Skip to main content
Header
Pergunta

Fatura de equipamento

Boa tarde comprei um telemóvel por um voucher associado ao pacote novo de minha empresa, e me foi enviado via CTT mas comprei final de Abril e o telemóvel está avariado, e não consigo encontrar a nota fiscal, até porque ainda está na garantia e preciso saber como fazer. Teria alguma possibilidade de eu conseguir novamente cópia desta nota fiscal.

Boa tarde obrigada

19 Comentários

Tiago C.
Forum|alt.badge.img+6
  • Moderador
  • July 7, 2020

Bem-vindo ao Fórum NOS, @PROPOSTASEDILEMAS LDA.

Para reparar um equipamento numa Loja NOS não precisa da fatura, basta identificar-se. :grinning:

Ok, muito obrigada por sua atenção.

Forum|alt.badge.img

Boa tarde, gostaria de saber como posso ter acesso à fatura de um smartphone adquirido em loja, pois preciso de proceder à reparação do mesmo.

Jose Rodrigues
Super User
Forum|alt.badge.img+5

@Ricardo Pimentel Numa outra pergunta igual à sua, a moderação do Fórum respondeu assim: “Para reparar um equipamento numa Loja NOS não precisa da fatura, basta identificar-se.”

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • July 31, 2020

Bem-vindo ao Fórum NOS @Ricardo Pimentel

Podemos enviar o documento. No entanto, caso se desloque a uma loja NOS para que o equipamento seja verificado, basta fornecer os dados, conforme indicado pelo @Jose Rodrigues

Muito obrigado

Forum|alt.badge.img

Bem-vindo ao Fórum NOS @Ricardo Pimentel

Podemos enviar o documento. No entanto, caso se desloque a uma loja NOS para que o equipamento seja verificado, basta fornecer os dados, conforme indicado pelo @Jose Rodrigues

Muito obrigado

A loja em questão foi indicada pela própria marca, e visto que o dano não se encontra coberto pela garantia, penso que seja redundante fazê-lo por uma loja NOS.

Se possível, gostaria de saber como posso requisitar o documento.

Obrigado

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • August 2, 2020

Olá @Ricardo Pimentel
Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o número de contribuinte associado à compra, marca e modelo do equipamento para o perfil @Fórum
Muito obrigado,

Forum|alt.badge.img

Bem-vindo ao Fórum NOS @Ricardo Pimentel

Podemos enviar o documento. No entanto, caso se desloque a uma loja NOS para que o equipamento seja verificado, basta fornecer os dados, conforme indicado pelo @Jose Rodrigues

Muito obrigado

A loja em questão foi indicada pela própria marca, e visto que o dano não se encontra coberto pela garantia, penso que seja redundante fazê-lo por uma loja NOS.

Se possível, gostaria de saber como posso requisitar o documento.

Obrigado

Enviei mensagem para o perfil em questão, Obrigado.

Ana P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Moderador
  • August 3, 2020

Olá @Ricardo Pimentel

Agradecemos o seu feedback!
Vamos responder-lhe o mais breve possível. 

Obrigada 

• Kilobyte
  • April 18, 2025

Olá,

Comprei um smartwatch na loja on-line a prestações e pretendo vendê-lo (ainda estou a pagar as prestações). Há forma de emitir uma fatura do equipamento sem os meus dados? A que tenho tem muito informação pessoal que gostaria de não partilhar.

Obrigada pelo esclarecimento. 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • April 18, 2025

Boa tarde ​@Helena Tomé,

Agradecemos a sua mensagem.

Apenas é possível emitir uma 2ª via da fatura com os mesmos dados que constam na original.
A venda a prestações pressupõe que a fatura da respetiva venda esteja associada à conta de cliente NOS sobre qual a venda foi feita. 

Obrigado

• Kilobyte
  • April 18, 2025

Boa tarde ​@João H. 

Agradeco o feedback.

