Skip to main content
Header
Destaque

Como mudar o cartão SIM para eSIM na my NOS

• September 15, 2025
  • 93 comentários
  • 12606 visualizações

Mostre a primeira mensagem

93 Comentários

• Kilobyte
  • July 27, 2026

Bom dia ​@ciberg,

Agradecemos a sua mensagem e a partilha do ​@Guimas sobre o tema.

É possível fazer a mudança de SIM para eSIM através da my NOS. No entanto, a funcionalidade para essa gestão encontra-se temporariamente indisponível, o que lamentamos.

Assim, para poder fazer esta mudança é necessário deslocar-se a uma loja NOS para obter uma 2.ª via de forma mais rápida.

Caso possua um equipamento iOS, pode ainda fazer esta mudança através do seu telemóvel e sem qualquer valor associado. Saiba como: 

A 2.ª via de um cartão SIM físico ou eSIM tem o custo de €10, conforme descrito no Site NOS.

Estamos aqui para ajudar se surgir alguma outra questão.

Obrigada

Se pedindo pelo correio também se paga, mais uma vez a loja prestou um mau serviço.

Seja como for, pedi o envio através de mensagem para ​@Fórum e coloquei os dados indicados numa mensagem sua acima (telemóvel, NIF e morada), basta-me aguardar? É que não tive feedback e não quero fazer pedidos repetidos.

Obrigado.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • July 27, 2026

Boa tarde ​@ciberg,

Compreendemos a sua observação e lamentamos sinceramente pelo sucedido.

Não nos revemos no género de prática que descreve, pelo que o seu testemunho é muito importante para nós para que possamos continuar a melhorar os serviços prestados.
Como tal, o mesmo vai ser endereçado às equipas NOS responsáveis para que possa ser alvo da melhor apreciação e consideração.

Recebemos a sua mensagem privada no perfil ​@Fórum e vamos responder-lhe o mais breve que nos for possível.
Por favor, aguarde a nossa resposta através dessa via.

Muito obrigada

• Kilobyte
  • July 29, 2026

@Rafaela F.  Enviei a mensagem à espera que fosse rápido o envio, agora um dia depois fazem uma série de perguntas de segurança, algumas absurdas como o número para o qual ligo com mais frequência que como é óbvio não ando a contabilizar, já respondi a itens mais que suficientes e espero receber o eSIM rapidamente.

Com tudo isto e com o arcaico envio por correio de algo que era suposto ser digital estou a ver que passa uma semana sem poder usar o telemóvel, quando o eSIM era suposto facilitar.

Estou a equacionar se vou continuar a manter os vossos serviços. É absurdo ter ido 2 vezes a uma loja no fim de semana, e pela informação errada que deram, estar sem poder usar o equipamento uma semana quando no final vão me cobrar na mesma e concluo que afinal poderia ter resolvido logo tudo na loja.

Se até 6ª não receber o eSIM vou no fim de semana a uma loja buscar um, se me cobrarem 2 vezes troco de operador.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • July 29, 2026

Bom dia ​@ciberg,

Compreendemos a sua observação. No entanto, para este género de pedidos é necessária a validação dos dados do titular para garantir a sua segurança e proteção.

O envio da 2.ª via para a morada é feito via CTT e tem um prazo de até 5 dias úteis para ser entregue, após a validação dos dados necessários e a realização do pedido.

Estamos a acompanhar o tema por mensagem privada e vamos responder-lhe o mais rapidamente possível. Por favor, aguarde uma resposta através dessa via.

Obrigada

@ciberg ao menos ao seu caso tentaram. Comigo foi um simples "online não dá, dirija-se à loja física". Bastante frustrante receber de um lado uma indicação e do outro a própria antítese. 

@Rafaela F. obrigado pela tentativa. 

• Kilobyte
  • July 29, 2026

Bom dia ​@ciberg,

Compreendemos a sua observação. No entanto, para este género de pedidos é necessária a validação dos dados do titular para garantir a sua segurança e proteção.

O envio da 2.ª via para a morada é feito via CTT e tem um prazo de até 5 dias úteis para ser entregue, após a validação dos dados necessários e a realização do pedido.

Estamos a acompanhar o tema por mensagem privada e vamos responder-lhe o mais rapidamente possível. Por favor, aguarde uma resposta através dessa via.

Obrigada

Bom dia ​@Rafaela F. se demora tanto tempo, prefiro ir à loja no fim de semana, vai ser mais rápido.

Agradeço o esforço, mas deviam rever todo este processo, volto a indicar que vai contra todas as vantagens e características de um eSIM, vou indicar na mensagem que o pedido por aqui fica sem efeito.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • July 29, 2026

Boa tarde ​@Murilo Lobato,

Estamos a acompanhar a sua situação por mensagem privada e vamos responder-lhe o tão breve quanto possível.

Pedimos que, por favor, aguarde a nossa resposta através dessa via.

Muito obrigada

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • July 29, 2026

Boa tarde ​@ciberg,

Compreendemos a sua observação. No entanto, o prazo partilhado é uma estimativa de entrega que é controlada pelos CTT, pelo que não conseguimos garantir a entrega do cartão antes dos 5 dias úteis.

Importa ainda esclarecer que a gestão do eSIM pode ser efetuada através da my NOS. Porém, esta funcionalidade encontra-se temporariamente indisponível, pelo que, de momento, não nos é possível disponibilizar uma alternativa além das já partilhadas, o que lamentamos.

Fale connosco se surgir outra questão. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada

Bom dia

Para quando está prevista a disponibilização no myNOS da funcionalidade de mudança do SIM para eSIM? O serviço está indisponível à várias semanas e qualquer das outras alternativas temos que pagar 10€. Parece propositado para o cliente pagar o serviço. Muito mau serviço da NOS.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • August 4, 2026

Boa tarde ​@alexandra25, bem-vinda ao Fórum NOS.

Agradecemos a sua mensagem. Lamentamos, contudo de momento não temos uma previsão para a reposição desta funcionalidade na my NOS.

Compreendemos a importância da gestão do SIM/eSIM e contamos que volte a estar disponível o quanto antes.

Partilhe connosco se surgir alguma outra questão. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada

Pretendo que me sejam enviados os códigos de activação do eSim, para os 5 números associados à minha conta.
2 desses números estão neste momento sem possibilidade de comunicação, pois os outros slots do telemóvel encontram-se já ocupados com outros cartões. 

O que é de lamentar, é o facto de ninguém ter alertado para esta falha apesar de eu ter referido, por diversas vezes ao comercial, que precisaria de ter 2 eSIM no momento da portabilidade.

Assim, sugiro que usem meios alternativos para enviar o QRcode, neste caso o meu email, que sou o titular dos serviços para resolver a situação com a maior brevidade

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • August 6, 2026

Pretendo que me sejam enviados os códigos de activação do eSim, para os 5 números associados à minha conta.
2 desses números estão neste momento sem possibilidade de comunicação, pois os outros slots do telemóvel encontram-se já ocupados com outros cartões. 

O que é de lamentar, é o facto de ninguém ter alertado para esta falha apesar de eu ter referido, por diversas vezes ao comercial, que precisaria de ter 2 eSIM no momento da portabilidade.

Assim, sugiro que usem meios alternativos para enviar o QRcode, neste caso o meu email, que sou o titular dos serviços para resolver a situação com a maior brevidade

Só existe por loja ou enviado por ctt. Isso são 2º vias. Custam 10€ cada um para ativar

Só existe por loja ou enviado por ctt. Isso são 2º vias. Custam 10€ cada um para ativar

Agradeço a resposta. De certo modo isso acaba por explicar o porquê da App ter deixado de funcionar. É de facto mais lucrativo passar de gratuito para 10€, sabendo tratar-se de um serviço puramente digital sem custos de fabrico ou material associados.

No meu caso ainda é relativamente simples reverter o negócio dentro do periodo de livre resolução, para outras pessoas a situação poderá ser mais complicada.

Tiago Ferreira
Forum|alt.badge.img

Agradeço a resposta. De certo modo isso acaba por explicar o porquê da App ter deixado de funcionar. É de facto mais lucrativo passar de gratuito para 10€, sabendo tratar-se de um serviço puramente digital sem custos de fabrico ou material associados.

No meu caso ainda é relativamente simples reverter o negócio dentro do periodo de livre resolução, para outras pessoas a situação poderá ser mais complicada.

Boa tarde ​@Jorge Rui Silva

Faça o seguinte, ligue para a linha de cancelamentos e exija um prazo de solução antes determinar o prazo de livre resolução. A NOS tem formas internas de resolver a situação num prazo muito pequeno, passando por cima de departamentos e burocracias que quando a NOS quer e lhe interessa, ultrapassa. A NOS é que perde e acredito que a NOS esteja tudo menos interessada e perder um cliente.

Contudo, faça-o antes de terminar o prazo legal para sair da operadora sem penalização, porque quando eles passam a ter a faca e o queijo na mão e têm as leis do lado deles, eles fazem como querem e bem lhes apetece.

No entanto se se tratar duma portabilidade, apresente queixa na ANACOM e a NOS mais uma vez será multada por não cumprir os prazos legais que é obrigada a cumprir.

Sim, é uma portabilidade da MEO e da Digi.

Ligar para a MEO neste momento é impossível, já tentei.

Assim, vou direto para a ANACOM.

Agradeço a sua indicação, ​@Tiago Ferreira 

Tiago Ferreira
Forum|alt.badge.img

Sim, é uma portabilidade da MEO e da Digi.

Ligar para a MEO neste momento é impossível, já tentei.

Assim, vou direto para a ANACOM.

Agradeço a sua indicação, ​@Tiago Ferreira 

Não sei ao que você se refere quando menciona “neste momento é impossível”, pois tratando-se de uma portabilidade existem prazos máximos que são 3 dias úteis. A NOS como operadora que vai receber esses números tem que resolver o assunto diretamente com a MEO e a DIGI e garantir que esses prazos são cumpridos. 

O cliente não pode ser responsabilizado por essa falta de compromisso. Contudo, se existe faltas de informação ou a NOS não está a cumprir com aquilo que lhe foi proposto no contrato com a entrega dos cartões eSIM, o ​@Jorge Rui Silva pode escolher outra solução ou eventualmente procurar a Vodafone e ver que soluções lhe são apresentadas. 

Faça reclamação junto da ANACOM e encaminhe a situação também para a provedoria da NOS (caso ainda não o tenha feito), porque a NOS tem que apresentar uma solução.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • August 7, 2026

Boa tarde a todos, 😊

💢A funcionalidade para gestão do eSIM através da my NOS já se encontra novamente disponível para tarifários incluídos num pacote NOS. 💢

Se tiver alguma dúvida, partilhe connosco, que ajudamos.

Obrigada

Obrigado pelo aviso.

Quando esta previsto repor a possibilidade de instalar o eSIM nos meus outros números,  sem que tenham de entrar na app da NOS?

AKA: qrCode