Skip to main content
Header
Mário P.
Gestor da comunidade
September 15, 2025
Destaque

Como mudar o cartão SIM para eSIM na my NOS

• September 15, 2025
  • 115 comentários
  • 13617 visualizações

A App e Área de Cliente my NOS têm disponível diversas funcionalidades que o ajudam a gerir todos os seus serviços NOS, de forma rápida, dinâmica, cómoda e a qualquer momento. 

Neste artigo explicamos como fazer a troca do seu cartão SIM para o eSIM na app my NOS.

Na página inicial da my NOS, através do ícone do Assistente Virtual NOS indique o assunto ou a questão que pretende esclarecer para obter uma resposta rápida às suas dúvidas.

O eSIM (Embedded SIM ou SIM embutido) é a evolução dos cartões SIM físicos em que o cartão deixa de vir no seu formato normal e passa a estar embutido no equipamento. Isto permite-lhe usar um plano móvel, sem que seja necessário inserir o cartão físico na ranhura do telemóvel. 

Mudar cartão SIM para eSIM

Saiba como alterar o cartão SIM para o eSIM:

Atenção ❗Para fazer a troca do seu cartão SIM para o eSIM é necessário ter um email de titular associado à conta NOS, caso não tenha não terá a funcionalidade disponível. Saiba como definir um e-mail à sua conta NOS:

1. Aceda à app my NOS e, em “Menu”, selecione “Gerir a minha conta”;

2. Escolha “Ver serviços contratados” e, de seguida, selecione o serviço de “Telemóvel”;

3. Escolha “Gerir eSIM (SIM digital)”;

4. Selecione “Mudar para eSIM” de seguida, após confirmar que está a utilizar o equipamento onde é usado o eSIM, escolha “Mudar para eSIM”;

Tenha o seu equipamento antigo perto de si para receber o token de ativação.

5. Insira o código SMS enviado para o número de telemóvel e selecione “Continuar”;
    Caso não tenha recebido, selecione “Enviar novamente”;

6. Por fim, recebe a confirmação de que a alteração está em curso. Aguarde uns minutos para poder instalar o eSIM na página dos seus serviços ou através do email enviado.

Para instalar o eSIM no seu equipamento através da app my NOS saiba como em:

Em alternativa, também é enviado email para o email de titular associado à conta NOS com informação de como instalar o eSIM diretamente no equipamento.

Saiba ainda como transferir eSIM para outro equipamento ou pedir uma 2.ª via do eSIM na my NOS em:

Descubra também como aderir e instalar o tarifário móvel com eSIM em:

Conheça o serviço eSIM em:

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão deste e outros serviços na área de cliente my NOS, em my.nos.pt, ou na sua app my NOS, disponível através do Google Play e da App Store.  Saiba mais sobre a my NOS em: 

115 Comentários

Tiago Ferreira
Gigabyte
August 6, 2026

Sim, é uma portabilidade da MEO e da Digi.

Ligar para a MEO neste momento é impossível, já tentei.

Assim, vou direto para a ANACOM.

Agradeço a sua indicação, ​@Tiago Ferreira 

Não sei ao que você se refere quando menciona “neste momento é impossível”, pois tratando-se de uma portabilidade existem prazos máximos que são 3 dias úteis. A NOS como operadora que vai receber esses números tem que resolver o assunto diretamente com a MEO e a DIGI e garantir que esses prazos são cumpridos. 

O cliente não pode ser responsabilizado por essa falta de compromisso. Contudo, se existe faltas de informação ou a NOS não está a cumprir com aquilo que lhe foi proposto no contrato com a entrega dos cartões eSIM, o ​@Jorge Rui Silva pode escolher outra solução ou eventualmente procurar a Vodafone e ver que soluções lhe são apresentadas. 

Faça reclamação junto da ANACOM e encaminhe a situação também para a provedoria da NOS (caso ainda não o tenha feito), porque a NOS tem que apresentar uma solução.

