Skip to main content
Header
Mário P.
Gestor da comunidade
September 15, 2025
Destaque

Como mudar o cartão SIM para eSIM na my NOS

• September 15, 2025
  • 115 comentários
  • 13620 visualizações

A App e Área de Cliente my NOS têm disponível diversas funcionalidades que o ajudam a gerir todos os seus serviços NOS, de forma rápida, dinâmica, cómoda e a qualquer momento. 

Neste artigo explicamos como fazer a troca do seu cartão SIM para o eSIM na app my NOS.

Na página inicial da my NOS, através do ícone do Assistente Virtual NOS indique o assunto ou a questão que pretende esclarecer para obter uma resposta rápida às suas dúvidas.

O eSIM (Embedded SIM ou SIM embutido) é a evolução dos cartões SIM físicos em que o cartão deixa de vir no seu formato normal e passa a estar embutido no equipamento. Isto permite-lhe usar um plano móvel, sem que seja necessário inserir o cartão físico na ranhura do telemóvel. 

Mudar cartão SIM para eSIM

Saiba como alterar o cartão SIM para o eSIM:

Atenção ❗Para fazer a troca do seu cartão SIM para o eSIM é necessário ter um email de titular associado à conta NOS, caso não tenha não terá a funcionalidade disponível. Saiba como definir um e-mail à sua conta NOS:

1. Aceda à app my NOS e, em “Menu”, selecione “Gerir a minha conta”;

2. Escolha “Ver serviços contratados” e, de seguida, selecione o serviço de “Telemóvel”;

3. Escolha “Gerir eSIM (SIM digital)”;

4. Selecione “Mudar para eSIM” de seguida, após confirmar que está a utilizar o equipamento onde é usado o eSIM, escolha “Mudar para eSIM”;

Tenha o seu equipamento antigo perto de si para receber o token de ativação.

5. Insira o código SMS enviado para o número de telemóvel e selecione “Continuar”;
    Caso não tenha recebido, selecione “Enviar novamente”;

6. Por fim, recebe a confirmação de que a alteração está em curso. Aguarde uns minutos para poder instalar o eSIM na página dos seus serviços ou através do email enviado.

Para instalar o eSIM no seu equipamento através da app my NOS saiba como em:

Em alternativa, também é enviado email para o email de titular associado à conta NOS com informação de como instalar o eSIM diretamente no equipamento.

Saiba ainda como transferir eSIM para outro equipamento ou pedir uma 2.ª via do eSIM na my NOS em:

Descubra também como aderir e instalar o tarifário móvel com eSIM em:

Conheça o serviço eSIM em:

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão deste e outros serviços na área de cliente my NOS, em my.nos.pt, ou na sua app my NOS, disponível através do Google Play e da App Store.  Saiba mais sobre a my NOS em: 

115 Comentários

Kilobyte
August 10, 2026

Como e qué EU resolvi o problema ? Se a Nos tem Uma politica nao democratica com os clientes, quém tem servico de televisao tem tratamento VIP, quém nao tem e tratado abaixo de cao sem quaiquer direitos.

Os srs sabem bem Como EU so tenho um servico de telefone livre, nao tenho o direito de mudar para e-sim na my nos app, EU se quizer Fazer essa alteracao tenho qué it a uma loja e pagar. Agora diga-me se estas acoes sao democraticas.

O meu aparelho e um Google pixel, a ultima tecnologia qué muitos aspiram ter mas qué so podem sonhar...e porque EU tenho o azar de trabalhar temporadas fora do pais...nao tenho o direito bem a liberdade de usufruir da ultima tecnologia 5g.

tenho qué me contentar com um cartao 4g do tempo da Minha falecida avo.

João H.
Gestor da comunidade
August 10, 2026

Boa tarde ​@viriato escomi,

Agradecemos a sua mensagem.

Partilhe connosco mais detalhes sobre a sua questão, por favor.

A alteração para e-SIM é possível através da my NOS, caso tenha o seu serviço associado a uma conta nesta plataforma. 
Caso a funcionalidade esteja indisponível, é possível fazer o pedido através de um balcão.

Conheça mais sobre o 5G+ na NOS e tarifários compatíveis através dos nossos artigos: 

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
August 11, 2026

Senhor João H,, os senhores não estão a falar a mesma língua portuguesa que eu.

A minha conta da nos já se encontra associada á muito tempo na APP mynos, o problema não é esse....o problema é que a nós procede a diferenciação entre clientes: se um cliente como eu não tem nenhum serviço de televisão associado...a nós coloca logo uma etiqueta nessa pessoa, e essa etiqueta diz que um cliente como eu não pode ter acesso a pedir um e-sim na app my nos. É super simples, escusam de estar a colocar banners com alertas na APP, a APP já sabe(porque alguém colocou lá essa etiqueta) que eu não tenho direito de pedir um e-sim online.

