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O eSIM (Embedded SIM ou SIM embutido) é a evolução dos cartões SIM físicos em que o cartão deixa de vir no seu formato normal e passa a estar embutido (de fábrica) no equipamento. Isto permite-lhe ativar um plano móvel, sem que seja necessário inserir o cartão físico na ranhura do telemóvel. 😎

Vantagens do eSIM

O eSIM permite ativar um tarifário móvel em equipamentos como smartphones e smartwatches sem necessidade de inserir um cartão físico.

O eSIM pode ser utilizado como um segundo cartão SIM, num único equipamento, permitindo:

  • Ter um número pessoal e outro profissional;
  • Adicionar um tarifário de dados secundário;
  • Ter um número temporário;
  • Facilita o processo de portabilidade, uma vez que não requer mudança de cartões físicos quando existe alteração do Operador;
  • Protege o equipamento e reduz o risco de avarias por abertura do slot para o cartão;
  • Elimina o risco de avarias com o cartão físico;

 

Como aderir ao eSIM

Para aderir ao eSim necessita apenas de ter um equipamento compatível com a tacnoloia eSim. Consulte a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM. 😉

Pode aderir ao eSIM através da loja da NOS e da loja online, ou peça um cartão eSIM diretamente no site da NOS. Saiba como:

  1. Aceda ao Site NOS e selecione a opção “Pedir cartão grátis”;

     

     

  2. Preencha o formulário e selecione “Enviar Pedido”;

     

     

O pedido de 2.ª via de um cartão em formato eSim apenas é possível na loja física.

Consulte em detalhe todas as condições de adesão ao Cartão eSIM.

 

Como ativar o eSIM

Para ativar o seu eSIM é necessária uma ligação à internet. Ligue-se a uma rede Wi-Fi e, de seguida, siga os passos para o seu equipamento:

  • Samsung
    1. No menu “Definições”, selecione “Ligações”;

       

    2. Escolha “Gestor de cartão SIM”;

       

    3. De seguida, selecione “Adicionar plano móvel”;

       

    4. Aguarde a adição do plano móvel;

       

    5. Se não detectar o plano, selecione “Digitalizar código QR do operador”;

       

    6. Escolha “Adicionar e utilizar agora”;

       

    7. Insira o seu PIN;

       

    8. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • Huawey
    1. Aceda às definições e selecione “Rede Móvel”;

       

    2. De seguida, escolha “Gestão dos SIM”;

       

    3. Selecione “Adicionar eSIM”;

       

    4. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

       

    5. Aguarde enquanto a transferência do eSIM é concluída;

       

    6. Selecione “Adicionar este eSIM”;

       

    7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • iPhone
    1. Aceda às definições e selecione “Rede Móvel”;

       

    2. Escolha “Plano móvel”;

       

    3. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

       

    4. Selecione “Adicionar plano móvel”;

       

    5. Selecione “SIM digital” para o desbloquear;

       

    6. Insira o seu PIN;

       

    7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • iPad
    1. Aceda às definições e, de seguida, em “Dados Móveis”, selecione “Outra”;

       

    2. Faça o Scan do QR code do cartão eSIM;

       

    3. Selecione “Plano móvel”;

       

    4. Insira o seu PIN do SIM;

       

    5. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

Equipamentos compatíveis

Os fabricantes começam a disponibilizar o eSIM em equipamentos como os Smartphones e Smartwatches.
A NOS disponibiliza a ativação do eSIM por leitura de QR Code e os equipamentos disponíveis com o serviço eSIM que têm essa forma de associação e já confirmados pela NOS são:

