Skip to main content

O eSIM (Embedded SIM ou SIM embutido) é a evolução dos cartões SIM físicos em que o cartão deixa de vir no seu formato normal e passa a estar embutido (de fábrica) no equipamento. Isto permite-lhe ativar um plano móvel, sem que seja necessário inserir o cartão físico na ranhura do telemóvel. 😎

Vantagens do eSIM

O eSIM permite ativar um tarifário móvel em equipamentos como smartphones e smartwatches sem necessidade de inserir um cartão físico.

O eSIM pode ser utilizado como um segundo cartão SIM, num único equipamento, permitindo:

  • Ter um número pessoal e outro profissional;
  • Adicionar um tarifário de dados secundário;
  • Ter um número temporário;
  • Facilita o processo de portabilidade, uma vez que não requer mudança de cartões físicos quando existe alteração do Operador;
  • Protege o equipamento e reduz o risco de avarias por abertura do slot para o cartão;
  • Elimina o risco de avarias com o cartão físico;

 

Como aderir ao eSIM

Para aderir ao eSim necessita apenas de ter um equipamento compatível com a tacnoloia eSim. Consulte a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM. 😉

Pode aderir ao eSIM através da loja da NOS e da loja online, ou peça um cartão eSIM diretamente no site da NOS. Saiba como:

  1. Aceda ao Site NOS e selecione a opção “Pedir cartão grátis”;

     

     

  2. Preencha o formulário e selecione “Enviar Pedido”;

     

     

O pedido de 2.ª via de um cartão em formato eSim apenas é possível na loja física.

Consulte em detalhe todas as condições de adesão ao Cartão eSIM.

 

Como ativar o eSIM

Para ativar o seu eSIM é necessária uma ligação à internet. Ligue-se a uma rede Wi-Fi e, de seguida, siga os passos para o seu equipamento:

  • Samsung
    1. No menu “Definições”, selecione “Ligações”;

       

    2. Escolha “Gestor de cartão SIM”;

       

    3. De seguida, selecione “Adicionar plano móvel”;

       

    4. Aguarde a adição do plano móvel;

       

    5. Se não detectar o plano, selecione “Digitalizar código QR do operador”;

       

    6. Escolha “Adicionar e utilizar agora”;

       

    7. Insira o seu PIN;

       

    8. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • Huawey
    1. Aceda às definições e selecione “Rede Móvel”;

       

    2. De seguida, escolha “Gestão dos SIM”;

       

    3. Selecione “Adicionar eSIM”;

       

    4. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

       

    5. Aguarde enquanto a transferência do eSIM é concluída;

       

    6. Selecione “Adicionar este eSIM”;

       

    7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • iPhone
    1. Aceda às definições e selecione “Rede Móvel”;

       

    2. Escolha “Plano móvel”;

       

    3. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

       

    4. Selecione “Adicionar plano móvel”;

       

    5. Selecione “SIM digital” para o desbloquear;

       

    6. Insira o seu PIN;

       

    7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • iPad
    1. Aceda às definições e, de seguida, em “Dados Móveis”, selecione “Outra”;

       

    2. Faça o Scan do QR code do cartão eSIM;

       

    3. Selecione “Plano móvel”;

       

    4. Insira o seu PIN do SIM;

       

    5. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

Equipamentos compatíveis

Os fabricantes começam a disponibilizar o eSIM em equipamentos como os Smartphones e Smartwatches.
A NOS disponibiliza a ativação do eSIM por leitura de QR Code e os equipamentos disponíveis com o serviço eSIM que têm essa forma de associação e já confirmados pela NOS são:

Smartphones

  • Apple
  • iPhone SE (2020)
  • iPhone SE (2022)
  • iPhone XS
  • iPhone XS Max
  • iPhone XR
  • iPhone 11
  • iPhone 11Pro
  • iPhone 11Pro Max
  • iPhone 12
  • iPhone 12mini
  • iPhone 12Pro
  • iPhone 12 Pro Max
  • iPhone 13
  • iPhone 13mini
  • iPhone 13Pro
  • iPhone 13 Pro Max
  • iPhone 14
  • iPhone 14 Pro
  • iPhone 14 Pro Max 
  • iPhone 14 Plus
  • Samsung
  • Galaxy Z Flip
  • Galaxy Z Flip 3 5G
  • Galaxy Z Flip 4
  • Galaxy Fold
  • Galaxy Fold 2
  • Galaxy Fold 3 5G
  • Galaxy Z Fold 4
  • Galaxy Note 20
  • Note 20 5G
  • Note 20 Ultra
  • Galaxy S20 4G
  • Galaxy S20 5G
  • Galaxy S20 Ultra 5G
  • Galaxy S20 Plus 4G
  • Galaxy S20 Plus 5G
  • Galaxy S21 5G
  • Galaxy S21 Ultra 5G
  • Galaxy S21 Plus 5G
  • Galaxy S22 5G 
  • Galaxy S22 Ultra 5G
  • Galaxy S22 Plus 5G
  • Galaxy S23 5G
  • Galaxy S23 Plus 5G
  • Galaxy S23 Ultra 5G
  • Google
  • Pixel 2 (not dual SIM)
  • Pixel 2 XL
  • Pixel 3
  • Pixel 3 XL
  • Pixel 3a
  • Pixel 3a XL
  • Pixel 4
  • Pixel 4a
  • Pixel 4a (5G)
  • Pixel 4 XL
  • Pixel 5
  • Pixel 5a
  • Pixel 5a (5G)
  • Pixel 6
  •  Pixel 6a
  • Pixel 6 Pro
  • Pixel 7
  • Pixel 7 Pro
  • Huawei
  • P40
  • P40 Pro
  • P50 Pro
  • Mate 40 Pro
  • Mate 30
  • Mate 30 5G
  • Mate 30 Pro 5G
  • Mate 30 RS Porsche
  • Mate 40
  • Mate 40 Pro
  • Mate 40 Pro+
  • Oppo
  • Motorola Razr 2019
  • Nuu Mobile X5
  • Gemini PDA
  • Rakuten Mini
  • Oppo Find X3 Pro
  • Oppo Reno 5A
  • Oppo Reno6
  • Oppo Pro 5G
  • Oppo Find X5
  • Oppo Find X5 Pro
  • Oppo Reno 6 Pro
  • Xiaomi

12T Pro

 

Tablets

  • Apple
  • iPad
  • iPad Air
  • iPad mini (superiores a 2019)
  • iPad Pro 11
  • iPad Pro 12.9
  • iPad Pro 12.9 (2018)​​

 

Smartwatch

  • Apple

Watch SE

Watch SE 2

Watch Series 3

Watch Series 4

Watch Series 5

Watch Series 6

Watch Series 7

Watch Series 8

Watch Ultra​​​​​​

  • Samsung

Galaxy Watch

Galaxy  Watch 3

Galaxy  Watch 4

Galaxy  Watch 5

Galaxy Watch Active 2

Galaxy Watch Active4

  • Huawei

Watch 2

Watch GT 2

Watch 3

 

Ficou com dúvidas sobre o eSIM na NOS? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

  1. Em que lojas está disponível o serviço eSIM?

    O eSIM está disponível em todas as lojas da NOS do Continente, Madeira, Açores e online, condicionado à disponibilidade de stock em cada Loja.

  2. Posso utilizar o eSIM se tiver só um número no meu telemóvel?

    Sim, pode utilizar um eSIM como o seu único tarifário móvel, desde que tenha um equipamento com esta tecnologia.

  3. Posso usar vários eSIMs em simultâneo?

    No caso dos modelos de smartphone disponíveis em Portugal, é possível associar mais do que um eSIM, mas só um pode estar ativo de cada vez. É possível alternar entre os eSIM associados através do menu do telemóvel.

  4. Posso usar o eSIM só para cartões de dados?

    Sim, é possível usar um eSIM apenas com plano de dados móveis.

  5. Posso usar o eSIM e o cartão físico com serviços de operadoras diferentes?

    Sim, desde que o equipamento esteja desbloqueado. O eSIM só pode ser utilizado com o plano de uma operadora que já disponibilize o serviço eSIM.

  6. Posso utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) mais do que 1 vez?

    Sim, Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.

  7. Como escolho o n.º pré-definido para as chamadas e para dados?

    É possível definir qual o nº pré-definido para comunicações de voz e sms, bem como para utilização de Dados móveis, através do menu do telemóvel.

  8. Como faço a portabilidade de um n.º que usa eSIM?

    A portabilidade de números é efetuada da mesma forma quer para cartões SIM físicos quer para cartões eSIM. Não é o cartão SIM que sofre portabilidade mas sim a numeração associada. Consulte aqui mais informações acerca do processo de portabilidade.

  9. Onde posso encontrar mais informação acerca do eSIM e manter-me a par das novidades sobre este serviço?

    Nesta página do site NOS e nas páginas de suporte dos fabricantes, a informação mantem-se atualizada sobre novos equipamentos que venham a disponibilizar esta tecnologia. Por exemplo, nesta página de suporte da Apple é possível encontrar toda a informação necessária acerca do eSIM.