Tiago F.
Rafaela F.
Gestor da comunidade
August 7, 2026

Boa tarde a todos, 😊

💢A funcionalidade para gestão do eSIM através da my NOS já se encontra novamente disponível para tarifários incluídos num pacote NOS. 💢

Se tiver alguma dúvida, partilhe connosco, que ajudamos.

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das últimas novidades.
Kilobyte
August 7, 2026

Obrigado pelo aviso.

Quando esta previsto repor a possibilidade de instalar o eSIM nos meus outros números,  sem que tenham de entrar na app da NOS?

AKA: qrCode

Kilobyte
August 9, 2026

Isto esta complicado, existe algum modo de transferir o meu cartao 4g da Nos para um cartao virtual (e-sim) ? Estou com receio de comprar um equipamento novo (Google pixel) e o pixel rejeitar o meu SIM 4g, e agora nao vou estar em Portugal Durante uns meses, quer dizer qué nao posso it a Uma Loja Nos Fazer a transferencia. O problems na app my nos vai durar muito tempo ? a unica forma qué tenho neste momento e atraves da mynos app .

Antes de comprar o novo pixel podem me dizer se o cartao 4g nano da Nos qué tenho e compatible ?

update: ok, ja vi qué tenho qué estar em territorio nacional para activar o e-sim, podem me responder se o meu cartao nos 4g e compativel com os Novos smartphones da pixel ?

Kilobyte
August 9, 2026

Obrigado pelo aviso.

Quando esta previsto repor a possibilidade de instalar o eSIM nos meus outros números,  sem que tenham de entrar na app da NOS?

Tudo a funcionar, mesmo nos outros.

A informação que está na app, que diz que o processo deve ser realizado no telefone onde será instalado o eSIM, leva ao engano.

- O pedido pode ser feito para todos os telemóveis que estiverem na conta, num único telemóvel.

- Depois, como é lógico, o processo de ativação é que deverá ser feito no respetivo telemóvel que irá ficar com o eSIM.

A app My Nos dá a entender que precisa de ser instalada em cada telemóvel. Não é necessário. Irão receber um email com toda a informação necessária.

Depois de receber esse email, não ativem logo... Vão à app My Nos e vejam o novo PIN do eSIM, vai ser necessário.

Uma coisa: se já tinham um SIM físico e estão a passar para eSIM, vão perder as mensagens RCS.

Isto aconteceu no Android, foi necessário desativar e ativar de novo esse serviço com um reboot depois da ativação.

Curioso foi ter recebido esta mensagem:

"Acabou de realizar uma comunicação no valor de 8.12 Eur (+ IVA) que não está incluída na sua mensalidade. Mais info: *#123# seguido de tecla de chamada ou mymeo.pt

Atingiu 80 por cento do seu limite de comunicações extramensalidade. Ao atingir o limite, deve fazer um carregamento para continuar a fazer estas comunicações ou alterar o limite na sua Área de Cliente. Obrigado."

O meu plano é ilimitado em todos os números... Pedia então a apreciação por parte da Nos desta situação.

Agradeço o apoio e a rapidez na resolução do problema inicial à NOS

Obrigado.

Kilobyte
August 9, 2026

Obrigado pelo aviso.

Tudo a funcionar, mesmo nos outros.

A informação que está na app, que diz que o processo deve ser realizado no telefone onde será instalado o eSIM, leva ao engano.

- O pedido pode ser feito para todos os telemóveis que estiverem na conta, num único telemóvel.

- Depois, como é lógico, o processo de ativação é que deverá ser feito no respetivo telemóvel que irá ficar com o eSIM.

A app My Nos dá a entender que precisa de ser instalada em cada telemóvel. Não é necessário. Irão receber um email com toda a informação necessária.

Depois de receber esse email, não ativem logo... Vão à app My Nos e vejam o novo PIN do eSIM, vai ser necessário.

