Skip to main content
Header
Respondido

Cobrança de roaming incorreta?

Exmo/Exma. Senhor/Senhora,

Preciso de ajuda relativamente à minha fatura recebida no dia 7 de maio (FT 202616/1484214, data da fatura: 04-05-2026).

Considero que a mensalidade básica e as tarifas de roaming não estão corretas.

Encontro-me na Bélgica desde 23 de março, devido a uma mudança internacional, mas vou regressar a Portugal dentro de duas semanas e ainda tenho lá o meu endereço registado.

Com base nas regras de utilização justa da UE, não utilizei o meu telemóvel de forma excessiva, e a única vez que não prestei atenção e liguei para o número 800 em vez do número para chamadas do estrangeiro (devido à rede) não deveria custar tanto (mesmo com a tarifa de 6,15 EUR/minuto mencionada na SMS de boas-vindas).

Quando esgotei o pacote de Internet disponível, comprei mais 10 GB por 15 EUR, pelo que não contesto esta parte.

A minha conta de telefone habitual ronda os 15-16 EUR, e esta fatura apresenta o mesmo pacote por 45....

Também me foram cobrados 98 EUR em taxas de roaming, e eu só utilizei o telemóvel dentro da UE.

Poderia por favor verificar?

Melhor resposta por Rafaela F.

Boa tarde ​@Anna H., bem-vinda ao Fórum NOS.

Agradecemos a sua mensagem. Estamos aqui para ajudar.

A utilização do serviço maioritariamente em Roaming, ou seja, quando existe uma utilização excessiva de um serviço no estrangeiro, face à utilização nacional, é aplicada a sobretaxa de roaming permanente. Sendo aplicável se nos últimos 120 dias:

• Fizer mais de 50% das suas comunicações (chamadas realizadas, SMS enviados e dados móveis consumidos) no Espaço Económico Europeu (EEE),no Reino Unido, na Moldávia ou na Ucrânia;
  • Passar mais de 50% dos dias em que realiza comunicações (chamadas realizadas, SMS enviados e dados móveis consumidos) no EEE ou no Reino Unido, na Moldávia ou na Ucrânia.

Com base no Regulamento (EU) 2017/920 de 17 de maio de 2017.

Se a sua permanência em roaming se permanecer por mais tempo, sugerimos a ativação do Serviço de Exclusão de Roamers Permanentes por €19,90/mês. Com este serviço, vai poder usar o seu tarifário sem pagar mais extras.

Por favor, partilhe connosco se surgirem mais questões.

Obrigada

3 Comentários

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+2
  • Gestor da comunidade
  • Resposta
  • May 8, 2026

Boa tarde ​@Anna H., bem-vinda ao Fórum NOS.

Agradecemos a sua mensagem. Estamos aqui para ajudar.

A utilização do serviço maioritariamente em Roaming, ou seja, quando existe uma utilização excessiva de um serviço no estrangeiro, face à utilização nacional, é aplicada a sobretaxa de roaming permanente. Sendo aplicável se nos últimos 120 dias:

• Fizer mais de 50% das suas comunicações (chamadas realizadas, SMS enviados e dados móveis consumidos) no Espaço Económico Europeu (EEE),no Reino Unido, na Moldávia ou na Ucrânia;
  • Passar mais de 50% dos dias em que realiza comunicações (chamadas realizadas, SMS enviados e dados móveis consumidos) no EEE ou no Reino Unido, na Moldávia ou na Ucrânia.

Com base no Regulamento (EU) 2017/920 de 17 de maio de 2017.

Se a sua permanência em roaming se permanecer por mais tempo, sugerimos a ativação do Serviço de Exclusão de Roamers Permanentes por €19,90/mês. Com este serviço, vai poder usar o seu tarifário sem pagar mais extras.

Por favor, partilhe connosco se surgirem mais questões.

Obrigada

• Autor
  • Byte
  • May 15, 2026

Obrigado pela resposta.

Poderia informar-me o valor do cancelamento do plano telefónico (+351 ******522, N.º conta cliente *********) antes do termo do contrato de 2 anos?

Apenas este número.

Quero verificar devido a uma mudança para o estrangeiro.

Obrigada pela ajuda.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+2
  • Gestor da comunidade
  • May 15, 2026

Boa tarde ​@Anna H.,

Editámos o seu comentário por conter os seus dados pessoais. Sugerimos que não os partilhe publicamente para se proteger.

Pode consultar todos os detalhes associados ao período de fidelização do seu contrato através da my NOS. Saiba como:

Estamos disponíveis para ajudar em qualquer questão que surja.

Obrigada