  10. Quais os equipamentos disponíveis com tecnologia eSIM?

    Consulte aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.

  1. Como posso trocar o eSIM para outro equiapamento?

    Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.

     


Conheça, também, o serviço Smart Number da NOS (MultiSIM) permite usufruir do seu número de telemóvel e das capacidades do mesmo em outros dispositivos, nomeadamente em smartwatch em: 

 

https://forum.nos.pt/telemovel-nos-24/o-smart-number-chegou-a-nos-21654

 


Consulta aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.

Boa tarde, gostaria de saber se o eSIM funciona no iphone 12mini e se tem diferença o telefone ser comprado em Portugal ou em França ? 
 

já sou cliente NOS e tenho um cartão associado seria possível desse cartão físico ter um eSIM ? 
 

 

O iPhone 12 mini é compatível com eSIM, sim.

Se o telemóvel for livre de operadora, os iPhones comprados em França são os mesmos vendidos em Portugal, por isso funcionará.


Bom dia @MARTA INÊS SANTOS SILVESTRE, seja bem-vinda ao Fórum NOS. 

@Gonçalo Ribeiro deu uma excelente ajuda. 😎

Mas temos a indicação de que ao comprar o iPhone em determinadas operadoras, a utilização do eSIM pode estar desativada. Caso tenha adquirido o equipamento a um operador Francês, por favor, consulte-o. Saiba mais em Apple.com.

Obrigado


Boa tarde. Esta informação ainda é verdadeira? É que a página da NOS indica que é possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) mais do que 1 vez.

https://www.nos.pt/particulares/telemovel/equipamentos/Paginas/esim.aspx

Obrigado,

Jorge


Boa tarde @António de Sousa Custódio, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 
Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema, recentemente, é abordado. Deste modo, garantimos a boa organização. 

Sim, atualmente, pode utilizar o mesmo QRCode no máximo 5x. 

Se surgirem questões, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 
Obrigado


Boa tarde. Esta informação ainda é verdadeira? É que a página da NOS indica que é possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) mais do que 1 vez.

https://www.nos.pt/particulares/telemovel/equipamentos/Paginas/esim.aspx

Obrigado,

Jorge

Olá, António

 

Posso confirmar que é verdade. Utilizei o mesmo código uma segunda vez há 3 dias e funcionou tudo impecável (sendo que como já foi dito, até um máximo de 5x).

É é sempre preciso “apagar” o eSIM do equipamento antigo porque ele não pode estar ativo em dois telemóveis ao mesmo tempo.


Muito obrigado pela sua partilha, @Gonçalo Ribeiro

De certo que o seu feedback, vai ajudar outros utilizadores que pretendam utilizar o QRCode. 😎


Ainda nao ha a possibilidade de activar o esim sem ser presencialmente?

Preciso de mudar de equipamento e nao consigo transferir o esim para o novo iphone.


Tenho equipamentos apple e como a funcao dual SIM só funciona com um  cartao fisico e eSIM,

gostaria de saber porque a NOS ainda nao disponibiliza a transferencia de eSIM atraves do equipamento antigo para novo iphone.

É extremamente IRRITANTE a impossibilidade de transferencia o eSIM entre equipamentos. E ser obrigado a ir a uma loja!

 

Estou extremamente arrependido de ter pedido o eSIM! 

Para quando NOS, o acesso às funcionalidades completas do eSIM?


Boa tarde @Joao Paulo Ruivo

Movemos o seu comentário para o artigo onde o @Gonçalo Ribeiro esclarece, e bem, quanto à possibilidade de utilizar o mesmo QRCode. 

Se tiver alguma questão, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 
Obrigado


Boa tarde @Joao Paulo Ruivo
Movemos o seu comentário para o artigo para onde outro comentário seu foi movido e esclarecemos a sua questão. 

Sugerimos que não disperse os comentários sobre o mesmo tema para outros artigos ou novos artigos quando já expôs a situação para nos ajudar a garantir a boa organização do Fórum NOS. 
Obrigado


Tenho equipamentos apple e como a funcao dual SIM só funciona com um  cartao fisico e eSIM,

gostaria de saber porque a NOS ainda nao disponibiliza a transferencia de eSIM atraves do equipamento antigo para novo iphone.

É extremamente IRRITANTE a impossibilidade de transferencia o eSIM entre equipamentos. E ser obrigado a ir a uma loja!

 

Estou extremamente arrependido de ter pedido o eSIM! 