Uma coisa: se já tinham um SIM físico e estão a passar para eSIM, vão perder as mensagens RCS.

Isto aconteceu no Android, foi necessário desativar e ativar de novo esse serviço com um reboot depois da ativação.

Curioso foi ter recebido esta mensagem:

"Acabou de realizar uma comunicação no valor de 8.12 Eur (+ IVA) que não está incluída na sua mensalidade. Mais info: *#123# seguido de tecla de chamada ou mymeo.pt

Atingiu 80 por cento do seu limite de comunicações extramensalidade. Ao atingir o limite, deve fazer um carregamento para continuar a fazer estas comunicações ou alterar o limite na sua Área de Cliente. Obrigado."

O meu plano é ilimitado em todos os números... Pedia então a apreciação por parte da Nos desta situação.

Agradeço o apoio e a rapidez na resolução do problema inicial à NOS

Obrigado.

Agora verifico que a mensagem foi enviada pela MEO, a minha antiga operadora, estranho...

Tiago Ferreira
Gigabyte
August 9, 2026

Boa tarde a todos, 😊

💢A funcionalidade para gestão do eSIM através da my NOS já se encontra novamente disponível para tarifários incluídos num pacote NOS. 💢

Se tiver alguma dúvida, partilhe connosco, que ajudamos.

Obrigada

Boa tarde ​@Rafaela F. 

Desculpe que lhe diga, mas acabei de confirmar, mas a gestão do eSIM através do my NOS não se encontra novamente disponível.

Já tive acesso a esta funcionalidade através do my NOS, mas atualmente ainda não está a funcionar. Se esteve a quando da sua publicação, voltou a estar inoperacional.

Tiago F.
Kilobyte
August 9, 2026

@Tiago Ferreira 

Embora o assistente diga que não está disponível, é possível que a informação ainda não esteja atualizada. Eu já consigo voltar a aceder à gestão do eSIM.

Para isso, vai a Menu > Gerir conta > Ver serviços contratados. No fundo da página, vais encontrar um botão que diz “Gerir eSIM (SIM digital)”.

Experimenta para ver se assim funciona :)

Tiago Ferreira
Gigabyte
August 9, 2026

@Tiago Ferreira 

Embora o assistente diga que não está disponível, é possível que a informação ainda não esteja atualizada. Eu já consigo voltar a aceder à gestão do eSIM.

Para isso, vai a Menu > Gerir conta > Ver serviços contratados. No fundo da página, vais encontrar um botão que diz “Gerir eSIM (SIM digital)”.

Experimenta para ver se assim funciona :)

Boa tarde ​@tor2 

Dessa forma funciona sim, contudo visto o assistente virtual da NOS não estar atualizado acaba por ser contraditório, dado que o assistente virtual existe para ajudar na navegação da app.

Tiago F.
Rafaela F.
Gestor da comunidade
August 10, 2026

Bom dia a todos,

@Jorge Rui Silva agradecemos o seu testemunho. Ficamos felizes por saber que a sua situação já se encontra resolvida.
Quanto à comunicação que recebeu, sugerimos que contacte a operadora MEO de modo a obter mais esclarecimentos, por favor.

@viriato escomi, bem-vindo ao Fórum NOS.
Se o seu equipamento for compatível com eSIM, pode usufruir do seu serviço com esta tecnologia. Conseguiu efetuar a mudança?

@Tiago Ferreira e ​@tor2, agradecemos o vosso testemunho sobre este tema.
Confirmamos que a gestão do eSIM está novamente disponível para tarifários móveis incluídos num pacote NOS.
Estamos também a analisar a situação que nos reportou ​@Tiago Ferreira e logo que surgirem novidades, partilhamos convosco aqui.

Por favor, falem connosco se surgir alguma outra questão.
Estamos aqui para ajudar.

Muito obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das últimas novidades.