Skip to main content
Header

O eSIM (Embedded SIM ou SIM embutido) é a evolução dos cartões SIM físicos em que o cartão deixa de vir no seu formato normal e passa a estar embutido (de fábrica) no equipamento. Isto permite-lhe ativar um plano móvel, sem que seja necessário inserir o cartão físico na ranhura do telemóvel. 😎

Vantagens do eSIM

O eSIM permite ativar um tarifário móvel em equipamentos como smartphones e smartwatches sem necessidade de inserir um cartão físico.

O eSIM pode ser utilizado como um segundo cartão SIM, num único equipamento, permitindo:

  • Ter um número pessoal e outro profissional;
  • Adicionar um tarifário de dados secundário;
  • Ter um número temporário;
  • Facilita o processo de portabilidade, uma vez que não requer mudança de cartões físicos quando existe alteração do Operador;
  • Protege o equipamento e reduz o risco de avarias por abertura do slot para o cartão;
  • Elimina o risco de avarias com o cartão físico;

 

Como aderir ao eSIM

Para aderir ao eSim necessita apenas de ter um equipamento compatível com a tacnoloia eSim. Consulte a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM. 😉

Pode aderir ao eSIM através da loja da NOS e da loja online, ou peça um cartão eSIM diretamente no site da NOS. Saiba como:

  1. Aceda ao Site NOS e selecione a opção “Pedir cartão grátis”;

     

     

  2. Preencha o formulário e selecione “Enviar Pedido”;

     

     

O pedido de 2.ª via de um cartão em formato eSim apenas é possível na loja física.

Consulte em detalhe todas as condições de adesão ao Cartão eSIM.

 

Como ativar o eSIM

Para ativar o seu eSIM é necessária uma ligação à internet. Ligue-se a uma rede Wi-Fi e, de seguida, siga os passos para o seu equipamento:

  • Samsung
    1. No menu “Definições”, selecione “Ligações”;

       

    2. Escolha “Gestor de cartão SIM”;

       

    3. De seguida, selecione “Adicionar plano móvel”;

       

    4. Aguarde a adição do plano móvel;

       

    5. Se não detectar o plano, selecione “Digitalizar código QR do operador”;

       

    6. Escolha “Adicionar e utilizar agora”;

       

    7. Insira o seu PIN;

       

    8. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • Huawey
    1. Aceda às definições e selecione “Rede Móvel”;

       

    2. De seguida, escolha “Gestão dos SIM”;

       

    3. Selecione “Adicionar eSIM”;

       

    4. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

       

    5. Aguarde enquanto a transferência do eSIM é concluída;

       

    6. Selecione “Adicionar este eSIM”;

       

    7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • iPhone
    1. Aceda às definições e selecione “Rede Móvel”;

       

    2. Escolha “Plano móvel”;

       

    3. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

       

    4. Selecione “Adicionar plano móvel”;

       

    5. Selecione “SIM digital” para o desbloquear;

       

    6. Insira o seu PIN;

       

    7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • iPad
    1. Aceda às definições e, de seguida, em “Dados Móveis”, selecione “Outra”;

       

    2. Faça o Scan do QR code do cartão eSIM;

       

    3. Selecione “Plano móvel”;

       

    4. Insira o seu PIN do SIM;

       

    5. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

Equipamentos compatíveis

Os fabricantes começam a disponibilizar o eSIM em equipamentos como os Smartphones e Smartwatches.
A NOS disponibiliza a ativação do eSIM por leitura de QR Code e os equipamentos disponíveis com o serviço eSIM que têm essa forma de associação e já confirmados pela NOS são:

Smartphones

  • Apple
  • iPhone SE (2020)
  • iPhone SE (2022)
  • iPhone XS
  • iPhone XS Max
  • iPhone XR
  • iPhone 11
  • iPhone 11Pro
  • iPhone 11Pro Max
  • iPhone 12
  • iPhone 12mini
  • iPhone 12Pro
  • iPhone 12 Pro Max
  • iPhone 13
  • iPhone 13mini
  • iPhone 13Pro
  • iPhone 13 Pro Max
  • iPhone 14
  • iPhone 14 Pro
  • iPhone 14 Pro Max 
  • iPhone 14 Plus
  • Samsung
  • Galaxy Z Flip
  • Galaxy Z Flip 3 5G
  • Galaxy Z Flip 4
  • Galaxy Fold
  • Galaxy Fold 2
  • Galaxy Fold 3 5G
  • Galaxy Z Fold 4
  • Galaxy Note 20
  • Note 20 5G
  • Note 20 Ultra
  • Galaxy S20 4G
  • Galaxy S20 5G
  • Galaxy S20 Ultra 5G
  • Galaxy S20 Plus 4G
  • Galaxy S20 Plus 5G
  • Galaxy S21 5G
  • Galaxy S21 Ultra 5G
  • Galaxy S21 Plus 5G
  • Galaxy S22 5G 
  • Galaxy S22 Ultra 5G
  • Galaxy S22 Plus 5G
  • Galaxy S23 5G
  • Galaxy S23 Plus 5G
  • Galaxy S23 Ultra 5G
  • Google
  • Pixel 2 (not dual SIM)
  • Pixel 2 XL
  • Pixel 3
  • Pixel 3 XL
  • Pixel 3a
  • Pixel 3a XL
  • Pixel 4
  • Pixel 4a
  • Pixel 4a (5G)
  • Pixel 4 XL
  • Pixel 5
  • Pixel 5a
  • Pixel 5a (5G)
  • Pixel 6
  •  Pixel 6a
  • Pixel 6 Pro
  • Pixel 7
  • Pixel 7 Pro
  • Huawei
  • P40
  • P40 Pro
  • P50 Pro
  • Mate 40 Pro
  • Mate 30
  • Mate 30 5G
  • Mate 30 Pro 5G
  • Mate 30 RS Porsche
  • Mate 40
  • Mate 40 Pro
  • Mate 40 Pro+
  • Oppo
  • Motorola Razr 2019
  • Nuu Mobile X5
  • Gemini PDA
  • Rakuten Mini
  • Oppo Find X3 Pro
  • Oppo Reno 5A
  • Oppo Reno6
  • Oppo Pro 5G
  • Oppo Find X5
  • Oppo Find X5 Pro
  • Oppo Reno 6 Pro
  • Xiaomi

12T Pro

 

Tablets

  • Apple
  • iPad
  • iPad Air
  • iPad mini (superiores a 2019)
  • iPad Pro 11
  • iPad Pro 12.9
  • iPad Pro 12.9 (2018)​​

 

Smartwatch

  • Apple

Watch SE

Watch SE 2

Watch Series 3

Watch Series 4

Watch Series 5

Watch Series 6

Watch Series 7

Watch Series 8

Watch Ultra​​​​​​

  • Samsung

Galaxy Watch

Galaxy  Watch 3

Galaxy  Watch 4

Galaxy  Watch 5

Galaxy Watch Active 2

Galaxy Watch Active4

  • Huawei

Watch 2

Watch GT 2

Watch 3

 

Ficou com dúvidas sobre o eSIM na NOS? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

  1. Em que lojas está disponível o serviço eSIM?

    O eSIM está disponível em todas as lojas da NOS do Continente, Madeira, Açores e online, condicionado à disponibilidade de stock em cada Loja.

  2. Posso utilizar o eSIM se tiver só um número no meu telemóvel?

    Sim, pode utilizar um eSIM como o seu único tarifário móvel, desde que tenha um equipamento com esta tecnologia.

  3. Posso usar vários eSIMs em simultâneo?

    No caso dos modelos de smartphone disponíveis em Portugal, é possível associar mais do que um eSIM, mas só um pode estar ativo de cada vez. É possível alternar entre os eSIM associados através do menu do telemóvel.

  4. Posso usar o eSIM só para cartões de dados?

    Sim, é possível usar um eSIM apenas com plano de dados móveis.

  5. Posso usar o eSIM e o cartão físico com serviços de operadoras diferentes?

    Sim, desde que o equipamento esteja desbloqueado. O eSIM só pode ser utilizado com o plano de uma operadora que já disponibilize o serviço eSIM.

  6. Posso utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) mais do que 1 vez?

    Sim, Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.

  7. Como escolho o n.º pré-definido para as chamadas e para dados?

    É possível definir qual o nº pré-definido para comunicações de voz e sms, bem como para utilização de Dados móveis, através do menu do telemóvel.

  8. Como faço a portabilidade de um n.º que usa eSIM?

    A portabilidade de números é efetuada da mesma forma quer para cartões SIM físicos quer para cartões eSIM. Não é o cartão SIM que sofre portabilidade mas sim a numeração associada. Consulte aqui mais informações acerca do processo de portabilidade.

  9. Onde posso encontrar mais informação acerca do eSIM e manter-me a par das novidades sobre este serviço?

    Nesta página do site NOS e nas páginas de suporte dos fabricantes, a informação mantem-se atualizada sobre novos equipamentos que venham a disponibilizar esta tecnologia. Por exemplo, nesta página de suporte da Apple é possível encontrar toda a informação necessária acerca do eSIM.

  10. Quais os equipamentos disponíveis com tecnologia eSIM?

    Consulte aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.

  1. Como posso trocar o eSIM para outro equiapamento?

    Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.

     


Conheça, também, o serviço Smart Number da NOS (MultiSIM) permite usufruir do seu número de telemóvel e das capacidades do mesmo em outros dispositivos, nomeadamente em smartwatch em: 

 

https://forum.nos.pt/telemovel-nos-24/o-smart-number-chegou-a-nos-21654

 


Consulta aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.

Olá @VitorCSimoes:slight_smile:

Pedimos desculpa pela demora na nossa resposta.

De momento, não é possível. Isto porque, cada voucher só pode ser utilizado uma vez para associação a um equipamento.

Em caso de troca de equipamento ou outras situações que impliquem a ativação de eSIM, terá que ser ativado um novo eSIM.

Qualquer questão que tenha, não hesite em partilhar connosco.

Muito obrigado


adquiri um S20 ultra da Samsung, gostava de saber se posso usar 2 dois esim ao mesmo tempo, ou sou obrigado usar um sim físico e o outro esim, pois tenho dois números. 


Olá @VitorCSimoes:slight_smile:

Pedimos desculpa pela demora na nossa resposta.

De momento, não é possível. Isto porque, cada voucher só pode ser utilizado uma vez para associação a um equipamento.

Em caso de troca de equipamento ou outras situações que impliquem a ativação de eSIM, terá que ser ativado um novo eSIM.

Qualquer questão que tenha, não hesite em partilhar connosco.

Muito obrigado

Isso não respondeu o que perguntei. 


Bem-vindo ao Fórum NOS, @Elton Souza.

Neste momento o equipamento que refere não é compatível com o eSIM NOS. Caso existam novidades, partilhamos através do Fórum NOS. 


É possível Activar o eSim num iPhone XR não adiquirido na NOS ? Se sim é necessário ir a uma loja fisica? Ou no estado em que estamos pode ser tratado  de outra forma?


Olá @Virgilio Amulac,

Para obter o eSIM é necessário ir a uma Loja NOS e levar o equipamento consigo para ser feita ativação em loja.


Bom dia, o novo iPhone SE acabado de sair vai ser possível configurar esim da NOS?


Bom dia, o novo iPhone SE acabado de sair vai ser possível configurar esim da NOS?

Boa tarde, neste Tópico: https://forum.nos.pt/usar-o-telemovel-24/esim-ja-disponivel-na-nos-11717 não refere o iPhpne SE mas é conveniente que esta informação seja reconfirmada. 


Bom dia, o novo iPhone SE acabado de sair vai ser possível configurar esim da NOS?

Boa tarde, neste Tópico: https://forum.nos.pt/usar-o-telemovel-24/esim-ja-disponivel-na-nos-11717 não refere o iPhpne SE mas é conveniente que esta informação seja reconfirmada. 

Obrigado Sr José, contudo já tinha visto essa info, caso contrário não colocaria aqui a minha questão…

vou aguardar por info “oficial” da NOS nesse sentido.


Bom dia, o novo iPhone SE acabado de sair vai ser possível configurar esim da NOS?

Boa tarde, neste Tópico: https://forum.nos.pt/usar-o-telemovel-24/esim-ja-disponivel-na-nos-11717 não refere o iPhpne SE mas é conveniente que esta informação seja reconfirmada. 

Obrigado Sr José, contudo já tinha visto essa info, caso contrário não colocaria aqui a minha questão…

vou aguardar por info “oficial” da NOS nesse sentido.

