@Tiago C. Mas isso não acontece quando reiniciamos o Router ? O Router quando é reiniciado, procura automaticamente o melhor canal.
Olá @Jose Rodrigues,
Sim, contudo através destes passos pode alterar o canal sem reiniciar o router.
Ou até mesmo testar a utilização dos equipamentos em determinados canais.
Vou repetir-me porque ha quem nao saiba...
Quando os routers determinam qual o melhor canal (o mais livre de interferencias) a usar, fazem-no para a sua localizaçao. Dessa forma, o canal escolhido (em auomatico) em cada instante pode nao ser o canal mais livre de interferencias na localizaçao dos equipamentos que se preternde usar.
A melhor escolha sera usar sempre o modo manual, escolhendo o utilizador o canal a usar em funçao das avaliaçoes efetuadas nos varios locais e horarios de utilizaçao.
E se nao quizerem alterar constantemente o canal a usar, passem a usar equipamentos com a banda 5 Ghz.
Este post não se aplica ao Router 5.0 (Giga Router), porque essa opção "Monitorização de rede" não existe na página https://aminhanet.nos.pt. Portanto a NOS que resolva o problema pois os clientes do novo router também direi a poder mudar o canal da rede Wi-Fi.
Olá @Tiago Ferreira,
No GiGA Router a monitorização ainda não está disponível, contudo é possível mudar e fixar o canal no menu "Wi-Fi", escolhendo a opção "Configurações Avançadas".
Boa tarde, hoje, de modo a tentar melhorar a minha ligação Wi-Fi, decidi que iria tentar alterar o canal da ligação.
No entanto independentemente se entro pela App móvel NOS Internet, ou se entro pelo URL: https://aminhanet.nos.pt/Inicio.
Em ambas a formas não aparece a opção Monitorização de Rede, que eu necessito para Trocar de canal.
Gostaria muito de saber o porque desta situação suceder, e se possível ajuda na resolução do problema bem como um manual de instruções do router, sem ser só o de instalações.
Não sei se ajuda mas tenho o: GiGA Router (Router Wi-Fi 5.0)
@ERICK SANTANDER O Router procura automaticamente o melhor canal. Não sei como funciona no 5.0 no 3.0 é automático ou se quiser ao reiniciar ele procura o melhor canal.
@ERICK SANTANDER O Router procura automaticamente o melhor canal. Não sei como funciona no 5.0 no 3.0 é automático ou se quiser ao reiniciar ele procura o melhor canal.
Então o que me está a dizer é que não me dão a opção de ser eu a escolher?
Há 10 dias, Tiago C. escreveu:
Olá@Tiago Ferreira,
No GiGA Router a monitorização ainda não está disponível, contudo é possível mudar e fixar o canal no menu "Wi-Fi", escolhendo a opção "Configurações Avançadas".
...no tópico Como alterar o canal da minha rede Wi-Fi?
Há 10 dias, Tiago C. escreveu:
Olá@Tiago Ferreira,
No GiGA Router a monitorização ainda não está disponível, contudo é possível mudar e fixar o canal no menu "Wi-Fi", escolhendo a opção "Configurações Avançadas".
...no tópico Como alterar o canal da minha rede Wi-Fi?
Muito obrigado, de facto tinha uma opção escondida no canto superior direito onde tem a opção de alterar o canal.
Olá@Tiago Ferreira,
No GiGA Router a monitorização ainda não está disponível, contudo é possível mudar e fixar o canal no menu "Wi-Fi", escolhendo a opção "Configurações Avançadas".
Boa Tarde
E como sabemos qual o melhor canal? Já que ao tentar alterar aparece sempre uma falha a dizer que não foi possível alterar. Mas qualquer alteração que faça ao router.
Não temos um endereço do router como noutro qualquer router?
@Fura Boa tarde para entrar no router é https://aminhanet.nos.pt ao Reiniciar o Router ele automaticamente procura o melhor canal.
@Fura Boa tarde para entrar no router é https://aminhanet.nos.pt ao Reiniciar o Router ele automaticamente procura o melhor canal.
Penso que não. Porque coloquei o canal 100 para testar e a smarttv não encontra a rede 5GHz com esse canal. Reiniciei o router e estava no canal 100 na mesma.
A tua tv é compatível com a rede 5ghz?
Sim.
Mas verifiquei que o canal 100 não funciona ms o canal 36 sim.
Sim.
Mas verifiquei que o canal 100 não funciona ms o canal 36 sim.
O Router é inteligente, ele mesmo busca o melhor canal, o que pode fazer é optimizar ou actualizar, no meu caso não altero nada no Router.
Olá @Fura, @Oscar7 e @Jose Rodrigues,
@Fura, a comunidade deu uma boa ajuda ! Caso tenha mais alguma dúvida ou sugestão, partilhe connosco.
Obrigada
boa noite. ja vi varios topicos aqui mas nenhum responde as questões dos clientes em concreto que é.. Mudar o canal de wi-fi num power router da NOS..
de ha dois meses para cá, todo o santo dia apartir das 18 horas a qualidade do wi-fi é má…
Canal Wi-Fi: 4
Qualidade Má (35%) e as vezes pior ainda..
faço atualizar, faço otimizar fica bom durante meia hora e depois volta a mesma coisa..
tenho canais vazios com saturação a 0% mas simplesmente nao consigo alterar para esse canal..
Alguém que consiga ajudar objectivamente ou vou começar a reclamar com a nós todos os dias até me anularem a fidelidade para mudar para outra operadora..?
Porque é que não consegues mudar? Dá para escolher o canal que queres. ( wifi-configuração-»configuração avançada) Já agora eu acredito que estejas a falar da banda 2,4ghz. Vê como está a banda 5.0ghz por favor, Qual a percentagem?
@Tiaguh Rodrigues Boa noite, o Router procura o melhor canal automáticamente.
Olá @Tiaguh Rodrigues,
Movemos o seu comentário para uma publicação já existente, onde encontra informação adicional sobre este tema.
Está a utilizar os passos indicados neste tópico?
Porque é que não consegues mudar? Dá para escolher o canal que queres. ( wifi-configuração-»configuração avançada) Já agora eu acredito que estejas a falar da banda 2,4ghz. Vê como está a banda 5.0ghz por favor, Qual a percentagem?
a 5g esta a 100% mas eu no 1º andar de casa nao apanho 5G
sempre que mudo para outro canal ele volta ao canal 4. canal 8 9 10 etc têm saturação 0% mudo para esses e ele volta ao 4
@Tiaguh Rodrigues Boa noite, o Router procura o melhor canal automáticamente.
se procura o melhor canal então está avariado pois o canal é o mesmo há um ano e quando mudo ele volta ao 4
Olá @Tiaguh Rodrigues,
Movemos o seu comentário para uma publicação já existente, onde encontra informação adicional sobre este tema.
Está a utilizar os passos indicados neste tópico?
sim estou.. como nao resolveu, criei novo tópico
Olá @Tiaguh Rodrigues,
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