Skip to main content
Header

O eSIM (Embedded SIM ou SIM embutido) é a evolução dos cartões SIM físicos em que o cartão deixa de vir no seu formato normal e passa a estar embutido (de fábrica) no equipamento. Isto permite-lhe ativar um plano móvel, sem que seja necessário inserir o cartão físico na ranhura do telemóvel. 😎

Vantagens do eSIM

O eSIM permite ativar um tarifário móvel em equipamentos como smartphones e smartwatches sem necessidade de inserir um cartão físico.

O eSIM pode ser utilizado como um segundo cartão SIM, num único equipamento, permitindo:

  • Ter um número pessoal e outro profissional;
  • Adicionar um tarifário de dados secundário;
  • Ter um número temporário;
  • Facilita o processo de portabilidade, uma vez que não requer mudança de cartões físicos quando existe alteração do Operador;
  • Protege o equipamento e reduz o risco de avarias por abertura do slot para o cartão;
  • Elimina o risco de avarias com o cartão físico;

 

Como aderir ao eSIM

Para aderir ao eSim necessita apenas de ter um equipamento compatível com a tacnoloia eSim. Consulte a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM. 😉

Pode aderir ao eSIM através da loja da NOS e da loja online, ou peça um cartão eSIM diretamente no site da NOS. Saiba como:

  1. Aceda ao Site NOS e selecione a opção “Pedir cartão grátis”;

     

     

  2. Preencha o formulário e selecione “Enviar Pedido”;

     

     

O pedido de 2.ª via de um cartão em formato eSim apenas é possível na loja física.

Consulte em detalhe todas as condições de adesão ao Cartão eSIM.

 

Como ativar o eSIM

Para ativar o seu eSIM é necessária uma ligação à internet. Ligue-se a uma rede Wi-Fi e, de seguida, siga os passos para o seu equipamento:

  • Samsung
    1. No menu “Definições”, selecione “Ligações”;

       

    2. Escolha “Gestor de cartão SIM”;

       

    3. De seguida, selecione “Adicionar plano móvel”;

       

    4. Aguarde a adição do plano móvel;

       

    5. Se não detectar o plano, selecione “Digitalizar código QR do operador”;

       

    6. Escolha “Adicionar e utilizar agora”;

       

    7. Insira o seu PIN;

       

    8. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • Huawey
    1. Aceda às definições e selecione “Rede Móvel”;

       

    2. De seguida, escolha “Gestão dos SIM”;

       

    3. Selecione “Adicionar eSIM”;

       

    4. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

       

    5. Aguarde enquanto a transferência do eSIM é concluída;

       

    6. Selecione “Adicionar este eSIM”;

       

    7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • iPhone
    1. Aceda às definições e selecione “Rede Móvel”;

       

    2. Escolha “Plano móvel”;

       

    3. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

       

    4. Selecione “Adicionar plano móvel”;

       

    5. Selecione “SIM digital” para o desbloquear;

       

    6. Insira o seu PIN;

       

    7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • iPad
    1. Aceda às definições e, de seguida, em “Dados Móveis”, selecione “Outra”;

       

    2. Faça o Scan do QR code do cartão eSIM;

       

    3. Selecione “Plano móvel”;

       

    4. Insira o seu PIN do SIM;

       

    5. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

Equipamentos compatíveis

Os fabricantes começam a disponibilizar o eSIM em equipamentos como os Smartphones e Smartwatches.
A NOS disponibiliza a ativação do eSIM por leitura de QR Code e os equipamentos disponíveis com o serviço eSIM que têm essa forma de associação e já confirmados pela NOS são:

Smartphones

  • Apple
  • iPhone SE (2020)
  • iPhone SE (2022)
  • iPhone XS
  • iPhone XS Max
  • iPhone XR
  • iPhone 11
  • iPhone 11Pro
  • iPhone 11Pro Max
  • iPhone 12
  • iPhone 12mini
  • iPhone 12Pro
  • iPhone 12 Pro Max
  • iPhone 13
  • iPhone 13mini
  • iPhone 13Pro
  • iPhone 13 Pro Max
  • iPhone 14
  • iPhone 14 Pro
  • iPhone 14 Pro Max 
  • iPhone 14 Plus
  • Samsung
  • Galaxy Z Flip
  • Galaxy Z Flip 3 5G
  • Galaxy Z Flip 4
  • Galaxy Fold
  • Galaxy Fold 2
  • Galaxy Fold 3 5G
  • Galaxy Z Fold 4
  • Galaxy Note 20
  • Note 20 5G
  • Note 20 Ultra
  • Galaxy S20 4G
  • Galaxy S20 5G
  • Galaxy S20 Ultra 5G
  • Galaxy S20 Plus 4G
  • Galaxy S20 Plus 5G
  • Galaxy S21 5G
  • Galaxy S21 Ultra 5G
  • Galaxy S21 Plus 5G
  • Galaxy S22 5G 
  • Galaxy S22 Ultra 5G
  • Galaxy S22 Plus 5G
  • Galaxy S23 5G
  • Galaxy S23 Plus 5G
  • Galaxy S23 Ultra 5G
  • Google
  • Pixel 2 (not dual SIM)
  • Pixel 2 XL
  • Pixel 3
  • Pixel 3 XL
  • Pixel 3a
  • Pixel 3a XL
  • Pixel 4
  • Pixel 4a
  • Pixel 4a (5G)
  • Pixel 4 XL
  • Pixel 5
  • Pixel 5a
  • Pixel 5a (5G)
  • Pixel 6
  •  Pixel 6a
  • Pixel 6 Pro
  • Pixel 7
  • Pixel 7 Pro
  • Huawei
  • P40
  • P40 Pro
  • P50 Pro
  • Mate 40 Pro
  • Mate 30
  • Mate 30 5G
  • Mate 30 Pro 5G
  • Mate 30 RS Porsche
  • Mate 40
  • Mate 40 Pro
  • Mate 40 Pro+
  • Oppo
  • Motorola Razr 2019
  • Nuu Mobile X5
  • Gemini PDA
  • Rakuten Mini
  • Oppo Find X3 Pro
  • Oppo Reno 5A
  • Oppo Reno6
  • Oppo Pro 5G
  • Oppo Find X5
  • Oppo Find X5 Pro
  • Oppo Reno 6 Pro
  • Xiaomi

12T Pro

 

Tablets

  • Apple
  • iPad
  • iPad Air
  • iPad mini (superiores a 2019)
  • iPad Pro 11
  • iPad Pro 12.9
  • iPad Pro 12.9 (2018)​​

 

Smartwatch

  • Apple

Watch SE

Watch SE 2

Watch Series 3

Watch Series 4

Watch Series 5

Watch Series 6

Watch Series 7

Watch Series 8

Watch Ultra​​​​​​

  • Samsung

Galaxy Watch

Galaxy  Watch 3

Galaxy  Watch 4

Galaxy  Watch 5

Galaxy Watch Active 2

Galaxy Watch Active4

  • Huawei

Watch 2

Watch GT 2

Watch 3

 

Ficou com dúvidas sobre o eSIM na NOS? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

  1. Em que lojas está disponível o serviço eSIM?

    O eSIM está disponível em todas as lojas da NOS do Continente, Madeira, Açores e online, condicionado à disponibilidade de stock em cada Loja.

  2. Posso utilizar o eSIM se tiver só um número no meu telemóvel?

    Sim, pode utilizar um eSIM como o seu único tarifário móvel, desde que tenha um equipamento com esta tecnologia.

  3. Posso usar vários eSIMs em simultâneo?

    No caso dos modelos de smartphone disponíveis em Portugal, é possível associar mais do que um eSIM, mas só um pode estar ativo de cada vez. É possível alternar entre os eSIM associados através do menu do telemóvel.

  4. Posso usar o eSIM só para cartões de dados?

    Sim, é possível usar um eSIM apenas com plano de dados móveis.

  5. Posso usar o eSIM e o cartão físico com serviços de operadoras diferentes?

    Sim, desde que o equipamento esteja desbloqueado. O eSIM só pode ser utilizado com o plano de uma operadora que já disponibilize o serviço eSIM.

  6. Posso utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) mais do que 1 vez?

    Sim, Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.

  7. Como escolho o n.º pré-definido para as chamadas e para dados?

    É possível definir qual o nº pré-definido para comunicações de voz e sms, bem como para utilização de Dados móveis, através do menu do telemóvel.

  8. Como faço a portabilidade de um n.º que usa eSIM?

    A portabilidade de números é efetuada da mesma forma quer para cartões SIM físicos quer para cartões eSIM. Não é o cartão SIM que sofre portabilidade mas sim a numeração associada. Consulte aqui mais informações acerca do processo de portabilidade.

