Skip to main content
Header

Como reclamar da factura?

• April 16, 2025
  • 7 comentários
  • 50 visualizações

Por questões técnicas, tive necessidade de utilizar o 16990. Após várias tentativas de resolução do problema sem sucesso, o agente que me atendeu disse que me ia passar para o 16991para ter um suporte mais especializado. E assim fez: qual não é o meu espanto quando ouço um aviso alertando que a chamada tinha um custo. Como o agente nada me tinha dito a respeito, desliguei a chamada e voltei a ligar para o 16990. Relatei o sucedido e quem me atendeu, além de se mostrar incrédulo sobre a passagem interna do 16990 para o 16991 ("isso não é possível" - mas foi real!), confirmou que teria mesmo que ligar para o 16991 e que a chamada era paga ao minuto, mas que a NOS faria o crédito respectivo. Ora, na factura de Abril já aparece um débito de 0,91€ (será o primeiro contacto para o 16991, realizado em 7/4, que desliguei sem ter falado com ninguém); e já vi que em 8/4 tenho registado novo contacto ( o segundo), com um custo de 5,71€. O que devo fazer para reclamar o crédito destes 2 valores?

7 Comentários

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • April 16, 2025

Boa noite ​@Josémns

A NOS só faz o crédito caso a PC Medic conclua que se trata de um problema do operador. 

Obrigado.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • April 16, 2025

Boa noite, ​@Josémns 

Lamentamos a situação que nos conta 😥.
Após ser encaminhada para a linha de suporte informático, é realizada uma análise que permite compreender se a dificuldade pelo qual está a passar é da responsabilidade dos nossos serviços ou dos equipamentos do nosso cliente. Assim, caso seja detetado algum constrangimento da nossa parte, iremos creditar o valor da chamada efetuada.
Ainda assim, pedimos que nos envie, por mensagem privada, para o perfil ​@Fórum com o seu número de cliente NOS ou o número do contribuinte do titular para conseguirmos validar a sua questão, por favor.
Obrigado, 

Salete Monteiro

Por questões técnicas, tive necessidade de utilizar o 16990. Após várias tentativas de resolução do problema sem sucesso, o agente que me atendeu disse que me ia passar para o 16991para ter um suporte mais especializado. E assim fez: qual não é o meu espanto quando ouço um aviso alertando que a chamada tinha um custo. Como o agente nada me tinha dito a respeito, desliguei a chamada e voltei a ligar para o 16990. Relatei o sucedido e quem me atendeu, além de se mostrar incrédulo sobre a passagem interna do 16990 para o 16991 ("isso não é possível" - mas foi real!), confirmou que teria mesmo que ligar para o 16991 e que a chamada era paga ao minuto, mas que a NOS faria o crédito respectivo. Ora, na factura de Abril já aparece um débito de 0,91€ (será o primeiro contacto para o 16991, realizado em 7/4, que desliguei sem ter falado com ninguém); e já vi que em 8/4 tenho registado novo contacto ( o segundo), com um custo de 5,71€. O que devo fazer para reclamar o crédito destes 2 valores?

agora aconteceu o mesmo comigo, dia 26 fevereiro, liguei para a linha 16990, o IVR estava avariado, não apresentava as opções para ajuda net fixa, fui atendido por um operador , 9.47h. resolvemos o problema do router, que tiveram de fazer reset, em linha. perguntei se seria cobrado do custo da chamada , já que foi uma anomalia do serviço que me fez ficar sem net. -Não não será cobrado! Agora na fatura de fevereiro: FT 202616/641895 aparece 1,5€ para pagar dessa chamada para a linha apoio.

Gostava que fosse emitida nova referencia ou sms , com novo link com o valor de 5€ porque é apenas esse o valor que devo pagar. 

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • March 27, 2026

Boa noite ​@Salete Monteiro

ℹ️ Linhas de atendimento

Obrigado.

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • March 27, 2026

26 fevereiro tive de fazer chamada para 16990, o atendimento automatico estava avariado, não apresentava todas opções. Fui atendido por um operador , que em linha fez atualização do hub, no fim de chamada perguntei se seria cobrado , desse que não. Hoje vejo na fatura que não vou pagar 5e mas 7€.

Gostaria de receber uma fatura correta oe dados de pagamento. 

FT 202616/641895

@Salete Monteiro por favor não duplique as questões, tem uma resposta aqui

Obrigado.

Salete Monteiro

Para onde o Jorge me mandou, não tem a solução ou resposta a minha questão. Eu não tive alternativa de aguardar que um assistente me atendesse para fazer a atualização do hub. Não sou eu que decido as atualizações de software do hub, ou sou? Então, se o atendimento automático não resolve a falta de NET fixa, que estava paga, tenho de falar com um operador para fazer o processo em linha Sabe que eu sou dos que paga sempre tudo a horas e que lhe dá a possibilidade de ter o seu ordenado pago no fim do mês, sou uma espécie em vias de extinção. Por isso não me mande para um link que não me dá resposta ao problema. Podemos sempre fazer um par de reclamações no livro, para a ANACOM, uma do saque dos 1,5€ e outra da forma como lida com as mensagem do forum, que não é um rede social, é um meio de comunicação entre o cliente e a empresa NOS , a premiada. O senhor considera se um funcionário premiado? 

Quero que me resolvam esta questão dos 1,5€ a mais na minha fatura , ainda esta manhã , se não for muito incomodo.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Gestor da comunidade
  • March 27, 2026

Bom dia ​@Salete Monteiro,

Comentários seus sobre o mesmo tema foram eliminados por motivos de spam.
Editámos, também, a sua assinatura do Fórum NOS por conter os seus dados pessoais. Sugerimos que não os partilhe publicamente para se proteger.

Agradecemos a sua mensagem e a ajuda do ​@Jorge C em esclarecer.

Vamos ajudar a analisar. Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado