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O eSIM (Embedded SIM ou SIM embutido) é a evolução dos cartões SIM físicos em que o cartão deixa de vir no seu formato normal e passa a estar embutido (de fábrica) no equipamento. Isto permite-lhe ativar um plano móvel, sem que seja necessário inserir o cartão físico na ranhura do telemóvel. 😎

Vantagens do eSIM

O eSIM permite ativar um tarifário móvel em equipamentos como smartphones e smartwatches sem necessidade de inserir um cartão físico.

O eSIM pode ser utilizado como um segundo cartão SIM, num único equipamento, permitindo:

  • Ter um número pessoal e outro profissional;
  • Adicionar um tarifário de dados secundário;
  • Ter um número temporário;
  • Facilita o processo de portabilidade, uma vez que não requer mudança de cartões físicos quando existe alteração do Operador;
  • Protege o equipamento e reduz o risco de avarias por abertura do slot para o cartão;
  • Elimina o risco de avarias com o cartão físico;

 

Como aderir ao eSIM

Para aderir ao eSim necessita apenas de ter um equipamento compatível com a tacnoloia eSim. Consulte a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM. 😉

Pode aderir ao eSIM através da loja da NOS e da loja online, ou peça um cartão eSIM diretamente no site da NOS. Saiba como:

  1. Aceda ao Site NOS e selecione a opção “Pedir cartão grátis”;

     

     

  2. Preencha o formulário e selecione “Enviar Pedido”;

     

     

O pedido de 2.ª via de um cartão em formato eSim apenas é possível na loja física.

Consulte em detalhe todas as condições de adesão ao Cartão eSIM.

 

Como ativar o eSIM

Para ativar o seu eSIM é necessária uma ligação à internet. Ligue-se a uma rede Wi-Fi e, de seguida, siga os passos para o seu equipamento:

  • Samsung
    1. No menu “Definições”, selecione “Ligações”;

       

    2. Escolha “Gestor de cartão SIM”;

       

    3. De seguida, selecione “Adicionar plano móvel”;

       

    4. Aguarde a adição do plano móvel;

       

    5. Se não detectar o plano, selecione “Digitalizar código QR do operador”;

       

    6. Escolha “Adicionar e utilizar agora”;

       

    7. Insira o seu PIN;

       

    8. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • Huawey
    1. Aceda às definições e selecione “Rede Móvel”;

       

    2. De seguida, escolha “Gestão dos SIM”;

       

    3. Selecione “Adicionar eSIM”;

       

    4. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

       

    5. Aguarde enquanto a transferência do eSIM é concluída;

       

    6. Selecione “Adicionar este eSIM”;

       

    7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • iPhone
    1. Aceda às definições e selecione “Rede Móvel”;

       

    2. Escolha “Plano móvel”;

       

    3. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

       

    4. Selecione “Adicionar plano móvel”;

       

    5. Selecione “SIM digital” para o desbloquear;

       

    6. Insira o seu PIN;

       

    7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • iPad
    1. Aceda às definições e, de seguida, em “Dados Móveis”, selecione “Outra”;

       

    2. Faça o Scan do QR code do cartão eSIM;

       

    3. Selecione “Plano móvel”;

       

    4. Insira o seu PIN do SIM;

       

    5. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

Equipamentos compatíveis

Os fabricantes começam a disponibilizar o eSIM em equipamentos como os Smartphones e Smartwatches.
A NOS disponibiliza a ativação do eSIM por leitura de QR Code e os equipamentos disponíveis com o serviço eSIM que têm essa forma de associação e já confirmados pela NOS são:

Smartphones

  • Apple
  • iPhone SE (2020)
  • iPhone SE (2022)
  • iPhone XS
  • iPhone XS Max
  • iPhone XR
  • iPhone 11
  • iPhone 11Pro
  • iPhone 11Pro Max
  • iPhone 12
  • iPhone 12mini
  • iPhone 12Pro
  • iPhone 12 Pro Max
  • iPhone 13
  • iPhone 13mini
  • iPhone 13Pro
  • iPhone 13 Pro Max
  • iPhone 14
  • iPhone 14 Pro
  • iPhone 14 Pro Max 
  • iPhone 14 Plus
  • Samsung
  • Galaxy Z Flip
  • Galaxy Z Flip 3 5G
  • Galaxy Z Flip 4
  • Galaxy Fold
  • Galaxy Fold 2
  • Galaxy Fold 3 5G
  • Galaxy Z Fold 4
  • Galaxy Note 20
  • Note 20 5G
  • Note 20 Ultra
  • Galaxy S20 4G
  • Galaxy S20 5G
  • Galaxy S20 Ultra 5G
  • Galaxy S20 Plus 4G
  • Galaxy S20 Plus 5G
  • Galaxy S21 5G
  • Galaxy S21 Ultra 5G
  • Galaxy S21 Plus 5G
  • Galaxy S22 5G 
  • Galaxy S22 Ultra 5G
  • Galaxy S22 Plus 5G
  • Galaxy S23 5G
  • Galaxy S23 Plus 5G
  • Galaxy S23 Ultra 5G
  • Google
  • Pixel 2 (not dual SIM)
  • Pixel 2 XL
  • Pixel 3
  • Pixel 3 XL
  • Pixel 3a
  • Pixel 3a XL
  • Pixel 4
  • Pixel 4a
  • Pixel 4a (5G)
  • Pixel 4 XL
  • Pixel 5
  • Pixel 5a
  • Pixel 5a (5G)
  • Pixel 6
  •  Pixel 6a
  • Pixel 6 Pro
  • Pixel 7
  • Pixel 7 Pro
  • Huawei
  • P40
  • P40 Pro
  • P50 Pro
  • Mate 40 Pro
  • Mate 30
  • Mate 30 5G
  • Mate 30 Pro 5G
  • Mate 30 RS Porsche
  • Mate 40
  • Mate 40 Pro
  • Mate 40 Pro+
  • Oppo
  • Motorola Razr 2019
  • Nuu Mobile X5
  • Gemini PDA
  • Rakuten Mini
  • Oppo Find X3 Pro
  • Oppo Reno 5A
  • Oppo Reno6
  • Oppo Pro 5G
  • Oppo Find X5
  • Oppo Find X5 Pro
  • Oppo Reno 6 Pro
  • Xiaomi

12T Pro

 

Tablets

  • Apple
  • iPad
  • iPad Air
  • iPad mini (superiores a 2019)
  • iPad Pro 11
  • iPad Pro 12.9
  • iPad Pro 12.9 (2018)​​

 

Smartwatch

  • Apple

Watch SE

Watch SE 2

Watch Series 3

Watch Series 4

Watch Series 5

Watch Series 6

Watch Series 7

Watch Series 8

Watch Ultra​​​​​​

  • Samsung

Galaxy Watch

Galaxy  Watch 3

Galaxy  Watch 4

Galaxy  Watch 5

Galaxy Watch Active 2

Galaxy Watch Active4

  • Huawei

Watch 2

Watch GT 2

Watch 3

 

Ficou com dúvidas sobre o eSIM na NOS? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

  1. Em que lojas está disponível o serviço eSIM?

    O eSIM está disponível em todas as lojas da NOS do Continente, Madeira, Açores e online, condicionado à disponibilidade de stock em cada Loja.

  2. Posso utilizar o eSIM se tiver só um número no meu telemóvel?

    Sim, pode utilizar um eSIM como o seu único tarifário móvel, desde que tenha um equipamento com esta tecnologia.

  3. Posso usar vários eSIMs em simultâneo?

    No caso dos modelos de smartphone disponíveis em Portugal, é possível associar mais do que um eSIM, mas só um pode estar ativo de cada vez. É possível alternar entre os eSIM associados através do menu do telemóvel.

  4. Posso usar o eSIM só para cartões de dados?

    Sim, é possível usar um eSIM apenas com plano de dados móveis.

  5. Posso usar o eSIM e o cartão físico com serviços de operadoras diferentes?

    Sim, desde que o equipamento esteja desbloqueado. O eSIM só pode ser utilizado com o plano de uma operadora que já disponibilize o serviço eSIM.

  6. Posso utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) mais do que 1 vez?

    Sim, Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.

  7. Como escolho o n.º pré-definido para as chamadas e para dados?

    É possível definir qual o nº pré-definido para comunicações de voz e sms, bem como para utilização de Dados móveis, através do menu do telemóvel.

  8. Como faço a portabilidade de um n.º que usa eSIM?

    A portabilidade de números é efetuada da mesma forma quer para cartões SIM físicos quer para cartões eSIM. Não é o cartão SIM que sofre portabilidade mas sim a numeração associada. Consulte aqui mais informações acerca do processo de portabilidade.

  9. Onde posso encontrar mais informação acerca do eSIM e manter-me a par das novidades sobre este serviço?

    Nesta página do site NOS e nas páginas de suporte dos fabricantes, a informação mantem-se atualizada sobre novos equipamentos que venham a disponibilizar esta tecnologia. Por exemplo, nesta página de suporte da Apple é possível encontrar toda a informação necessária acerca do eSIM.

  10. Quais os equipamentos disponíveis com tecnologia eSIM?

    Consulte aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.

  1. Como posso trocar o eSIM para outro equiapamento?

    Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.

     


Conheça, também, o serviço Smart Number da NOS (MultiSIM) permite usufruir do seu número de telemóvel e das capacidades do mesmo em outros dispositivos, nomeadamente em smartwatch em: 

 

https://forum.nos.pt/telemovel-nos-24/o-smart-number-chegou-a-nos-21654

 


Consulta aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.

Boa tarde @Paulo Castro,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar a esclarecer. 🙂

  • No primeiro cenário, em caso de roubo é necessário que solicite uma segunda via do cartão eSIM. Desta forma o antigo eSIM é cancelado em prol da ativação do novo.
  • No segundo cenário, tendo acesso ao QR code, pode alterar o eSIM para outro dispositivo utilizando este mesmo código até um máximo de 5 vezes. Para fazer esta alteração é sempre necessário que remova o eSIM do dispositivo anterior, nas definições.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


Na página Web da NOS, posso pedir um cartão E-SIM para substituir o meu cartão atual (na prática migrar o meu SIM para ESIM) ou via WEB o pedido é apenas para quem quiser pedir um novo cartão e-sim standard?


Boa tarde @Paulo Castro,

Agradecemos a sua questão.

O pedido de 2ª via de cartão eSIM é necessário que seja realizada em Loja para sua ativação, sendo esta imediata.

Obrigado 


Bom dia,

 

Desde ontem ao final da tarde, que não consigo realizar chamadas ou aceder aos dados, mas consigo receber chamadas. Será que o cartão SIM se encontra danificado e tenho que trocar? O estranho é conseguir receber chamadas mas não consigo efetuar. E em casa a minha net WI-FI estava a funcionar na perfeição. 
Já reiniciei o telemóvel, e coloquei outro cartão no meu telemóvel e funcionou.

 

Será que me poderia ajudar


Boa tarde @Cassilda,

Agradecemos a sua mensagem.

Pedimos que nos detalhe esta situação, por favor.

Pelo que compreendemos, a situação descrita apenas ocorre num dispositivo, certo? 

Obrigado 


Não consigo realizar chamadas, mandar mensagens, nem ligar os meus dados. E quando tento fazer uma chamada por exemplo aparece um aviso: “Rede não registada” (Algo deste genero). Já troquei o cartão para outro telemóvel, e tem os mesmos problemas. E como coloquei outro cartão no meu telemóvel e tudo funcionou na perfeição. Não percebo porque o cartão não se encontra a dar no telemóvel.


E não acontece apenas no meu telemóvel, qualquer telemóvel em que insira o cartão SIM aparece com os mesmos erros.


Agradecemos o seu testemunho @Cassilda.

Este cartão SIM já funcionou anteriormente? 

Obrigado


Did anyone use *********? Any feedback. I hear that their services are very fast.


Hello @Jit Chak,

Thank you for reaching out to us.

Some information was suppressed from your comment for not complying with the Fórum NOS terms of use.

Please let us know if you have any questions regarding our services.

Thank you


Boa tarde,

Sou utilizador do eSim da NOS mas, ao mudar de telemóvel (de um iPhone para outro) o eSim deixou de funcionar no novo (um iPhone 13mini).

