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O eSIM (Embedded SIM ou SIM embutido) é a evolução dos cartões SIM físicos em que o cartão deixa de vir no seu formato normal e passa a estar embutido (de fábrica) no equipamento. Isto permite-lhe ativar um plano móvel, sem que seja necessário inserir o cartão físico na ranhura do telemóvel. 😎

Vantagens do eSIM

O eSIM permite ativar um tarifário móvel em equipamentos como smartphones e smartwatches sem necessidade de inserir um cartão físico.

O eSIM pode ser utilizado como um segundo cartão SIM, num único equipamento, permitindo:

  • Ter um número pessoal e outro profissional;
  • Adicionar um tarifário de dados secundário;
  • Ter um número temporário;
  • Facilita o processo de portabilidade, uma vez que não requer mudança de cartões físicos quando existe alteração do Operador;
  • Protege o equipamento e reduz o risco de avarias por abertura do slot para o cartão;
  • Elimina o risco de avarias com o cartão físico;

 

Como aderir ao eSIM

Para aderir ao eSim necessita apenas de ter um equipamento compatível com a tacnoloia eSim. Consulte a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM. 😉

Pode aderir ao eSIM através da loja da NOS e da loja online, ou peça um cartão eSIM diretamente no site da NOS. Saiba como:

  1. Aceda ao Site NOS e selecione a opção “Pedir cartão grátis”;

     

     

  2. Preencha o formulário e selecione “Enviar Pedido”;

     

     

O pedido de 2.ª via de um cartão em formato eSim apenas é possível na loja física.

Consulte em detalhe todas as condições de adesão ao Cartão eSIM.

 

Como ativar o eSIM

Para ativar o seu eSIM é necessária uma ligação à internet. Ligue-se a uma rede Wi-Fi e, de seguida, siga os passos para o seu equipamento:

  • Samsung
    1. No menu “Definições”, selecione “Ligações”;

       

    2. Escolha “Gestor de cartão SIM”;

       

    3. De seguida, selecione “Adicionar plano móvel”;

       

    4. Aguarde a adição do plano móvel;

       

    5. Se não detectar o plano, selecione “Digitalizar código QR do operador”;

       

    6. Escolha “Adicionar e utilizar agora”;

       

    7. Insira o seu PIN;

       

    8. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • Huawey
    1. Aceda às definições e selecione “Rede Móvel”;

       

    2. De seguida, escolha “Gestão dos SIM”;

       

    3. Selecione “Adicionar eSIM”;

       

    4. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

       

    5. Aguarde enquanto a transferência do eSIM é concluída;

       

    6. Selecione “Adicionar este eSIM”;

       

    7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • iPhone
    1. Aceda às definições e selecione “Rede Móvel”;

       

    2. Escolha “Plano móvel”;

       

    3. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

       

    4. Selecione “Adicionar plano móvel”;

       

    5. Selecione “SIM digital” para o desbloquear;

       

    6. Insira o seu PIN;

       

    7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • iPad
    1. Aceda às definições e, de seguida, em “Dados Móveis”, selecione “Outra”;

       

    2. Faça o Scan do QR code do cartão eSIM;

       

    3. Selecione “Plano móvel”;

       

    4. Insira o seu PIN do SIM;

       

    5. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

Equipamentos compatíveis

Os fabricantes começam a disponibilizar o eSIM em equipamentos como os Smartphones e Smartwatches.
A NOS disponibiliza a ativação do eSIM por leitura de QR Code e os equipamentos disponíveis com o serviço eSIM que têm essa forma de associação e já confirmados pela NOS são:

Smartphones

  • Apple
  • iPhone SE (2020)
  • iPhone SE (2022)
  • iPhone XS
  • iPhone XS Max
  • iPhone XR
  • iPhone 11
  • iPhone 11Pro
  • iPhone 11Pro Max
  • iPhone 12
  • iPhone 12mini
  • iPhone 12Pro
  • iPhone 12 Pro Max
  • iPhone 13
  • iPhone 13mini
  • iPhone 13Pro
  • iPhone 13 Pro Max
  • iPhone 14
  • iPhone 14 Pro
  • iPhone 14 Pro Max 
  • iPhone 14 Plus
  • Samsung
  • Galaxy Z Flip
  • Galaxy Z Flip 3 5G
  • Galaxy Z Flip 4
  • Galaxy Fold
  • Galaxy Fold 2
  • Galaxy Fold 3 5G
  • Galaxy Z Fold 4
  • Galaxy Note 20
  • Note 20 5G
  • Note 20 Ultra
  • Galaxy S20 4G
  • Galaxy S20 5G
  • Galaxy S20 Ultra 5G
  • Galaxy S20 Plus 4G
  • Galaxy S20 Plus 5G
  • Galaxy S21 5G
  • Galaxy S21 Ultra 5G
  • Galaxy S21 Plus 5G
  • Galaxy S22 5G 
  • Galaxy S22 Ultra 5G
  • Galaxy S22 Plus 5G
  • Galaxy S23 5G
  • Galaxy S23 Plus 5G
  • Galaxy S23 Ultra 5G
  • Google
  • Pixel 2 (not dual SIM)
  • Pixel 2 XL
  • Pixel 3
  • Pixel 3 XL
  • Pixel 3a
  • Pixel 3a XL
  • Pixel 4
  • Pixel 4a
  • Pixel 4a (5G)
  • Pixel 4 XL
  • Pixel 5
  • Pixel 5a
  • Pixel 5a (5G)
  • Pixel 6
  •  Pixel 6a
  • Pixel 6 Pro
  • Pixel 7
  • Pixel 7 Pro
  • Huawei
  • P40
  • P40 Pro
  • P50 Pro
  • Mate 40 Pro
  • Mate 30
  • Mate 30 5G
  • Mate 30 Pro 5G
  • Mate 30 RS Porsche
  • Mate 40
  • Mate 40 Pro
  • Mate 40 Pro+
  • Oppo
  • Motorola Razr 2019
  • Nuu Mobile X5
  • Gemini PDA
  • Rakuten Mini
  • Oppo Find X3 Pro
  • Oppo Reno 5A
  • Oppo Reno6
  • Oppo Pro 5G
  • Oppo Find X5
  • Oppo Find X5 Pro
  • Oppo Reno 6 Pro
  • Xiaomi

12T Pro

 

Tablets

  • Apple
  • iPad
  • iPad Air
  • iPad mini (superiores a 2019)
  • iPad Pro 11
  • iPad Pro 12.9
  • iPad Pro 12.9 (2018)​​

 

Smartwatch

  • Apple

Watch SE

Watch SE 2

Watch Series 3

Watch Series 4

Watch Series 5

Watch Series 6

Watch Series 7

Watch Series 8

Watch Ultra​​​​​​

  • Samsung

Galaxy Watch

Galaxy  Watch 3

Galaxy  Watch 4

Galaxy  Watch 5

Galaxy Watch Active 2

Galaxy Watch Active4

  • Huawei

Watch 2

Watch GT 2

Watch 3

 

Ficou com dúvidas sobre o eSIM na NOS? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

  1. Em que lojas está disponível o serviço eSIM?

    O eSIM está disponível em todas as lojas da NOS do Continente, Madeira, Açores e online, condicionado à disponibilidade de stock em cada Loja.

  2. Posso utilizar o eSIM se tiver só um número no meu telemóvel?

    Sim, pode utilizar um eSIM como o seu único tarifário móvel, desde que tenha um equipamento com esta tecnologia.

  3. Posso usar vários eSIMs em simultâneo?

    No caso dos modelos de smartphone disponíveis em Portugal, é possível associar mais do que um eSIM, mas só um pode estar ativo de cada vez. É possível alternar entre os eSIM associados através do menu do telemóvel.

  4. Posso usar o eSIM só para cartões de dados?

    Sim, é possível usar um eSIM apenas com plano de dados móveis.

  5. Posso usar o eSIM e o cartão físico com serviços de operadoras diferentes?

    Sim, desde que o equipamento esteja desbloqueado. O eSIM só pode ser utilizado com o plano de uma operadora que já disponibilize o serviço eSIM.

  6. Posso utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) mais do que 1 vez?

    Sim, Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.

  7. Como escolho o n.º pré-definido para as chamadas e para dados?

    É possível definir qual o nº pré-definido para comunicações de voz e sms, bem como para utilização de Dados móveis, através do menu do telemóvel.

  8. Como faço a portabilidade de um n.º que usa eSIM?

    A portabilidade de números é efetuada da mesma forma quer para cartões SIM físicos quer para cartões eSIM. Não é o cartão SIM que sofre portabilidade mas sim a numeração associada. Consulte aqui mais informações acerca do processo de portabilidade.

  9. Onde posso encontrar mais informação acerca do eSIM e manter-me a par das novidades sobre este serviço?

    Nesta página do site NOS e nas páginas de suporte dos fabricantes, a informação mantem-se atualizada sobre novos equipamentos que venham a disponibilizar esta tecnologia. Por exemplo, nesta página de suporte da Apple é possível encontrar toda a informação necessária acerca do eSIM.

  10. Quais os equipamentos disponíveis com tecnologia eSIM?

    Consulte aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.

  1. Como posso trocar o eSIM para outro equiapamento?

    Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.

     


Conheça, também, o serviço Smart Number da NOS (MultiSIM) permite usufruir do seu número de telemóvel e das capacidades do mesmo em outros dispositivos, nomeadamente em smartwatch em: 

 

https://forum.nos.pt/telemovel-nos-24/o-smart-number-chegou-a-nos-21654

 


Consulta aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.

Bem-vindo ao Fórum NOS @Daniel Filipe Santos Ponte:slight_smile:

De momento, não temos novidade sobre novos equipamento. Caso surjam, iremos actualizar os equipamentos compatíveis com eSIM NOS neste tópico.

Movemos o seu comentário para um tópico onde encontra a resposta à sua questão. Assim, garantimos a boa organização. 
Obrigado


Obrigado, já agora no Samsung Watch 3 também.

Cumpts


Note 20 ultra 5G devia estar na lista


O problema não deve ser os telemóveis mas os operadores..