Smartphones

  • Apple
  • iPhone SE (2020)
  • iPhone SE (2022)
  • iPhone XS
  • iPhone XS Max
  • iPhone XR
  • iPhone 11
  • iPhone 11Pro
  • iPhone 11Pro Max
  • iPhone 12
  • iPhone 12mini
  • iPhone 12Pro
  • iPhone 12 Pro Max
  • iPhone 13
  • iPhone 13mini
  • iPhone 13Pro
  • iPhone 13 Pro Max
  • iPhone 14
  • iPhone 14 Pro
  • iPhone 14 Pro Max 
  • iPhone 14 Plus
  • Samsung
  • Galaxy Z Flip
  • Galaxy Z Flip 3 5G
  • Galaxy Z Flip 4
  • Galaxy Fold
  • Galaxy Fold 2
  • Galaxy Fold 3 5G
  • Galaxy Z Fold 4
  • Galaxy Note 20
  • Note 20 5G
  • Note 20 Ultra
  • Galaxy S20 4G
  • Galaxy S20 5G
  • Galaxy S20 Ultra 5G
  • Galaxy S20 Plus 4G
  • Galaxy S20 Plus 5G
  • Galaxy S21 5G
  • Galaxy S21 Ultra 5G
  • Galaxy S21 Plus 5G
  • Galaxy S22 5G 
  • Galaxy S22 Ultra 5G
  • Galaxy S22 Plus 5G
  • Galaxy S23 5G
  • Galaxy S23 Plus 5G
  • Galaxy S23 Ultra 5G
  • Google
  • Pixel 2 (not dual SIM)
  • Pixel 2 XL
  • Pixel 3
  • Pixel 3 XL
  • Pixel 3a
  • Pixel 3a XL
  • Pixel 4
  • Pixel 4a
  • Pixel 4a (5G)
  • Pixel 4 XL
  • Pixel 5
  • Pixel 5a
  • Pixel 5a (5G)
  • Pixel 6
  •  Pixel 6a
  • Pixel 6 Pro
  • Pixel 7
  • Pixel 7 Pro
  • Huawei
  • P40
  • P40 Pro
  • P50 Pro
  • Mate 40 Pro
  • Mate 30
  • Mate 30 5G
  • Mate 30 Pro 5G
  • Mate 30 RS Porsche
  • Mate 40
  • Mate 40 Pro
  • Mate 40 Pro+
  • Oppo
  • Motorola Razr 2019
  • Nuu Mobile X5
  • Gemini PDA
  • Rakuten Mini
  • Oppo Find X3 Pro
  • Oppo Reno 5A
  • Oppo Reno6
  • Oppo Pro 5G
  • Oppo Find X5
  • Oppo Find X5 Pro
  • Oppo Reno 6 Pro
  • Xiaomi

12T Pro

 

Tablets

  • Apple
  • iPad
  • iPad Air
  • iPad mini (superiores a 2019)
  • iPad Pro 11
  • iPad Pro 12.9
  • iPad Pro 12.9 (2018)​​

 

Smartwatch

  • Apple

Watch SE

Watch SE 2

Watch Series 3

Watch Series 4

Watch Series 5

Watch Series 6

Watch Series 7

Watch Series 8

Watch Ultra​​​​​​

  • Samsung

Galaxy Watch

Galaxy  Watch 3

Galaxy  Watch 4

Galaxy  Watch 5

Galaxy Watch Active 2

Galaxy Watch Active4

  • Huawei

Watch 2

Watch GT 2

Watch 3

 

Ficou com dúvidas sobre o eSIM na NOS? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

  1. Em que lojas está disponível o serviço eSIM?

    O eSIM está disponível em todas as lojas da NOS do Continente, Madeira, Açores e online, condicionado à disponibilidade de stock em cada Loja.

  2. Posso utilizar o eSIM se tiver só um número no meu telemóvel?

    Sim, pode utilizar um eSIM como o seu único tarifário móvel, desde que tenha um equipamento com esta tecnologia.

  3. Posso usar vários eSIMs em simultâneo?

    No caso dos modelos de smartphone disponíveis em Portugal, é possível associar mais do que um eSIM, mas só um pode estar ativo de cada vez. É possível alternar entre os eSIM associados através do menu do telemóvel.

  4. Posso usar o eSIM só para cartões de dados?

    Sim, é possível usar um eSIM apenas com plano de dados móveis.

  5. Posso usar o eSIM e o cartão físico com serviços de operadoras diferentes?

    Sim, desde que o equipamento esteja desbloqueado. O eSIM só pode ser utilizado com o plano de uma operadora que já disponibilize o serviço eSIM.

  6. Posso utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) mais do que 1 vez?

    Sim, Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.

  7. Como escolho o n.º pré-definido para as chamadas e para dados?

    É possível definir qual o nº pré-definido para comunicações de voz e sms, bem como para utilização de Dados móveis, através do menu do telemóvel.

  8. Como faço a portabilidade de um n.º que usa eSIM?

    A portabilidade de números é efetuada da mesma forma quer para cartões SIM físicos quer para cartões eSIM. Não é o cartão SIM que sofre portabilidade mas sim a numeração associada. Consulte aqui mais informações acerca do processo de portabilidade.

