Skip to main content
Header
Tiago C.
Moderador
April 29, 2020
Destaque

Como ativar a 2ª via do cartão SIM

Ativar a segunda via de um cartão SIM na NOS é simples.

Neste artigo explicamos-lhe como fazer a ativação da 2ª via do cartão SIM NOS pós-pago, de forma automática.
Conheça também os formatos de cartão SIM disponíveis. 😉

Ativar 2ª via cartão SIM

Se já recebeu a 2ª via do cartão SIM NOS ative-o seguindo os seguintes passos:

1. Ligue para o número 800 930 000 (grátis), através do número que pretende ativar a 2ª via dos cartão;
  2. De seguida, digite o ICCID (número de 12 dígitos que se encontra no verso do seu novo cartão) e PIN (4 dígitos) do novo cartão.
  3. Por fim marque “1” para confirmar os dados que inseriu e concluir a ativação.

Caso se tenha enganado a inserir algum dos dados, marque “2” para voltar a introduzir novos dados.

❕Caso não tenha acesso ao número onde quer ativar a 2ª via de cartão, pode contactar a linha de atendimento ou fale connosco, aqui no Fórum NOS:

Se não reconhece o pedido de ativação de 2ª via de cartão, contacte a linha de atendimento.❕

Depois de seguir estes passos, o seu equipamento está pronto a ser usado com o novo cartão e com o seu contacto NOS anterior.

O cartão original fica automaticamente desativo.😊

Atenção ❗Na troca de cartão SIM, os contactos e informações guardados na memória do cartão antigo não são passados automaticamente para a memória do novo cartão SIM. A passagem de informação entre cartões pode ser efetuada de 2 formas:

• Numa Loja NOS;
  • Passando as informações do cartão SIM antigo para a memória do telefone.

Precisa de uma 2.ª via do cartão? Saiba como fazer o pedido:

Caso tenha alguma dificuldade no processo, partilhe connosco.
Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS. 🤗

92 Comentários

João H.
Gestor da comunidade
May 20, 2024

Bom dia, @NELSON DA CRUZ PALMA. Seja bem-vindo ao Fórum NOS.

Agradecemos a sua mensagem. Estamos aqui para ajudar.

Confirme-nos, por favor, se já tem acesso ao serviço.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Byte
July 13, 2025

Boa tarde

O cartão já se encontra ativo mas as chamas e sms estão bloqueadas...

Jorge C
Super User
Super User
July 13, 2025

Boa tarde ​@Ruben GMO

Se solicitou a 2ª via pelas linhas de apoio.

“Após receber o cartão deve ligar novamente para a linha de apoio para o ativar. O custo da 2.ª via será debitado na sua próxima fatura, ou no seu saldo. Se tiver um tarifário pré-pago, garanta que tem um saldo igual ou superior antes do contacto.” 

ℹ️ Pedir e ativar a 2.ª via do cartão SIM e eSIM | NOS 

Obrigado.

Mário P.
Gestor da comunidade
July 13, 2025

@Ruben GMO, boa tarde. 

Após a ativação, pode ser necessário reiniciar o equipamento, por favor, faça-o e dê-nos o seu feedback. 
Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
July 8, 2026

Boa tarde, estou a tentar ativar a 2ª via do cartão, mas sendo que o mesmo nao tem rede não consigo ligar para o nº em questão.

Bruno Aleixo
Super User
Super User
July 8, 2026

Boa tarde, estou a tentar ativar a 2ª via do cartão, mas sendo que o mesmo nao tem rede não consigo ligar para o nº em questão.

é só ir a um sitio com rede então.

Um bem haja 

O amigo Bruno ajuda
Kilobyte
July 9, 2026

Bom dia, estou a tentar ativar a 2ª via do cartão, mas sendo que o mesmo não tem rede não consigo ligar para o nº em questão. (Estou num local com rede, o cartão nos é que não tem rede , pois não está ativo, não permite realizar chamadas)

ByteSábio
July 9, 2026

Bom dia, estou a tentar ativar a 2ª via do cartão, mas sendo que o mesmo não tem rede não consigo ligar para o nº em questão. (Estou num local com rede, o cartão nos é que não tem rede , pois não está ativo, não permite realizar chamadas)

boas, mas pediu a segunda via pela app my nos? é o esim que está a tentar ativar?

pediu a segunda via numa loja? tem de partilhar mais informação para que a moderação possa ajudar

espero ter ajudado
João H.
Gestor da comunidade
July 9, 2026

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho ​@Ginásio Clube Naval de Faro.

O ​@ByteSábio partilhou questões importantes para que possamos compreender a situação.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
August 2, 2026

Boa tarde,

Estou a tentar efetuar a ativação de uma segunda via do meu cartão SIM, no entanto, sempre que tento fazê-lo utilizando a linha indicada neste tópico, recebo sempre a informação de que ocorreu um erro com a ativação do meu cartão e tenta mandar-me para um assistente (algo que não acontece uma vez que hoje é domingo...)

Obrigado,

Dinis Palma.