Skip to main content
Header
Pergunta

Recebi fatura com valor errado FT 202580/755766

• December 22, 2025
  • 6 comentários
  • 22 visualizações

Boa noite.

Dada a falta de um e-mail de contacto da vossa empresa para que possa ter uma formalização escrita de reclamação, a mesma envio por aqui:

• Em 30/11/2025 desloquei-me à Loja NOS Amoreiras, para reclamar o facto do meu equipamento telefone fixo ter deixado de funcionar;
  • Fui atendido pelo V. funcionário Nuno Moreira, que me disse que o telefone estava fora de garantia e que teria de pagar por um novo (que vocês vendem). Pelo valor que me informaram, conseguia mais barato se o comprasse eu noutra loja. No entanto, o Nuno Moreira ofereceu-me a possibilidade de o ter sem custos mediante contratação de nova fidelização, pelo valor mensal de 58,49 €, com melhoria do serviço de internet móvel incluída (tudo o resto se mantinha como anteriormente);
  • Aceitei a proposta e recebi o respetivo comprovativo na loja (valor 58,49€; fatura “papel”; forma de pagamento “outro”);
  • No passado dia 18/12/2025 recebo a 1ª fatura na nova fidelização (FT 202580/755766), com o valor 59,49 €;
  • Desloquei-me à loja NOS Amoreiras para reclamar o valor da fatura, no dia 18/12/2025 e no dia 22/12/2025 (neste dia junto do Nuno Moreira, com quem contratei o serviço). Em contacto do Nuno Moreira com a v. faturação, transmitiu-me que de lá diziam que teria de ativar o débito direto, ao que respondi que não foi o que contratei (ver anteriormente “tudo se mantinha”). O Nuno Moreira comunicou isso à faturação e assegurou-me que iriam resolver, como consta do comprovativo que assinei. Quanto à fatura que tenho comigo para pagar, disse-me para pagar apenas o valor que contratei de 58,49€ e que o acerto seria feito pela faturação em janeiro de 2026; 
  • Dado a vossa loja NOS Amoreiras não faculta qualquer comprovativo de resolução da situração e que nada mudou na Área de Cliente que me permita confirmar que a situação está resolvida, junto envio a presente reclamação, informando que relativamente à fatura FT 202580/755766, pelo exposto, apenas irei pagar o valor que contratei (58,49€), mantendo-me a aguardar pela v. confirmação “escrita” de correção do valor mensal;
  • Recordo, não tinha qualquer pretensão em contratar uma nova fidelização convosco (nem muito menos de facultar-vos os meus dados bancários para efeito de débito direto, algo que nunca fiz anteriormente nos anos que sou vosso cliente), apenas fui reclamar uma avaria do vosso equipamento telefone fixo. Agradeço que reponham ao meu serviço o valor contratado de 58,49 €, com tudo o restante mantendo-se conforme anteriormente.

Fico a aguardar,

Cumprimentos,

João Sanina

6 Comentários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • December 23, 2025

Provavelmente não será possivel dado não haver pacote por esse preço. O desconto de 1€ é atribuido na adesão ao débito direto. 

• Autor
  • Kilobyte
  • December 23, 2025

Boa noite, Sr. Guimas,

Agradeço o feedback. Assumindo que representa a NOS, como compreenderá, não tenho a capacidade de resolver as v. contradições e com a s. resposta pergunto se devo interpretá-la como final(?) Se assim for, parece ser infrutífero tentar obter uma solução da v. parte que respeite as práticas básicas na relação com o consumidor, de acordo com a legislação:

• Se não é possível retificarem o valor, por que motivo o v. colega Nuno Moreira me deu a assinar um documento que tenho na minha posse e que prova o contrário? Em “Faturação; Billing” não consta “débito direto”, nem o meu IBAN. Consta “Outro”, conforme aliás constava no contrato anterior;
  • Nunca me foi comunicada a situação de débito direto e nunca eu concordei ou concordaria com essa opção, nem com o facultar-vos dos meus dados bancários. No contrato que assinei a 30/nov figuram apenas as condições prévias de pagamento (Faturação: Billing “Outro”) pelo valor de 58,49 €, com a contrapartida de ficar fidelizado + 2 anos;
  • Se o Sr. Nuno Moreira me deu um documento errado para assinar ou se são v. exas. à posteriori que decidem que não querem cumprir o contrato assinado, em qualquer dos casos, só posso considerar que o contrato é nulo;
  • Peço que sejam claros. Do meu lado e até obter algo de concreto da v. parte, irei pagar apenas o valor que contratei (58,49 €). Como não pretendo ver arrastada esta situação, estou a pedir-vos a respetiva resolução e agradeço, mais uma vez, que reponham a legalidade da situação, com a retificação do valor da mensalidade para 58,49 €.

Cumprimentos,

João Sanina

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • December 23, 2025

Sou apenas cliente. Aguarde resposta da moderação ou ligue á linha de faturação

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • December 23, 2025

Bom dia, ​@João Sanina 

Lamentamos a situação que reporta. 
No entanto, e após verificar a situação, atenta também a informação que partilha connosco no 1.º comentário, dever-se-á ter tratado de ter feito a renegociação 4 dias antes da emissão da factura a que alude no título do tópico que criou. Isto porque, no pedido número 1-49171648727, que consta dos documentos emitidos pela NOS, o valor corresponde àquele que lhe foi apresentado a 30 de novembro pelo lojista. 

Não obstante, verificamos que após essa renegociação voltou a fazê-lo, pelo que as condições que vigoram atualmente é aquele que se encontra registado com o número 1-49290798986 realizado a 22 de dezembro de 2025 com o valor mensal de €56,49 caso não tenha contratado serviços adicionais ( este último documento é possível que apenas surja 24 hora úteis após a celebração, na my NOS)

Assim, não nos parece que exista motivo pelo qual tenhamos que intervir. 

Obrigado, 

• Autor
  • Kilobyte
  • December 23, 2025

Boa noite, Sr. Mário P.,

Já li a sua mensagem tardiamente. Durante o dia de hoje (23/12/2025) liguei para o apoio telefónico (16990) para tentar resolver a situação da mencionada fatura.

O que o Sr. Mário P. refere de haver um pedido 1-49290798986 realizado a 22 de dezembro de 2025 com o valor mensal de €56,49 como sendo as condições em vigor foi algo que não me informaram hoje via telefone. Isto é, sei que fiz um pedido de solucionamento no dia 22 mas desconhecia que tivesse tido validação (saí da loja NOS sem a confirmação). Por telefone, no dia de hoje insistiram novamente comigo que teria de ativar débito direto para usufruir do valor contratado a 30/11/2025 (58,49€), sem nenhuma relevância dada à minha reclamação.

Não tendo disponibilidade para lidar convosco na resolução do tema, pedi telefonicamente se era possível resolver isto se revertessem para as condições em que me encontrava antes do dia 30/11/2025. Disseram-me que sim, ao que o solicitei (voltar ao valor mensal 59,99€ com a fidelização a terminar em junho 2026). Consultando a APP, constato que o fizeram parcialmente, à hora que escrevo este e-mail, uma vez que apesar de me terem confirmado por telefone que a fidelização teria novamente o término a junho 2026, na APP ainda consta 30 de novembro de 2027. Será mais um problema ?

Cumprimentos

João Sanina

Rafaela F.
  • Gestor da comunidade
  • December 24, 2025

Bom dia ​@João Sanina,

Vamos verificar a situação. Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu NIF para o perfil ​@Fórum.

Obrigada,