sucesso e sem necessidade de me deslocar a uma loja?

Obrigada!


Tentei transferir um eSIM de um iPhone SE (2020) para um Pixel 6a mas o serviço não pode ser ativado (Subject Code: 8.2.6; Reason Code: 3.8).
O objetivo é continuar a usar dois SIM em simultâneo (SIM de outra operadora + eSIM NOS).

Vejo em comentários anteriores que o Pixel 6a parece funcionar com o eSIM da NOS (ainda que de forma algo oficiosa), portanto suponho que o problema não seja com o novo equipamento.
O eSIM só foi usado no iPhone SE, suponho também que ainda possa ser transferido 4x antes de ser necessária uma 2ª via.

Neste momento estou a utilizar a rede NOS em roaming, mas é importante que consiga transferir o eSIM entre dispositivos antes de regressar a Portugal.
Por ter receio de perder acesso à rede tanto no iPhone como no Pixel, não removi o eSIM do primeiro (opção “Delete eSIM”), apenas desliguei o respetivo SIM (opção “Turn On This Line”).

Será que alguém me consegue ajudar transferir o eSIM com sucesso e sem necessidade de me deslocar a uma loja?

Obrigada!

Mas para fazeres ativação no novo equipamento tens de fazer Delete eSIM no antigo. podes usar o mesmo qrcode 5 vezes. 

um bem haja 


Obrigada pela dica @Bruno Aleixo !
Logo após remover o eSIM do iPhone ainda não era possível adicioná-lo ao Pixel, mas o erro já não era o mesmo.
Depois de vários minutos de espera consegui finalmente adicionar o eSIM.


Boa tarde @PataHC,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho sobre este tema.

Agradecemos também a ajuda do @Bruno Aleixo sobre este tema.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado


É possível utilizar o eSim se o cartão tiver o tarifário Livres Dia?


Bom dia @alvesdiogo, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 
Para garantirmos a boa organização da informação, movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado.

Sim, desde que tenha um equipamento compatível é possível. Não existe nenhuma restrição ao tipo de tarifário. 😊

Obrigado,


Boa noite! 
Adquiri um eSim em que está instalado e já esteve a funcionar. 
Quando cheguei a Angola coloquei o sim da Unitel e a partir dai o eSim deixou de funcionar. Já tentei todas as opções disponíveis no equipamento, inclusivamente retirar o cartão físico. Mesmo assim o eSim não se regista na rede.

Por outro lado tenho a lamentar o facto de não existir um endereço de e-mail ou um chat para poder ter apoio ao cliente sem que tenha que fazer uma chamada internacional e submeter-me a todas as milhares de opções numéricas a que a nos submete o atendimento, para esclarecimento de uma simples dúvida. 
Pode ser que aqui no fórum aparecem alguém disponível para ajudar quando devia ser a nos a disponibilizar esse apoio técnico directo ao cliente. Afinal o cliente paga a factura mensal para que!?

 


Boa tarde @LUIZ MANUEL AUGUSTA MACEDO,

Lamentamos o transtorno. Vamos ajudar.

Detalhe-nos, por favor, o que ocorre ao tentar utilizar o eSIM NOS. 

Sugerimos que reinicie o seu equipamento apenas com o eSIM NOS configurado.

Aguardamos o seu testemunho.

Obrigado


Boa noite!  Gostava de saber se é possível manter o mesmo número e plano ao mudar do cartão físico para o eSIM? obrigada!


Bom dia @sandrabarrosa, seja bem-vinda ao Fórum NOS. 
Ao alterar o formato de um cartão SIM para um eSIM pode manter o mesmo tarifário NOS e o número que já tem connosco. É apenas necessário deslocar-se a uma Loja NOS com o equipamento compatível com esta tecnologia e pedir uma 2.ª via em eSIM. 

Se tiver alguma questão, fale connosco. 
Obrigado


Boa tarde.

Acabei de adquirir um telemovel novo e gostaria de saber como faço para ativar o esim (fiz hoje o pedido online).

Neste momento não me encontro em portugal.

Para qual nr devo ligar?

O esim é enviado para a morada ou terá de ser levantado fisicamente na lojao

Obrigada


Pode ir a uma loja nos e pedir a ativação gratuitamente 


Boa tarde @Jacyra Batista de Sousa Gué, seja bem-vinda ao Fórum NOS. 
Infelizmente, de momento, não há forma de ativar um eSIM ou cartão SIM fora de território nacional, uma vez que o primeiro acesso do cartão deve ser realizado a uma antena NOS. 
Obrigado


Boa tarde.

Já realizei todas essas operações que refer.

Lamento muito é o facto de ter que vir para um fórum resolver um problema técnico pessoal! 
De registar o péssimo apoio dado a clientes no estrangeiro ou em viagem, que vem como única opção a discussão de um assunto num fórum! Sendo que uma ligação para os números de apoio ao cliente disponibilizadas consumo uma fortuna em custos de chamada, agravado pelo facto dos mil menus e opções que tem q ser ultrapassado até chegar à fala com um operador.
O problema persiste e terei muito gosto na minha próxima deslocação a Portugal, em deixar de ser vosso cliente.


Boa tarde @LUIZ MANUEL AUGUSTA MACEDO
Estamos aqui para ajudar. 

Lamentamos. O Fórum visa a entreajuda com toda a comunidade sobre os serviços e produtos NOS, tendo também a possibilidade de contar com a ajuda da moderação. 

Saiba também como falar connosco pelo estrangeiro em: 

A substituição do eSIM apenas é possível em território nacional, de momento.

Se tiver alguma questão, fale connosco.

Obrigado


Olá,

podemos converter sim físico para esim diretamente do iPhone em Portugal ou temos que visitar a loja para converter o sim?


Boa tarde @Muhammad Irfan, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 
Sim, sugerimos que se desloque a uma loja NOS para realizar a ativação do eSIM no seu equipamento, uma vez que se trata de uma 2.ª via. 
Obrigado


Bom dia!

 

Ao tentar registrar um esim no Iphone XR, aparece a mensagem abaixo, já tentei diversas vezes.

É um aparelho comprado nos EUA, tem relação?

 

 


Comentário


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