  9. Onde posso encontrar mais informação acerca do eSIM e manter-me a par das novidades sobre este serviço?

    Nesta página do site NOS e nas páginas de suporte dos fabricantes, a informação mantem-se atualizada sobre novos equipamentos que venham a disponibilizar esta tecnologia. Por exemplo, nesta página de suporte da Apple é possível encontrar toda a informação necessária acerca do eSIM.

  10. Quais os equipamentos disponíveis com tecnologia eSIM?

    Consulte aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.

  1. Como posso trocar o eSIM para outro equiapamento?

    Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.

     


Conheça, também, o serviço Smart Number da NOS (MultiSIM) permite usufruir do seu número de telemóvel e das capacidades do mesmo em outros dispositivos, nomeadamente em smartwatch em: 

 

https://forum.nos.pt/telemovel-nos-24/o-smart-number-chegou-a-nos-21654

 


Consulta aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.

Boa noite,

Pode o mesmo número telemóvel eztar em um chip em uso no telemóvel  e como eSim em um smartwatch em simultâneo?

 


Bem-vindo ao Fórum NOS, @EueEla.

Não é possível ter o mesmo número em 2 cartões diferentes.


Após praticamente mais de 8 meses do lançamento do esim pela nos. Continua se a esperar pela disponibilização do serviço para o Apple Watch!!! 🤦🏻‍♂️🤦🏻‍♂️🤦🏻‍♂️ Não se entende como no resto da Europa já disponibilizam este serviço a 2 anos e aqui continuamos a “fazer testes” ver quando é que dá jeito!  


Bem-vindo ao Fórum NOS, @Yarini.

Caso existam novidades sobre este tema, partilhamos no Fórum NOS e através dos locais habituais. :grinning:


eu não sei que fatia de mercado cada operador poderá ganhar com os utilizadores apple watch em portugal, mas o que é certo é que a MEO está prestes a arrancar com o eSIM

https://pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/meo-e-cliente-da-operadora-chegou-finalmente-o-esim/

não me apetecia nada ter dois operadores diferentes, mas se tiver que ser… vamos ver quem vence a corrida do suporte ao apple watch


Mas também não vão ter eSim no apple watch :joy:  tá a possível explicação na “noticia”. 


certo @Oscar7 . a ideia é “ver quem vence a corrida do suporte ao apple watch”, e é para esse operador que me vou virar! provavelmente, o resto da malta vai fazer o mesmo… tenho o apple watch series 4 há 1 mês e já não posso andar sem ele.


Boa tarde,

 

a tentar ativar o cartao e-sim estou a ter um erro


alguma ideia de qual será o problema?


@Bmadaleno  Boa tarde, experimente desligar e voltar a ligar o tlm


Bem-vindo ao Fórum NOS, @Bmadaleno.

A ativação do eSIM é feita exclusivamente em Loja NOS. Veja aqui a Loja mais próxima de si. 


Olá,

Tenho o pixel 4 e gostaria de utilizar a funcionalidade eSim. Vejo que o pixel 3 é compatível com a tecnologia, posso assumir que o pixel 4 também, e se não qual é a previsão?

obrigado,

Jorge


Olá, penso que apenas está disponibilizado no Pixel 3. O melhor mesmo é ir a uma loja NOS.


56713a38-cfe0-41c7-87b2-0da441be520f.png


eSIM já disponível na NOS
Muito aguardado, o eSIM chegou a Portugal e a partir de 18 de abril os Clientes NOS são os primeiros a poder utilizá-lo! 🆒 Neste tópico explicamos-lhe tudo sobre esta tecnologia e como pode aderir à mesma. 🙂

O que é o eSIM?
É a evolução dos cartões SIM físicos em que o cartão deixa de vir no seu formato normal e passa a estar embutido (de fábrica) no equipamento. Assim, pode ativar um tarifário sem que seja preciso inserir o cartão no telemóvel. Para utilizar o eSIM precisa de um equipamento com esta tecnologia e de um operador que disponibilize o serviço.

Em Portugal, os equipamentos compatíveis com esta tecnologia são:

  • iPhone XR
  • iPhone XS
  • iPhone XS Max
  • iPad Pro 11 polegadas (modelo A1934)
  • iPad Pro 12.9 polegadas (modelo A1895)
  • iPad mini (2019) (modelo A2124)
  • iPad Air (2019) (modelo A2123)
  • Google Pixel 3
  • Google Pixel 3 XL


Quais são as vantagens do eSIM?