  9. Onde posso encontrar mais informação acerca do eSIM e manter-me a par das novidades sobre este serviço?

    Nesta página do site NOS e nas páginas de suporte dos fabricantes, a informação mantem-se atualizada sobre novos equipamentos que venham a disponibilizar esta tecnologia. Por exemplo, nesta página de suporte da Apple é possível encontrar toda a informação necessária acerca do eSIM.

  10. Quais os equipamentos disponíveis com tecnologia eSIM?

    Consulte aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.

  1. Como posso trocar o eSIM para outro equiapamento?

    Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.

     


Conheça, também, o serviço Smart Number da NOS (MultiSIM) permite usufruir do seu número de telemóvel e das capacidades do mesmo em outros dispositivos, nomeadamente em smartwatch em: 

 

https://forum.nos.pt/telemovel-nos-24/o-smart-number-chegou-a-nos-21654

 


Consulta aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.

@tiagojbsoares ,





A questão da disponibilidade em loja está associada ao número de stock. No entanto, verificamos que o e-SIM está disponível na loja NOS do Norteshopping 🙂 .





Caso tenha mais alguma dúvida ou sugestão, partilhe connosco.
Alguém sabe como ativar o galaxywhatch com o e-sim, fui buscar o cartão á loja mas elas não conseguiram fazer o serviço, eu pensei que o fazia, mas não consigo. Alguém já o fez, ou existe pessoal em alguma loja com formação para o fazer?
Olá @MANUEL PALMA,





Quer utilizar o seu número de telemóvel no Smartwatch?
Olá @MANUEL PALMA,





Quer utilizar o seu número de telemóvel no Smartwatch?



Tenho um numero novo, pois não é possivel ter o mesmo numero , um fisico e outro digital.
Olá @MANUEL PALMA,





Já seguiu os despistes que estão neste tópico?
Olá @MANUEL PALMA,





Já seguiu os despistes que estão neste tópico?



O sotware que me aparece não é igual, ten muito menos itens, e a parte das redes moveis não consegue entrar, que que não está disponível esse serviço, embora no relogia tenha as redes móveis e quando aciono manda-me para o movel e aparece o mesmo, a samsung já me deu uma dicas para reeiciar tudo, mas os passos diferem da minha realidade, já coloquei em causa se o meu LG G4 não será o mais indicado.
@MANUEL PALMA , já verificou no manual , não diz nada?
O manual explica os mesmos passos, mas o problema mantem-se, não consigo chegar ao local por eles indicado para apagar os dados que eles aconselham. Acho que o relogio que aparece na aplicação não deve ser com a tecnologia LTE,como tal não tem esses passos, mas também não encontro outro, somente diz 46mn, nada refere a tecnologia, já instalei de novo mais de uma vez e nada, mas tenho a impressão que da primeira vez apareceu, agora não consigo.
em loja, o que lhe disseram do segundo cartão eSIM?
em loja o que lhe disseram do segundo cartão eSIM?


Não percebo bem o que quer saber, mas na loja só me deram um eSIM, que será para instalar no relógio (se conseguir), qualquer outro cartão implica outro numero de telefone, pois a NOS não disponibiliza cartões gémeos. Se se refere a uma segunda via, o eSIM só serve uma vez, ficando inutilizado para outros equipamentos, terá que pedir de novo e pagar por ele, não se se poderá manter esse numero mas é capaz.
Desculpe, não tinha percebido dessa forma.


Mas na loja não lhe ativaram o eSIM diretamente no Smatwatch? É que o melhor será mesmo voltar lá, uma vez que não lhe aparecem as funções em questão.
olá.





o apple watch 5 é suportado com esim da nos?
Olá @tripeiro,





Neste momento o eSIM não é compatível com o equipamento que refere. Assim que existam novidades, partilhamos no Fórum NOS. 😀
Olá @tripeiro,





Neste momento o eSIM não é compatível com o equipamento que refere. Assim que existam novidades, partilhamos no Fórum NOS. 😀






Boa tarde Tiago, tens alguma previsão para quando é que o esim vai estar disponivel para o apple watch 5? Era importante saber se pelo menos está planeado para este ano . Obrigado
Olá @Pedro.SA,





Neste momento, não temos previsão. Contudo, caso existam novidades partilhamos no Fórum NOS. 😀
Olá @Pedro.SA,





Neste momento, não temos previsão. Contudo, caso existam novidades partilhamos no Fórum NOS. 😀






Eu compreendo que não se queiram comprometer, mas deviam pelo menos dizer se é uma questão de meses, para o ano ou próximo ou se não vão implementar. Isso ajuda as pessoas a decidir se compram equipamentos ou não e se mudam ou não de operador ...
Boa tarde,


Tendo telemóvel da empresa é possível passar para esim? Ou tenho de ter algum tipo de autorizações?
Bem-vindo ao Fórum NOS, @Max_Soul.