É por fim pergunto qual é a finalidade de uma companhia como a nos ter uma APP ? do ponto de utilidade ao cliente é nenhuma, no meu caso.

Rafaela F.
Gestor da comunidade
August 11, 2026

Bom dia ​@viriato escomi,

Importa esclarecer que a funcionalidade de gestão de eSIM está disponível na my NOS.

No entanto, esta funcionalidade esteve temporariamente indisponível e, neste momento, já está novamente disponível para clientes com tarifário móvel incluído num pacote NOS.

No seu caso, uma vez que possui apenas o serviço de telemóvel, a funcionalidade de gestão de eSIM ainda não está disponível na my NOS, o que lamentamos.

Estamos a trabalhar para que a funcionalidade volte a estar disponível para todos os clientes o quanto antes.
Assim que estiver disponível, poderá também fazer a gestão do seu eSIM dessa forma.

Estamos disponíveis para ajudar em qualquer outra questão.

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das últimas novidades.
Kilobyte
August 25, 2026

Olá,

Tenho um número móvel NOS com cartão físico e quando tento migrar para um e-sim na app My Nos indica que “ Não é possível gerir o eSIM”. É porque o número está fora do pacote de televisão que também tenho na NOS?

Rafaela F.
Gestor da comunidade
August 26, 2026

Bom dia ​@Antero Matos, bem-vindo ao Fórum NOS.

Agradecemos a sua mensagem. Estamos aqui para ajudar.

Sim. A funcionalidade para gestão do eSIM na my NOS encontra-se temporariamente indisponível para tarifários móveis não incluídos num pacote NOS, motivo pelo qual recebe a mensagem que partilha.

Lamentamos que ainda não seja possível fazer esta alteração. Contamos que a funcionalidade volte a ficar disponível para todos os clientes o quanto antes.

Se for possível, pode fazer esta alteração, de SIM para eSIM, numa loja NOS mais perto de si ou falando connosco aqui, no Fórum NOS, para receber o cartão via CTT.

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das últimas novidades.
Rafaela F.
Gestor da comunidade
August 27, 2026

Bom dia a todos, 😊

💢A funcionalidade para gestão do eSIM através da my NOS já se encontra novamente disponível para todos os clientes NOS. 💢

Partilhe connosco se tiver alguma questão. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada

Kilobyte
August 28, 2026

Bom dia ​@Antero Matos, bem-vindo ao Fórum NOS.

Agradecemos a sua mensagem. Estamos aqui para ajudar.

Sim. A funcionalidade para gestão do eSIM na my NOS encontra-se temporariamente indisponível para tarifários móveis não incluídos num pacote NOS, motivo pelo qual recebe a mensagem que partilha.

Lamentamos que ainda não seja possível fazer esta alteração. Contamos que a funcionalidade volte a ficar disponível para todos os clientes o quanto antes.

Se for possível, pode fazer esta alteração, de SIM para eSIM, numa loja NOS mais perto de si ou falando connosco aqui, no Fórum NOS, para receber o cartão via CTT.

Obrigada

Bom dia,

Essa alteração numa loja NOS ou via CTT tem algum custo para o cliente?

Rafaela F.
Gestor da comunidade
August 28, 2026

Bom dia ​@Antero Matos,

Agradecemos a sua mensagem.

A funcionalidade para gestão do eSIM já está de novo disponível na my NOS para todos os clientes NOS.

Pedimos que, por favor, teste fazer uma nova alteração para eSIM e nos diga se já conseguiu. 🙏

Obrigada

Kilobyte
September 2, 2026

Boa tarde. Sim, já consegui migrar para eSim a partir da App My Nos. Muito obrigado!

Rafaela F.
Gestor da comunidade
September 4, 2026

Boa tarde, ​@Antero Matos,

Muito obrigada pelo seu feedback. Ficamos felizes por saber que já conseguiu mudar para eSIM na my NOS.

Se surgirem mais questões, partilhe connosco. Estamos sempre aqui para ajudar. 😊

Byte
September 1, 2026

Olá,

Tenho um cartão SIM físico NOS e pretendo convertê-lo para eSIM, mantendo o mesmo número, porque tenho um iPhone 17 comprado nos EUA, que não tem entrada para cartão SIM.

Tentei fazer a transferência diretamente através do iPhone, mas aparece uma mensagem a indicar que não é possível e para contactar a NOS.

Também tentei fazer a alteração através da app my NOS. A app pede-me para adicionar primeiro o email do titular. No entanto, quando tento adicionar o email, aparece sempre a seguinte mensagem:

“Não foi possível adicionar o email do titular. Por favor, tente novamente ou experimente mais tarde.”

Assim, não consigo concluir o processo de conversão para eSIM.

Podem ajudar-me a associar o meu email à conta e a fazer a conversão do meu cartão SIM físico para eSIM, mantendo o mesmo número?

Muito obrigado.