Skip to main content
Header

valor da fatura totalmente errado

• February 24, 2026
  • 3 comentários
  • 16 visualizações

Recebi uma fatura com valor muito acima do normal. Estava em viagem mas assim que recebi mensagem que seria tarifada já desativei os dados móveis para não ter cobrança e mesmo assim estou sendo cobrado. 

3 Comentários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • February 24, 2026

Tem que desativar antes para evitar custos de roaming

Tinha dados de roaming ativos e válidos 

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Gestor da comunidade
  • February 25, 2026

Bom dia ​@Brenda Gomes monteiro, bem-vinda ao Fórum NOS. 😊

Agradecemos a sua mensagem e, também, a ajuda do ​@Guimas sobre o tema.

A totalidade das comunicações feitas em roaming é da responsabilidade dos operadores internacionais, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada por esses operadores a que o equipamento se ligou, pelo que o valor é devido.
Ainda assim, e para melhor compreendermos a situação, diga-nos, por favor, se fez a compra de um pacote de Net Roaming e para que destino.

Obrigada

Bom dia,

Agradeço a resposta.

No entanto, não posso concordar com a justificação apresentada de que a responsabilidade é exclusivamente do operador internacional. Enquanto cliente, o meu contrato é celebrado com a NOS, sendo esta a entidade responsável pela faturação e pela verificação da legitimidade dos valores cobrados.

Relativamente à questão colocada: não foi efetuada qualquer compra intencional de pacote adicional de Net Roaming para a Suíça. Assim que foi recebida a mensagem automática a informar sobre tarifação, os dados móveis foram imediatamente desativados, não tendo havido utilização consciente de internet.

Caso tenha existido algum consumo residual automático no momento da ligação à rede estrangeira (algo que pode acontecer antes mesmo de o utilizador conseguir desligar os dados), considero que o valor de 56€ é manifestamente desproporcional.

Solicito, por favor:

* O envio do detalhe técnico completo do consumo (data, hora, duração e volume exato de dados);

* A verificação da proporcionalidade do valor cobrado;

* A reavaliação e anulação da cobrança.

Aguardo uma resolução justa da situação.