Sim, é possível ativar o eSIM.





A necessidade de uma autorização irá depender do tipo de tarifário empresarial. Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.
Eu compreendo que não se queiram comprometer, mas deviam pelo menos dizer se é uma questão de meses, para o ano ou próximo ou se não vão implementar. Isso ajuda as pessoas a decidir se compram equipamentos ou não e se mudam ou não de operador ...





Pelo que foi dito aqui, será uma questão de pelo menos mais um ano. O foco aparenta ser equipamentos comercializados cá, pelo que é seguro acreditar que, para efeitos de compra de equipamento/troca de operador, enquanto os modelos cellular não forem cá comercializados, não vamos ter sorte.



Eu compreendo que não se queiram comprometer, mas deviam pelo menos dizer se é uma questão de meses, para o ano ou próximo ou se não vão implementar. Isso ajuda as pessoas a decidir se compram equipamentos ou não e se mudam ou não de operador ...Pelo que foi dito aqui, será uma questão de pelo menos mais um ano. O foco aparenta ser equipamentos comercializados cá, pelo que é seguro acreditar que, para efeitos de compra de equipamento/troca de operador, enquanto os modelos cellular não forem cá comercializados, não vamos ter sorte.






Obrigado
Ontem telefonei para a linha de apoio NOS a perguntar se o tarifário "Smartwatch NOS " é compatível com AppleWatch 5 Celullar e a resposta foi que sim. Alguém pode confirmar?





https://www.nos.pt/particulares/telemovel/tarifarios/Paginas/smartwatch.aspx
Olá @Pedro.SA,





Lamentamos a informação que lhe foi dada. ☹️





Apenas garantimos o funcionamento do tarifário que refere no Samsung Galaxy Watch. Ainda assim, pode funcionar noutros equipamentos, à exceção do Apple Watch que requer desenvolvimentos tecnológicos específicos
Olá @tiagojbsoares ,





@ruijmonteiro , pode deslocar-se até à loja NOS Oeiras - Oeiras Parque para verificar a situação com o seu eSIM 🙂 .








Na loja de Oeiras quando lá fui despacharam-me logo a dizer que "isso só no Colombo" e tal... e não tinham stock.





Lá fui ao Colombo mas para além de não terem stock ainda foi uma experiência mais surreal...





Enfim resolvi o meu problema na loja da Av. da República onde sempre parecem saber o que estão a fazer.
Bom dia, sou cliente corporate e estou a tentar aderir ao e-Sim desde que a NOS o lançou mas infelizmente ainda não consegui…


Já fui por 5 vezes ao balcão e já efetuei umas outras quantas chamadas (PAGAS) para a vossa linha de apoio. Da ultima vez que fui ao balcão foi-me entregue 1 cartão e-sim com a indicação de que me seria enviado posteriormente 1 sms a indicar o momento da troca de cartões. Em vez disso recebi um contacto do vosso colega que me tinha atendido na loja, a indicar que devido ao facto de eu ter efetuado o pedido há mais de 60 dias teria de o reativar. Tentei faze-lo por e-mail para começar a ficar com os registos do processo todo, que creio ser já motivo de vergonha para a operadora. Sendo que após enviar 2 e-mails continuo sem resposta.


Para além de todo o processo já me ter feito perder imenso tempo e de ainda não fazer ideia de quando o posso resolver, tenho algum receio que se por ventura acontecer algum imprevisto com o equipamento que eu seja forçado a pedir uma 2ª via, o processo corra igualmente mal e eu fique muito tempo privado do meu nº de telemóvel.
Boa tarde,





O titular do contrato do pacote em que o meu telefone está incluído foi a uma loja pedir o eSim do meu número. Deu-me o cartão, eu associei-o ao telemóvel (e o data plan aparece no telefone), mas o número continua associado ao cartão físico. O que posso fazer?





Obrigado,


Hugo

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