Bom dia,

 

Existe a possibilidade de converter o meu n° pessoal em um n° e-sim? Ou seja, ficar com o mesmo n° mas passar a ser e-sim e não cartão físico ?


A tecnologia eSIM do iPhone é igual à tecnologia eSIM do Apple Watch. Porque é que o eSIM da NOS não funciona no Apple Watch? Estava a pensar em comprar o novo Apple watch e pelos visto não vale a pena comprar a versão celular!


Olá @Marcelo e @Helder Lobo:grinning:

Sejam bem-vindos ao Fórum NOS. 

@Helder Lobo, de momento, não temos novidades. Caso surjam, iremos actualizar os equipamentos compatíveis com eSIM NOS, neste tópico.

@Marcelo, sim, pode. Basta pedir uma 2ª via do seu número mas em E-SIM. :wink:
Obrigado


Tenho um eSim no meu tablet e está conectando e carregado. Mas o internet não está ativada, e não posso ligar 12300 do tablet, ou ativar na Área de Cliente. Pode me ajudar? Obrigado!


Olá @IrlandesemPortugal,

Para podermos perceber melhor o que se passa, diga-nos, por favor, se aparece algum símbolo de sinal de Internet e qual é o modelo do seu tablet.

Obrigada

 


Olá Inês. Sim, aparece um símbolo desinal de internet “NOS (LTE)” e hoje o internet é ativada! Mas não tenho alguns aditivos de internet na Área de Cliente. Ontem tinha 5 euro “saldo adicional” (grátis com o eSim) mas agora só 1,82. Posso ativar um aditivo ou mudar tarifário com o eSim? Muito obrigado!


@IrlandesemPortugal, para podermos ajudar, envie-nos, por favor, uma mensagem privada através do perfil @Fórum, com o número móvel do eSIM. 

Obrigada


Bom dia,

 

tenho cartão e sim associado a um tarifário de net móvel pós-pago e quero regista-lo num outro iPhone, mas diz que que não possível ativar o serviço novamente. O que tenho que fazer para registar o cartão novamente?

 

Obrigado


Bem-vindo ao Fórum NOS @Cabralpina

Caso pretenda associar o e-SIM a um telemóvel diferente, deverá adquirir uma 2ª Via do e-SIM.

Obrigado 


Boa tarde,

eu pedi um e-sim online, no início da semana passada e ainda não o recebi, nem qualquer informação sobre o pedido.

Sabem dizer-me qual é o prazo espectável para receção?

Obrigada


Olá @IJJ:slight_smile:

Para podermos ajudar e verificar o estado da sua encomenda, pedimos que nos envie uma mensagem com o número da encomenda ou número de contribuinte associado ao pedido para o perfil @Fórum, por favor. 
Obrigado


Boa noite, troquei o meu telemovel Android por um iPhone.

Necessito de 2 cartões em funcionamento, 1 da empresa (cartão físico para chamadas e sem dados) e outro pessoal para chamadas e dados.

Pedi e ja recebi o eSIM.

Como faço para ativar e associar o cartão que recebi à minha conta e contrato NOS de forma a que no eSIM fique com os dados da minha conta NOS e número pessoal atual associado à conta?

Tenho de ligar para a NOS ou ha possibilidade de fazer esta ativação sem auxílio da NOS?

Obrigado


Bom dia @Carlos_Ferreira

Para podermos ajudar e melhor compreender o que se passa, pedimos que nos diga se o seu número NOS já se encontra associado ao cartão eSIM ou se, apenas, encomendou um cartão com o número novo?

Obrigado 


Bom dia,

 

Apenas pedi o cartão mas necessito de associar um numero ao cartão.


Bom dia @Carlos_Ferreira

Para podermos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente e o número do cartão eSIM para o perfil @Fórum, por favor. 

Obrigado


A PplWare avançou que a NOS estará em breve capaz de suportar serviço móvel para o Watch… No entanto não citaram fonte nenhuma da NOS, nem eu encontro outra fonte de informação para isto. Será possível esclarecerem-nos se é informação falsa ou não?

https://pplware.sapo.pt/apple/portugal-recebe-este-mes-novos-apple-watch-com-gpscellular/


Boa tarde @spytech

De momento não temos novidades. Assim que surjam iremos divulgar, aqui, no Fórum. 

Obrigado


Para quando novos equipamentos? O Samsung note 20 ultra 5G tem essa função,  já é usado noutras operadoras, pq na NOS não  dá?


Agradecemos a sua sugestão @Marco Silva1971.

Acompanhe a nossa loja online. Sempre que surgem novos equipamentos, divulgamos por lá.

Obrigada


Eu acompanhado,  o problema é que a única alteração que efectuaram foi o relógio...o resto foi sempre os mesmos equipamentos desde o principio 


Boa tarde, tenho um telemóvel Xiaomi MI10 e um smartwhatch AMAZFIT NEXO, queria utilizar o Nexo para fazer chamadas já que tem essa possibilidade, dá para ficar com o mesmo n de telefone, quais são a diferenças do eSim e o Smart Number, espero que possam ajudar, obrigado.


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