Ou seja, e ao invés da indicação que surge aqui no site da NOS, não consegui utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) uma segunda vez. Tenho o QR Code comigo mas não funciona. Como estou a residir no estrangeiro não consigo ir a uma loja física. Tentei o contacto pela linha de apoio telefónico mas, infelizmente, o serviço não associa o meu número de telemóvel com o pin ou puk originais pelo que não consigo qualquer ligação ao apoio telefónico.

Como posso resolver esta situação?

Obrigado.


Boa tarde @André ACM,

Agradecemos a sua mensagem.

É necessário que, primeiramente, remova o eSIM do seu telemóvel anterior através das definições

Obrigado 


Boa noite @João H. ,

 

Obrigado pela resposta. Já tinha eliminado o cartão eSim do anterior telemóvel. A mensagem que recebo no novo telemóvel é para contactar a operadora (depois de ler o código QR, que é reconhecido, o tlm fica a pensar um pouco mas falha a instalação e diz para contactar a operadora). 
 

Obrigado


Bom dia @André ACM

Em caso de troca de equipamento é necessário que, em primeiro lugar assegurar que possui ligação à internet através de Wi-Fi. Estando ligado a uma rede Wi-Fi, deve remover o eSIM do dispositivo antigo em Definições > Dados Móveis > Plano de Dados > Remover plano de Dados e de seguida configurar o eSIM no dispositivo novo.

Confirma que estava ligado à rede Wi-Fi?

Obrigado 


Bom dia @Mário P. ,

 

Obrigado pela resposta. Confirmo que quando removi o plano de dados do tlm antigo estava ligado ao wi-fi. E também estou ligado ao wi-fi quando tento a configuração no novo - mas dá-me a mensagem de erro.


Agradecemos a confirmação, @André ACM
Estamos a confirmar a situação, pelo que assim que tenhamos feedback, partilharemos consigo. 
Obrigado


Muito obrigado @Mário P. . Se for necessária mais alguma informação estou ao dispor (tenho o cartão comigo). Tenho bastante urgência pois perdi o acesso ao mbway e ao homebanking por estar impossibilitado de receber SMS’s de verificação.


Confirma que não excedeu o número de utilizações do QRcode, ou seja, até 5 vezes, @André ACM

Diga-nos, por favor, também, se o novo equipamento foi adquirido a algum operador no estrangeiro. Isto porque, segundo o site da Apple, há operadores que bloqueiam este serviço. 
Obrigado


Boa tarde @Mário P. ,

 

Confirmo que não excedi as cinco vezes - aliás só fiz uma. O telemóvel que adquiri é desbloqueado, sem operadora. 
 

obrigado


@André ACM, pedimos que tente ativar o QRCode no equipamento antigo e diga-nos se consegue. 
Obrigado


Caro @Mário P. ,

 

ontem à noite tentei isso mesmo - sendo que já tinha feito a limpeza total, apagando todos os dados do tlm antigo. O erro foi o mesmo: reconhece o eSim da “NOS Portugal” mas depois dá erro e pede para contactar a operadora. 
 

obrigado


@André ACM, a reposição de valores foi antes ou depois de remover o eSIM? 

Isto porque, quando faz reposição de valores ao equipamento é-lhe questionado se deseja apagar eSIM ou se o pretende manter mesmo após o reset. Qual o opção que escolheu?

Obrigado


Caro @Mário P. , deve estar aí o problema - fiz um reset total, pelo que acho que o eSim foi apagado. 
 

qual seria a solução prática neste caso?

 

obrigado


Proceder à 2.ª via do cartão, no entanto, apenas é possível numa loja NOS, @André ACM.😥

Infelizmente, não é possível enviar 2.ª via para fora do território nacional e mesmo que fosse, por exemplo, o 1.º acesso do cartão tem de ser feito numa rede NOS. 

Mas se tiver um familiar que possa deslocar-se a uma loja NOS, com a sua autorização, levantar uma 2.ª via do eSIM, ativá-lo em Portugal e, de seguida, enviá-lo para a sua morada no país em que se encontra já será possível ativar. 
Obrigado


Caro @Mário P. , vou tentar resolver dessa forma. 
obrigado


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