Para quando NOS, o acesso às funcionalidades completas do eSIM?

Olá, João Paulo

 

Como já disse aqui uns comentários atrás, é possível passar o eSIM sem ir a uma loja, só precisa de:

  • Ter consigo o QR Code original que utilizou para configurar o eSIM no telemóvel atual/antigo
  • Remover o eSIM do telemóvel atual/antigo
  • No novo telemóvel, ler aquele QR Code original que falei
  • E está configurado

Nota importante: Este QR Code não pode ter sido ativado em mais que 5 dispositivos diferentes, porque tem um limite de 5 ativações.


Há cerca de 1 mês fiz este processo e funcionou e funciona tudo corretamente.

 

Agora se já não tiver esse QR Code original? Pois, tenso. Ai tem de ir a uma loja pedir um novo, claro.


Parece simples.

O que sucede é que o iphone 11 com ios16 simplesmente não tem opção de remover o eSIM!

Quando desliguei a rede do esim e usei o QR código no novo iPhone diz eSIM inválido, e na tentativa de transferir os esim a quando da inicializacao do novo iphone diz que esim intransferível.

 

E agora? O problema é da Apple ou da NOS? 


Bom dia @Gonçalo Ribeiro
Pedimos a sua ajuda, diga-nos, por favor, se no seu equipamento a opção aparece, caso tenha o iOS 16. 
Obrigado


Parece simples.

O que sucede é que o iphone 11 com ios16 simplesmente não tem opção de remover o eSIM!

Quando desliguei a rede do esim e usei o QR código no novo iPhone diz eSIM inválido, e na tentativa de transferir os esim a quando da inicializacao do novo iphone diz que esim intransferível.

 

E agora? O problema é da Apple ou da NOS? 

 
Eu estava no iOS 16 e foi:

Settings > Cellular > NOS (ou o nome que tiver no plano) > (scroll até baixo) Delete eSIM


Todo este processo também está descrito nos support documents da Apple:

https://support.apple.com/en-us/HT213362


Quanto à transferência do eSIM, não é problema de ninguém, simplesmente é uma “integração” que a NOS tem de disponibilizar (se o quiser disponibilizar).


Muito obrigado pela sua excelente ajuda, @Gonçalo Ribeiro😎

@Joao Paulo Ruivo, o @Gonçalo Ribeiro deu uma excelente ajuda. 

Tente suprimir o cartão eSIM seguindo os passos indicados, e bem, pelo @Gonçalo Ribeiro

Fale connosco se surgirem questões.
Obrigado


No meu iphone só tenho esta informação e o menu é diferente. Eu neste momento estou em roaming.


Bom dia @Joao Paulo Ruivo
Por favor, verifique nas definições do seu equipamento qual a região que se encontra seleciona. Caso não esteja selecionado Portugal, por favor, altere. 

Obrigado


Já alterei e não surge a opção para eliminar eSIM. Tudo igual à imagem que enviei.

Se repor o iPhone como de fábrica o eSIM ficará livre?


Já alterei e não surge a opção para eliminar eSIM. Tudo igual à imagem que enviei.

Se repor o iPhone como de fábrica o eSIM ficará livre?

Em princípio sim, porque ao fazer factory reset ele pergunta se quer manter os eSIMs guardados.


Bom dia @Joao Paulo Ruivo
​​@Gonçalo Ribeiro deu uma boa ajuda. 
Verificamos, também, que o horário não coincide com o de Portugal. Verifique, por favor, se ao manter como automático, uma vez que já tem a região em Portugal, não surge a opção. 

Obrigado


Quando desliguei a rede do esim e usei o QR código no novo iPhone diz eSIM inválido, e na tentativa de transferir os esim a quando da inicializacao do novo iphone diz que esim intransferível.

 

E agora? O problema é da Apple ou da NOS? 


Quanto à transferência do eSIM, não é problema de ninguém, simplesmente é uma “integração” que a NOS tem de disponibilizar (se o quiser disponibilizar).

De facto disponibiliza. A NOS garante este serviço de transferência do eSIM para outro equipamento até um número definido de alterações.  É o que está no papel que acompanha o eSIM quando adquirimos um em loja.


Boa tarde,

Alguem pode confirmar se é possivel usar esim da nos nos novos google pixel 7 e 7 pro? tal como era possivel nos antigos pixel’s?

 

obrigado


alguem ajuda?


esim nos pixel 7 e 7 pro é possivel?


Bom dia @nozyr

Pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. 
Endereçámos a sua questão internamente. Assim que tenhamos novidades, partilharemos. 
Obrigado


Comentário