  • permite ter a funcionalidade DualSim, em equipamentos que tenham também um slot físico
  • facilita o processo de portabilidade, uma vez que não é preciso trocar de cartão físico quando muda de operador
  • protege o equipamento e reduz o risco de avarias por abertura do slot para o cartão
  • elimina o risco de avarias com o cartão físico
  • aumenta a segurança, já que é impossível roubar o cartão físico
  • promove o desenvolvimento de aparelhos de menor dimensão


Como aderir?
Inicialmente o eSIM é disponibilizado em formato de voucher físico, com um QR Code que deve ser lido pelo equipamento. Este voucher inclui o número do SIM, Pin, Puk e um espaço em branco, ou seja, não tem qualquer número associado. Nesta fase, a ativação do eSIM não tem qualquer custo e deve ser feita numa Loja NOS onde o ajudamos no processo de ativação. :)

 

 

52e0ce2c-8def-419b-a9ce-790171bd0833.png


Em que Lojas NOS posso aderir?
Pode aderir em todas as Lojas NOS do Continente, Madeira e Açores, condicionado à disponibilidade de stock em cada Loja.

O eSIM estará disponível nas Lojas NOS a partir de dia 18 de abril.

Caso tenha alguma dúvida sobre o eSIM ou o processo de ativação, partilhe connosco. 🙂

 

 

 

Então e o iPhone 11 que já se encontra a venda quando será possível usar o eSim nele?

 


Olá @Bruno V Costa,

É possível utilizar o eSIM em todas as versões do iPhone 11. :grinning:


Olá @Bruno V Costa,

É possível utilizar o eSIM em todas as versões do iPhone 11. :grinning:

Ok, é que este fim-de-semana fui à loja nos e eles não tinham informação sobre isso é disseram me que não era possível 


Bom dia,

 

Existe alguma restrição à rede pelo facto de se usar um esim?

Verifico que desde que tenho o esim nunca tenho 4G, apenas 3G com velocidades de download em condições excelentes de 6 MB e upload de 3MB…..

 

Resolvido: não estava activo por ser segunda via. 

Desculpem o spam :)

 

 


Olá @PedroB,

Ficamos contentes que tenha conseguido ultrapassar a dificuldade e agradecemos que tenha partilhado a solução com a comunidade.
 


hoje fui a uma loja NOS e perguntei sobre Apple Watch ⌚️ e vendedor falou que para o próximo mês deve esta disponível e-sim para Apple Watch ⌚️…… ele disse que todos buscam e-sim para watch… será uma boa notícia.    E verdade ??? Logo teremos Apple Watch na NOS??? MEO também disse que logo estará disponível. Vamos ver quem sera à primeira… a primeira eu vou… 😊


Olá @Wagner,

Caso existam novidades sobre este tema, partilhamos no Fórum NOS e através dos canais habituais. 


Peço informação sobre se, no Iphone 11, é possível ter um numero da MEO profissional e um numero da NOS já existente como particular.

Neste caso por exemplo as App funcionam normalmente?


Olá @Raul Cordeiro,

Sim, é possível ter um número NOS em formato eSIM no iPhone 11.


Bom dia,

Através da minha empresa, recebi um cartão com plano de comunicações. Possuo um iPhone 11 e como tal, para usar o novo cartão, tenho que recorrer à tecnologia eSim.

Todo o processo está já tratado e apenas falta dirigir-me a uma loja NOS para levantar o mesmo.

Tendo em conta o panorama atual, é-me impossível dirigir-me a uma loja e, como tal, questiono se há forma de ativar o cartão sem me dirigir a uma loja.

Obrigado.


Bem-vindo ao Fórum NOS, @carlosdbsantos.

Infelizmente para ativar o eSIM é mesmo necessário deslocar-se a uma Loja NOS


Olá @Ana P. 

Eu sei que dispositivos funcionam com o eSIM da NOS. Falta adicionarem - rapidamente - o Apple Watch (versão celular). Se existe alguma questão técnica que o impeça, é questão de resolver com a Apple. Pelo interesse dos clientes NOS. Lamento a insistência mas convém relembrar todos os dias. 
Obrigado

E já passou um ano e nada de Apple Watch Celular…..


Gostaria de por uma questão se tiver dois equipamentos compatíveis com e-SIM posso ir trocando indefinidamente de “cartão “ de um para o outro la longo do dia?

obrigado


Comentário