Então no caso de querer vender o equipamento entrego a fatura que tenho? Vamos imaginar que o comprador precisa de efetuar alguma reparação, mostra a fatura com dados que não lhe pertencem? Não faz muito sentido.

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • April 18, 2025

Boa tarde ​@João H. 

Agradeco o feedback.

Então no caso de querer vender o equipamento entrego a fatura que tenho? Vamos imaginar que o comprador precisa de efetuar alguma reparação, mostra a fatura com dados que não lhe pertencem? Não faz muito sentido.

Então, isso é que não faz muito sentido… fez uma compra associada ao seu nif, e agora ia mudar o  nif e dados para aparecer o nif e dados de outra pessoa na fatura? isso roçava a burla fiscal, ter uma venda de algo e passar o nif para outra pessoa…. se vai fazer a venda de um equipamento e quer que ele mude tem que ser voce a fazer um contrato de compra e venda, pra passar isso pras finanças e ficar registado. mas ninguém faz isso, portanto, no final é isso mesmo, o equipamento foi comprado por si e a fatura fica em seu nome. 

outro ponto é que é um contrato de venda a prestações, na teoria o equipamento é da nos até o valor ser liquidado, e existe um contrato a cumprir, pelo que o a fatura de prova de compra do equipamento tem que estar associada aos seus dados legalmente…. 

um bem haja 

• Kilobyte
  • April 18, 2025

@Bruno Aleixo mas quem é que falou em burla ou passar NIF ou quer que seja? :S 

Percebo que isto seja um fórum, mas comentar só por comentar para assumirem coisas que não o são, não faz muito sentido...

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • April 18, 2025

@Bruno Aleixo mas quem é que falou em burla ou passar NIF ou quer que seja? :S 

Percebo que isto seja um fórum, mas comentar só por comentar para assumirem coisas que não o são, não faz muito sentido...

se calhar interpretei mail, mas foi a minha interpretação da questão, o que pretende é uma fatura sem dados ou mudar os dados que constam na fatura certo, pra vender o equipamento? mas o equipamento foi vendido a uma pessoa, logo a compra está sempre associada a um nif e dados de cliente, porque é uma venda a prestações...

o ultimo ponto mantém-se, é uma venda a prestações, logo está um contrato de compra e venda em curso e na prática nem pode vender esse equipamento porque ele apenas é seu legalmente quando for liquidado o valor total…

já agora, a nós não permite liquidação total do valor, os moderadores já esclareceram isso noutros tópicos também.

um bem haja 

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • April 18, 2025

Boa tarde ​@Helena Tomé

Compreendo a sua preocupação quanto à informação constante na fatura.

Relativamente à sua questão, importa referir que, por motivos legais e de integridade fiscal, qualquer segunda via da fatura será sempre emitida com os mesmos dados do documento original, ou seja, com os dados associados à conta de cliente onde foi feita a compra.

Adicionalmente, no caso de vendas a prestações, como é o seu, a fatura fica necessariamente associada à conta NOS onde a transação foi realizada, uma vez que essa informação está diretamente ligada ao contrato de pagamento faseado.

Se pretender avançar com a venda do equipamento, recomendo que analise previamente o contrato de compra, uma vez que, enquanto o bem não estiver totalmente pago, poderá ainda encontrar-se sob reserva de propriedade, o que limita legalmente a sua transferência para terceiros sem autorização da entidade financiadora.

Caso surjam mais dúvidas, terei todo o gosto em ajudar por aqui 😊 

Obrigado.

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • April 19, 2025

Boa tarde ​@João H. 

Agradeco o feedback.

A fatura apenas serve para comprovar que é a legitima proprietária e que não se trata de um equipamento de receptação. 

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • April 19, 2025

Boa tarde, ​@Helena Tomé
Compreendemos o que nos indica. No entanto, e conforme indicado, não conseguimos alterar os dados da fatura. 

Obrigado, 

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • June 25, 2025

Boa tarde a todos, 
Movemos os comentários para o tópico mais antigo com o mesmo título. Deste modo, garantimos a boa organização da informação. 
Obrigado,