Sim, porque no site da loja online refere que: 

Especificações

  • dimensões138,4 x 67,3 x 7,3 mm
  • peso148 g
  • tipoEcrã Retina HD
  • tamanho4.7"
  • resolução1334 x 750 píxeis
  • processadorProcessador A13 Bionic
  • ligaçõesWi-Fi; Bluetooth 5.0; NFC com modo de leitor
  • câmara• Traseira: 12 MP(f/1.8)
    • Frontal: 7 MP(f/2.2)

     

  • memória64GB; 128GB; 256GB
  • sensoresSensor de impressões digitais Touch ID; Barómetro; Giroscópio triaxial; Acelerómetro; Sensor de proximidade; Sensor de luz ambiente.
  • sim card slotsDual SIM (nano-SIM e eSIM)
  • acessórios incluídosiPhone com iOS 13 EarPods com conetor Lightning Cabo Lightning para USB Adaptador de corrente USB

Boa noite.

 

peço desde já desculpa estupides da minha pergunta, mas se o voucher do esim  só da para utilizar uma vez qual a vantagem, formatei o meu XS e qual o meu espanto a instalar de novo  o plano de dados não funciona constato com a operadora que só o posso utilizar uma vez, estamos de quarentena, tenho que me deslocar a uma loja??  e se estiver no estrangeiro fico sem telemóvel?

Porque que só da para utilizar uma vez?


Olá, ao formatar não lhe apareceu a opção de manter o eSIM?


Olá, ao formatar não lhe apareceu a opção de manter o eSIM?

pois apareceu, mas não pensei nessa situação, como tinha o cartão comigo pensei que dava para instalar de novo


Olá @VITOR BARREIRO e @oTonyStark

@VITOR BARREIRO, o @oTonyStark fez uma questão pertinente!

Para que o seu registo do cartão eSIM não fosse eliminado teria de selecionar a opção de manter o mesmo. Assim, será mesmo necessário solicitar um novo. :disappointed_relieved:

Obrigada 


claro que e pertinente, mas como ja respondi, pensei que dava para instalar de novo.

mas a minha pergunta é porque não da para voltar a usar o cartão de novo, tenho 2 telemóveis só o posso utilizar num e se quiser mudar , tenho que ir sempre a loja, mais vale pedir um  cartao fisico de novo.


quais vantagens do esim se sempre que troco de telemóvel ou este mesmo avariar tenho que pedir um novo cartão esim ,vantagens? Já pagar os 10 sempre que peço um novo? Se viajar e acontecer alguma coisa com o telemóvel num caso normal e só pegar no nano sim ou outro cartão físico e colocar em outro telemóvel fácil rapido e barato  pois é o mesmo .esim não fucas sem ele porque só numa loja NOS ora estou no estrangeiro já foste, mas dizem que tem vantagens para ir para o estrangeiro quais ?


Boa noite,

 

tenho um Iphone compatível com eSIM. Gostaria de saber no caso de pedir um eSIM se existem custos associados tipo mensalidade.

 

Obrigado,


Olá @Pierre Ferreira,

A ativação do eSIM é gratuita. 


bom dia @Tiago C. Portanto não existe qualquer custo associado ao uso de eSIM num telemóvel, estou correto? 
obrigado 


Olá @Pierre Ferreira,

Não. As condições dos tarifários são as mesmas. 


Dá para utilizar duas vezes o mesmo cartão? 


Bem-vindo ao Fórum NOS @CristianoTorres:grinning:

Não. Cada voucher só pode ser utilizado uma vez para associação a um equipamento. Em caso de troca de equipamento ou outras situações que impliquem a ativação de eSIM, terá que ser ativado um novo eSIM.

Qualquer questão que tenha, por favor, não hesite em partilhar connosco.

Muito obrigado,


Boa tarde,

Tenho um cartão esim,,dá para  configurar este cartão como 2ºvia do meu cartão principal?


Bem-vindo ao Fórum NOS @João A.Pinheiro:slight_smile:

Para podermos ajudar e compreender melhor o que nos indica, pedimos que nos detalhe melhor a sua questão, por favor. 

Muito obrigado


Boa tarde,

Tenho um cartão esim,,dá para  configurar este cartão como 2ºvia do meu cartão principal?

 

Pondo isto de outra maneira; Tenho um cartão esim livre da Nos com o nº XXX, e queria instalar no iphone 11.

Queria saber se e possivel instalar este cartão mas mantendo o meu numero.


Comentário